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Navegando CUNTINS - Campus Universitário do Tocantins/Cametá por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância metodologica do jogo e da brincadeira no 3º ano na E.M.E.F. João Pantoja Gonçalves(2019-09-06) BRITO, Anderson Leão; FONSECA, Marcos Luis Pereira; http://lattes.cnpq.br/0623004287242547O presente trabalho vem aborda as considerações a respeito do lúdico na educação: buscando discutir como os professores da EMEF JOÃO PANTOJA GONÇALVES trabalham metodologicamente o jogo e as brincadeiras na turma de 3° ano do ensino fundamental, para facilitar no processo formativo da criança, tendo em vista que o lúdico é uma ferramenta indispensável na construção de conhecimento. Para procurar responder a este questionamento, a pesquisa conta com o seguinte objetivo: analisar como são utilizados os jogos e as brincadeiras como instrumento de desenvolvimento e sua contribuição no trabalho do professor. O processo metodológico na presente pesquisa teve três momentos. A primeira etapa, realizamos um levantamento da literatura, para compreender as pesquisas existentes na área a respeito do tema proposto, a segunda etapa, estabelece uma abordagem literária na qual se estudou o lúdico e suas implicações no desenvolvimento da criança, buscando compreender as contribuições do lúdico para a obtenção de informações pertinentes ao tema abordado na pesquisa e por fim na terceira fase os resultados da pesquisa de campo. A organização do texto se define em dois capítulos, assim discriminado: Ludicidade e Educação e o segundo O Lúdico na Educação Infantil, nestes capítulos um dos maiores questionamentos era a compreensão do objeto de pesquisa e sua utilização como prática pedagogia, usando a oralidade do professor para justificar está importância em sala de aula. O texto está subsidiado a partir dos estudos de: Almeida (1978) Vygotsky (1998), Piaget (1983), Kishimoto (2011), Chateau (1979), Silva (2014) Neves (2009) entre outras citados no corpo do texto. Esta pesquisa revelou que os profissionais compreendem a importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem e que os mesmos a utilizam em seu trabalho, portanto, o trabalho se torna relevante por considerar o lúdico uma ferramenta de grande ajuda nas mãos dos professores no que tange a melhorar o processo de ensino aprendizagem, deste modo a ludicidade torna-se um instrumento indispensável para tornar o processo de ensino aprendizagem um ato prazeroso e instigante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aquisição da leitura na classe multisseriada na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Ajó-Cametá/Pa(2014-09-03) GONÇALVES, Maria Dinelma Pompeu; ALMEIDA, Rosilene Ferreira de; GOMES, Ivanildo do Socorro Mendes; http://lattes.cnpq.br/8464690332592795Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre a aquisição da leitura na classe Multisseriada na EMEF de Ajó. Mais especificamente seu intuito é analisar as representações dos professores sobre a leitura na classe Multisseriada, compreender se as metodologias que são utilizadas para trabalhar com a leitura são feitas de forma que os alunos sintam-se motivados a ler com prazer no espaço escolar, identificar os sucessos e fracassos que o aluno vem apresentando em decorrência do processo de leitura desenvolvido na instituição. A metodologia utilizada foi o estudo de caso que é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. A abordagem utilizada na pesquisa foi a qualitativa porque tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito, já que este é um tipo de pesquisa que é mais apropriado para a análise do assunto em foco. Foi feita uma entrevista semiestruturada, com um roteiro previamente elaborado. Fazer esta pesquisa trouxe para nós, uma nova concepção sobre os métodos pedagógicos que vem sendo utilizados e as estratégias de leitura que a docente do 2º e 3º ano da EMEF de Ajó utiliza para estar auxiliando seus alunos a terem uma melhor compreensão sobre a importância da leitura. Para a realização do presente trabalho, utilizaram-se os estudos teóricos de Bamberger, Freire, Ghiraldelli Junior, Hage, Oliveira, Solé entre outros. Com a nossa pesquisa e as conversas com a professora notamos que a maioria dos alunos do terceiro ano já sabem ler e que os alunos do segundo estão acompanhando os discentes do terceiro ano. Os que não sabem ainda ler estão recebendo auxilio da professora e com certeza vão obter um grande sucesso na leitura e escrita.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Banguê como prática de ensino e aprendizagem na comunidade de Rio Jacaré Xingú Cametá-Pa(2018-10-10) NUNES, João Mauricio Rodrigues; PINTO, Benedita Celeste de Moraes; http://lattes.cnpq.br/7489392738166786; https://orcid.org/0000-0001-9450-5461O presente estudo foi centrado na Comunidade de Rio Jacaré Xingú, no município de Cametá-Pará, tendo como objetivo analisar a prática cultural Banguê como instrumento pedagógico no ensino e na aprendizagem de diferentes gerações na comunidade de Rio Jacaré Xingú. Assim como, conhecer a importância histórica do Banguê nas comunidades ribeirinhas, compreendendo como se dá a relação dos saberes e práticas culturais proporcionadas pelo Banguê na construção da identidade da população do Rio Jacaré Xingú. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo partiu de uma pesquisa bibliográfica em busca de trabalhos que falasse acerca do tema proposto, como: CANDAU (2011), FREIRE (2005), PINTO (2007), GOMES (2003) entre outros, que abordam a temática em questão, após o levantamento bibliográfico foi realizado a pesquisa de campo quando feita a coleta de dados na localidade de Rio Jacaré Xingu, através da observação do dia a dia da referida localidade, com realização de uma série de entrevistas com os integrantes do grupo de Banguê, além de professores, alunos e moradores locais. Neste sentido, a pesquisa se utilizou de fonte oral, mediante aos relatos orais e histórias de vida, coletados através das entrevistas, observação do cotidiano e conversas informais. Dados da pesquisa apontam, que o Banguê é uma prática cultural afro-brasileira que deve ser vista como uma pratica pedagógica, capaz de afirmar identidades e fazer com que as populações ribeirinhas se reconheçam como sujeitos históricos no processo educacional, pois essa prática é carregada de saberes que estão arraigados nas vivências cotidianas, na memória dos mais velhos, nos gestuais corpóreos, na musicalidade, nas diferentes formas de trabalho e de diversão, na confeção das ferramentas e petrechos de trabalhos, e nos instrumentos musicais do Banguê.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dramáticas de aprendizagem após a pandemia da Covid-19(2025-02-21) CARDOSO, Beatriz Ramos; MARTINS, Egídio; http://lattes.cnpq.br/0023780308259461O presente texto tem como ponto de partida analisar as reconfigurações da prática pedagógica das professoras no ensino fundamental I após a pandemia da Covid-19 a partir da E.M.E.I.F Prof.ª Francisca Arnold de Pina no Estado do Pará/ Cametá. Tendo como norte a abordagem Ergológica, como instrumento de coleta de dados a autoconfrontação simples e cruzada, e, análise dos dados seguindo orientações da análise do conteúdo. A reconfiguração do exercício pedagógico das professoras entrevistas dá-se após a pandemia da COVID-19 em decorrência da identificação de dificuldades na aprendizagem dos estudantes, em especial na leitura e escrita. As lacunas expressas pelos estudantes devem servir de alerta para que o Estado intervenha e proponha medidas efetivas para apoiar os professores, especialmente os das séries iniciais do Ensino Fundamental, onde esses profissionais possam atender seus alunos nas condições que de fato merecem, eles que atuam na mediação do conhecimento, tornando-se um ponto de interseção na aprendizagem dos estudantes, propiciando para que o estudante amplie sua potencialidade e transforme a realidade em que vive. Apreende-se que a atuação do professor é imprescindível no ensino-aprendizagem dos estudantes, visto que ele atua como mediador do conhecimento, auxiliando os estudantes. O atuar docente deve estar acompanhada de políticas públicas na educação, uma vez que propiciaria subsídios para um bom desenvolvimento do exercício pedagógico, as políticas públicas na educação são parte fundamental na execução do trabalho docente, é parte importante na constituição de uma educação de qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de Jovens e Adultos - EJA: uma análise da prática de ensino dos docentes na turma de 3ª etapa de 2018 da E.M.E.F. Professora Dinorá Tavares Gonçalves.(2019-08-28) SANTOS, Adenilza Silva dos; COSTA, Adalberto Portilho; http://lattes.cnpq.br/0411934571781766A pesquisa intitulada de Educação de Jovens e Adultos-EJA: uma análise da pratica pedagógica dos docentes na turma de 3ª etapa da E.M.E.F Dinorá Tavares Gonçalves, tem como objetivo identificar os métodos e práticas que os docentes vem adotando nesta escola, bem como a capacidade destes em estimular, empolgar e envolver os estudantes de EJA, com vistas a melhorar os índices de aprovação. O desenvolvimento se deu por meio de uma abordagem qualitativa, baseado em estudo bibliográfico e pesquisa de campo, os procedimentos metodológicos utilizados foram observação, entrevistas e questionário. Autores como FREIRE (1996), SILVA (2013), MCLAREN (1997), PIMENTA (1995), LIBANÊO (1997, MIZUKAMI (1986, SAVIANI (2007) e CANDAU (2010), foram alguns dos teóricos que fundamentaram este trabalho. A primeira parte trata de uma contextualização histórica da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e as perspectivas atuais, considerando também o desenvolvimento desta modalidade no município de Cametá, como esta surge na escola Dinorá Tavares e quem são os sujeitos que compõe a EJA nesta instituição, a segunda retrata sobre os métodos e práticas pedagógicas do fazer docente, considerando o currículo nesse processo e a terceira apresenta especificamente os dados obtidos nesta pesquisa, onde os métodos e práticas utilizados em EJA nesta escola caracterizam-se somente tradicionais e sem planejamento por arte dos docentes e não chamam a atenção dos alunos, os desafios concentram-se principalmente no cansaço dos docentes por já virem de um dia corrido de aula e falta de recurso, como consequência os que continuam se formam com conhecimentos pouco reflexivos, outros mostram falta de interesse alguns desistem. Sendo assim, cabe ao professor mesmo diante de muitos impasses, buscar meios que facilite a aprendizagem afim de estimular o interesse de seus alunos, empolga-los a sentir vontade de estudar e envolve-los de forma que se sintam parte desse processo, utilizando metodologias em sua pratica que não só transmita o conteúdo, mas também que contribua na formação destes enquanto sujeitos críticos e reflexivos, compreendendo o meio no qual estão inseridos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Programa Residência Pedagógica: a utilização das oficinas pedagógicas no ensino de matemática(2023-11-27) ASSUNÇÂO, Lucas Lopes; MORAES, Luis Fernando Sá; SMITH, Daniele Esteves Pereira; http://lattes.cnpq.br/5021063268238972; http://orcid.org/0000-0001-6982-8357O objetivo do presente trabalho foi verificar as possíveis contribuições de oficinas pedagógicas de matemática na formação de estudantes do Ensino Médio, dentro do contexto do plano de trabalho desenvolvido pelo Projeto Residência Pedagógica - PRP Núcleo Matemática Cametá 2023. A oficina aplicada tratou da temática sobre propriedades de potências e, foi dividida em três momentos, a saber: a formação dos residentes, a aplicação na Instituição de Ensino Superior (UFPA) como uma oficina piloto e, por fim, a aplicação na escola campo onde o projeto desenvolve seu plano de trabalho de Ensino Médio. O estudo qualitativo utilizou o método de estudo de caso e, concentrou a análise dos resultados em informações coletadas a partir de questionários aplicados, rodas de conversa e produção dos participantes da proposta. Os resultados apontaram que a grande parte da turma do Ensino Médio participantes da oficina tiveram seu primeiro contato com esse tipo de metodologia durante a realização das atividades implementadas pelo PRP, tendo assim pouco conhecimento sobre esse tipo de abordagem em sala de aula. No entanto, a oficina sobre propriedades de potências foi considerada útil pela maioria dos alunos, ajudando a relembrar o assunto e mostrando o potencial para favorecer o aprendizado. O trabalho enfatizou a importância da Residência Pedagógica na formação de professores e destacou a funcionalidade das oficinas pedagógicas para o ensino de matemática. A implementação prática dessas atividades mostrou ser uma forma dinâmica e eficaz de ensinar, facilitando a compreensão dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA(2023-12-07) VIANA, Adriano de Carvalho; ARRIFANO, Leila de Lourdes Pinto; PEREIRA, Rubenvaldo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2292002732422870Neste relato de experiência, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) Santa Terezinha, em Cametá, Pará, destaca-se a aplicação bem-sucedida de jogos educativos para o ensino das operações aritméticas. A estratégia adotada foi fundamentada em teorias que ressaltam a importância da interação social e da construção ativa do conhecimento pelos alunos. Os jogos foram implementados de forma criativa e contextualizada, incentivando a participação ativa e a colaboração dos estudantes. A integração eficaz entre os jogos e inquéritos, aliada à ludicidade, mostrou-se altamente eficaz. Isso permitiu que os alunos aplicassem as estratégias aprendidas em problemas mais desafiadores, ampliando sua compreensão das operações aritméticas. Apesar dos desafios iniciais enfrentados, como a falta de motivação dos alunos e o contexto de ensino híbrido, os resultados foram positivos. Os jogos educativos se revelaram uma ferramenta poderosa para tornar a matemática mais acessível, desmistificando conceitos e despertando o interesse dos alunos de maneira significativa. Essa abordagem pedagógica mostrou-se eficaz em criar um ambiente de ensino envolvente e eficiente, especialmente durante o período desafiador do ensino híbrido que caracterizou essa experiência educacional. Os resultados obtidos ressaltam a importância de estratégias pedagógicas inovadoras, como a integração de jogos educativos, para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz, interessante e adaptado às necessidades dos estudantes. Essa prática sugere um caminho promissor para o aprimoramento da educação matemática, contribuindo para a formação de alunos mais engajados e competentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência em participação no projeto de ensino: Residência Pedagógica(2025-02-21) RIBEIRO, Aline Ramos; TRINDADE, Rosinélio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/1533377297554197A formação inicial de professores, no âmbito da graduação, conta com diversos meios que possibilitam que o graduando obtenha contato com a profissão em sua complexidade teórica e prática. Neste relato de experiência, buscamos dar visibilidade às vivências e oportunidades que presenciei no Residência Pedagógica, edição de 2022, mais especificamente no subprojeto: “PRÁXIS PEDAGÓGICA EM LITERACIA E NUMERACIA: Construindo experiências formativas no ensino fundamental anos iniciais”, vinculado à Faculdade de Educação do Campus Universitário do Tocantins – UFPA. Nosso objetivo, também, é destacar a importância do programa na formação do futuro pedagogo, com base em experiências reais, das realidades da escola pública do Brasil. As atividades ocorreram na escola-campo E.M.E.F. Professora Maria Nadir Filgueira Valente, localizada na cidade de Cametá-Pará, especificamente em turmas de 2º e 3º anos do ensino fundamental. O percurso metodológico do subprojeto se deu em três módulos: Ciclo de Formação e Ambientação; Observação Semiestruturada e Regência e Atividades Científicas. O Subprojeto fundamenta-se na perspectiva histórico-crítica de (SAVIANI) e na teoria Sociointeracionista de (VYGOTSKY). As experiências adquiridas durante a execução do programa, foram muito importantes e significativas para a nossa formação, pois nos proporcionaram refletir sobre os desafios do papel do pedagogo/educador, na atualidade, e sua participação na estrutura e organização da instituição escolar, especificamente, pela aproximação entre teoria e prática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de participação em projeto de ensino: Residência Pedagógica(2025-02-21) MORAES, Laissa Oliveira; TRINDADE, Rosinélio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/1533377297554197Este relato apresenta, de forma detalhada e fundamentada, minhas experiências no Programa Residência Pedagógica, edição de 2022, mais especificamente no subprojeto: “PRÁXIS PEDAGÓGICA EM LITERACIA E NUMERACIA: Construindo experiências formativas no ensino fundamental anos iniciais”, vinculado à Faculdade de Educação (FAED) do Campus Universitário do Tocantins – UFPA. O subprojeto teve como objetivo incentivar e contribuir com a formação para o magistério dos estudantes de licenciatura em Pedagogia, por meio do desenvolvimento de atividades voltadas ao processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. A fundamentação teórica ancorou-se na perspectiva histórico-crítica e na abordagem sociointeracionista de Vygotsky. As atividades foram realizadas na escola-campo E.M.E.F.F Professora Maria Nadir Filgueira Valente, localizada na cidade de Cametá-Pará, especificamente em turmas de 2º e 3º anos do ensino fundamental. As análises e as reflexões apresentadas, resultam de uma trajetória articulada em três momentos: ambientação, planejamento e regência, os quais, de modo gradativo e planejado, permitiram aos residentes, em formação, vivenciar concretamente o dia a dia escolar; a sala de aula e, principalmente, a inserção na atividade de trabalho que futuramente irão exercer.