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Navegando CCAST - Campus Universitário de Castanhal por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do rendimento escolar pós-pandemia na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental(2024-02-27) LOPES, Felipe Gonçalves; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente trabalho tem como objeto de estudo os Relatórios Finais de três turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola investigada, objetivando analisar o rendimento escolar na disciplina de matemática em turmas do 6º ano do ensino fundamental registradas no ano letivo de 2022 na perspectiva de compreender o comprometimento da aprendizagem no período pós-pandêmico, tendo como espaço temporal o ano de 2022. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa exploratória e descritiva, tendo como ambiente de pesquisa, uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino, localizada no distrito de Maú, no município de Marapanim – Pará. Nesse estudo, evidenciamos a importância da Estatística enquanto uma área do conhecimento que permite trabalhar com dados numéricos, a partir da compreensão de seus conceitos definidos por teóricos que discutem a temática. O trabalho aponta questões relevantes no que se refere a aprendizagem da Matemática, que foi agravado a partir das mudanças propostas pelo novo formato de ensino proposto, durante o período da pandemia da COVID-19, em que as escolas tiveram que ser fechadas, havendo mudanças no contexto do ensino e aprendizagem, que tomou um outro formato - o Ensino Remoto. Os resultados apontam que as dificuldades de aprendizagem da Matemática antes existentes, tiveram agravamento, não só por implicações da pandemia, mas por razões outras, que contribuíram para com as dificuldades de aprendizagem dos estudantes das turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental investigadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Classes de métodos numéricos não convencionais para determinação de raízes de funções(2024-02-07) GALVÃO, Henrique Pinheiro; SILVA, Valdelírio da Silva e; http://lattes.cnpq.br/9701131346395521O presente trabalho aborda alguns métodos numéricos não convencionais para determinar raízes de equações não lineares de uma variável, sendo eles: Illinois, Pegasus, Müller, Brent, Halley, Chebyshev e Newton–RM. A pesquisa ainda relaciona alguns aspectos que os métodos numéricos clássicos enfrentam na convergência do problema. O trabalho apresenta explana ções relacionando as desvantagens dos métodos clássicos e como abordagens mais sofisticadas resolvem esses problemas, bem como as simulações geométricas comparativas. No decorrer desta pesquisa será apresentada a descrição dos métodos com breves abordagens históricas. Será feita a análise dos dados obtidos levando em consideração a quantidade de iterações e o erro relativo aproximado, bem como o tempo gasto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições da gamificação, enquanto metodologia ativa de aprendizagem, para o processo de ensino e aprendizagem de matemática(2022-07-18) VIDAL, Claudecy Welyton Correa; GOUVÊA, Marcos Vinícius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982No atual cenário da educação brasileira, tem se tornado evidente a necessidade de aplicação de novas formas de promover a aprendizagem matemática, mesmo que em alguns casos a didática tradicional possa ser considerada eficiente, ainda persistem alunos com grandes dificuldades na construção do seu conhecimento matemático. Levando em conta essa problemática, este trabalho é de natureza teórica e tem por objetivo investigar se a gamificação, enquanto Metodologia Ativa de aprendizagem, contribui para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Como são amplas as formas de metodologias ativas, foi selecionada a gamificação como foco entre as demais estruturas, a qual vem ganhando visibilidade por sua capacidade de criar experiências significativas quando aplicada em contextos da vida cotidiana. Os resultados evidenciam que a utilização da gamificação como ferramenta de ensino desperta maior interesse dos alunos. Além de proporcionar aos discentes o desenvolvimento de outras habilidades na construção do seu conhecimento, através das experiências vivenciadas nas aulas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de jovens e adultos: uma abordagem histórica com interfaces no modelo educacional brasileiro(2024-02-20) SANTOS, Ricardo Nascimento dos; GOUVÊA, Marcos Vinicius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982O trabalho apresenta uma temática voltada a educação de Jovens e Adultos: uma abordagem histórica com interfaces no modelo eduacional brasileiro a partir de uma pesquisa qualitativa descritiva e bibliografica documental realizada em livros revistas indexadas documentos oficias brasileiros publicados pelo sistema educacional a base teorica esta pautada nos autores D’ Ambrósio, Di Pierro, Haddad, Sampaio, Oliveira demais citadas no corpo do trabalho Objetivo analisar o contexto historico politico pedagogico da EJA com destaque a importância avanços e retrocessos na melhoria do aprendizado entre docentes e discentes.Justificativa está na celeridade das soluções de problemas existentes que acompanham os sujeitos da EJA mesmo após as mudanças estabelecidas na sua base legal Problematização está relacionada a hipótese de que as mudanças não condizem com as reais necessidades das alunos.Questão investigativa saber se os direitos adquiridos preencheram as lacunas existentes entre os discursos e as práticas. Resultado apresentou 13 trabalhos lidos na integra identificadas pelos titulos autores ano de publicação. Considerações Finais a base legal da EJA solidificada em leis e demais organismos educacionais trouxe grandes mudanças no entranto docentes e discentes tem dificuldades de programar a efetivação dos benefícios agregados a essas mudanças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação matemática inclusiva: limites e desafios para ensinar conteúdos matemáticos a um estudante com TEA(2024-02-27) BARATA, Alana do Socorro Monteiro; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa na área da Educação Matemática, com objetivo identificar limites e desafios vividos por professores de Matemática para ensinar conteúdos matemáticos a alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA, inseridos em sala de aula comum da Educação Básica, na perspectiva de compreender as possíveis dificuldades desses professores no desenvolvimento de atividades de ensino e dos alunos autistas em aprender os conteúdos matemáticos repassados na sala de aula. A pesquisa é de natureza básica, de abordagem qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso, explorando e descrevendo as situações vivenciadas nas salas de aula de escolas públicas. Base teórica que fundamenta a pesquisa, se ancora nos aportes teóricos que discutem a temática. A pesquisa foi realizada em escolas públicas de Educação Básica, localizadas na cidade de Marapanim, Estado do Pará, com professores de Matemática. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas, com questões semiestruturadas, além da observação de aulas de Matemática e registradas em caderno de campo. Vale destacar que além dos instrumentos apontados, realizamos encontros com os professores colaboradores da pesquisa, para momentos de reflexão acerca do desenvolvimento dos conteúdos matemáticos ministrados. Os resultados apontam que ainda há uma desatenção na formação de professores sobre o autismo, existindo assim uma necessidade de capacitação dos professores em busca de conhecimentos e estratégias, que facilitem o processo de ensino e aprendizagem, agregando a sua prática docente metodologias inclusivas. São muitos os desafios a serem enfrentados que podem ser vivenciados por cada professor e por cada aluno especial de maneira diferente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensinar e aprender geometria espacial com os livros Pop-up(2024-02-23) MODESTO, Mateus Carvalho; ARANHA, Lucas da Silva Costa; http://lattes.cnpq.br/6318420490118692; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877O trabalho aborda a utilização dos livros pop-up como um recurso pedagógico para ensinar e aprender Matemática, com intuito de analisar os efeitos da utilização desta ferramenta no ensino-aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma turma do de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública Municipal no município de Curuçá, PA, caracterizando-se como uma pesquisa básica, cujas etapas envolveram levantamento bibliográfico, diagnóstico da turma, criação e apresentação do produto em formato de livro, intervenção pedagógica e análise dos resultados. Os principais resultados da pesquisa apontam os benefícios que os livros Pop-up apresentam para o ensino-aprendizagem de Geometria Espacial, como compreender melhor os conceitos, permite a manipulação das estruturas geométricas, permite relacionar conceitos geométricos com experiências concretas, ajuda os alunos a memorizar conceitos e fórmulas com mais facilidade, torna o aprendizado desse conteúdo mais evolvente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática e o saber matemático na produção da pimenta do reino(2024-02-15) AMARAL, Rivandson Rocha; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152A pesquisa parte da indagação sobre a articulação dos conhecimentos formais e informais da produção da pimenta do reino, a sua origem e objetiva identificar saberes matemáticos tradicionais da agricultura familiar na agrovila do Candeua em Curuçá/PA, a partir da cultura da produção da pimenta do reino e sua articulação ao saber escolar. Buscou especificamente, 1) investigar no dia a dia da agrovila do Candeua em Curuçá/PA, aspectos dos conhecimentos matemáticos utilizados na prática do cultivo da pimenta do reino; 2) relacionar os saberes matemáticos natos ou não formais aos conhecimentos ensinados pela escola. Os sujeitos da pesquisa são agricultores que têm o ensino fundamental incompleto, residentes na agrovila do Candeua. Buscando demonstrar essa relação dos saberes matemáticos informais (empírico) com os formais (erudito) a pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, aproximando-se dos conhecimentos Etnomatemático de Ubiratan D’Ambrósio (1987) (2011). No decorrer do trabalho foram desenvolvidos cálculos que demonstram com base teórica a prática que os agricultores utilizam no dia a dia, que muitos destes são produzidos de modo formal pelos agricultores, mas que muitas vezes desconhecem do que se trata. Os resultados estão implícitos na vida em sociedade e são experimentados cotidianamente nas vivências campesinas e no ensino e aprendizagem escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Etnomodelagem no contexto do cultivo de hortaliças na Comunidade de Tamatáquara do Maú - Marapanim/PA(2024-02-29) FERREIRA, Juliana Victória de Lima; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização de etnomodelos matemáticos na prática local do cultivo de hortaliças. Com isso, a pesquisa foi feita na comunidade de Tamataquara do Maú, no município de Marapanim, no estado do Pará. Nessa atividade, buscou-se reconhecer quais os conhecimentos matemáticos informais que podem ser utilizados no processo de matematização da modelagem matemática nessa comunidade. Na sequência os dados foram produzidos a partir das práticas de observação das atividades no cultivo de hortaliças, e também em entrevista com os proprietários produtores naquela comunidade. As análises dos dados mostram que a pesquisa alcançou os objetivos, de acordo com as informações obtidas, identificando que modelos matemáticos encontrados podem contribuir para uma aprendizagem considerável e contextualizada por meio da Etnomodelagem através da Modelagem Matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A matemática financeira como instrumento da educação financeira(2024-02-20) MODESTO, Gabriel Ferreira Favacho; GOUVEA, Marcos Vinicius Orguen; http://lattes.cnpq.br/6103683965789982Ao longo da vida, as pessoas são confrontadas com diversas decisões financeiras, desde as mais simples até as mais complexas. Esse conhecimento básico necessário para lidar com tarefas financeiras simples é conhecido como educação financeira. Muitos indivíduos possuem um baixo nível de educação financeira, o que acaba dificultando a tomada de decisões saudáveis e os torna mais propensos ao endividamento. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a prática da educação financeira e o endividamento. Para tomar decisões de forma adequada, é importante contar com um orçamento previamente elaborado que inclua previsões de receitas e despesas. Isso auxilia na gestão das finanças e é uma ferramenta eficaz para disciplinar os hábitos financeiros. Dessa forma, a educação financeira visa melhorar a compreensão das pessoas em relação ao gerenciamento do seu dinheiro, buscando um uso consciente e saudável. Seu propósito é orientar a tomada de decisão, oferecendo habilidades que o cidadão desenvolve ao longo da vida para fazer escolhas conscientes em relação às suas finanças e planejar a melhor forma de administrar seu dinheiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Métodos resolutivos para equações polinomiais do segundo grau em uma turma do ensino médio(2024-02-29) TAVARES, Deivid Oliveira; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274O presente trabalho aborda métodos resolutivos de equações quadráticas em uma turma do ensino médio. A pesquisa busca investigar e analisar a relevância do assunto para os estudantes de uma turma de matemática do ensino médio e, concomitantemente, apresentar distintos métodos que viabilizem a aprendizagem dos mesmos sobre o conteúdo, explorando conceitos, exemplos para a utilização dos métodos de resolução para as equações de grau dois, abordando os métodos de fatoração, soma e produto e a fórmula quadrática “fórmula de Bhaskara”. O objetivo principal deste estudo é explorar diferentes abordagens para a resolução dessas equações, a fim de auxiliar os estudantes a compreenderem e resolver esse tipo de problema matemático de forma mais eficiente e eficaz.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática com funções trigonométricas(2024-02-28) PINHEIRO, Danilo Pablo Pinheiro; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187Observar a natureza é um comportamento do ser humano, percebido desde antiguidade, necessário para obtenção de conhecimento e evolução da humanidade. Com passar dos anos, foram adquiridos técnicas e meios de descrever fenômenos da natureza, com intuito de propiciar ao homem melhorias em atividades diárias e bem-estar. Fenômenos naturais, como a chuva, são necessários para a manutenção da vida na terra, porém, dependendo de sua intensidade, podem provocar danos, tanto para a humanidade quanto para a natureza. A capital paraense, Belém, possui maiores índices de chuvas do estado do Pará, tendo um ciclo anual de períodos chuvosos e menos chuvosos, que por vezes provocam transtornos para a população, ocasionando alagamentos e danos a saúde. Ao se tratar de meios para descrição de fenômenos, a modelagem matemática é um método de pesquisa, que utiliza de conceitos da matemática para a produção de ferramentas que auxiliem na descrição ou tomada de decisões sobre os mesmos. Atrelada a descrição de fenômenos cíclicos e a matemática, as funções trigonométricas são ferramentas de estudo da matemática que se comportam formando repetições, comumente utilizadas para a descrição de fenômenos cíclicos. Portanto, neste trabalho, será utilizada função trigonométrica como modelo para descrição do comportamento das precipitações de Belém, com utilização de dados de dez anos, modelagem matemática e software Rstúdio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produção de "Euterpe oleracea" de terra firme em Candeua - Curuçá/Pará: um processo de múltiplos movimentos matemáticos(2024-02-27) ALMEIDA, Matheus da Silva; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Este presente Trabalho de Curso – TCC, foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo, com o objetivo de identificar conhecimentos matemáticos informais presentes em práticas de campo no cultivo de Açaí, na perspectiva de aproximar a Matemática Formal Escolar ensinada nas salas de aula aos conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos. A pesquisa tem características de um Estudo de Caso, tendo como principal colaborador, o produtor e proprietário da fazenda de produção de Açaí, da comunidade de Candeua no município de Curuçá – PA. As informações foram constituídas por meio de observação em lócus e entrevista com questões semiestruturadas acerca dos principais processos de manejo de Açaí. A fundamentação teórica que sustenta essa pesquisa está embasada em estudos de pesquisadores que discutem a temática, espacialmente a Etnomatemática que faz abordagens relacionadas as diferentes práticas informais de grupos sociais. Os resultados apontam que os conhecimentos matemáticos informais presentes nas práticas do cultivo do Açaí, podem ser elementos de grande valia para auxiliar o professor a ensinar a Matemática Formal Escolar de forma diferente da tradicional, buscando alternativas para motivar os alunos a aprender Matemática por meio da inserção de atividades práticas, relacionando o conhecimento matemático formal aos conhecimentos matemáticos informais adquiridos no cotidiano do aluno. Esperamos que este trabalho possa trazer aportes para o avanço das pesquisas em Educação Matemática, contribuindo dessa forma, para que a abstração do conhecimento matemático seja mediada por aulas mais interativas, participativas e motivacionais para aquele que aprende.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Produções acadêmicas-científica na licenciatura em matemática: constituição docente(2024-02-02) LIMA, Mariel Assunção Pereira; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062Este trabalho de conclusão de curso no formato portifólio, sob resolução de nº 01/2023, dispõe sobre normas para o Trabalho de Curso (TCC) no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática - Licenciatura, pertencente à Faculdade de Matemática do Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará, art. 13 compreende um trabalho textual com a finalidade de desenvolver a maturidade acadêmica através do estímulo à pesquisa científica no âmbito do curso de Matemática – Licenciatura, e deverá ser apresentado em formato de portifólio, na modalidade que compete ao item IV do regulamento. Nesse sentido, as pesquisas/produções desenvolvidas no percurso apresentam resultados fundamentais para a constituição do ser docente em meio as produções Matemática. Assim as produções que compõem este portifólio buscam apresentar as práticas pedagógicas com base nos estudos desenvolvidos e relevantes para a Formação Docente enquanto graduando e problematizando o questionamento deste texto, sendo: em que termos as produções acadêmicas-científica podem contribuir para a constituição do ser docente na Licenciatura de Matemática? Este que tem as produções/pesquisas desenvolvidas visando a formação de professores/as de Matemática das quais foram: Formação Docente e Educação Inclusiva Para o Ensino de Matemática; Estudo Experimental da função Quadrática e Trans/formação de Professores/As de Matemática com as Vivências do PIBID. Por fim apresentando como as produções/pesquisas auxiliam a constituição docente de Matemática com a produção acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposição de uso de modelagem matemática através da Torre de Hanói para o ensino fundamental(2024-02-29) LIMA, Geovana Costa; BRAGA, Roberta Modesto; http://lattes.cnpq.br/3004012674017274Este trabalho destaca o uso de jogos matemáticos, em particular a Torre de Hanói, como uma ferramenta educacional eficaz para ensinar Matemática no ensino básico. Ele explora como os jogos podem tornar o aprendizado da matemática acessível e divertido, incentivando os alunos a se envolverem e a desenvolverem habilidades lógicas. O jogo Torre de Hanói é apresentado como uma situação problema que pode ser aplicada em sala de aula, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico dos alunos. Além disso, o texto discute a Modelagem Matemática como uma abordagem que combina teoria matemática e prática, incentivando os alunos a pensar de forma abstrata e a colaborar na resolução de problemas. Ao final, são apresentadas propostas de atividades de Modelagem Matemática usando a Torre de Hanói como base, destacando como essa abordagem pode ser implementada de forma eficaz no ensino da matemática. Destaca-se que o referido trabalho não traz resultados de aplicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposição de uso do Scratch para o ensino de operações básicas no 6º ano do ensino fundamental(2024-02-29) GOMES, Adhir Araken dos Santos; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152A proposta central deste trabalho é desenvolver um jogo educativo utilizando o software Scratch, com o intuito de fortalecer o aprendizado das quatros operações Matemáticas entre os estudantes do Ensino Fundamental Maior. O jogo foi concebido com o objetivo de estimular o engajamento dos estudantes, ampliando sua motivação e compreensão em relação aos conceitos matemáticos. O processo deste trabalho se desdobrará em duas etapas fundamentais. Inicialmente, será dedicada uma fase à criação do jogo, seguida pela segunda fase, que consistirá na proposição da sua aplicação aos estudantes do 6º ano. Para embasar essa iniciativa, foi conduzida uma pesquisa básica descritiva, fundamentada na teoria do Construcionismo de Seymour Papert, que enfatiza a importância dos próprios jogadores construírem seus conhecimentos. Através da interação com os jogos digitais, observa-se uma notável elevação na motivação, concentração e habilidade dos estudantes em resolver problemas matemáticos. Adicionalmente, essa abordagem se mostra eficaz na promoção de uma relação mais positiva com a disciplina de Matemática, contribuindo para um ambiente de aprendizado mais envolvente e significativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Trans/formação no ensinar-aprender via Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP(2024-02-29) MONTEIRO, Pedro Enzo Barata; GONÇALVES, Kátia Liége Nunes; http://lattes.cnpq.br/5132791406240062O presente estudo objetivou analisar os movimentos formativos, tanto para os estudantes cursistas que participaram das aulas, como os monitores, futuros professores de Matemática e os professores formadores que coordenaram a monitoria visando a classificação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMP). Para isso, foram selecionados os Monitores do Curso de Licenciatura em Matemática, Campus Universitário de Castanhal que participaram do projeto Grupo de Ensino e Pesquisa em Olimpíada Matemática (GEPOM), estudantes de escolas públicas de Curuçá e Castanhal-Pa e professores coordenadores do Projeto como sujeitos da pesquisa. Para a produção dos dados, foram utilizadas as experiências dos sujeitos em aula de Matemática, registradas por meio de observações e relatos desses. A metodologia embasada em uma abordagem qualitativa, com enfoque nas narrativas, a partir das quais destaquei as vozes dos sujeitos, dialogando com autores de referência. Nas análises, evidenciou-se que o processo formativo em meio ao ensinar-aprender conteúdos matemáticos que transitam. Foi entendido como potencializador da docência em meio a Formação InicialTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Xadrez e análise combinatória: a matemática do jogo(2023-12-22) NEVES, Flávio de Lima das; NUNES, Renato Germano Reis; http://lattes.cnpq.br/4662907821707953; https://orcid.org/0000-0001-7052-2152A seguinte pesquisa tem por objetivo ilustrar o jogo do xadrez e Análise Combinatória, e mostrar de que forma o xadrez pode ser influenciável positivamente na vida dos estudantes, no desenvolvimento cognitivo dos estudantes, colaborando na redução dos prejuízos causados à aprendizagem do ensino da matemática, ocasionado pelo período pandêmico, e assim fundamentar a correlação do jogo com a Matemática. A pesquisa foi realizada no ensino fundamental maior, com os alunos do 6º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Maria Madalena Ribeiro da Luz, no interior de Curuçá, região nordeste paraense. Para o procedimento metodológico, foi usado a abordagem qualitativa, na qual se fez através de observações em sala. Os estudantes foram os protagonistas desse estudo investigativo, onde foram excepcionais para o desenvolvimento da pesquisa. A elaboração e realização do projeto foi pensada e minimamente adaptada para eles, desde a abordagem do Jogo até a Análise Combinatória. Traz como resultados, a adaptação dos estudantes durante o projeto, a inquietação e curiosidade para aprender, e o desejo de ensinar o que se aprendeu. Essa conclusão foi feita através da conversa, percepção e questionário. Tendo como base esse resultado, o jogo se faz como modelo para a elaboração de aulas de matemáticas mais dinamizadas, sem perder o foco e tendo participação ativa dos estudantes.