Faculdade de História - FAHIS/CANAN
URI Permanente para esta coleção
Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de História - FAHIS/CANAN por Autor "GUIMARÃES, Athos Matheus da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A data magna paraense nas dinâmicas da globalização: "performatividade" e o esquecimento sobre o dia 15 de agosto no ensino e no espaço escolar(2021-06-30) GUIMARÃES, Athos Matheus da Silva; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956O objetivo deste trabalho é expor os resultados obtidos na investigação sobre o esquecimento da “Adesão do Pará à Independência do Brasil” no ensino e no espaço escolar. A primeira abordagem deste trabalho foca na perspectiva das dinâmicas entre o global e o local como influências nas transformações da educação brasileira, remodelando o sistema educacional brasileiro para uma percepção performativa sob os discentes, e que propicia influências no planejamento e no desenvolvimento de aulas sobre o local. A segunda abordagem trabalha com o esquecimento sobre memórias históricas locais em espaços escolares de nível médio a partir da presença de avaliações externas. O espaço escolar utilizado para essa investigação foi a Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Antônio Gondim Lins, localizado no município de Ananindeua/ PA. Analisamos os documentos fornecidos pela direção da escola, como o Programa Político Pedagógico (PPP) e os livros didáticos usados por esta instituição, com o objetivo de analisar o histórico desta instituição, como também a escolhas de materiais e seus conteúdos que foram aplicados em sala de aula. Aplicamos questionário nas turmas deste estabelecimento para realizar uma observação quantitativa sobre o conhecimento destes discentes sobre a Data Magna, como também uma análise qualitativa sobre o envolvimento destes alunos e da escola com este feriado.