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Navegando por Orientador "NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Docência em tempos de pandemia: experiências de atuação no ensino remoto emergencial
    (2022-02-04) AQUINO, Túlioi de Oliveira; NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045
    A pandemia da Covid-19 forçou o mundo a adotar medidas de biossegurança como o distanciamento social a fim de diminuir propagação do vírus e evitar um colapso nos sistemas de saúde. Um resultado dessa medida foi a criação e implantação às pressas do ensino remoto emergencial (ERE) que visa, a custo de muito exclusão, retomar as aulas. Essa tentativa mal planejada é marcada pela necessidade do uso Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s), que na teoria, deveriam ser o principal aliado do professor para ministrar aulas nesse formato. Detendo o olhar na prática cotidiana percebemos que os obstáculos para apropriação e uso das TDIC’s pareciam tomar proporções cada vez maiores, vez que eram corriqueiras as dificuldades de alguns professores em lidar com o manuseio dos equipamentos tecnológicos. Diante desse cenário nos desafiamos a construir compreensões sobre a natureza das dificuldades e das estratégias criadas por professores de escolas públicas e privadas da educação básica de Belém/PA frente às demandas tecnológicas do ERE/híbrido. Como método propomos um questionário (apêndice 1) com catorze perguntas para tentar mapear as realidades experimentadas pelos participantes da investigação em seus contextos de prática profissional. A análise de conteúdo das respostas obtidas, ancorada pelo método de Bardin (2011) permitiu formular oito categorias de análise que ressaltaram desde dificuldades em ferramentas tecnológicas até a falta de investimento das instituições em cursos de formação que garantissem uma atuação mais justa, humana e ética.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de astronomia sob a noção do "pensar bem": características e possibilidades
    (2021-09-29) ARAÚJO, Daniel Machado; NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045
    O ensino de astronomia na educação básica é marcado, em muitos espaços, por uma fragmentação de saberes que pode impactar negativamente a construção de conhecimentos mais críticos sobre esses saberes pelos alunos. A proposta deste trabalho inspirou-se nas possibilidades de diálogo de saberes astronômicos para um pensar bem (MORIN, 2003), o qual implica em um pensamento integral que religa conhecimentos, dialoga saberes de áreas distintas e insiste na inserção dos conhecimentos em seus contextos. O objetivo geral dessa pesquisa é construir vias de diálogo de saberes astronômicos para um pensar bem em espaços escolarizados de ensino de ciências. Para isso, nos propomos a mapear estratégias didáticas focadas no ensino de conhecimentos astronômicos na escola; analisar os trabalhos mapeados considerados como pertinentes para pensar/problematizar astronomia e construir uma sequência didática (SD) baseada nos três momentos pedagógicos (DELIZOICOV, ANGOTTI, PERNAMBUCO, 2011) para ensinar astronomia na escola. Metodologicamente, o mapeamento referido compreendeu os trabalhos publicados entre 2011 e 2019 nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A análise temática foi guiada pela análise de conteúdo de Bardin (2011) e a construção da SD desenhada para nutrir a autonomia e criticidade dos alunos sobre a forma do planeta Terra, seus movimentos e fenômenos, como dia e a noite e os eclipses. A seleção e análise dos artigos mapeados demonstrou que de 6810 trabalhos aprovados no período analisado, apenas 76 eram com temas relacionados ao ensino de astronomia, o que parece representar uma parcela tímida dada a importância do tema para o ensino de ciências. Deste total foram selecionadas 08 publicações que possuíam, a partir da análise empreendida, potencial para produzir reflexões para um pensar bem. O processo de análise e imersão em referenciais teóricos foi base para a construção da SD que, em nossa ótica, possibilita o ensino de astronomia que tem potência para tecer compreensões para nessa base metodológica. Essa investigação representa a possibilidade de construir e desenvolver em espaços escolarizados e não-formais de ensino pesquisas futuras que contemplem o diálogo interdisciplinar sobre saberes astronômicos.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    "Não olhe para cima": o papel do professor de biologia frente ao negacionismo científico
    (2022-09-01) ROMEIRO, Ainá Cunha; NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045
    O atual cenário de negacionismos científicos é uma realidade mundial que, perigosamente, pode promover uma vasta deslegitimação das ciências perante a sociedade e comprometer um pensamento coletivo mais cientificamente rigoroso. Com essa preocupação em vista, essa pesquisa tece reflexões a partir da produção cinematográfica “Não olhe para cima” relacionando-a ao papel do professor de Biologia frente aos cenários negacionistas com os quais precisa lidar cotidianamente em sua prática. Nesse sentido, o objetivo dessa investigação consistiu em construir possibilidades de diálogo e de combates a negacionismos científicos, a partir da inter-relação entre diferentes expressões da cultura, mais especificamente, o cinema e os saberes científicos. Metodologicamente, o trabalho encontra-se organizado em três etapas: uma imersão no filme “Não olhe para cima” visando saturar as possibilidades de encontrar temas pertinentes ao estudo de ciências e combate de negacionismos científicos, sistematização dos discursos produzidos e diálogo de saberes entre cinema e ciências pautado na aproximação do que emerge das interpretações sobre os eixos temáticos estabelecidos na etapa anterior e de como essas discussões podem ser contextualizadas em aulas de ciências. Em termos analíticos, assumimos características da análise multimodal estabelecida por Arzarello (2006) e da Análise Textual do Discurso – ATD (MORAES, GALIAZZI, 2006). Como resultado desse processo emergiram quatro categorias temáticas: política e ciências; polarização política, mídias sociais e ciências; machismo e ciências e confiabilidade nas ciências. A discussão dessas categorias com produções intelectuais do campo das ciências e do ensino de ciências biológicas evidenciaram que os negacionismos científicos caracterizam-se como um tema atual, relevante e bastante danoso que compromete o pensamento e as atitudes em âmbitos individuais e coletivos, de modo a radicalizar comportamentos e, até mesmo, colocar a saúde a e a vida das pessoas em risco. Nesse cenário, é fundamental que os professores promovam o combate aos movimentos anti-ciências no processo de enculturação científica dos sujeitos, construindo conhecimentos sobre os métodos científicos e sua confiabilidade, bem como fomentando comportamentos críticos e participativos porque pautados em lógicas rigorosas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Plantas medicinais de origem africana: aprendendo ciências no quilombo
    (2022-07-11) MALCHER, Geisiane Rodrigues; NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045
    As plantas medicinais são utilizadas desde a antiguidade por comunidades tradicionais como recurso terapêutico. Como membro de uma comunidade quilombola presenciei o uso dessas plantas desde criança, fato que me provocava várias curiosidades. Na graduação, o interesse por esse objeto do conhecimento foi ampliado através de uma disciplina de Etnobotânica, onde foi possível dar rigor a curiosidade sobre como e para o quê esse tipo de planta era usada. Esse cenário foi a base para articular as três paixões que me formam: o quilombo, as plantas medicinais e o ensino de ciências. O objetivo desse trabalho foi investigar a pertinência das estratégias utilizadas por quilombolas de Santa Maria do Traquateua na extração e uso de plantas medicinais para problematização de saberes científicos em espaços escolarizados. Como método de construção de dados foi feita uma entrevista junto a uma moradora quilombola da Comunidade de Santa Maria do Traquateua (Moju/PA). A entrevista referida, de caráter, semiestruturado, foi organizada em três eixos centrais que versavam sobre: 1) pertencimento (para entender sobre relação da pessoa com o lugar e com a comunidade); 2) saberes tradicionais sobre plantas medicinais e; 3) o quilombo como uma ponte de ensino sobre plantas medicinais. Os dados emergentes foram submetidos a uma combinação entre análise de conteúdo (BARDIN,2011) e análise multimodal (ARZARELLO, 2006), resultando em cinco categorias temáticas que evidenciam a riqueza e profundidade de saberes sobre diferentes espécies botânicas e suas possíveis funções no trato de doenças, bem como seu papel na alimentação cotidiana. Os saberes emergentes desse diálogo são uma importante via para contextualizar o estudo das espécies mencionadas na entrevista em aulas de ciências.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso do anime Hataraku Saibou como estratégia para ensinar imunologia
    (2022-02-04) SANTOS, Brisa Joplin Nunes; NOGUEIRA, Mayara Larrys Gomes de Assis; http://lattes.cnpq.br/1824181793460239; https://orcid.org/0000-0001-5501-4045
    A fragmentação de saberes na educação em ciências torna os conhecimentos ainda mais isolados entre si, dificultando que sejam percebidos os seus diversos atravessamentos. É preciso construir caminhos que favoreçam a uma ciência para todos, que nutram a curiosidade e interesse pelas ciências e democratize os conhecimentos. Para construir articulações dessa ordem, escolhemos o anime Hataraku Saibou como via para problematizar e contextualizar conhecimentos científicos sobre vacinas e células do sistema imunológico. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: 1) levantamento de trabalhos publicados entre 1997-2019 no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) com o intuito de identificar produções que tomam o anime como estratégia metodológica para construção de conhecimentos pertinentes no ensino de ciências e 2); a construção de uma Sequência Didática (SD) que, pautada na abordagem temática proposta por Delizoicov, Angotti & Pernambuco (2011), permita articular compreensões sobre imunologia através do diálogo de saberes entre anime e ciências. A dificuldade de encontrar trabalhos que tomam os animes como estratégias para orientar compreensões amplas e plurais sobre imunologia em um evento de nacional impacto e a SD produzida evidenciam a riqueza dessa estratégia como via para a proposição de saberes mais críticos e plurais.
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