Graduação - CCAST
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação - CCAST por Autor "ALMEIDA, Matheus da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produção de "Euterpe oleracea" de terra firme em Candeua - Curuçá/Pará: um processo de múltiplos movimentos matemáticos(2024-02-27) ALMEIDA, Matheus da Silva; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006Este presente Trabalho de Curso – TCC, foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo, com o objetivo de identificar conhecimentos matemáticos informais presentes em práticas de campo no cultivo de Açaí, na perspectiva de aproximar a Matemática Formal Escolar ensinada nas salas de aula aos conhecimentos adquiridos no cotidiano dos alunos. A pesquisa tem características de um Estudo de Caso, tendo como principal colaborador, o produtor e proprietário da fazenda de produção de Açaí, da comunidade de Candeua no município de Curuçá – PA. As informações foram constituídas por meio de observação em lócus e entrevista com questões semiestruturadas acerca dos principais processos de manejo de Açaí. A fundamentação teórica que sustenta essa pesquisa está embasada em estudos de pesquisadores que discutem a temática, espacialmente a Etnomatemática que faz abordagens relacionadas as diferentes práticas informais de grupos sociais. Os resultados apontam que os conhecimentos matemáticos informais presentes nas práticas do cultivo do Açaí, podem ser elementos de grande valia para auxiliar o professor a ensinar a Matemática Formal Escolar de forma diferente da tradicional, buscando alternativas para motivar os alunos a aprender Matemática por meio da inserção de atividades práticas, relacionando o conhecimento matemático formal aos conhecimentos matemáticos informais adquiridos no cotidiano do aluno. Esperamos que este trabalho possa trazer aportes para o avanço das pesquisas em Educação Matemática, contribuindo dessa forma, para que a abstração do conhecimento matemático seja mediada por aulas mais interativas, participativas e motivacionais para aquele que aprende.