(2022-07-07) CAVALCANTE, Ândria Vitória Nóbrega; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
O presente artigo discute a problemática do apagamento da história das mulheres no
ensino e na historiografia, as consequências desse silenciamento, como por exemplo, os
altos índices de violência contra a mulher, e o papel de professoras (es) na mudança desse
cenário violento. Este trabalho também analisa os resultados das dez oficinas temáticas,
relacionadas à estudos de gênero, que realizei em seis instituições de ensino público de
Belém e Região Metropolitana. Assim, apresento como as oficinas, enquanto ferramentas
pedagógicas usadas por professoras (es), possuem o potencial de contornar a ausência da
história das mulheres nos currículos de ensino básico e visibilizá-las enquanto agentes
históricos, promover debates em sala de aula em torno das problemáticas das opressões
de gênero, e, principalmente, agir diretamente no combate à violência contra a mulher e
na construção de uma sociedade pautada na igualdade de gênero.