Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As bruxas da modernidade: os discursos presentes em Malleus Maleficarum e suas influências na luta feminista(2019-12-18) FERREIRA, Suzi André; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700Esta pesquisa apresenta como tema central a permanência dos discursos veiculados no livro Malleus Maleficarum, e suas influências em discursos modernos. Nessa preceptiva, o presente estudo tem como principal objetivo investigar como as características associadas às mulheres na Idade Média ecoam em discursos da sociedade contemporânea. Assim, buscou-se analisar como discursos reproduzidos entre os séculos V ao XV, socialmente difundidos e perpetuados no imaginário popular, tornaram-se, atualmente, parte da ideologia aceita por uma determinada classe. Para tanto, realizou-se uma análise teórico-metodológica de cunho qualitativo, ancorada na revisão bibliográfica. Os dados foram coletados do livro Malleus Maleficarum, bem como 25 tuítes que apresentam conteúdos com discursos que estão relacionados aos trechos do livro medieval, selecionados da rede social Twitter. Diante de tais análises, fora possível suscitar reflexões acerca dos processos que levam a reconhecer as bruxas da modernidade, configuradas em mulheres que lutam contra os estereótipos e paradigmas societários que insistem em subjazer a figura feminina na sociedade contemporânea.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Heterogeneidades discursivas sobre gênero e feminismo no posicionamento de professoras universitárias(2018-06-08) RODRIGUES, Aline Matos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este trabalho procura analisar o posicionamento de professoras universitárias sobre gênero e feminismo. Para tanto, levantou enunciados de mulheres docentes de uma Universidade no interior do Nordeste Paraense a partir de uma entrevista estruturada. O objeto de estudo, então, são os discursos, e o que se pretende analisar são as possíveis heterogeneidades presentes e as relações de poder que se concentram nas formas de dominação masculina em diversas esferas sociais, entre elas, instituições de ensino superior. A abordagem teórico-metodológica utilizada tem como base os estudos de Authier-Revuz (2004), para conceituação e constituição do corpus de análise e para compreendermos a noção de discurso faremos um curto delineamento desse conceito sob a perspectiva da ACD proposta por Van Dijk (2008). A análise nos mostrou algumas características de como as relações de dominação de gênero aparecem, para determinadas entrevistadas, no interior do espaço universitário. Assim, constatamos ao longo deste trabalho que a universidade, é um lugar enunciativo permeado de discursos construídos historicamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história de gramáticas infantis na Amazônia paraense (1850-1920): a gramática ‘Exercícios de Portuguez’ de Vilhena Alves(2018-12-19) MENEZES, Michaelly Almeida de; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente trabalho é um estudo de caráter histórico que tem como objetivo catalogar gramáticas infantis produzidas no Pará no período de 1850 a 1920. Com isso, busca-se discutir sobre a educação no Brasil e no Pará no período de 1850 a 1920; compreender a história do livro e da gramatização no Brasil; investigar sobre a produção de gramáticas na Amazônia Paraense (1850 a 1920); discutir a respeito da vida e obra de Vilhena Alves e, por fim, analisar a obra Exercicios de Portuguez, de Francisco Ferreira de Vilhena Alves, como objeto físico. A obra foi publicada em 1900. Como embasamento dessa pesquisa, utilizam-se as concepções de Auroux (1992), Bittencourt (2004), Braga (1913), Choppin (2004),Orlandi (2001) e Travaglia (1996).Na Amazônia, as pesquisas sobre a história de gramáticas infantis ainda são bem iniciais. Os indícios apontam para alguns artigos e para um livro publicado recentemente sobre história de livros escolares de leitura o qual apresenta alguns dados sobre história da gramática. Devido a esses fatores, percebe-se o quanto é relevante esse tipo de investigação para a constituição da história do livro didático na Amazônia. O estudo está voltado para uma pesquisa que visa colaborar para a constituição da história do livro didático na Amazônia. Como resultado de pesquisa, foram catalogadas 28 gramáticas paraenses que contribuíram para a educação do estado e foi feita a análise física na obra “Exercicios de Portuguez”.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O imaginário de si e sobre a polícia em letras de rap(2019-12-20) SOUZA, Luiz Renan Costa de; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Esta pesquisa com base na teoria da Análise de Discurso de Linha Materialista/Francesa, de Pêcheux, analisou o discurso da cultura do Hip Hop a partir de um corpus constituído por letras de músicas do Rap brasileiro como as dos rappers Mc Cid, Emicida, Djonga, MVBIL. O objetivo é o de percebermos como os Rappers projetam o seu imaginário sobre si e sobre a polícia, considerando que, os rappers selecionados para análise se caracterizam por retratar no seu discurso, materializados em letras de músicas, as condições de existência dos negros e das camadas sociais dentro de contextos suburbanos e periféricos no Brasil, especialmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Para isso, fez-se necessário também, abordar outros conceitos dentro dos edifícios teóricos da Análise do discurso para selecionar três sequências discursivas de três letras do Rap contemplando o jogo imaginário de sujeitos de Pêcheux. Assim, concluímos que o rap como gênero de denúncia social retrata um jogo de imaginários de modo dialético e que evidencia injustiças históricas do Estado sobre a população negra.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A referenciação como estratégia argumentativa em tirinhas da Mafalda(2019-12-20) CORREA, Rute Ribeiro; MACEDO, Patrícia Sousa Almeida de; http://lattes.cnpq.br/2908797295424945; https://orcid.org/0000-0003-3889-687XO objetivo desta pesquisa é analisar como a referenciação funciona enquanto estratégia de argumentação em tirinhas da Mafalda, do escritor argentino Quino. Para alcançar esse fim, apoiamo-nos na Abordagem da Argumentação no Discurso, proposta por Ruth Amossy (2018), na tese de Macedo (2018) e nos estudos sobre referenciação de Cavalcante (2012) e de Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), além de outros. O diálogo estabelecido entre a teoria retórico-discursiva de Amossy e a Linguística Textual mostrou-se profícuo, pois, na análise, pudemos verificar que a construção de referentes nas duas tirinhas selecionadas orienta a maneira de ver do alocutário, funcionando como estratégia persuasiva nesses textos.