(2018-05-21) BARROS, Débora da Silva; CARVALHO, Francisca Maria; http://lattes.cnpq.br/4675561460433167
Com o objetivo de contribuir para o avanço dos estudos sobre a educação bilíngue para surdos, investiga-se neste trabalho como ocorre o processo de ensino-aprendizagem da prosódia gráfica para alunos surdos no nível fundamental través de análise de conteúdos de língua portuguesa sugeridos para o 6º ano do ensino fundamental, 1 (um) plano de curso de língua portuguesa e um plano diário individual do Atendimento Educacional Especializado fornecidos por 2 (duas) escolas públicas do município de Tomé-Açu que atendem alunos ouvinte e surdos matriculados no 6º ano do ensino fundamental. e entrevistas realizadas com 4 (quatro) professoras que atendem alunos surdos no ensino regular e no atendimento educacional especializado. A metodologia usada para pesquisa se baseou na análise de documento e em entrevistas, e através dos dados coletados, levantamos discussão mostrando que o ensino dos sinais de pontuação para alunos surdos precisa ser realizado com o uso de recursos visuais e o que é necessário o professor saber a Língua de Sinais para promover interação em sala de aula.