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Navegando CCAST - Campus Universitário de Castanhal por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A construção da identidade profissional na matemática: reflexões e projetos(2025-03-26) SANTOS, Andreza Magalhães dos; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152O presente portfólio acadêmico aborda a construção da minha identidade profissional como professora de matemática, sob orientação do Prof. Dr. Renato Germano Reis Nunes, com base na aplicação de três projetos pedagógicos que utilizam metodologias inovadoras e práticas interdisciplinares. Cada projeto é fundamentado em um artigo específico, sendo eles: “Modelagem matemática no aluguel de casas: previsão de preços e tendências” que explora o uso da modelagem matemática para analisar o tempo necessário para adquirir uma casa própria, considerando diferentes valores de aluguéis. O estudo conecta conceitos matemáticos e problemas do cotidiano, incentivando os alunos a desenvolverem habilidades práticas e pensamento crítico. “Problemas enfrentados por alunos do 6° ano no aprendizado de fração: uma solução com base no jogo matemático Dominó de frações” que propõe a aplicação de um jogo educativo para facilitar a compreensão de conceitos como razão e proporção, com objetivo principal de tornar o aprendizado mais lúdico e acessível. E “Medição do coeficiente de restituição através da análise sonora: uma abordagem experimental com modelagem matemática” este apresenta uma abordagem experimental para calcular o coeficiente de restituição de bolas quicando em superfícies rígidas. Utilizando o aplicativo Phyphox, o artigo demostra como ferramentas tecnológicas de baixo custo podem integrar conceitos de física e matemática. Os três projetos apresentados refletem diferentes formas de articular teoria e prática no ensino da matemática, contribuindo para a construção da identidade profissional do educador. Cada experiência enfatiza a relevância de metodologias interativas, a aplicação prática do conhecimento e a conexão com o cotidiano dos estudantes. Assim, este portfólio evidencia como a prática reflexiva e a inovação pedagógica fortalecem o papel do professor e ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A resolução de problema no processo de ensino e aprendizagem de matemática em turmas do 6º ano escolar em Capanema-PA(2024-10-29) CHAVES, Bruna Santiago; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O trabalho aborda “A Resolução de Problemas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática em turmas do 6º ano escolar em Capanema – PA”, com objetivo de compreender de que modo esta metodologia está presente no ensino-aprendizagem de Matemática a partir dos relatos de experiência e prática pedagógica de professoras que atuam com a disciplina neste nível de ensino. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada a revisão da literatura pertinente e trabalho de campo com aplicação de questionário. As informações coletadas foram analisadas qualitativamente. Os resultados evidenciaram que é de suma importância o trabalho docente na disciplina de Matemática com suas experiências e didáticas que auxiliam no desenvolvimento educacional dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Ressalta-se a importância de se observar o desenvolvimento dos alunos diante ao incentivo de sua aprendizagem e criatividade no ato de pensar e praticar a Matemática. Especificamente, a resolução de problemas, como uma opção metodológica em meio a outras, se mostra promissora na prática docente, embora haja necessidade de um conhecimento maior sobre a metodologia. Outros fatores, contudo, mesmo não tendo ganhado ênfase aqui, interferem no processo de ensino-aprendizagem que estão para além do emprego de metodologias diferenciadas e que vão desde a capacitação docente, ambiente de trabalho e condição socioeconômica do estudante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ações de inclusão social no ensino médio para o ingresso na universidade: perfil do estudante e proposta extensionista(2025-04-03) REIS, Ruam Waldiney Santos dos; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O trabalho analisa os impactos do projeto Mostra Itinerante Universidade e Inclusão Social: o perfil do estudante para o ingresso na universidade e ações de intervenção, da Faculdade de Matemática do campus universitário de Castanhal da Universidade Federal do Pará, sobre a decisão dos estudantes do Ensino Médio e de cursinhos em prosseguir com os estudos em nível superior, com breves considerações sobre as representações de estudantes sobre a Matemática. Parte do princípio de que a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior para estudantes de escolas públicas, é marcada por diversas adversidades. Nesse sentido, é importante realizar uma orientação profissional no percurso formativo a partir da oferta de atividades que coloquem em interação o público da escola básica com a universidade. O trabalho de campo foi subdividido em dois momentos: a efetivação da proposta de intervenção e a coleta de dados por meio de uma abordagem qualitativa descritiva que tomou como instrumento de coleta o questionário com o uso da plataforma Google Forms para entender melhor os desafios enfrentados por estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar na universidade. O Resultado, analisado por amostragem estatística, destacou a importância de trabalhar o aspecto emocional dos estudantes que manifestaram, dentre outras emoções, medo em relação ao acesso ao Ensino Superior, com destaque às representações sociais sobre a Matemática. Além disso, a falta de preparação em seminários, cálculos e leitura durante o ensino básico os coloca em risco de abandonar os cursos universitários. Finalmente, os resultados enfatizam as dificuldades de políticas enfrentadas pelos estudantes das escolas durante o ingresso no Ensino Superior, evidenciando a necessidade de um suporte mais eficaz para esses alunos. Como impacto positivo do projeto extensionista está o próprio processo formativo ministrado nas feiras, nos seminários e palestras, nas cartilhas e portifólios e, principalmente, na interação do Estudante do Ensino Médio e o do Ensino Superior por meio das ações realizadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental(2024-02-27) LOPES, Felipe Gonçalves; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente trabalho tem como objeto de estudo os Relatórios Finais de três turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola investigada, objetivando analisar o rendimento escolar na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental registradas no ano letivo de 2022 na perspectiva de compreender o comprometimento da aprendizagem no período pós-pandêmico, tendo como espaço temporal o ano de 2022. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa exploratória e descritiva, tendo como ambiente de pesquisa, uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino, localizada no distrito de Maú, no município de Marapanim – Pará. Nesse estudo, evidenciamos a importância da Estatística enquanto uma área do conhecimento que permite trabalhar com dados numéricos, a partir da compreensão de seus conceitos definidos por teóricos que discutem a temática. O trabalho aponta questões relevantes no que se refere a aprendizagem da Matemática, que foi agravado a partir das mudanças propostas pelo novo formato de ensino proposto, durante o período da pandemia da COVID-19, em que as escolas tiveram que ser fechadas, havendo mudanças no contexto do ensino e aprendizagem, que tomou um outro formato - o Ensino Remoto. Os resultados apontam que as dificuldades de aprendizagem da Matemática antes existentes, tiveram agravamento, não só por implicações da pandemia, mas por razões outras, que contribuíram para com as dificuldades de aprendizagem dos estudantes das turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental investigadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise estátistica dos principais crimes ocorridos no município de Castanhal-PA no ano de 2023(2025-04-02) CANTANHEDE, José Wellington da Silva; ALMEIDA, Frayzer Lima de; http://lattes.cnpq.br/4172693899035068O presente trabalho tem como objeto de estudo, a análise dos dados sobre o quantitativo dos principais crimes ocorridos no município de Castanhal no ano de (2023). Registrados pelo 5° BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR (5° BPM) sediado na cidade de Castanhal/PA. Assim, após coleta e tratamento das informações, iniciou-se a análise estatística, processando um total de 8.200 registros ocorridos no ano de 2023, subdivididos em 07 modalidades de infrações, durante o período de 12 meses; tais como: Furto; Roubo; Estelionato; Ameaça; Lesão corporal; Injúria e Tráfico de drogas. Neste contexto, os ilícitos: Furto e Roubo, mantiveram-se ocupando a (1ª e 2ª) posição, com 29,5 % e 27,5 % respectivamente do total dos registros em 2023. A partir de uma análise Geoestatística, foi possível identificar, áreas de maior incidência criminal, como os bairros:" Centro e Jaderlândia. Contudo, corroborou-se com verificação do mês de outubro, como o de maior frequência criminal, e neste contexto, foi extraído a semana, no referido mês, com maior quantidade de registros, e a partir da análise, identificou-se os dias de maior fluxo criminal. Além disso, por processo de sobreposição de dados, foi aferido os horários de maiores índices de ilícitos. Os resultados destas verificações são de suma importância, para possíveis soluções em um planejamento-estratégico elaborado, a fim de subsidiar os gestores da segurança pública local, em possíveis tomada de decisão. A partir de uma análise comparativa entre os anos de 2022 e 2023, verificou-se um aumento expressivo de ilícitos em (2023) a um total de: 8.200 registros superando o ano (2022), que mantinha um valor total em: 7.752 registros. Com um acréscimo de " 448 " registros. Representando uma taxa de variação de aproximadamente: 5,8 %. No entanto, os crimes de furto e roubo em (2023) continuaram como os ilícitos de maiores índices, apesar de sofrerem redução no contexto, geral para este ano. Contudo, estes mesmos ilícitos, Furto e Roubo, apresentaram redução em um comparativo geral, em relação ao ano de (2022).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Classes de métodos numéricos não convencionais para determinação de raízes de funções(2024-02-07) GALVÃO, Henrique Pinheiro; SILVA, Valdelírio da Silva e; http://lattes.cnpq.br/9701131346395521O presente trabalho aborda alguns métodos numéricos não convencionais para determinar raízes de equações não lineares de uma variável, sendo eles: Illinois, Pegasus, Müller, Brent, Halley, Chebyshev e Newton–RM. A pesquisa ainda relaciona alguns aspectos que os métodos numéricos clássicos enfrentam na convergência do problema. O trabalho apresenta explana ções relacionando as desvantagens dos métodos clássicos e como abordagens mais sofisticadas resolvem esses problemas, bem como as simulações geométricas comparativas. No decorrer desta pesquisa será apresentada a descrição dos métodos com breves abordagens históricas. Será feita a análise dos dados obtidos levando em consideração a quantidade de iterações e o erro relativo aproximado, bem como o tempo gasto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construindo saberes: estratégias e práticas metodológicas para o ensino da matemática(2025-04-02) BEZERRA, Antonio Italo Oliveira; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Este trabalho acadêmico foi elaborado no formato de portifólio para a etapa de conclusão de curso da Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Seu objetivo é apresentar produções científicas e experiências acadêmicas realizadas no decorrer da formação docente. Durante a graduação foram desenvolvidos alguns artigos acadêmicos, no qual dois foram designados para o X Congresso Nacional de Educação (2024), apresentados no formato de comunicação oral. Este texto discute a importância dos trabalhos acadêmicos na formação docente e aborda estratégias pedagógicas para o aperfeiçoamento do ensino da Matemática, com metodologias adaptativas por meio dos materias manipuláveis. O primeiro, intitulado o geoplano como ferramenta complementar para o ensino de área e perímetro dos quadriláteros, discute o uso do geoplano como recurso didático para o ensino da geometria plana, cuja proposta resulta um projeto de extensão com alunos da rede pública da Cidade de Castanhal-PA, com intuito de proporcionar uma abordagem mais visual e interativa dos conteúdos matemáticos. O segundo artigo, com o titulo: Para impulsionar o aprendizado matemático: estratégias práticas e inovadoras no ensino para estudantes público-alvo da Educação Especial, explora metodologias diferenciadas no ensino da Matemática para estudantes público alvo da Educação Especial. Essas produções refletem o compromisso com a pesquisa e a busca por metodologias que possam contribuir para o ensino e a aprendizagem da Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática(2022-07-18) VIDAL, Claudecy Welyton Correa; GOUVÊA, Marcos Vinícius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982No atual cenário da educação brasileira, tem se tornado evidente a necessidade de aplicação de novas formas de promover a aprendizagem matemática, mesmo que em alguns casos a didática tradicional possa ser considerada eficiente, ainda persistem alunos com grandes dificuldades na construção do seu conhecimento matemático. Levando em conta essa problemática, este trabalho é de natureza teórica e tem por objetivo investigar se a gamificação, enquanto Metodologia Ativa de aprendizagem, contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Como são amplas as formas de metodologias ativas, foi selecionada a gamificação como foco entre as demais estruturas, a qual vem ganhando visibilidade por sua capacidade de criar experiências significativas quando aplicada em contextos da vida cotidiana. Os resultados evidenciam que a utilização da gamificação como ferramenta de ensino desperta maior interesse dos alunos. Além de proporcionar aos discentes o desenvolvimento de outras habilidades na construção do seu conhecimento, através das experiências vivenciadas nas aulas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: uma abordagem histórica com interfaces no modelo educacional brasileiro(2024-02-20) SANTOS, Ricardo Nascimento dos; GOUVÊA, Marcos Vinicius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982O trabalho apresenta uma temática voltada a educação de Jovens e Adultos: uma abordagem histórica com interfaces no modelo eduacional brasileiro a partir de uma pesquisa qualitativa descritiva e bibliografica documental realizada em livros revistas indexadas documentos oficias brasileiros publicados pelo sistema educacional a base teorica esta pautada nos autores D’ Ambrósio, Di Pierro, Haddad, Sampaio, Oliveira demais citadas no corpo do trabalho Objetivo analisar o contexto historico politico pedagogico da EJA com destaque a importância avanços e retrocessos na melhoria do aprendizado entre docentes e discentes.Justificativa está na celeridade das soluções de problemas existentes que acompanham os sujeitos da EJA mesmo após as mudanças estabelecidas na sua base legal Problematização está relacionada a hipótese de que as mudanças não condizem com as reais necessidades das alunos.Questão investigativa saber se os direitos adquiridos preencheram as lacunas existentes entre os discursos e as práticas. Resultado apresentou 13 trabalhos lidos na integra identificadas pelos titulos autores ano de publicação. Considerações Finais a base legal da EJA solidificada em leis e demais organismos educacionais trouxe grandes mudanças no entranto docentes e discentes tem dificuldades de programar a efetivação dos benefícios agregados a essas mudanças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA(2024-02-27) BARATA, Alana do Socorro Monteiro; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo identificar limites e desafios vividos por professores de Matemática para ensinar conteúdos matemáticos a alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA, inseridos em sala de aula comum da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades desses professores no desenvolvimento de atividades de ensino e dos alunos autistas em aprender os conteúdos matemáticos repassados na sala de aula. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso, explorando e descrevendo as situações vivenciadas nas salas de aula de escolas públicas. Base teórica que fundamenta a pesquisa, se ancora nos aportes teóricos que discutem a temática. A pesquisa foi realizada em escolas públicas de Educação Básica, localizadas na cidade de Marapanim, Estado do Pará, com professores de Matemática. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas, com questões semiestruturadas, além da observação de aulas de Matemática e registradas em caderno de campo. Vale destacar que além dos instrumentos apontados, realizamos encontros com os professores colaboradores da pesquisa, para momentos de reflexão acerca do desenvolvimento dos conteúdos matemáticos ministrados. Os resultados apontam que ainda há uma desatenção na formação de professores sobre o autismo, existindo assim uma necessidade de capacitação dos professores em busca de conhecimentos e estratégias, que facilitem o processo de ensino e aprendizagem, agregando a sua prática docente metodologias inclusivas. São muitos os desafios a serem enfrentados que podem ser vivenciados por cada professor e por cada aluno especial de maneira diferente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensinar e aprender geometria espacial com os livros Pop-up(2024-02-23) MODESTO, Mateus Carvalho; ARANHA, Lucas da Silva Costa; http://lattes.cnpq.br/6318420490118692; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O trabalho aborda a utilização dos livros pop-up como um recurso pedagógico para ensinar e aprender Matemática, com intuito de analisar os efeitos da utilização desta ferramenta no ensino-aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma turma do de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública Municipal no município de Curuçá, PA, caracterizando-se como uma pesquisa básica, cujas etapas envolveram levantamento bibliográfico, diagnóstico da turma, criação e apresentação do produto em formato de livro, intervenção pedagógica e análise dos resultados. Os principais resultados da pesquisa apontam os benefícios que os livros Pop-up apresentam para o ensino-aprendizagem de Geometria Espacial, como compreender melhor os conceitos, permite a manipulação das estruturas geométricas, permite relacionar conceitos geométricos com experiências concretas, ajuda os alunos a memorizar conceitos e fórmulas com mais facilidade, torna o aprendizado desse conteúdo mais evolvente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática e o saber matemático na produção da pimenta do reino(2024-02-15) AMARAL, Rivandson Rocha; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152A pesquisa parte da indagação sobre a articulação dos conhecimentos formais e informais da produção da pimenta do reino, a sua origem e objetiva identificar saberes matemáticos tradicionais da agricultura familiar na agrovila do Candeua em Curuçá/PA, a partir da cultura da produção da pimenta do reino e sua articulação ao saber escolar. Buscou especificamente, 1) investigar no dia a dia da agrovila do Candeua em Curuçá/PA, aspectos dos conhecimentos matemáticos utilizados na prática do cultivo da pimenta do reino; 2) relacionar os saberes matemáticos natos ou não formais aos conhecimentos ensinados pela escola. Os sujeitos da pesquisa são agricultores que têm o ensino fundamental incompleto, residentes na agrovila do Candeua. Buscando demonstrar essa relação dos saberes matemáticos informais (empírico) com os formais (erudito) a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, aproximando-se dos conhecimentos Etnomatemático de Ubiratan D’Ambrósio (1987) (2011). No decorrer do trabalho foram desenvolvidos cálculos que demonstram com base teórica a prática que os agricultores utilizam no dia a dia, que muitos destes são produzidos de modo formal pelos agricultores, mas que muitas vezes desconhecem do que se trata. Os resultados estão implícitos na vida em sociedade e são experimentados cotidianamente nas vivências campesinas e no ensino e aprendizagem escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomodelagem no contexto do cultivo de hortaliças na Comunidade de Tamatáquara do Maú - Marapanim/PA(2024-02-29) FERREIRA, Juliana Victória de Lima; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização de etnomodelos matemáticos na prática local do cultivo de hortaliças. Com isso, a pesquisa foi feita na comunidade de Tamataquara do Maú, no município de Marapanim, no estado do Pará. Nessa atividade, buscou-se reconhecer quais os conhecimentos matemáticos informais que podem ser utilizados no processo de matematização da modelagem matemática nessa comunidade. Na sequência os dados foram produzidos a partir das práticas de observação das atividades no cultivo de hortaliças, e também em entrevista com os proprietários produtores naquela comunidade. As análises dos dados mostram que a pesquisa alcançou os objetivos, de acordo com as informações obtidas, identificando que modelos matemáticos encontrados podem contribuir para uma aprendizagem considerável e contextualizada por meio da Etnomodelagem através da Modelagem Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação matemática: percurso formativo e enfrentamentos da docência(2025-04-03) PIEDADE, Ana Celia Nascimento da Silva; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema Formação Matemática: percurso formativo e enfrentamentos da docência e se apresenta no formato de portfólio acadêmico. O objetivo é refletir sobre a trajetória formativa da autora e suas interlocuções em meio aos desafios encontrados na Formação Inicial para a docência em Matemática, com base em experiências práticas e produção acadêmica durante a graduação. O portfólio é composto por três trabalhos acadêmicos: Aplicações dos Múltiplos: da Matemática para a vida dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental; O Tangram como ferramenta pedagógica para o ensino da Matemática: experiência no PIBID; e Vivências e desafios no Estágio III: uma imersão na Educação de Jovens e Adultos. A metodologia adotada inclui a análise dessas produções acadêmicas à luz das diretrizes da Faculdade de Matemática da UFPA, bem como, a reflexão sobre a prática docente. Os resultados indicam que a Formação Inicial dos professores de Matemática pode se fortalecer com experiências práticas em interações junto aos PIBID e os estágios supervisionados, permitindo um ensino dinâmico e contextualizado. Conclui-se que a Formação Matemática na Licenciatura deve articular teoria e prática para preparar os futuros docentes para os desafios em aula de Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inserção da história da matemática no ensino: uma investigação com professores de matemática de Castanhal - PA(2025-04-12) SILVA, Ana Vitória de Souza; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877A inserção da História da Matemática no ensino tem se mostrado uma estratégia eficiente para tornar a aprendizagem dos estudantes mais atrativa e significativa. Contudo, sua aplicação enfrenta limitações devido, principalmente, à insuficiência de formação específica dos professores e à carência de materiais didáticos adequados. Este estudo objetiva analisar o emprego da História da Matemática no ensino dos logaritmos, investigando sua aplicabilidade, os desafios inerentes à sua implementação e os impactos na aprendizagem dos alunos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que utilizou questionários aplicados a professores de Matemática de Castanhal, PA, e a elaboração de um plano de aula que integra a abordagem histórica ao conteúdo de logaritmos. Os resultados evidenciam as percepções dos docentes quanto ao uso da História da Matemática, destacando as dificuldades encontradas e apontando possíveis benefícios para a melhoria das práticas pedagógicas e o incentivo à adoção de metodologias mais dinâmicas e contextualizadas no ensino de Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Laboratório experimental de modelagem matemática: práticas e formação docente(2023-12-18) SOARES, David Gomes; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274No âmbito deste Trabalho de Conclusão de Curso, no formato portfólio, o objetivo é analisar minha participação enquanto bolsista PGRAD/Labinfra no projeto “O Laboratório Experimental de Modelagem Matemática como um Espaço de Aprendizagem” (LEMM). Através das vivências e práticas nesse espaço de aprendizagem, busco destacar as contribuições que ser bolsista do LEMM proporcionou à minha formação docente. Desta forma, enfatizo o papel fundamental desempenhado pelo LEMM no desenvolvimento de habilidades e abordo práticas desenvolvidas enquanto bolsista do LEMM nos anos de 2022 a 2023, evidenciadas por 20 trabalhos apresentados nas seções 5 e 9, que foram essenciais para a minha formação inicial. Ademais, discuto três trabalhos em específico que compõem este portfólio que estão em conformidade com a centralidade deste TCC, intitulado “O Laboratório Experimental de Modelagem Matemática: Práticas e Formação Docente”. Sendo que dos trabalhos selecionados para compor este portfólio, dois são sugestões de atividades de Modelagem Matemática como metodologia, enquanto o terceiro remete à reflexão sobre o papel de ser bolsista e sua importância na formação docente. Em resumo, participar do LEMM enquanto bolsista moldou minha trajetória acadêmica, pessoal e profissional, correspondendo a uma experiência essencial para o meu desenvolvimento como futuro professor e pesquisador proativo de matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ludicidade no ensino de monômios e polinômios: uma abordagem ativa e interativa integrando geometria, material manipulável e recurso digital(2024-08-21) CASTRO, Amanda Chelly Nascimento de; ROZAL, Edilberto Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1587055694481384Esta pesquisa visa demonstrar como a combinação de conhecimentos prévios dos alunos sobre geometria com materiais manipuláveis e recursos digitais pode melhorar a compreensão de monômios e polinômios. Realizada na Escola Estadual Professor Marcos Nunes, em Santa Maria do Pará, a pesquisa começou em 2022 com um aluno durante a pandemia e foi adaptada para uma turma em 2024. Observou-se que alunos expostos a jogos matemáticos entre 2022 e 2023 mostraram maior receptividade e desempenho com abordagens lúdicas. Apesar de lacunas no aprendizado, a simplificação da linguagem e a introdução de jogos e atividades digitais aumentaram o interesse dos alunos pela matemática. Duas turmas do 8º ano participaram da pesquisa, oferecendo dados quantitativos e qualitativos. As dificuldades no ensino foram evidenciadas, com alunos reconhecendo a importância de métodos diferenciados, embora nem sempre utilizados pelos professores. A pesquisa sugere que a escola revise suas metodologias para melhorar o aprendizado e evitar a antipatia pela matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A matemática financeira como instrumento da educação financeira(2024-02-20) MODESTO, Gabriel Ferreira Favacho; GOUVEA, Marcos Vinicius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982Ao longo da vida, as pessoas são confrontadas com diversas decisões financeiras, desde as mais simples até as mais complexas. Esse conhecimento básico necessário para lidar com tarefas financeiras simples é conhecido como educação financeira. Muitos indivíduos possuem um baixo nível de educação financeira, o que acaba dificultando a tomada de decisões saudáveis e os torna mais propensos ao endividamento. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a prática da educação financeira e o endividamento. Para tomar decisões de forma adequada, é importante contar com um orçamento previamente elaborado que inclua previsões de receitas e despesas. Isso auxilia na gestão das finanças e é uma ferramenta eficaz para disciplinar os hábitos financeiros. Dessa forma, a educação financeira visa melhorar a compreensão das pessoas em relação ao gerenciamento do seu dinheiro, buscando um uso consciente e saudável. Seu propósito é orientar a tomada de decisão, oferecendo habilidades que o cidadão desenvolve ao longo da vida para fazer escolhas conscientes em relação às suas finanças e planejar a melhor forma de administrar seu dinheiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas na prática do ensino de matemática(2025-04-01) PINHEIRO, Lucianny Wanessa Baia; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este portfólio acadêmico, reúne produções científicas desenvolvidas ao longo das vivências acadêmicas de atividades de extensão de abordagem prática, no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal. O texto discute a importância das metodologias ativas no ensino da matemática, explorando estratégias que colocam o estudante como protagonista do próprio aprendizado, tornando o ensino mais dinâmico, interativo e significativo. Nesse contexto, os trabalhos apresentados neste portifólio refletem a aplicação dessas metodologias no Ensino Fundamental. Trata-se de duas comunicações orais (em anais dos eventos), a saber: A Importância da Resolução de Problemas na Aprendizagem Matemática, investiga o impacto da resolução de problemas aliada ao uso do ábaco e do material dourado, demonstrando como esses recursos favorecem o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento crítico dos estudantes; e Jogos Matemáticos no Desenvolvimento das Competências Operacionais, explora a aplicação de jogos matemáticos no ensino das operações básicas, evidenciando que a ludicidade pode tornar o aprendizado mais dinâmico, engajador e acessível. Os resultados das atividades destacam que abordagens interativas não apenas facilitam a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também promovem maior confiança e participação dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Métodos da programação linear e aplicações(2025-04-02) LIMA, Jonas Barros; ALMEIDA, Frayzer Lima de; http://lattes.cnpq.br/4172693899035068A Programação Linear é um dos modelos da Programação Matemática que mais evoluiu nas últimas décadas, devido sua grande aplicabilidade na solução de problemas lineares que auxi liam na tomada de decisão. Com interesse de entender os motivos pelos quais essa área se de senvolveu tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre; contexto histórico em que ganhou visibilidade e atenção; suas aplicações na tomada de decisão; conceitos matemáticos do Método gráfico, Método simplex utilizados na solução e otimização de modelos de Programação Linear; o desenvolvimento da Programação Linear dentro da Programação Matemática com seu pro vento em microcomputadores. Por meio desta conseguimos descobrir o exato período em que a Programação Linear ganhou visibilidade, o motivo que proporcionou seu desenvolvimento e sua relação com Pesquisa Operacional, suas aplicações, os fundamentos matemáticos que são as bases dos algoritmos desenvolvidos para a solução de modelos de Programação Linear; os algoritmos desenvolvidos são de fácil implementação em microcomputadores o que facilita seu avanço e aplicações. Esses motivos têm despertado o interesse de vários pesquisadores pela Programação Linear.