Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST por Autor "AMORIM, Josiane Lima de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O desenho e a escrita como elementos da construção da alfabetização científica: análises das produções dos alunos do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”(2018-08-31) AMORIM, Josiane Lima de; ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2751639119658256; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma o desenho e escrita, desenvolvidos em uma atividade experimental investigativa, contribuem para o processo de Alfabetização Científica dos alunos participantes do Clube de Ciências "Prof. Dr. Cristovam W. P Diniz" na UFPA/Castanhal. Esta investigação está fundamentada em uma abordagem qualitativa, a mesma foi realizada a partir dos registros de desenho e escrita dos alunos, desenvolvidos na experiência do “problema da peneira”, em que procuramos identificar os Indicadores de Alfabetização Científica proposto por Sasseron (2008). Os alunos demonstraram por meio dos registros a construção do conhecimento científico, pois as análises mostram que os alunos produziram desenhos e textos expondo o que compreenderam na atividade experimental, como organizaram suas ideias, bem como representaram o raciocínio ao desenvolverem explicações para as causas do fenômeno estudado. Desse modo, conclui-se que ao verificarmos os indicadores nos registros dos educandos, evidenciam que estão engajados no processo de Alfabetização Científica.