Navegando por Orientador "CAETANO, Viviane Gislaine"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de alfabetização de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)(2023-06-27) BARBOSA , Thayná Xavier; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente estudo apresenta o lúdico como algo imprescindível para o processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por isso, o estudo objetivou analisar a ludicidade enquanto recurso para o processo de alfabetização de crianças com TDAH. A partir dessa discussão se levantou o seguinte questionamento: a ludicidade pode se constituir em um recurso para o processo de alfabetização de estudantes com TDAH? Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Para coleta de dados, realizamos uma busca virtual no periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de pesquisas que tenham contemplado a presente temática no período de 2020 a 2022. Os resultados mostram que, a atividade lúdica para criança com TDAH é de extrema relevância para o universo infantil dentro do período de alfabetização, uma vez que ela pode ser o caminho utilizado pela criança para incorporar e apreender os aspectos do mundo. É durante a brincadeira que ela experimenta novas sensações, novas formas de agir, interagir e se relacionar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de inclusão escolar de crianças identificadas como público-alvo da educação especial(2023-06-20) MARTINS, Camila Raimunda Nunes Sousa; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente artigo procura analisar as contribuições da atividade lúdica no processo de formação e de inclusão de crianças identificadas como Público-Alvo da Educação Especial em uma escola da rede municipal de Belém. Deste modo o trabalho aborda o seguinte questionamento: como a ludicidade contribui para a inclusão da criança no espaço escolar? A escolha da temática se delineou a partir das minhas experiências de vida, pois desde a Educação Infantil ao ensino básico todas as experiências das quais me recordo foram aquelas com abordagens lúdicas aliadas com as experiências no estágio não remunerado, na qual tive a oportunidade de acompanhar alunos com dificuldades de aprendizagem. Os dados, coletados durante a experiência de estágio não obrigatório, foram analisados a partir das contribuições de Vygotsky (2010), Mazzotta (1996) e Jannuzzi (1992) entre outros. Ao final do trabalho se constatou que o lúdico tem sido uma ferramenta importante quando se trata de inclusão e de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: entre os dispositivos legais e sua efetiva operacionalização(2023-12-22) FERREIRA, Lorrayny Silva; CAETANO, Viviane GislaineO presente artigo tem por objetivo analisar o processo de inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD) nas escolas públicas da região metropolitana de Belém. A metodologia da pesquisa se consolidou a partir de uma pesquisa de campo com questionário por meio do Google Forms, a qual se obteve os dados que foram analisados de forma qualitativa, a partir da legislação vigente, as quais normatizam os direitos de alunos da Educação Especial, a partir de documentos como: a Constituição de 1988; o ECA; a LDB; a resolução nº 02/2001; a resolução nº 04/2009; o PNE, além da lei 13.143/2015. Os resultados mostraram que o sistema educacional, no que concerne as práticas pedagógicas, junto à PcD na educação regular, não asseguram uma educação verdadeiramente inclusiva, na contramão da legislação vigente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Isolamento social e ensino remoto: reflexos no processo de alfabetização e letramento de crianças nas séries iniciais do ensino fundamental(2023-06-27) SILVA, Hadrya Maylla Muniz da; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947As escolas sofreram grandes impactos por conta da pandemia e às mudanças que ocorreram por orientação do Ministério da Educação (MEC) para todo território nacional, no entanto, as instituições escolares não estavam estruturadas para o ensino remoto, fato que ocasionou problemas educacionais, evasão escolar e um número espantoso de crianças não alfabetizadas. Isto posto, este trabalho tem como objetivo central analisar o processo de alfabetização de alunos que cursaram o 1° ano do ensino fundamental via ensino remoto em uma escola pública no município de Belém, provocado pela pandemia de COVID19. A metodologia tratou-se de uma pesquisa-ação por meio do estágio supervisionado e os procedimentos de coleta e construção de dados foram realizados a partir de observação e plano de aula aplicado em uma turma de 2° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no município de Belém, no estado do Pará. A análise foi realizada a partir dos conceitos de alfabetização e letramento SOARES (2004), TFOUNI (1994), BARROS (2016) e da teoria histórico – cultural VYGOTSKY (2000, 2007), MOREIRA (1999). Dessa forma, evidenciou-se que a alfabetização foi afetada demasiadamente pela pandemia, cortando a interação social construída dentro da escola e que se faz importante na construção de conhecimento e na aprendizagem das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Processo de apropriação do sistema de escrita alfabética em alunos com deficiência intelectual(2023-12-22) FRANÇA, Mayara Moreira; CAETANO, Viviane GislaineApesar dos indicadores do censo escolar apresentarem um salto positivo acerca da escolarização e inclusão do aluno com Deficiência Intelectual, ainda restam dúvidas sobre a qualidade educativa durante a permanência desses estudantes na sala comum de ensino. Este artigo objetivou analisar o processo de alfabetização de alunos com Deficiência Intelectual (DI) na sala comum regular, visando averiguar quais as possibilidades de aprendizagem das habilidades de leitura e escrita em alunos com deficiência intelectual. A fundamentação teórica se deu acerca de autores voltados à alfabetização, como Soares (2003, 2004, 2010, 2020) e Mortatti (2004); e na Teoria Histórico-Cultural, a partir das contribuições Vigotski (1994, 1995, 2022). A metodologia utilizada parte dos preceitos metodológicos da pesquisaação. Os resultados mostraram que é possível que crianças com DI se apropriem dos conhecimentos relativos à apropriação do sistema de escrita alfabética e, por conseguinte, participem socialmente de eventos sociais em que a leitura e a escrita estejam presentes. Palavras-Chave: Educação Inclusiva. Deficiência Intelectual. Alfabetização.