Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST por Autor "ALBUQUERQUE, Sandro Raimundo Belém de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da aprendizagem: métodos e instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na EMEIF Gleba Pernambuco em Inhangapi-PA(2018-09-29) ALBUQUERQUE, Sandro Raimundo Belém de; AZEVEDO, Marcos Lobo de; http://lattes.cnpq.br/2707853818176197O trabalho “Métodos e Instrumentos utilizados pelos docentes no 1º ciclo de alfabetização na E. M. E. I. F. Gleba Pernambuco em Inhangapi -PA” é um tema de suma importância no contexto escolar, principalmente no primeiro ciclo de alfabetização do ensino fundamental. Diante dessa importância, o objetivo geral desta pesquisa é analisar os métodos e instrumentos que os professores da Escola Mun. Ens. Inf. e Fund. Gleba Pernambuco utilizam para realizar a avaliação da aprendizagem dos alunos do 1º ciclo de alfabetização. Os objetivos específicos são: conhecer como se dá a avaliação da aprendizagem no 1º ciclo de alfabetização e identificar que métodos e instrumentos de avaliação são utilizados pelos professores do primeiro ciclo de alfabetização. O trabalho consolidou-se por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada com os professores da referida escola dialogando com bases teóricas como: Jussara Hoffmann, Cipriano Luckesi, Celso Vasconcellos, Phillipe Perrenoud, dentre outros. Os resultados apontam que os métodos e instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes no primeiro ciclo de alfabetização na E M E I F Gleba Pernambuco são as observações, atividades avaliativas e provas, mas que não são suficientes para acompanhar o desenvolvimento pleno dos educandos, pois segundo os autores citados no trabalho, os docentes precisam utilizar diversos instrumentos variados para obterem o diagnóstico, levando em consideração as diversidades na aprendizagem de cada educando. Entretanto, vale ressaltar que a avaliação ainda é um tema pouco discutido no âmbito da referida escola e que precisa ser trabalhado com formação continuada para os docentes.