Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A aplicação da teoria semiótica peirciana no gênero charge(2018-06-28) SANTOS, Adenilda Sena dos; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente trabalho investiga o processo de significação implícita envolvendo o gênero charge segundo a perspectiva da semiótica peirceana. Deste modo, busca-se compreender o processo de produção de sentido à luz desta teoria. A metodologia empregada é de acordo com Santaella (2005). Para complementar nossa investigação sobre o processo de produção de sentido referente ao corpus analisado, estabelecemos diálogo com Marcuschi (2011), que teoriza sobre os gêneros textuais e com Fernandes (2008) e Orlandi (1999), que tratam sobre Análise do Discurso. A leitura da charge a partir da análise semiótica realizada nos permitiu concluir que a significação implícita se dá exatamente no modo como o signo está configurado, confirmando a ideia de que o signo representa uma realidade sociocultural, um discurso, mas essa representação ocorre de forma expressiva, o que é peculiar ao gênero charge.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Concepções teóricas sobre mudança linguística(2022-12-22) FURTADO, Airton Nunes; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A construção do sentido nas capas de revista Veja de 2016 e 2017 com assunto política no âmbito nacional(2018-12-21) FERRANTI, Rúbna Laíse Pereira dos Santos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este trabalho tem como tema a construção de sentido das capas de revista Veja dos anos de 2016 e 2017, sobre política no âmbito nacional. O trabalho tem como objetivo analisar como os sentidos das capas dos exemplares são construídos, compreendendo aquilo que é dito ou subtendido. Visa, também, analisar as influências externas, por exemplo, o conhecimento de mundo que os discursos das manchetes sofrem. E, ainda, busca observar os efeitos que as capas ocasionam na sociedade, se os discursos das capas sofrem influências e como os atores sociais que estão presentes nelas são representados. Do ponto de vista metodológico, fizeram-se necessários, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica de obras de Análise de Discurso Crítica (ADC) e um levantamento de capas de revistas para que pudesse ser feita a escolha de quais delas seriam pertinentes para essa pesquisa. Ademais, aplicou-se um questionário como ferramenta de coleta de dados, com perguntas relacionadas aos objetivos da pesquisa. Ressalta-se que esta pesquisa é de caráter qualitativo descritivo. Os resultados puderam mostrar como o leitor compreende a capa de revista, se ele consegue ver quais efeitos de sentido são gerados a partir da composição das capas e da representação dos atores sociais nelas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O conto: um olhar sobre a leitura literária na escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes(2019-02-11) CARDOSO, Elianey de Jesus Pena; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945O tema: O CONTO: Um olhar sobre a leitura literária na Escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes, foi escolhido a partir das inquietações e observações quanto a importância da prática da leitura literária, no 9º ano do ensino fundamental na referida instituição, durante o turno da tarde onde pude perceber que a leitura literatura é pouco valorizada. A partir desse fato propõe-se este trabalho, que objetiva analisar como os professores do 9º ano do ensino fundamental trabalham a leitura literária em suas aulas, buscando contribuir na formação leitora dos educandos. Este estudo baseia-se em uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo seguindo uma abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de pesquisa de entrevistas que seguiram o modelo semiestruturado aplicadas a professora da turma e 10 alunos da turma investigada, bem como das técnicas de interpretação dos dados onde se utilizou como instrumento da análise de conteúdo e documental. O referencial teórico do trabalho é composto por Freire (1981), Koch e Travaglia (2009), Koch e Elias (2011), Lajolo (1993), entre outros autores. Os resultados da pesquisa demostram que as diretrizes da prática pedagógica destinada a leitura literária no ensino fundamental ainda são poucos valorizadas e aprofundadas nos ambientes educacionais. Sendo que os principais achados desta investigação apontam que a prática de leitura literária contribui significativamente para a formação leitora, uma vez que proporciona aos educandos uma grande diversidade de contos e histórias que atraem a atenção dos leitores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O crime do Tapuio: literatura e saberes tradicionais na cultura Amazônica(2022-11-18) PINHEIRO, Salomão do Carmo; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172A cultura Amazônica é conhecida por sua vastidão de saberes que estão presentes nos hábitos cotidianos dos sujeitos inseridos nela. Na literatura, o Autor paraense José Veríssimo apresenta estes costumes onde damos destaque para a inserção das ervas medicinais e gorduras vegetais no tratamento de enfermidades, que na trama, são os principais recursos para o alívio das dores da personagem Beltrana. Exposto isso, esta resenha crítica tem como objetivo analisar a maneira em que estes saberes medicinais se manifestam na cultura amazônica. Teremos como corpus de análise o conto “O Crime do Tapuio”, de José Veríssimo, para constituir as bases teóricas buscaremos apoio nas linhas de pesquisa da literatura e Cultura com ênfase nos postulados teóricos de Walter Benjamin (1986) e José Veríssimo (1977) em seus escritos sobre a história da literatura Brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cultura amazônica em gêneros textuais: uma ferramenta metodológica para as aulas de língua portuguesa no contexto escolar(2022-11-18) PEREIRA, Sebastiana Sarges; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Os gêneros textuais são considerados importantes ferramentas quando trabalhados de maneira correta nas aulas de Língua Portuguesa. Desta forma, o objetivo geral do presente trabalho consiste em compreender que a abordagem da cultura amazônica em gêneros textuais é uma importante ferramenta metodológica para ser trabalhada em aulas de Língua Portuguesa no contexto escolar. Tem-se como objetivos específicos: abordar o conceito de gênerostextuais e suas exemplificações, além disso, demonstrar as abordagens que os documentos que norteiam o currículo no Brasil fazem em relação aos gêneros textuais; conhecer os aspectos de identificação cultural amazônica por meio dos gêneros textuais, além de identificar as características culturais da Amazônia; apontar que a cultura amazônica atrelada aos gêneros textuais possibilita o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. Os percursos metodológicos abordam que a presente pesquisa é considerada: básica, exploratória, possuindo abordagens qualitativas, sendo delineada pelo estudo bibliográfico. Dessa forma, a coleta de dados foi feita no Google Scholar, Scielo e repositórios de universidades públicas. Os resultados apontam discussões e reflexões acerca das temáticas sobre gêneros textuais e a cultura amazônica. Dessa forma, os gêneros textuais atrelados a abordagens da cultura amazônica possibilitam ao aluno um aprendizado significativo, pois ele estará estudando as suas práticas sociais, sua cultura, seu espaço geográfico e território. Conclui-se, as literaturas regionais, podem ser um grande aliado em sala, mas cabe ao professor introduzi-las e trabalhalas de maneira correta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ditadura expressa nas capas da revista Veja(2017) SANTOS, Kamila da Silva; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700O presente trabalho é baseado na teoria da Análise do Discurso Crítica (ACD) e em uma breve investigação histórica do regime ditatorial brasileiro. O objetivo é analisar o modo como os meios de comunicação, em especial às revistas, demonstravam os acontecimentos que atingiam o Brasil na época da Ditadura, buscando refletir sobre a influência ou não do regime nas capas de revistas, já que a censura e repressão fez parte deste periodo. Nesta perspectiva buscamos ponderar sobre a influência ou não do Regime Militar nas imagens (fotográficas e ilustrativas) veiculadas e de que maneira estas capas afetavam a população que ficava muitas vezes sem saber o que acontecia devido à repressão praticada sobre a população pelas mídias neste período. Foram selecionadas duas (2) capas da revista Veja – Editora Abril.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Um estudo semântico-pragmático sobre os processos implícitos encontrados em construções binárias por inferência na hipotaxe adverbial(2024-11-07) COSTA, Wanessa do Espírito Santo Queiroz; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente artigo realiza uma discussão de cunho sintático-semântico acerca das construções binárias que são encontradas em atos interacionais que apresentam processos implícitos por meio de inferência na hipotaxe adverbial, a saber: “Mais um pio, eu retiro de sala”, essa construção, ao ser analisada por um viés funcional, pode-se notar que infere valores semânticos de tempo, causa e condição. Além disso, é importante ressaltar que esta pesquisa é fruto dos debates que ocorreram no Núcleo Amazônico de Estudos Semânticos do Português – NAESP, no qual fazia parte como bolsista e esses debates foram primordiais para o desenvolvimento da pesquisa que objetiva também explanar o processo que leva à criação de construções binárias por inferência na hipotaxe adverbial. Nesse sentido, o trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Linguística Funcional, na linha de Bybee (2010) e no trabalho de Decat (2001), que advogam sobre a língua se modelar a partir dos usos. Logo, construções que fogem dos padrões sintáticos canônicos não são criadas de forma aleatória, mas motivada. Dessa forma, para realizar tal discussão, recorreu-se às redes sociais, com o propósito de coletar dados que demonstrem as omissões de termos em um complexo oracional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Facetas discursivas em torno da criminalização da homofobia e da transfobia(2019-12-19) TAVARES, Raylton Carlos de Lima; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Neste artigo, analiso uma cadeia de eventos discursivos em torno da decisão do Supremo Tribunal Federal em tipificar como crime a homofobia e a transfobia. A investigação baseia-se na arquitetura teórico-metodológica dos Estudos Críticos do Discurso. O corpus compõe-se de três textos do jornal O Antagonista, analisados, principalmente, à luz da linguagem de descrição do sistema de Transitividade. Os resultados apontam que a representação tematiza o possível descontentamento de religiosos e apaga os benefícios à comunidade LGBTQI+, e que há sentidos ideológicos que operam através da dissimulação e do expurgo do outro, trabalhando na manutenção do estado de violência contra LGBTQI+.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formas de negação não canônicas nas construções [NEM X], [NEM EM], [NEM QUE] e [NEM SE](2024-11-07) ARAÚJO, Irna Moraes; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente trabalho pauta uma discussão a respeito do fenômeno da negação, traçando o foco para os diversos usos de uma expressão considerada canônica pelo Português Brasileiro, em conjunto com outras não-canônicas. Este estudo tem como objetivo apresentar o processo de adaptação linguística que ocorre no português, através de um olhar relacionado à motivação da linguagem. Por esse motivo, esta pesquisa justifica-se pela verificação de que os seres humanos são expressivos, através das mais variadas formas de se comunicar. Este trabalho se propõe a complementar os estudos existentes na área do Funcionalismo, visto que a língua é funcional e dinâmica, e está sempre em constante evolução, assim como o meio social em que ela está inserida. Assim, é imprescindível a realização de pesquisas relacionadas às variações linguísticas dentre as quais pode-se citar o objeto deste estudo, e as formas que elas ocorrem, visto que essas alterações existem no dia a dia e são essenciais para a realização da comunicação no meio da linguagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gênero dissertação escolar na perspectiva do uso dos articuladores de conteúdo proposicional e discursivo-argumentativo(2013) MENDES, Adriana Serrão; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Neste trabalho, analisamos os articuladores de conteúdo proposicional e discursivoargumentativos nas dissertações de alunos da Escola pública de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Bou-Habib e do Colégio particular Engels. De maneira mais específica, buscamos determinar em que grupos de textos coletados há maior incidência desses fenômenos, bem como vislumbrar o impacto desses articuladores na consecução dos propósitos comunicativos dos produtores textuais. Para tanto, faremos uso dos trabalhos de Bentes e Mussalim (2008), Camacho (2001), Koch (2001, 2004, 2008), Fávero e Koch (2002), Possenti (1996) e Souza (2003), trabalhos estes que sedimentam nossas análises no quadro teórico da Linguística de texto de viés cognitivo-discursivo interacionista.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O imaginário das lendas e mitos amazônicos na escola: a prática do letramento por meio da criação de histórias em quadrinhos(2019-03-15) CASTRO, Silvia Margareth dos Santos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este trabalho tem como objetivo apresentar a construção de histórias em quadrinhos-HQ com lendas e mitos amazônicos, especialmente do município de Muaná-Pa, como ferramenta indispensável no processo de letramento dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Para isso foi escolhida uma escola localizada na área ribeirinha do referido município, a qual trabalha com ensino fundamental. O trabalho está desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, tendo como embasamento alguns autores da área, aplicação de questionários aos alunos e professor e um plano de intervenção realizada na turma. A utilização das HQ permite que o aluno compreenda e interprete de forma autônoma os textos lidos, produzidos por eles mesmos e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Portanto, é oferecido aos professores meios concretos de realizarem atividades coerentes que favoreçam a inserção do aluno no âmbito da leitura e escrita via letramento dentro do contexto amazônico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da leitura literária: um estudo de caso na escola Basílio de Carvalho em Abaetetuba-PA(2019-04-01) VILHENA, Marielen Ribeiro de; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945Nesse trabalho busca-se apresentar as análises acerca da prática de leitura literária através da aplicação do projeto desenvolvido na turma do 7º ano da Escola Estadual Basílio de Carvalho, localizada na zona urbana do município de Abaetetuba, no Pará. O objetivo do projeto foi analisar como os professores vêm a leitura de textos literários nas escolas, no qual nos perguntávamos Como os professores vêem as práticas de leitura literária na sala de aula? o trabalho parte da leitura de textos relativos a formação do leitor e da leitura de obras literárias em sala de aula, em busca de analisar os processos de apreensão de leitura durante o período de aplicação do projeto na turma. Para isso, utilizamos entrevistas realizadas na escola com a professora da referida turma, com a finalidade de analisar os resultados obtidos. Dessa maneira, essa experiência permitiu identificar os aspectos positivos, como no caso do gosto dos educandos pela leitura de contos e lendas e negativos como no caso da dificuldade que eles possuem em interpretar o texto lido, bem como, as dificuldades que circundam às práticas de leitura literária na referida instituição, onde pude perceber a grande dificuldade dos educandos na compreensão de textos literários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do gênero literário poema na construção de uma comunidade leitora: o poema “morte e vida severina” como ferramenta no processo cognitivo de incentivo à cultura da leitura(2019-02-11) COSTA, Maria Dorianna Ribeiro; FREITAS, Marília Fernanda Pereira de; http://lattes.cnpq.br/5888956953427621O presente trabalho, intitulado ―A importância do gênero literário poema na construção de uma comunidade leitora: o poema Morte e Vida Severina como ferramenta no processo cognitivo de incentivo à cultura da leitura‖, tem como principal objetivo discutir sobre a relevância de se trabalhar a leitura, a partir do gênero literário poema. Para tanto, foram utilizados autores como Barthes (1985), Lajolo (2011), Freire (1981), Vargas (2000), Pires (2000), Zilberman (1988). Adicionalmente, foi feita a aplicação de uma breve atividade de intervenção, voltada para uma turma do 9º ano B da Escola Perciliano Tourão Corrêa, no dia 02 de abril de 2019, no turno da tarde, a fim de se verificar na prática a aplicabilidade do uso do gênero poema nas aulas de língua Portuguesa. Conclui-se que o uso de tal gênero pode vir a agregar às aulas de língua portuguesa importantes discussões, relativas à situações que fazem parte do conhecimento de mundo do aluno, tornando as aulas mais interessantes e próximas da realidade dos educandos, favorecendo o trabalho com a leitura e produção de textos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Infância, construções de identidade e questões étino-raciais em a obra Negrinha(2022) BRITO, Carla Ruane Rodrigues de; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172O presente artigo volta-se para a construção da identidade étnica e cultural da infância no Brasil, abordadas na obra “Negrinha” de Monteiro Lobato. Por meio de consultas bibliográficas e comparativismos, buscou-se a compreensão do ponto de vista lobatiano sobre a personificação de infância de meninas brancas e negras entre personagens da obra Negrinha. Os fundamentos dessa pesquisa do percurso infantil na história; identidade, etnia. Nesse âmbito, as análises resultaram na compreensão da personificação de crianças infância negra e brancas, onde observa-se a invisibilidade de crianças negras e a valorização da infância branca, onde prevalece o privilégio e senso de superioridade de um grupo étinicoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Leitores competentes na Literatura(2019-06-26) SARAIVA, Michelle Nascimento; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244Este trabalho tem como objetivo mostrar uma alternativa para que possamos ter alunos competentes na leitura e para que estes compreendam o que lêem. Além de mostrar aos alunos que a leitura pode transformar o modo de ver e viver numa sociedade cada vez mais competitiva e exigente, demonstrando que a leitura pode nos fazer viajar e conhecer lugares sem sair do lugar. Neste artigo apresentamos uma sequência didática sobre o subgênero mito, que foi executada numa Escola Municipal de Ensino Fundamental 5º ano, Bairro Industrial do município de Barcarena, mostraremos como levar nossos alunos a entender as características do mito e compreender o que lêem, além de levá-los a produção de um mito de conhecimento deles, para comprovar que ler, não é simplesmente decodificar letras, e sim, que está associado ao conhecimento que os alunos já possuem e as vivências que já tiveram.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura literária: uma análise do ensino do 7º ano na escola Perciliano Tourão em Igarapé - Miri-PA(2019-03-12) GONÇALVES, Cláudia Maria da Cunha; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945O presente trabalho foi desenvolvido a partir das pesquisas realizadas durante a prática de estágio em uma instituição municipal de educação infantil e fundamental do município de Igarapé-Miri no Estado do Pará, onde analisamos como se deu o processo de utilização da leitura literária na educação junto aos alunos do 7º ano na Escola Perciliano Tourão em Igarapé-Miri/PA. A pesquisa objetivou analisar como os professores do ensino fundamental atuam com o ensino literário em sala de aula, e como se deu o processo de significação das experiências vivenciadas pelos educandos em seu cotidiano a partir da prática literária trabalhada pela instituição de ensino. Entre os principais achados desta pesquisa se destaca a leitura literária potencializadora da aprendizagem promovendo o alargamento dos horizontes indivíduos e coletivos, no âmbito social e cultural, garantindo uma formação mais crítica e emancipadora. Em que a prática é importante para que os alunos consigam perceber a leitura literária como um instrumento de prazer, que lhes permitam explorar outros contextos, outras pessoas, outras ideias, e, assim, possam interagir na sociedade em que estão inseridos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura silenciosa das sentenças ambíguas temporárias por falantes bilíngues japonês/português do município de Tomé-Açu-PA(2017) BORGES, Aline dos Anjos; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167Examinamos, o processamento bilíngue na leitura silenciosa de sentenças ambíguas temporárias de textos escritos da Língua Portuguesa por falantes bilíngues de Tomé Açu, ponderando a sintaxe-prosódia implícita. Especificamente, despertamos o interesse de entender o processamento bilíngue em contexto familiar de dois grupos de brasileiros nascidos em Tomé-Açu: falantes que possuem a Língua Japonesa como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como segunda língua (L2). Baseando-se na Psicolinguística de Leitão (2012), Psicolinguística do Bilinguismo (Zimmer, 2015). Especificamente, na Hipótese da Prosódia Implícita Fodor (2002) e a Marcação Prosódia Gráfica de Cagliari (1989), aplicamos um experimento de leitura silenciosa off-line, não cronometrado. Pressupomos 1) Os falantes do Português como L2 possuiriam dificuldades no processamento da leitura silenciosa de sentenças ambíguas temporárias da Língua Portuguesa; 2) Os falantes do Português como L2 apresentariam menor desempenho na leitura silenciosa do que os falantes do Português como L1; 3) A presença da vírgula facilitaria o processamento de sentenças ambíguas temporárias tanto dos falantes do Português como L2 quanto dos falantes do Português como L1. O experimento contou com 18 indivíduos de Tomé-Açu: 9 falantes do Português como L2 e 9 falantes do Português como L1 entre 30 a 50 anos. O material obteve 54 sentenças subordinadas ambíguas temporárias: “À medida que João escrevia as mensagens foram lidas por todos na platéia”; 54 distratoras; 3 scripts (18 sentenças-testes; 6 condições experimentais: Late Closure, Early Closure e Semantic Control com e sem a vírgula). Os falantes do Português como L2 não apresentaram dificuldade no processamento da leitura silenciosa de sentenças ambíguas temporárias. As estatísticas apontam que o grupo Português como L2 acertou 62% de todas as sentenças ambíguas temporárias com e sem a vírgula, 65% das sentenças com a vírgula e 59% sem a vírgula. O grupo Português como L2 acertou 59% de todas as sentenças ambíguas temporária com e sem a vírgula, 63% com a vírgula e 56% sem a vírgula. Tais evidências apontam que o grupo Português L2 apresentou maior percentual de acertos nas sentenças ambíguas temporárias com uma diferença considerável. Ocorreu uma diferença não significativa com relação ao número de acertos das sentenças ambíguas temporárias com a vírgula. Assim sendo, a vírgula contribuiu para a resolução da ambiguidade de sentenças do Português escrito para os dois grupos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A luta das mulheres pela sobrevivência diária, na obra “O cortiço” de Aluísio de Azevedo comparada a luta no SÉCULO XXI(2022-11-20) NATIVIDADE, Mayara Evangelista; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172As lutas das mulheres estão presentes em nossa sociedade desde o século passado, e essas lutas continuam ocorrendo com muita intensidade atualmente, podemos perceber que embora diariamente haja muitas mudanças, os problemas continuam na busca por direitos e equidade das mulheres. Buscou-se neste trabalho as analogias da obra literária O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, de 1890, e as lutas das mulheres no século XX, com objetivo de comparar as lutas pela sobrevivência de personagens femininas na obra “O cortiço” com as lutas atuais das mulheres O desenvolvimento deu-se por meio da pesquisa bibliográfica em leituras e análises baseadas em autores que abordam sobre o tema, pautado no olhar histórico e social presentes na narrativa da obra literária em questão. O presente trabalho apresenta grande relevância para a sociedade, e em especial às mulheres, pois pode servir de meio para que elas mesmas percebam o quanto é importante a luta das mulheres durante historicamente, na literatura e como isso se refle nas vidas dela hoje. A partir dessa análise, foi possível constatar que os preconceitos direcionados às mulheres no século XIX, ainda são sofridos até hoje e a lutar por existência cresce à medida em que a sociedade se desperta, na medida em que a sociedade feminina luta pelos seus direitos e igualdade, e estes movimentos de mulheres, apesar de todas as dificuldades, propiciam visibilidade social e conquista de direitos, permitindo um processo de construção de relações sociais mais igualitárias em termos de classes, cor e gênero.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A melancolia em A hora da estrela: a dor de existir na personagem Macabéa(2018) CUNHA, Jociane Alves da; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945; Orcid iD - https://orcid.org/0000-0003-0552-4295Este artigo propõe uma análise da obra A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, com o propósito de compreender de que maneira se pode conceber a melancolia dentro deste romance, salientando que as tensões presentes no perfil do indivíduo na modernidade constituem-se dentro da obra pela presença do caráter melancólico da protagonista Macabéa. Para tal, discutir-se-á a melancolia fundamentada nos conceitos de Sigmund Freud e Maria Rita Kehl, além de autores que se reportam as obras de Clarice Lispector.