Faculdade de Ciências Biológicas - FCB/CALTA
URI Permanente para esta coleção
Campus de Altamira / Bibliotecários: Irlaneide Cabral
Fax: (93)2122-0613 E-mail: bibaltamira@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Ciências Biológicas - FCB/CALTA por Autor "COSTA, Carina Gabriella Buchinger da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de recursos didáticos na educação básica: estimulando o ensino de Botânica(2021-06-16) COSTA, Carina Gabriella Buchinger da; FRANÇA, Isadora Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/7204763906285966A Botânica é uma das áreas das Ciências Biológicas com maior dificuldade de ensino, devido à falta de interesse dos alunos, a qual pode ser atribuída à complexidade de termos, à falta de aulas práticas e de materiais didáticos disponíveis. Propostas de ensino baseadas em métodos convencionais, apenas com aulas expositivas e livros didáticos, agravam o problema. Desta forma, fica clara a necessidade da busca por novas estratégias a fim de diversificar as aulas de Botânica e as tornar mais interessantes, atraentes e motivadoras para os alunos, colaborando para a aprendizagem significativa dos conteúdos lecionados em sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho desenvolveu uma proposta de elaboração de modelos didáticos, utilizando, de preferência, recursos de baixo custo, referentes aos quatro grupos vegetais, com o intuito de representar os principais termos botânicos, assim como as características morfológicas e a reprodução dos mesmos que podem ser utilizados tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Foram confeccionados modelos tridimensionais abordando principalmente, suas características morfológicas externas. A utilização destes modelos tem como objetivo auxiliar o professor a despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo, almejando tornar a aprendizagem mais significativa por meio da visualização das estruturas e pela interação do aluno com o material. Desta forma, os modelos podem prender a atenção dos educandos, tornando a aula mais interessante, participativa e assim, estimulando o ensino de Botânica. Trabalhos como estes de propostas buscam auxiliar e encorajar os professores na tarefa de buscar por novos recursos e metodologias facilitadoras do ensino-aprendizagem, e ainda estimular a publicação de trabalhos que possibilitem novas ideias para o ensino de Botânica.