Graduação - ICS
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Navegando Graduação - ICS por Autor "ABREU, Renata Barbosa de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Terapia ocupacional e a violência contra a mulher: uma revisão sistemática da literatura(2019) ABREU, Renata Barbosa de; PAIXÃO, Glenda Miranda da; http://lattes.cnpq.br/4907341979044292; https://orcid.org/0000-0001-9479-2659Introdução: A violência contra a mulher vem se mostrando uma pauta cada vez mais presente nas discussões sociais e científicas, tal foco deve-se ao alto índice de novos casos. Dentro deste cenário, o terapeuta ocupacional possui formação para desempenhar importante papel no resgate ocupacional de mulheres em situação de violência. Objetivo: O estudo visou analisar publicações nacionais e internacionais de artigos que tratam a violência contra a mulher sob a ótica terapêutica ocupacional, seja por meio de intervenções ou através de estratégias de qualificação desses profissionais para atuar diante da situação. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, de abordagem quanti-qualitativa e descritiva. A coleta foi realizada por meio da busca de artigos científicos publicados nas bases de dados CAPES, SciELO, SCOPUS, PubMed, Lilacs, Biblioteca Virtual em Saúde, Medline, REDIB e OTseeker. O material coletado foi analisado de acordo com os checklists Systematic Review Study Appraisal Worksheet e Qualitative Studies Evaluation Worksheet. Resultados/Discussão: Encontrou-se ao todo 37 artigos, publicados em 8 bases de dados diferentes. Observou-se uma grande variedade de abordagens metodológicas, assim como algumas falhas metodológicas e uma vasta quantidade de subtemas, que abordam desde a violência doméstica até a mutilação genital e destacam os prejuízos ocupacionais de mulheres em situação de violência. Conclusão: O conhecimento a respeito de publicações da Terapia Ocupacional sobre a temática abordada possibilitou compreender a importância de publicações que contenham relatos de prática e reflexões acerca da atuação terapêutica ocupacional sobre o tema, resgatando esta pauta de debate tanto no meio acadêmico quanto profissional de modo a fomentar a inserção em novos nichos de atuação.