Faculdade de Engenharia Civil - FEC/CAMTUC
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Navegando Faculdade de Engenharia Civil - FEC/CAMTUC por CNPq "CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de uma interseção rodoviária por meio de simulação de tráfego: estudo de caso da interseção Tancredo Neves x Sete de Setembro em Tucuruí-PA(2017-01-20) SILVA, Romerson Serejo; PINTO, Welton Tavares; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O presente trabalho apresenta uma análise de Engenharia de Tráfego em uma interseção rodoviária da cidade de Tucuruí - PA por meio de simulação computacional. Na simulação foi utilizado os softwares Synchro e SimTraffic, que simulam o tráfego nas vias rodoviárias por meio de macrossimulação e microssimulação. As simulações tiveram como objetivo o levantamento de dados importantes de Engenharia de Tráfego da interseção em suas condições atuais, bem como o seu comportamento em cenários alternativos com projeção de frota para o futuro, apresentando assim cenários otimizados pelo programa e possíveis medidas para mitigar problemas encontrados na interseção simulada. Foram simulados sete diferentes cenários para a interseção, utilizando dados de volume de tráfego contabilizados em campo e projeções de frota para 5 (cinco), 10 e 15 anos no futuro, usando também diferentes tipos de controle semafórico. Os dados expostos no resultado apresentam os valores de nível de serviço da interseção e atrasos médios para os cenários não otimizados; já nos cenários otimizados são apresentados também a programação semafórica por meio de diagramas de intervalos luminosos. Nos resultados das simulações, a interseção nas atuais condições apresentou o nível de serviço D, que é um nível serviço que já começa a indicar que a interseção apresenta problemas. Já nos cenários 4 e 5, com projeções volumétricas para 10 e 15 anos os níveis chegaram até a classificação F nos cenários 4 e 5, nível de serviço que indica congestionamentos elevados e má funcionamento da interseção. Os resultados de atrasos médios apresentaram fortes picos nos cenários com projeção volumétrica, com o extremo de 389,9 segundos de atraso na projeção de 15 anos, no cenário 4. Como mitigação para possíveis problemas no futuro, o trabalho apresentou alguns cenários de otimização feita pelo software assim como um cenário que se proíbe as conversões à esquerda nas aproximações norte e sul da interseção, proporcionando melhorias no nível de serviço, mitigando assim os problemas da interseção nestes cenários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de melhorias no sistema de informações do transporte público urbano de Tucuruí-PA(2018-01-25) FREITAS, Darlen Leão de; VITALINO, Matheus Rimê Feitosa; SANTOS, Marlon Braga dos; http://lattes.cnpq.br/8334916561903769A cidade de Tucuruí passa pela problemática da falta de um Sistema de Informações (SI) eficiente há anos, o que nos últimos tempos tem trazido grande incômodo para os usuários. Diante da realidade enfrentada pelos usuários do Transporte Público Urbano (TPU) do município, este estudo elaborou um novo SI que disponibiliza aos passageiros todos os informes pertinentes ao deslocamento por meio do ônibus nos próprios pontos de paradas, com dados de itinerário das linhas que atendem aquele Ponto de Ônibus, através de placas e painéis. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de informações o estudo do TPU de Tucuruí por meio da aplicação de questionários com os usuários do serviço e entrevistas com os colaboradores da Viação Tucuruí, então analisou-se o material coletado e constatou-se a necessidade da elaboração de um SI. Assim, visando suprir a lacuna do atual modo de transmissão de informes, arquitetou-se um projeto para os pontos de ônibus com placas informativas eficientes e de baixo custo. Portanto, por meio desta pesquisa, foi possível enxergar sob a visão do usuário as necessidades mais urgentes a serem atendidas para a melhoria do modal em questão, sendo a implantação do novo SI, um aprimoramento fundamental para qualidade da mobilidade urbana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transporte urbano de cargas: estudo de centro de distribuição logística de carga e descarga no município de Cametá-PA(2024-04-19) OLIVEIRA, Francieleno Benedito dos Santos; PORTILHO, Shara Katharine Melo Silva; http://lattes.cnpq.br/4735189437781915; FERREIRA, Regina Célia Brabo; http://lattes.cnpq.br/7908074509724240O estudo analisou a viabilidade de estabelecer um centro de distribuição logística de carga e descarga no município de Cametá-PA, considerando a otimização das operações de transporte e a minimização do impacto na comunidade local. O objetivo geral deste estudo é analisar como ocorre a distribuição de produtos na região de Cametá, com foco especial na distribuição de mercadorias, e assim propor sugestão de melhoria para o sistema logístico local. Ademais, foram realizadas entrevistas com motoristas e membros da comunidade para identificar os principais problemas relacionados à logística de carga e descarga na região. Além disso, foram aplicados os critérios de Morgado et al. (2005) para avaliar diferentes locais potenciais para o centro de distribuição. Os principais problemas relatados pelos motoristas e pela comunidade foram congestionamento, poluição sonora e ambiental, além de impactos no tráfego local. Após a análise dos critérios de Morgado et al. (2005), foi sugerido que o melhor local para o centro de distribuição se localiza nas vias da estrada Trans Cametá-Limoeiro do Ajuru PA-140 e avenida Inácio Moura no bairro da aldeia, devido às condições favoráveis de custo, ambiente, sensibilidade e conforto.