CCAST - Campus Universitário de Castanhal
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando CCAST - Campus Universitário de Castanhal por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Logaritmos, congruências e estudo sobre radiação solar em Belém e Castanhal(2023-01-30) NEVES, Maria Eduarda Noronha das; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187Esta produção textual trata-se de um portfólio acadêmico, o qual tem como desígnio apresentar os trabalhos produzidos e publicados durante o período da graduação, o mesmo não encontra-se em ordem cronológica nas seções aqui expostas, pois, procurou-se organiza-los conforme indicado no título desta produção. Em vista disso, são apresentadas quatro publicações produzidas durante o ano de 2021 e 2022, tendo como foco apenas três destas produções na área de matemática aplicada e educação matemática. Deste modo, o trabalho de Conclusão de Curso, na categoria portfólio atinge o requisito exposto no art. 6°, parágrafo III da resolução N° 01/2007, na modalidade “publicação”. A primeira produção trata-se de “Ensino de funções logarítmicas”, apresentada e publicada no de 2021, tendo como objetivo expor sua função histórica e os motivos que levam os professores de matemática ainda lecionarem sobre propriedades e funções relacionadas com o logaritmo. No segundo texto acadêmico é abordada a temática “Congruências e critérios de divisibilidade”, apresentada como pôster no V Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão, da UFPA, neste é introduzido definição e aplicação na prova dos nove. O terceiro trabalho acadêmico corresponde em uma análise de dados para diagnosticar a disponibilidade de radiação solar na região de Castanhal levando em consideração os dados correspondentes aos anos de 2011 a 2020, num total de 10 anos. A última publicação “Perfil horário da radiação solar na região de Belém”, tem como objetivo apresentar a variação horária da radiação solar e propor um modelo matemático para fornecer valores estimados de energia solar recebida. Assim sendo, este portfólio tem como proposta apresentar as produções realizadas durante a trajetória no curso de Licenciatura em Matemática. Além do mais, ressaltar que as produções acadêmicas contribuíram para meu desenvolvimento pessoal e acadêmico, fortalecendo meus objetivos, cumprindo metas pessoais e acima de tudo proporcionando uma excelente complementação em minha formação profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de equações diferenciais ordinárias na modelagem matemática(2024-02-20) TEIXEIRA, Josiel Monteiro; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187A palavra modelo pode apresentar diferentes significados dependendo da área de conhecimento ao qual está sendo aplicada. Podendo ser algo relacionado com forma, método, disposição ou ainda maneira. Nessa perspectiva, o intuito é que os modelos possam simplificar a realidade, para que os indivíduos entendam o seu funcionamento em uma visão geral, sendo uma parte dessa realidade. Para isso, se faz necessário utilizar estruturas experimentais e até mesmo conceitos mentais. Se a realidade que se quer representar é muito complexa, ela pode ser subdividida em diversas outras, e para cada uma se gera um modelo. Assim, o objetivo de um modelo é que seja construído de tal forma que possa entender a realidade de um modo mais simples e, ao mesmo tempo, o mais completo e preciso possível. Dentre os vários tipos de modelos, há os que utilizam a matemática e, por causa disso, recebem o nome de modelos matemáticos. Os modelos matemáticos procuram representar a realidade por meio de equações, no entanto, a resolução de equações nem sempre é de fácil entendimento, mesmo quando são usadas para representar um único fenômeno. Ainda assim, a matemática é uma das grandes aliadas nesse processo de representação. O intuito da presente pesquisa é compreender o funcionamento de um modelo matemático em junção com as equações diferenciais de primeira e segunda ordem tendo uma aplicação prática em situações da vivência em sociedade. A metodologia utilizada na pesquisa foi de cunho qualitativo, visando compreender os aspectos sociais consonantes com o conceito de modelos matemáticos no estudo das equações diferenciais. A coleta de dados foi realizada por intermédio de pesquisa bibliográfica em materiais didáticos, coletando informações concretas sobre o tema estudado.