Faculdade de Enfermagem - FAENF/ICS
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acesso a informação sobre assistĆŖncia segura: educação dos pacientes e acompanhantes(2016) GUTERRES, Ananda Raquel Reis; COSTA, Jamyle Guedes da; FIGUEIREDO, Maria Tereza Sanches; http://lattes.cnpq.br/0775554226874282; FIGUEIREDO, Maria Clara Costa; http://lattes.cnpq.br/8438468621018746O acesso Ć informação Ć© fundamental na prĆ”tica do cuidado integral Ć saĆŗde, para incluir o usuĆ”rio como aliado no processo cuidar, prevenção de riscos e o desenvolvimento de uma cultura de seguranƧa, que ainda Ć© insipiente nas instituiƧƵes de saĆŗde. Assim Ć© importante que haja uma conscientização atravĆ©s da educação. Objetivo: Promover o acesso Ć informação aos pacientes e acompanhantes sobre riscos prevenĆveis e cuidado seguro. Justificativa: Os serviƧos de saĆŗde sĆ£o complexos e tem cada vez mais incorporado tecnologias e tĆ©cnicas elaboradas, acompanhados de riscos adicionais Ć assistĆŖncia. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso por ser observacional descritivo e explicativo, por permitir analisar e descrever o desenvolvimento de estratĆ©gia educativa sobre riscos prevenĆveis a 25 pacientes e 28 acompanhantes no perĆodo de julho a agosto de 2016, coleta de dados Ć partir do conhecimento adquirido atravĆ©s das aƧƵes com perguntas e respostas acerca dos temas abordados, para posterior anĆ”lise. Resultados e discussĆ£o: A maioria das respostas obtidas foi satisfatória, por estar em consonĆ¢ncia com as recomendaƧƵes feitas durante as intervenƧƵes. Sob anĆ”lise da opiniĆ£o dos participantes, as aƧƵes realizadas receberam conceitos bom e excelente na maioria das respostas. As sugestƵes e observaƧƵes os participantes consideraram falhas na estrutura do hospital e atendimento prestado pelos profissionais, todavia as aƧƵes foram elogiadas e os participantes reconheceram seu papel como minimizadores de riscos no hospital. ConsideraƧƵes finais: O estudo alcanƧou seu objetivo, todavia hĆ” a necessidade de apoio da instituição para que essas aƧƵes se fortaleƧam e se multiplique.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AlteraƧƵes cĆ©rvico-uterinas em mulheres de municĆpios da ilha do Marajó no estado do ParĆ”(2016) SILVA, Carlos Henrique Nascimento da; PENA, Rayssa Julienne Oliveira; FERREIRA, ElisĆ¢ngela da Silva; http://lattes.cnpq.br/5348628291529615O conceito clĆ”ssico de lesƵes prĆ©-invasivas do colo uterino consiste em um grupo heterogĆŖneo de alteraƧƵes, o perĆodo de evolução de uma lesĆ£o cervical inicial para a forma invasiva e, por conseguinte maligna (CĆ¢ncer de Colo do Ćtero). Esse tipo de cĆ¢ncer se encontra entre os trĆŖs mais frequentes em mulheres de paĆses em desenvolvimento, tendo destaque a regiĆ£o Norte do Brasil por sua altaincidĆŖncia. O exame Papanicolau Ć© a principal ferramenta para o diagnóstico e prevenção do cĆ¢ncer de colo do Ćŗtero. Este estudo tem como objetivodeterminar a frequĆŖncia de alteraƧƵes cĆ©rvico-uterinas nos exames citopatológicosde residentes nos municĆpios da Ilha do Marajó.Trata-se de um estudo descritivo e documental, de cunho quantitativo. O material foi coletado pelo projeto de extensĆ£o āMarcadores Epidemiológicos em SaĆŗde no ArquipĆ©lago do Marajóā e analisado pelo Laboratório de Citopatologia sob coordenação do projeto de extensĆ£o intitulado āProjeto intitulado āAvaliação da citologia clĆnica na prevenção e detecção precoce de cĆ¢ncerā entre marƧo de 2013 e fevereiro de 2015. Foram incluĆdas no estudo,405 amostras satisfatórias de mulheres residentes nos municĆpios de Chaves, Portel, SĆ£o SebastiĆ£o da Boa Vista e AnajĆ”s, que compareceram no dia da coleta em local e horĆ”rio, conforme cronograma prĆ© agendado e entregue Ć domicilio no momento da visita dos profissionais atuantes no projeto. Quanto aos resultados dos exames, o presente estudo destacou as alteraƧƵes cĆ©rvico-uterinas por sua alta frequĆŖncia (234/405). Dentre essas alteraƧƵes, verificou-se o maior Ćndice do tipo inflamatória, sendo 39,26% (159) seguindo de 74 esfregaƧos com atipias (8%), e de35 lesƵes intraepiteliais escamosas (8,64%). Destaca-se, tambĆ©m,a ocorrĆŖncia de casos de cĆ¢ncer do colo uterino identificados pelo exame citopatológico(7/405). O perfil sociodemogrĆ”fico das mulheres aponta que a maioria estudou atĆ© o ensino fundamental, tĆŖm estabilidade conjugal e parceiro fixo, nĆ£o fazem uso de preservativos nas relaƧƵes sexuais e contraceptivo oral, e jĆ” haviam realizado PCCU anteriormente. Pode ser observado, atravĆ©s deste estudo, a precariedade na assistĆŖncia Ć saĆŗde desses municĆpios, tendo em vista o alto nĆŗmero de casos com alteraƧƵes, chegando, atĆ© a identificar lesƵes mais graves como adenocarcinoma e cĆ¢ncer invasorTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AnĆ”lise do conhecimento de acadĆŖmicos de pedagogia de uma universidade pĆŗblica a respeito da utilização de tĆ©cnicas adequadas de primeiros socorros em pediatria(2019-12-03) MARTINS, Elciane Calandrino; SILVA, Elianny Sousa; LIMA, Mariana Souza de; http://lattes.cnpq.br/8926250391706936; BELO, Francilene da Luz; http://lattes.cnpq.br/2298258875123233Os acidentes que ocorrem durante a infĆ¢ncia sĆ£o uma das causas de morbidade e mortalidade mais incidentes no mundo, tornando-se um grave problema de saĆŗde pĆŗblica. Este trabalho teve como objetivo conhecer o nĆvel de conhecimento dos acadĆŖmicos de pedagogia da Universidade Federal do ParĆ” a respeito de tĆ©cnicas de primeiros socorros. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo se trata de uma pesquisa de cunho quantitativo, analĆtica, do tipo transversal. O estudo foi realizado na Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do ParĆ” (UFPA). Participaram desta pesquisa 81 discentes do curso de pedagogia. Destes 58,03% estavam cursando o 7Āŗ semestre e 41, 97% cursavam o 8Āŗ semestre. Todos os participantes da pesquisa frequentam estĆ”gio curricular de ensino. Destes, 88,89% estĆ£o cursando a primeira graduação e 11,11% estĆ£o na sua segunda graduação. No que concerne Ć idade dos entrevistados, estes apresentavam idade entre 20 a 47 anos sendo a mĆ©dia 27,59 anos. Quando indagados sobre a realização de algum curso de capacitação em primeiros socorros, 12,35% discentes responderam āSimā, 85,19% responderam āNĆ£oā e apenas 2,46% nĆ£o responderam Ć questĆ£o. Sobre a importĆ¢ncia da instrução de primeiros socorros para a formação de futuros profissionais de educação, 98,77% responderam āSimā e apenas 1,23% respondeu āNĆ£oā. Foi perguntado se durante a formação acadĆŖmica, foi fornecida alguma carga horĆ”ria sobre primeiros socorros, apenas 3,70% responderam que āSimā e 96,30% responderam que āNĆ£oā. Sobre conhecimentos gerais em primeiros socorros obtivemos 35,80% de acertos e 64,20% de erros. No que diz respeito Ć s tĆ©cnicas adequadas em primeiros socorros em casos de intoxicação obtivemos 72,84% de acertos e 27,16% de erros da questĆ£o. Em relação Ć s tĆ©cnicas adequadas de primeiros socorros em casos de OVACE, obtivemos como resultado 71,60% de acertos e 28,40% de erros da questĆ£o. No que se refere Ć s tĆ©cnicas adequadas em primeiros socorros em casos de convulsĆ£o obtivemos 59,26% de acertos, 39,51% de erros e 1,23% de abstenção de resposta da questĆ£o. A respeito das tĆ©cnicas adequadas de primeiros socorros em casos de queimaduras, obtivemos 62,97% de acertos, 35,80% de erros e 1,23% se absteve em responder Ć questĆ£o. No que concerne Ć s tĆ©cnicas adequadas de primeiros socorros em casos de fratura, obtivemos 54,33% de acertos, 44,44% de erros e 1,23% de abstenção de resposta da questĆ£o. Portanto os resultados deste estudo mostram que o conhecimento de primeiros socorros por futuros profissionais de educação infantil Ć© de extrema importĆ¢ncia, pois os primeiros atendimentos adequados prestados Ć crianƧa vĆtima de acidentes sĆ£o primordiais para manutenção da vida e diminuição de agravos, contribuindo dessa maneira para uma melhor qualidade de vida da vĆtima de acidentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação de profissionais de enfermagem na Ć”rea de fitoterapia: uma revisĆ£o integrativa de literatura(2019-12-19) DIAS, Bianca Duarte Vitorio da Fonseca; TAVARES, Roseneide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2302813977671086O uso de plantas medicinais Ć© uma terapia milenar que era utilizada amplamente atĆ© o desenvolvimento da indĆŗstria farmacĆŖutica. O objetivo geral Ć© compreender o que as evidĆŖncias cientificas apontam sobre a atuação dos profissionais de enfermagem na Ć”rea de fitoterapia. Especificamente buscou-se investigar sobre a atuação de enfermeiros na Ć”rea da fitoterapia e investigar sobre a importĆ¢ncia do conhecimento fitoterĆ”pico no tratamento de algumas doenƧas. Trata-se de uma pesquisa de revisĆ£o integrativa de literatura (RIL), descritiva com abordagem qualitativa, tendo como fonte a plataforma do Banco Virtual de SaĆŗde (BVS), que agrada diversos sites relacionados Ć saĆŗde humana, como o LILACs, Scielo, PUBMed, possibilitando uma pesquisa com relevĆ¢ncia em trabalhos acadĆŖmicos, de campo ou empĆricos. A partir das evidĆŖncias encontradas verificou-se a importĆ¢ncia do conhecimento de fitoterĆ”picos entre enfermeiros e a importĆ¢ncia de seu papel na aplicabilidade destes junto Ć” população assistida. Ć necessĆ”rio tambĆ©m uma formação e capacitação permanente, nĆ£o Ć© sobre sua eficĆ”cia, mas sobre as leis e programas aprovados pelo MinistĆ©rio da SaĆŗde e que incluem o uso de plantas medicinais e fitoterĆ”picos em alguns casos, principalmente para empoderar e valorizar a cultura e o saber local. Ć relevante, portanto o uso de estratĆ©gias que empreguem a fitoterapia na realidade assistencial, visando a promoção e prevenção na atenção bĆ”sica, especialmente, de modo a garantir uma assistĆŖncia de qualidade Ć saĆŗde, ao mesmo tempo em que preserva a cultura e as prĆ”ticas populares de determinadas regiƵes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aula invertida no ensino de processos educativos em saĆŗde: experiĆŖncia pedagógica na perspectiva de estudantes de enfermagem(2019-12-05) SANTOS, BĆ”rbara Coelho dos; CARMO, Roberta Brelaz do; DIAS, Geyse Aline Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2890205174031488O estudo tem como objetivo conhecer a experiĆŖncia pedagógica com o uso de aula invertida no ensino de processos educativos em saĆŗde na perspectiva de estudantes de graduação em enfermagem, visto que este modelo pedagógico pode contribuir para o ensino na Ć”rea, quando se considera a necessidade de formar profissionais crĆtico-reflexivos e criativos e embasados teoricamente no campo da Educação em saĆŗde. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido com doze estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pĆŗblica do norte do paĆs. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de entrevista individual com perguntas semiestruturadas. Para anĆ”lise dos dados foi utilizada a tĆ©cnica de anĆ”lise da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) de Strauss e Corbin (2008). Para o processo analĆtico foi necessĆ”rio conceituar, separar e interligar os dados entre si por meio das fases de codificação aberta e axial, desenvolvidas com o auxĆlio da versĆ£o trial do programa Atlas TIĀ®. Emergiram da anĆ”lise dos dados um total de seis categorias, a saber: Processo de aprendizagem dos estudantes; CompreensĆ£o sobre Aula invertida; O desenvolvimento do conteĆŗdo āconcepƧƵes pedagógicasā a partir do mĆ©todo Just in Time Teaching; O desenvolvimento do conteĆŗdo āeducação no processo educativo em saĆŗdeā a partir do mĆ©todo Peer Instruction; Dificuldades e desafios do processo de ensino-aprendizado; AvaliaƧƵes e sugestƵes sobre o processo de ensino-aprendizado. Os resultados mostraram que a pesquisa foi satisfatória ao elucidar as principais percepƧƵes dos estudantes acerca da utilização da aula invertida. Percebeu-se que por se tratar de um modelo pedagógico diferente das abordagens habituais, de maneira geral os estudantes demonstram a necessidade de vivenciar mais experiĆŖncias com a aula invertida, o que pode influenciar diretamente no processo de aprendizado dos mesmos, bem como no seu desempenho ao longo da formação. Identificou-se que os estudantes desenvolveram habilidades referentes Ć conceituação correta dos assuntos discutidos, mas nem todos alcanƧaram uma visĆ£o crĆtico-reflexiva acerca deles, o que pode se dar devido a frĆ”gil responsabilização diante do estudo prĆ©vio e o próprio negligenciamento da disciplina, a qual ainda Ć© vista, por alguns estudantes como menos importante perante as demais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação comparativa dos efeitos gastrointestinais e renais do trometamol, cetoprofeno e diclofenaco de sódio em ratos(2013) LIMA, Mariana Souza de; HAMOY, MoisĆ©s; http://lattes.cnpq.br/4523340329253911; CRUZ, AndrĆ©ia Pessoa da; http://lattes.cnpq.br/4497763824132523Os antiinflamatórios nĆ£o esteroidais (AINEs) sĆ£o drogas frequentemente utilizadas para o controle da dor, febre e inflamação. Embora os benefĆcios obtidos com o uso de AINEs sejam importantes, em torno de 25% das pessoas que utilizam este tipo de medicação apresentam efeitos colaterais, o que limita a sua utilização. A partir deste principio, o estudo objetivou avaliar os efeitos adversos gastrointestinais e renais após a utilização do antinflamatório trometamol, e comparar com os antiinflamatórios mais utilizados: cetoprofeno e diclofenaco de sódio. O tipo de estudo utilizado foi de carĆ”ter experimental comparativo aplicado. Para isso, foram administradas doses sub crĆ“nicas dos medicamentos em 28 ratas Wistar divididas em 4 grupos experimentais. Foram analisados Ćndice de ulceração do estĆ“mago, exames de hemograma e creatinina e anĆ”lises histopatológicas das estruturais renais. O Trametamol e o Cetoprofeno foram os fĆ”rmacos que mais se destacaram nos grĆ”ficos, pois seus Ćndices relacionados aos efeitos adversos eram os maiores (hemĆ”cias, Ćndice de ulceração, plaquetas e leucócitos). A diferenƧa entre os 4 grupos experimentais nĆ£o foi significativa, portanto estes medicamentos podem ser utilizados em doses sub-crĆ“nicas, por um perĆodo de 15 dias, sem causarem efeitos colaterais graves. PorĆ©m, os problemas provocados por estes fĆ”rmacos sĆ£o comprovados e os usuĆ”rios de AINEs devem sempre ficar atentos aos seus possĆveis danos ao organismo. PorĆ©m, estes se mostraram potenciadores para causar danos aos sistemas gastrointestinal e renal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Carga de trabalho de enfermagem: anĆ”lise comparativa de mĆ©todos de distribuição diĆ”ria de pessoal(2019-07-01) DIAS, Alana Celeste Campos; CORREA, Thais de FĆ”tima Aleixo; MAESTRELLI, Rafael; http://lattes.cnpq.br/2132611954955159; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953Este trabalho tem o objetivo de analisar a distribuição da carga de trabalho de enfermagem a partir da simulação de trĆŖs mĆ©todos de distribuição diĆ”ria. Ele apresenta trĆŖs diferentes mĆ©todos para realizar a escala de distribuição diĆ”ria de pessoal, o MĆ©todo 1, da proporção equivalente, que se baseia na divisĆ£o proporcional de leitos ocupados entre os tĆ©cnicos ou auxiliares de enfermagem, sem considerar o grau de dependĆŖncia do paciente; o mĆ©todo de Menegaz (MĆ©todo 2) e o mĆ©todo da ClĆnica MĆ©dica āadaptado do mĆ©todo Menegaz- (MĆ©todo 3), ambos buscam distribuir a carga de trabalho e nĆ£o somente leitos, utilizando-se diariamente um Sistema de Classificação de Paciente. Trata-se de Estudo de Simulação em quatro fases: Planejamento; Modelagem; Experimentação; DecisĆ£o e ConclusĆ£o. A coleta de dados para simulação foi realizada na clĆnica mĆ©dica de um hospital universitĆ”rio da regiĆ£o Norte do Brasil com a colaboração de 10 tĆ©cnicos de enfermagem, sendo 6 do turno matutino e 4 do turno vespertino. A partir das atividades descritas no Manual de Enfermagem como de atribuição do pessoal de nĆvel mĆ©dio, os profissionais foram observados e o tempo de execução das atividades foram cronometrados no perĆodo de 30 dias. Com as informaƧƵes coletadas foi construĆdo um fluxograma representativo do processo de trabalho em um turno e inserido no Software Arena, versĆ£o estudante. Foram realizadas trĆŖs simulaƧƵes estocĆ”sticas, baseadas nas trĆŖs escalas diĆ”rias oriundas do 1Āŗ, 2Āŗ e 3Āŗ mĆ©todo de distribuição diĆ”ria, respectivamente, onde se inseriu as distribuiƧƵes dos pacientes entre os tĆ©cnicos no software para obter a carga de trabalho baseada nos dados levantados na coleta. Como resultado, houve a comparação dos trĆŖs mĆ©todos sustentando a hipótese de que os mĆ©todos que levam em consideração o grau de dependĆŖncia dos pacientes distribuem forma mais igualitĆ”ria Ć carga de trabalho entre a equipe de enfermagem. No decorrer desse estudo surgiram limitaƧƵes relacionadas Ć coleta de dados e aparecimento de outras variĆ”veis que influenciavam no objeto de estudo, surgindo novas hipóteses. Apesar disso, foi possĆvel obter o resultado que respondesse a hipótese sugerida nessa pesquisa. Tendo em vista esses dados e as hipóteses que surgiram ao decorrer da pesquisa, mostram-se necessĆ”rias outras investigaƧƵes que aprofundem a correlação entre o grau de dependĆŖncia do paciente e a carga de trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) ConcepƧƵes de acompanhantes de pacientes com cĆ¢ncer de mama sobre o acolhimento da equipe multiprofissional em Ć¢mbito hospitalar(2017) SILVA, Carla Steffane Oliveira e; BITAR, Maria AmĆ©lia Fadul; http://lattes.cnpq.br/2303711516588026; BRITO, Leidiane Mendes; http://lattes.cnpq.br/8842597912768905O nĆŗmero de mulheres portadoras de cĆ¢ncer de mama aumenta consideravelmente a cada ano e seu diagnóstico bem como processo terapĆŖutico representa uma sobrecarga emocional para o paciente e a famĆlia, e cabe Ć equipe multiprofissional, inovar em suas propostas de interação e acolhimento. Com isso, esta pesquisa visou compreender e analisar as concepƧƵes dos acompanhantes de pacientes com neoplasia mamĆ”ria, quanto ao acolhimento ofertado pela equipe multiprofissional em Ć¢mbito hospitalar. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com carĆ”ter transversal, de cunho descritivo, realizada em um Centro de Alta Complexidade em Oncologia ā CACON, referĆŖncia em tratamento oncológico no estado do ParĆ”. Os sujeitos da pesquisa foram acompanhantes de pacientes diagnosticadas com tumor mamĆ”rio, internadas para tratamento e acompanhamento clĆnico. As investigaƧƵes evidenciaram ferramentas que demonstram a importĆ¢ncia do acolhimento ao acompanhante, o qual deve ser observado como um dispositivo de grande valor para atender as exigĆŖncias do acesso aos serviƧos de saĆŗde, como tambĆ©m proporcionar melhor o vĆnculo entre profissionais e a população. Todavia, evidenciou-se as repercussƵes geradas pela neoplasia mamĆ”ria Ć dinĆ¢mica familiar, ratificando a importĆ¢ncia do suporte aos familiares de pacientes com cĆ¢ncer de mama, dado os impactos gerados ao nĆŗcleo familiar do diagnóstico e do processo terapĆŖutico, bem como a importĆ¢ncia da representação familiar e sua inserção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contando das cotas ā sua significĆ¢ncia para uma comunidade remanescente de quilombo(2019-07-10) CONCEIĆĆO, Aurione Miranda da; LIMA, MĆ“nica Santos de AraĆŗjo; BITAR, Maria Amelia Fadul; http://lattes.cnpq.br/2303711516588026; LIMA, Maria de Nazare Alves de; http://lattes.cnpq.br/4610926200786461O objetivo deste trabalho Ć© conhecer a percepção e as expectativas dos moradores da comunidade remanescente de quilombos de Umarizal em BaiĆ£o/PA, a respeito da inclusĆ£o de alguns de seus moradores nos cursos de graduação da Universidade Federal do ParĆ”. O estudo caracterizou-se como descritivo qualitativo, obtendo-se uma amostra de 10 pessoas, sendo 20% homens e 80% mulheres, na faixa etĆ”ria entre 18-48 anos. Utilizou-se o questionĆ”rio sobre cotas sociais que abrange caracterĆsticas gerais dos participantes e questƵes relativas ao entendimento sobre o sistema de cotas raciais para negros quilombolas, aos benefĆcios e a importĆ¢ncia que o PSE trouxe Ć s famĆlias quilombolas, bem como suas expectativas em relação ao futuro da comunidade e perspectivas de retorno e atuação dos profissionais no quilombo. Identificou-se que 100% dos entrevistados compreendem que o sistema de cotas dĆ” acesso a universidades pĆŗblicas com reserva de vagas para negro e quilombolas, visando diminuir a lacuna desigual existente entre negros e brancos na história da sociedade. Para 60% dos participantes da pesquisa, dentre os benefĆcios alcanƧados, o recebimento de bolsas auxĆlio Ć© um incentivo primordial em razĆ£o do estudante nĆ£o ter condiƧƵes de custear suas despesas sozinho. Foi verificado que todos os entrevistados (100%) esperam que os futuros profissionais retornem ao seu local de origem trazendo seus conhecimentos e projetos, atuando de maneira efetiva e ajudando no crescimento e desenvolvimento da comunidade quilombola. Destarte as cotas e o PSS serem um tema controvertido, que gera calorosas discussƵes, nĆ£o sendo unĆ¢nimes as posiƧƵes favorĆ”veis, sĆ£o notório que essa ação afirmativa representa considerĆ”vel vitória para a raƧa negra. O estudo demonstra que para os moradores da comunidade do Umarizal, remanescentes de quilombo, hĆ” esperanƧa de melhoria de vida, de dignidade e de prosperidade, estando esses anseios intimamente ligados Ć educação e o processo seletivo especial Ć© a luz aos precisam para a efetivação do direito que lhes Ć© devido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corporeidade de adoecidos oncológicos em cuidados paliativos domiciliares: a vivĆŖncia de familiares cuidadores(2016) CORREA JĆNIOR, Antonio Jorge Silva; MARTINS, Raisa Silva; SANTANA, Mary Elizabeth de; http://lattes.cnpq.br/6616236152960399Introdução: Cuidados paliativos domiciliares sĆ£o direcionados aos sujeitos acometidos neoplasias terminais, viabilizando a interação entre o profissional, familiar e o adoecido. O cuidar na finitude e no ambiente domiciliar, exige noƧƵes abrangentes sobre corpo, entendidas como ācorporeidadeā. Objetivo: Descrever a vivĆŖncia de cuidadores no que concerne aos cuidados Ć s dimensƵes do corpo de adoecidos em cuidados paliativos domiciliares. MĆ©todo: Estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa por intermĆ©dio da AnĆ”lise de ConteĆŗdo de Bardin, realizado com cuidadores domiciliares com familiares cadastrados pelo ServiƧo de Atendimento Domiciliar de um Centro de AssistĆŖncia de Alta Complexidade em Oncologia. Resultados e DiscussĆ£o: A população estudada compreendeu 10 cuidadoras que recebiam visitas domiciliares. A partir da anĆ”lise dos códigos e conteĆŗdos das mensagens, foram categorizadas unidades dos discursos em dois eixos. SĆ£o eles: āCorporeidade: Cuidados vivenciados que atendem as Necessidades OrgĆ¢nicasā e āCorporeidade: Cuidados Vivenciados que atendem as necessidades Psicoemocionais, Psicoespirituais e Ambientaisā. ConsideraƧƵes finais: o cuidado estĆ” compartimentalizado para os familiares que contrapƵem os prĆ©stimos ao corpo social e prĆ©stimos ao corpo fĆsico, recordando primeiramente do Ćŗltimo. A maioria busca firmar dimensƵes imateriais e materiais do cuidado atravĆ©s do cuidado Ć corporeidade de seus familiares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O cuidado de enfermagem em saĆŗde mental frente a gravidez na adolescĆŖncia: revisĆ£o sistemĆ”tica de literatura(2019-12-05) RĆGO, Ćcaro Genniges; PEREIRA, Vitória da Silva Matos; QUEIROZ, Aline MacĆŖdo de; http://lattes.cnpq.br/4054345516264560A adolescĆŖncia Ć© um perĆodo de muita importĆ¢ncia na formação do indivĆduo, nesta, muitas situaƧƵes influenciam as questƵes psicossociais e interferem diretamente na saĆŗde fĆsica e mental destes, como a gravidez na adolescĆŖncia e as questƵes emocionais que estas podem ocasionar no indivĆduo sem estrutura familiar, social e de saĆŗde. A saĆŗde do adolescente Ć© uma temĆ”tica permeada por diversos dilemas, manuais especĆficos que tratem da saĆŗde do adolescente mental sĆ£o inexistentes, o profissional Enfermeiro diante desta realidade nĆ£o tem guias para permear seu exercĆcio do cuidado. Por isso, este trabalho buscou por meio de uma revisĆ£o sistemĆ”tica de literatura artigos que mostram qual cuidado de enfermagem tem sido realizado frente a saĆŗde mental de adolescentes grĆ”vidas. Tendo como resultado que as prĆ”ticas de Enfermagem realizadas sĆ£o adaptadas de forma ineficaz de consultas e questionĆ”rios para saĆŗde mental de mulheres adultas grĆ”vidas, o que dificulta o vĆnculo entre profissional e usuĆ”rias e ocasiona lacunas para uma assistĆŖncia humanizada e completaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios apresentados por primĆparas frente ao processo de amamentação(2019-12-04) RODRIGUES, Gilcynara Maria Moura; FERREIRA, ElisĆ¢ngela da Silva; http://lattes.cnpq.br/5348628291529615Embora atualmente as vantagens da amamentação e os benefĆcios do leite materno sejam apresentadas cada vez mais de forma clara pela comunidade cientĆfica, os problemas que a mĆ£e enfrenta durante a amamentação podem levar ao desmame precoce. Este estudo objetiva descrever as principais dificuldades encontradas por primĆparas diante do processo de amamentação. Trata-se de um estudo descritivo, prospectivo e com abordagem qualitativa, realizado na Unidade BĆ”sica de SaĆŗde da Sacramenta, nos meses de julho e agosto de 2019.Com a participação de puĆ©rperas, primĆparas, independente se amamentam de forma exclusiva ou nĆ£o, sem contraindicaƧƵes na amamentação, acompanhadas de seu recĆ©m-nascido (RN), Ćŗnico, nascido a termo, sem malformaƧƵes e que aceitaram participar da pesquisa. As principais dificuldades relacionadas Ć amamentação apontadas neste estudo foram: Fissura mamilar, pouco leite e mĆ” pega. Todos os problemas apresentadas pela nutriz estĆ£o relacionadas a tĆ©cnica da mamada e o posicionamento materno para amamentar. O auxĆlio Ć puĆ©rpera primĆpara no processo de amamentação, pode evitaras intercorrĆŖncias mamĆ”rias, bem como poderĆ” auxiliar a resolvĆŖ-las quando estas jĆ” estiverem instaladas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desfechos neonatais de recĆ©m-nascidos submetidos Ć reanimação Neonatal em sala de parto(2019-12-04) ARAĆJO, Lilia Cristina Pantoja de; FREITAS, Ruan Matheus Silva de; PARENTE, Andressa Tavares; http://lattes.cnpq.br/2584253687792237O nascimento Ć© considerado um evento crĆtico e dĆ” inĆcio a uma fase da vida denominada de perĆodo de transição, com duração de 28 dias, exige adaptaƧƵes fisiológicas essenciais Ć vida extrauterina. Logo após o nascimento, o neonato necessita, imediatamente, assumir suas funƧƵes vitais e caso nĆ£o evoluam satisfatoriamente, poderĆ£o necessitar de assistĆŖncia especializada, como a reanimação que Ć© definida como um conjunto de medidas que visam promover e estabilizar a oxigenação e circulação sanguĆnea do recĆ©m-nascido. Ć um procedimento muito realizado nas salas de parto e nas UTIN, onde hĆ” todo o aporte adequado para aumentar a sobrevida dos neonatos. O objetivo deste trabalho foi investigar os desfechos neonatais de recĆ©m-nascidos submetidos Ć reanimação neonatal em sala de parto. Trata-se de um estudo descritivo, documental retrospectivo com abordagem quantitativa, constituĆdo por uma amostra de 200 prontuĆ”rios de RNās que precisaram ser reanimados na sala de parto no ano de 2017. Os dados foram tabulados em tabelas e grĆ”ficos e analisados de forma descritiva. As genitoras tinham idade mĆ©dia 25,7 anos, 64% realizaram o prĆ©-natal incompleto, 60,5% foram submetidas Ć cesariana. As intercorrĆŖncias gestacionais mais observadas foram leucorrĆ©ia (33,5%) e infecção de trato urinĆ”rio (30%). A maioria dos recĆ©m-nascidos era do sexo masculino (57%), prĆ©-termos (53,5%), baixo peso (67,5%) classificado como adequado para idade gestacional (54,5%). Quanto ao Ćndice de APGAR, 85% atingiu nota maior que 7 no primeiro minuto e no quinto minuto 64% ficaram entre notas 7 e 10. Entre os investigados 25,5% apresentou malformação. O tempo mĆ©dio de internação foi de 27 dias. A mĆ©dia de reanimação foi de 1,95 e a maioria necessitou de apenas uma vez (59%). As manobras mais realizadas foram a VPP(100%) e IOT(62,5%). 73% foram encaminhados para UTIN e 62% evoluĆram a alta por melhora. Os resultados obtidos permitiram identificar o perfil materno encontrado de maioria apresentando: incompleta a realização do prĆ©-natal; idade fora dos extremos de risco; sem antecedentes de abortos; na primeira gestação, com feto Ćŗnico e parto cesariano. O perfil neonatal foi de maioria do sexo masculino, PrĆ©-termo, Baixo-peso com peso adequado para a idade gestacional. As manobras de reanimaƧƵes mais realizadas foram a Ventilação por PressĆ£o Positiva e Intubação Oro Traqueal e mais da metade dos recĆ©m-nascidos evoluiu com o desfecho de alta por melhora do quadro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação permanente como estratĆ©gia de intervenção na identificação do risco de fragilização em pessoas idosas(2018) SOUSA, Evandro Cesar Natividade de; LIMA, Julliana Santos Ribeiro; FERNANDES, Daiane de Souza; http://lattes.cnpq.br/4124678360512470O presente estudo teve como objetivo identificar o perfil dos profissionais envolvidos, sensibilizar sobre a importĆ¢ncia na identificação dos idosos frĆ”geis e demonstrar a importĆ¢ncia da educação permanente como instrumento de intervenção. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa. Após a anĆ”lise dos dados, houve a inquietação para algumas respostas, levando-nos a selecionar as que se corroboram para a divisĆ£o em quatro categorias, que expressam a importĆ¢ncia da educação permanente no rastreio de fragilização de pessoas idosas, a saber: O processo de fragilização atrelado ao comprometimento da capacidade funcional, A importĆ¢ncia de instrumentos de rastreio para identificação do idoso frĆ”gil, O ACS como elo entre a comunidade e a equipe de saĆŗde na identificação do idoso frĆ”gil e Desafios para identificação do idoso frĆ”gil na Atenção PrimĆ”ria a SaĆŗde. Observaram-se inicialmente algumas deficiĆŖncias por parte dos profissionais quanto Ć caracterização do processo de fragilização e seus reais conceitos, bem como a utilização de instrumentos para sua identificação, logo após as capacitaƧƵes ficaram evidente o empoderamento por parte dos profissionais quanto a real necessidade de conhecer o processo de fragilização em todas as suas dimensƵes, e a forma correta na utilização dos instrumentos de identificação do idoso frĆ”gil, portanto podemos afirmar que a educação permanente constitui-se como um importante instrumento de transformação, capaz de mudar realidades e pensamentos, e promover benefĆcios dentro da saĆŗde coletiva tanto para os usuĆ”rios quanto para os profissionais que nela atuam.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração do rol de competĆŖncias dos enfermeiros da Fundação Hospital de ClĆnicas Gaspar Vianna (FHCGV)(2019-07-09) SANTOS, Rayssa de CĆ”ssia MauĆ©s dos; FIGUEIREDO, Maria Clara Costa; http://lattes.cnpq.br/8438468621018746Para a consecução dos objetivos das organizaƧƵes, Ć© necessĆ”rio o desenvolvimento de competĆŖncias nos nĆveis individual e organizacional. Nesse sentido, o estudo teve como objetivos: Elaborar o Rol de CompetĆŖncias dos enfermeiros atuantes no hospital de ClĆnicas Gaspar Vianna (FHCGV). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo exploratório descritivo, que foi desenvolvido a partir do projeto de extensĆ£o āIntrodução de ferramentas estratĆ©gicas a gestĆ£o do pessoal de enfermagemā, ao qual esse estudo estĆ” vinculado. Utilizou-se a metodologia de pesquisa ação, onde criou-se o grupo de SeminĆ”rio, responsĆ”vel pelas decisƵes norteadoras da pesquisa. A coleta de dados foi dividida em etapas, em que a primeira (AnĆ”lise documental) buscou identificar as competĆŖncias necessĆ”rias para o enfermeiro, atravĆ©s da anĆ”lise dos documentos institucionais. Na segunda etapa (Validação de ConteĆŗdo), foram realizadas entrevistas com os enfermeiros atravĆ©s de um questionĆ”rio online na Plataforma Survey Monkey, com o objetivo de mensurar a importĆ¢ncia das 18 competĆŖncias selecionadas. A terceira etapa (Validação SemĆ¢ntica), constituiu-se da anĆ”lise semĆ¢ntica das 12 competĆŖncias consideradas mais importantes e da trĆade CHA (conhecimentos, habilidades, atitudes), atravĆ©s da instalação do grupo focal. A quarta etapa consistiu na aplicação de um novo questionĆ”rio (Validação EstatĆstica), para confirmação da importĆ¢ncia das descriƧƵes das competĆŖncias e o nĆvel de desempenho dos profissionais em relação a elas. Verificou-se que a competĆŖncia Ćtica foi classificada como āextremamente importanteā pelo maior quantitativo de pessoas. JĆ” as competĆŖncias āEducação em SaĆŗde, Resolução de Conflitos, Delegação, Produção CientĆfica e Educação Permanenteā foram selecionadas como pouco desempenhadas por alguns profissionais, e a competĆŖncia āSistematização da AssistĆŖncia de Enfermagemā foi a Ćŗnica selecionada como nĆ£o desempenhada por um pequeno nĆŗmero de pessoas. Em suma, a identificação desses elementos permite o planejamento de estratĆ©gias a fim de reduzir as discrepĆ¢ncias entre as competĆŖncias necessĆ”rias Ć consecução dos objetivos organizacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A enfermagem frente Ć detecção precoce da sepse na unidade de terapia intensiva: uma revisĆ£o integrativa de literatura(2019-07-22) MESQUITA, Isabela AraĆŗjo de; SARGES, Kevin Matheus Lima de; TAVARES, Roseneide dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2302813977671086Entende-se por sepse uma condição clĆnica complexa, que tem por caracterĆstica a presenƧa de disfunção orgĆ¢nica ameaƧadora Ć vida, em decorrĆŖncia a resposta desregulada do hospedeiro perante uma infecção. Ademais, tem alta incidĆŖncia, com custos elevados, sendo a principal causa de mortalidade em Unidades de Terapia Intensiva de hospitais pĆŗblicos e privados. Nesse contexto, o seu reconhecimento precoce e tratamento adequado, sĆ£o fatores primordiais para a mudanƧa deste cenĆ”rio. Assim, esta pesquisa tem como propósito discutir o papel da enfermagem frente Ć identificação precoce da sepse no ambiente de Unidade de Terapia Intensiva, por meio de pesquisas cientĆficas produzidas no perĆodo de 2010 a 2019. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma RevisĆ£o Integrativa de Literatura (RIL), de abordagem qualitativa, entre os anos de 2010 a 2019, nas bases de dados BDENF, LILACS e MEDLINE disponibilizados na biblioteca virtual em saĆŗde (BVS). Dos resultados mais relevantes, obteve-se para a amostra 8 publicaƧƵes analisadas, correspondendo a 5 publicaƧƵes encontradas na base de dados LILACS e 3 publicaƧƵes encontradas na base de dados BDENF. Dentre as temĆ”ticas discutidas, abordou-se: O entendimento do enfermeiro sobre a importĆ¢ncia da identificação precoce da sepse; O conhecimento dos enfermeiros sobre as aƧƵes na identificação precoce da sepse; Facilidades e dificuldades encontradas pelo enfermeiro na identificação precoce e por fim, as principais estratĆ©gias utilizadas para a identificação precoce da sepse na unidade de terapia intensiva. Considera-se uma escassez de estudos acerca da temĆ”tica estudada. Observa-se ainda, que o enfermeiro compreende a sua importĆ¢ncia nesse cenĆ”rio, no entanto, encontra-se uma lacuna de conhecimento dos enfermeiros no que concerne ao reconhecimento efetivo de sinais clĆnicos de pacientes sĆ©pticos e da evolução para a sua forma mais grave, bem como na dificuldade de acesso a informação. AlĆ©m disso, identifica-se que as aƧƵes do enfermeiro frente a detecção precoce estĆ£o voltadas principalmente na checagem de sinais vitais e monitorização a beira leito de possĆveis manifestaƧƵes de disfunção orgĆ¢nica. Em relação as principais estratĆ©gias facilitadoras nesse processo, destacam-se os recursos tecnologias móveis utilizados como facilitador no reconhecimento precoce e aperfeiƧoamento da assistĆŖncia prestada ao paciente, promovendo ainda, a redução de erros humanos e contribuindo para o aprendizado aos profissionais de enfermagem. Assim, sugere-se o encorajamento ao desenvolvimento de programas de educação continuada aceca da sepse, bem como, a relevĆ¢ncia do enfermeiro no gerenciamento deste agravo e a utilização de protocolos para otimizar o serviƧo na uti, proporcionando futuramente, desfechos positivos dessa realidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O enfrentamento dos portadores de insuficiĆŖncia renal crĆ“nica: uma abordagem sobre a perspectiva e adaptação diante de um novo estilo de vida(2011) PINHEIRO, MĆ”rcia Cristina Abreu; MOTA, Vanessa Tavares da; CRUZ, AndrĆ©ia Pessoa da; http://lattes.cnpq.br/4497763824132523; BITAR, Maria AmĆ©lia Fadul; http://lattes.cnpq.br/2303711516588026Esta pesquisa tem como objeto de estudo o enfrentamento dos portadores de insuficiĆŖncia renal crĆ“nica diante do seu novo estilo de vida. Para nortear esta pesquisa, destaca-se uma Ćŗnica questĆ£o: Como se dĆ” o enfrentamento de indivĆduos, portadores de insuficiĆŖncia renal crĆ“nica diante da mudanƧa no seu estilo de vida? Para responder a estes questionamentos foi elaborado o seguinte objetivo: Conhecer para compreender a forma de enfrentamento dos pacientes renais crĆ“nicos em relação ao seu novo estilo de vida. O estudo foi do tipo descritivo, transversal com abordagem qualitativa, utilizando-se de mecanismos de adaptaƧƵes psicológicas. Para obtenção das informaƧƵes foi utilizada a entrevista semi-estruturada, aplicada a quinze portadores de IRC com pelos menos seis meses de diagnóstico confirmado e submetidos Ć hemodiĆ”lise, usuĆ”rios da Unidade de Terapia Renal Substitutiva da Fundação PĆŗblica Estadual Hospital de ClĆnicas Gaspar Vianna (FHCGV) do municĆpio de BelĆ©m/PA. Para anĆ”lise optou-se pela tĆ©cnica de anĆ”lise temĆ”tica, tendo como resultado o aparecimento de quatro unidades temĆ”ticas: Religiosidade e Espiritualidade: a base do enfrentamento, A importĆ¢ncia do apoio familiar no tratamento da IRC, O trabalho: um desafio diante das limitaƧƵes impostas pela doenƧa renal e Sentimentos e perspectivas de vida do paciente em relação doenƧa renal. Os resultados evidenciaram de que maneira os entrevistados reagem ante a nova realidade, bem como as estratĆ©gias psicológicas utilizadas pelos mesmos para se adaptarem a sua nova condição.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de enfermagem em centro cirĆŗrgico e central de material e esterilização: avaliação das matrizes curriculares dos cursos de graduação no estado do ParĆ”(2019-12-05) COSTA, Pedro Paulo da Silva; SILVA, Eliane da Costa Lobato da; http://lattes.cnpq.br/0957300825827165Introdução: As transformaƧƵes curriculares tĆŖm modificado os modelos de atenção do ensino do indivĆduo para a coletividade, e com isso os conteĆŗdos programĆ”ticos, como os de Centro CirĆŗrgico E Central de Material e Esterilização, tendem a ser reduzidos e/ou abstraĆdos dos currĆculos de graduação em enfermagem. Cujo atualmente, no contexto do CC e na CME, os enfermeiros que trabalham nesses setores tĆŖm primordial contribuição assistencial e cientifica, por corresponderem como os principais responsĆ”veis tĆ©cnicos dessas unidades Objetivo: Analisar as disciplinas de Enfermagem em Central de Material e Esterilização e Centro CirĆŗrgico nas estruturas curriculares dos cursos de graduação em enfermagem paraenses. MĆ©todo: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em enfermagem, a partir das disciplinas de Centro CirĆŗrgico e Central de Material e Esterilização, cujo os dados foram coletados nos websites das instituiƧƵes que possuĆam cadastro na plataforma e-MEC, atravĆ©s de instrumento elaborado para esse estudo, com informaƧƵes relacionadas Ć instituição, disciplinas oferecidas na Ć”rea, localização da(s) disciplina(s) no currĆculo e carga horĆ”ria. Os dados obtidos foram lanƧados no Excel 2016 para realização da estatĆstica descritiva. Resultados: Dos 23 cursos analisados, duas cidades paraenses concentram 62,97% das vagas de todo o estado do ParĆ”,78% sĆ£o oferecidos por instituiƧƵes privadas, com mĆ©dia de 11.28 horas nas instituiƧƵes privadas e 88.8 horas nas pĆŗblicas. No qual, 56,42% das IES apresentavam uma lógica preferencial de distribuição de carga horĆ”ria para as disciplinas entre 60 a 120 horas nas disciplinas de CC e CME. ConsideraƧƵes Finais: Verificou-se a predominĆ¢ncia de instituiƧƵes privadas ofertando graduação em enfermagem e que hĆ” cursos que nĆ£o oferece disciplina relacionada Ć Enfermagem Perioperatória. Evidenciou-se tambĆ©m que nĆ£o houve uma padronização de nomenclatura e do perĆodo para oferecimento dessa disciplina. Sugere-se concomitantemente, o incentivo para novas pesquisas na Ć”rea sobre o modo de como sĆ£o ministrados os conteĆŗdos teóricos e prĆ”tico dessa disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O entendimento de idosos hipertensos sobre a doenƧa e as complicaƧƵes advindas da nĆ£o adesĆ£o ao tratamento(2016) NASCIMENTO, ClĆ”udia Lima do; NOVAIS, Tamyris Ayline Maia; VASCONCELOS, Esleane Vilela; http://lattes.cnpq.br/3557011938603953Objetivo: Compreender o entendimento dos idosos hipertensos sobre a doenƧa e as complicaƧƵes advindas da nĆ£o adesĆ£o ao tratamento. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo descritivo de abordagem qualitativa, realizada com 28 idosos matriculados na Unidade BĆ”sica de SaĆŗde da Cremação, no MunicĆpio de BelĆ©m. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada no perĆodo de Abril a Junho de 2016. As respostas dos sujeitos do estudo Ć”s questƵes subjetivas foram analisadas de acordo com anĆ”lise do discurso. Obedeceu-se a resolução 466/2012 e foi aprovado pelo comitĆŖ de Ć©tica e pesquisa (CEP) da Universidade Federal do ParĆ”, atravĆ©s do parecer de nĆŗmero 1.389.712. Resultados: Os dados obtidos foram agrupados em trĆŖs unidades de estudo, denominadas āO (des) entendimento de idosos sobre a hipertensĆ£o arterialā; āO Tratamento da HipertensĆ£o na percepção dos idososā e āComplicaƧƵes da nĆ£o adesĆ£o ao tratamento da HipertensĆ£oā. Percebeu-se com as unidades que a maioria dos idosos desconhece os conceitos sobre a doenƧa, associando-a com as sintomatologias de picos hipertensivos, alĆ©m disso, verificou-se que grande parte dos idosos entende como tratamento para hipertensĆ£o a utilização de medicamentos, nĆ£o fazendo a associação dos medicamentos com a mudanƧa do estilo de vida. PorĆ©m houve os que relataram em seu discurso que o tratamento deve ser tanto por meio de medidas farmacológicas quanto a hĆ”bitos de vida saudĆ”veis. Em contrapartida, a maioria soube informar Ć s complicaƧƵes que podem ocorrer devido Ć” nĆ£o adesĆ£o ao tratamento. ConsideraƧƵes Finais: Conclui-se que os idosos hipertensos nĆ£o possuem informaƧƵes suficientes do que seja a hipertensĆ£o arterial. Percebendo assim a importĆ¢ncia do idoso hipertenso conhecer esta doenƧa crĆ“nica, entendendo como ela ocorre e o que pode acontecer caso nĆ£o haja a adesĆ£o ao tratamento. Logo, Ć© necessĆ”rio que os profissionais de saĆŗde, em especial o enfermeiro, tenham uma comunicação eficiente com o paciente, informando-o por meio da educação em saĆŗde acerca da doenƧa, do tratamento e as consequĆŖncias de sua nĆ£o adesĆ£o.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) EstratĆ©gias de coping adotadas por enfermeiros em unidades de terapia intensiva(2019-12-05) BASTOS, Tainara Cristina Lopes; ALBERNAZ, Tiago dos Santos; MENEZES, ClĆ”udia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4581912040811998As Unidades de Terapia Intensiva (UTIās), configuram-se dentro do suporte avanƧado como uma Ć”rea que requer cuidado e atenção redobrados dos profissionais de enfermagem para que possam estar alinhados ao cuidado e organização dos serviƧos. Sendo um espaƧo que conta com equipamentos de alta tecnologia e pacientes em estado de saĆŗde crĆtico e complexo, necessita-se ter uma equipe dentro da unidade hospitalar, capacitada com profissionais especialistas na Ć”rea, tendo como membros da equipe profissional de suporte os profissionais de enfermagem. Os fatores que interferem na saĆŗde do trabalhador de enfermagem estĆ£o relacionados Ć s condiƧƵes inadequadas de trabalho, jornadas prolongadas, excesso de tarefas, ambiente fĆsico inadequado, dentre outros. Portanto, se faz necessĆ”rio discutir e analisar as causas que influenciam na saĆŗde desses trabalhadores que culminam em um estado de saĆŗde comprometido e com altos Ćndices de estresse ocupacional nos mesmos. O objetivo geral Ć© identificar as estratĆ©gias de coping adotadas pela equipe de enfermagem em UTIs, uma vez que o estresse ocupacional pode levar a diversas consequĆŖncias negativas tanto Ć equipe quanto aos pacientes. Trata-se de uma revisĆ£o integrativa de literatura, por meio da busca em bases de dados especializada, nas publicaƧƵes nacionais e internacionais indexadas na Biblioteca virtual em SaĆŗde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), com os descritores cruzados da seguintes formas: āEnfermagem em cuidados crĆticos and Estresse ocupacionalā; e āUnidades de terapia intensiva and Estresse ocupacional and Adaptação psicológicaā, selecionados a partir da consulta ao DeCS - Descritores em CiĆŖncias da SaĆŗde na pĆ”gina da BVS. A amostra deste estudo foi composta por oito publicaƧƵes, e após a leitura e anĆ”lise minuciosas e categorização dos artigos, foram identificadas trĆŖs categorias: āEstratĆ©gias individuais e coletivas de enfrentamento ao estresse na UTIā; āControle e resolução de problemas como estratĆ©gias facilitadoras de enfrentamento ao estresseā e āDesafios para o desenvolvimento de estratĆ©gias de enfrentamento ao estresse no Ć¢mbito das UTIāsā. O estresse ocupacional mostra-se, no Ć¢mbito das UTIs, como uma realidade de graves consequĆŖncias relacionadas Ć qualidade da assistĆŖncia prestada pela equipe de enfermagem, havendo a necessidade da difusĆ£o do conhecimento a respeito do uso de estratĆ©gias de enfrentamento pelos profissionais. Embora as utilizaƧƵes dessas estratĆ©gias sejam consideradas favorĆ”veis aos profissionais, Ć© vĆ”lido destacar que o aprimoramento e desenvolvimento das mesmas na equipe de enfermagem precisa ser alvo de mais estudos, uma vez que se constatou escassez nas publicaƧƵes relacionadas ao tema. SĆ£o necessĆ”rias intervenƧƵes capazes de implementar diretamente as estratĆ©gias de enfrentamento ao estresse, haja vista que os agravos do adoecimento profissional repercutem tanto na dinĆ¢mica da equipe quanto nos pacientes naturalmente debilitados.