Graduação - ICS
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Navegando Graduação - ICS por Autor "ALBUQUERQUE, Jaqueline Lisboa de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Legitimação das fichas perinatal e de diagnóstico de enfermagem para consulta à gestante e/ou puérpera(2016) ALBUQUERQUE, Jaqueline Lisboa de; CARDEAL, Paula Rayra Neri; GONÇALVES, Ana Paula Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3350231349192405No sentido das tecnologias assistenciais, foi elaborada uma ficha para coleta de dados da mulher no ciclo gravídico-puerperal para facilitar a dinâmica do atendimento. Para implementar esse trabalho criamos uma ficha de possíveis diagnósticos de enfermagem, subdividindo o pré-natal em trimestres e puerpério. O objetivo principal é a legitimação das Fichas Perinatal e de Diagnósticos de Enfermagem. A pesquisa contou com cinco tempos distintos. No primeiro momento, cadastraram-se as Fichas no registro de propriedade intelectual da UFPA; no segundo: as Fichas foram encaminhadas para quatro expertises, onde estes ao analisarem as tecnologias assistenciais, deram os pareceres sobre a validade das fichas no uso da saúde coletiva; no terceiro houve a orientação aos acadêmicos de enfermagem para o preenchimento adequado das fichas propostas; no quarto momento consistiu na aplicação e avaliação das TAs pelos acadêmicos do 3º semestre e por fim, no quinto momento houve a testagem das fichas retificadas pelas pesquisadoras. Sendo que os dois últimos passos foram realizados na Unidade Municipal de Saúde do Guamá da cidade de Belém – Pará, para 22 discentes em 53 consultas de enfermagem. O estudo trata-se de uma pesquisa-ação e foi desenvolvido como proposta de inserção das TAs na atenção primária à saúde. Os dados foram coletados por meio de um questionário e da ficha de DE, o primeiro aplicado aos discentes após a utilização do segundo pelos mesmos nas CE. Os dados levantados tiveram suas variáveis distribuídas em planilhas do programa Microsoft Office Excel 2010 e categorizados. Na análise dos resultados, foi feita a discussão com os achados na literatura confrontando-os com as categorias criadas. De acordo com as pesquisados, 100% avaliaram que a Ficha Perinatal é um bom instrumento para coleta de dados, 86,36% afirmam que ela auxilia no DE; 86,36% avaliaram que a ficha de DE auxiliou na sua assistência/conduta no pré-natal/puerpério, e 95,45% que ela tem alguma relevância para academia e/ou serviços de saúde. Os resultados evidenciaram que a inserção das TAs nas CE prestada às gestante e puérperas tiveram efeitos positivos, auxiliando na qualificação, otimização e eficácia da consulta; auxiliando os acadêmico no direcionamento da SAE, na organização da coleta de dados e os dando segurança na hora da condução da CE. Então podemos concluir que o objetivo foi alcançado, conseguiu-se executar os cinco passos e agora as Fichas estão validadas e considera-se que essas TAs contribuem, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.