Faculdade de Enfermagem - FAENF/ICS
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Navegando Faculdade de Enfermagem - FAENF/ICS por Autor "AMARAL, Thaiyza Mirela Oliveira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta pedagógica para o ensino do empreendedorismo nos cursos de graduação nos cursos de graduação em enfermagem(2019-12-25) AMARAL, Thaiyza Mirela Oliveira; BRITO, Stelacelly Coelho Toscano de; http://lattes.cnpq.br/1551922001847261; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953Considerando a questão da pesquisa: como introduzir o ensino do Empreendedorismo na Enfermagem? Este estudo tem o objetivo de construir uma proposta pedagógica para a introdução do ensino do Empreendedorismo a estudantes de nível superior em Enfermagem. Trata-se de um estudo com abordagem quali-quantitativa, fundamentada no método Delphi, em que foi utilizado o e-Delphi. O estudo é feito em quatro rodadas, sendo a primeira qualitativa e as demais, quantitativas. O tipo de amostra deste estudo é nomeado como Bola de Neve, e nove professores participaram das rodadas. Como resultados obtidos, as seguintes variáveis atingiram consenso: compreensão do que é empreendedorismo; vertentes do empreendedorismo; competências empreendedoras; características do enfermeiro empreendedor; maneiras de fomentar competências empreendedoras; experiência docente; impacto do contexto no ensino do empreendedorismo; desafios do ensino na área; período do ensino do empreendedorismo dentro dos cursos; estratégias de inserção do ensino do empreendedorismo; caráter das disciplinas de empreendedorismo. número ideal de disciplinas; carga horária ideal; metodologias ativas para o ensino do empreendedorismo; caráter dos projetos de pesquisa e extensão; atividades dos projetos de extensão e temas dos projetos de pesquisa. Conclui-se que o estudo atingiu o seu objetivo e que foi relevante devido a sua contribuição para a temática, que ainda é limitada no Brasil, se comparada a outros países. O quantitativo de participantes e a permanência dos mesmos durante as rodadas foi um fator limitante do estudo. Além disso, os resultados evidenciam que as competências e as características não dialogam entre si, ou seja, o que se entende por ser competências importantes a serem trabalhadas nos estudantes não possui relação com o perfil apontado como o ideal para o enfermeiro empreendedor com êxito no mercado de trabalho. Sendo assim, é possível vislumbrar para um próximo estudo envolver os enfermeiros que possuem experiências em empreendimentos, para buscar identificar e entender quais fatores foram fundamentais e que tornaram possível empreender na enfermagem.