Faculdade de Ciências Biológicas - FCB/CALTA
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Navegando Faculdade de Ciências Biológicas - FCB/CALTA por Orientador "SANTOS, Reginaldo dos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Base Nacional Cumum Curricular: uma análise com ênfase no ensino de Ciências do 6° ao 9° ano do ensino fundamental(2018-12-10) SOUZA, Maria Adlayne Gomes de; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Em 22 de dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi publicada como documento oficial de caráter normativo que servirá de referência para a formulação dos currículos da Educação Básica dos sistemas de ensino federal, estadual, municipal e do Distrito Federal. Estudar esse documento é de fundamental importância para os professores e para os graduandos, em razão de tal documento ter sido publicado pelo Ministério da Educação prometendo provocar uma grande mudança na educação brasileira com o objetivo de atualiza-la para, de fato, garantir as aprendizagens essenciais a todos os estudantes da Educação Básica de todo o País. Frente a isso, este Trabalho de Curso foi elaborado com o intuito de responder a seguinte pergunta: O que muda na educação brasileira e na atuação do professor de Ciências, por influência da implantação da Base Nacional Comum Curricular? Para responder essa pergunta, foi então desenvolvida uma pesquisa teórica de abordagem qualitativa, classificada quanto aos objetivos em pesquisa descritiva e classificada quanto aos procedimentos em pesquisa documental, com o seguinte objetivo geral: apresentar uma análise sobre o texto da Base Nacional Comum Curricular, em especial a parte que tange ao ensino de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Sendo o objeto de estudo dessa pesquisa um documento oficial, então para o levantamento de dados foi usado a técnica de análise de conteúdo sobre o texto desse documento. Os resultados dessa análise revelaram que a BNCC provocará duas grandes alterações nos currículos – estudo de conteúdos escolares para o desenvolvimento de habilidades e competências e uma significativa alteração na sequência didática do ensino de Ciências do Ensino Fundamental –, e isso, provavelmente irá provocar grandes alterações na forma do professor trabalhar, inclusive, exigindo-lhes formação continuada para obter atualização coerente com as atuais demandas que a BNCC traz para sua prática profissional e função social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades e possibilidades para o ensino de Botânica na cidade de Altamira-PA(2021-02-23) FIGUEREDO, Francisco Alex Oliveira; PARRY, Maurício Möller; http://lattes.cnpq.br/2658025583786184; SANTOS, Reginaldo dos; tp://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Este trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida em 2019, com os objetivos de: (1) conhecer opiniões de professores de Ciências/Biologia sobre entraves e possibilidades para o ensino de Botânica; e (2) analisar possibilidades para que o professor de Ciências/Biologia construa um herbário escolar como estratégia metodológica atrativa para o ensino de Botânica, mediante a participação protagonista dos alunos. A pesquisa coletou dados por meio do contato com dois grupos de sujeitos: 1. Professores de Ciências e Biologia que atuam em escolas públicas na cidade de Altamira-PA; e 2. Alunos do Ensino Médio de uma das escolas desses professores. Como técnicas e instrumentos de coleta de dados, os pesquisadores usaram entrevista com roteiro semiestruturado junto aos professores e observação direta e roda de conversa com os alunos. Entre os resultados alcançados destaca-se que o maior entrave para o ensino de Botânica nessas escolas está fortemente relacionado à falta de materiais didáticos para aulas práticas mais atrativas e que sejam de fácil acesso para os professores. Assim, destacamos, também, que a produção de herbário escolar pode ser uma possibilidade viável para o enfrentamento desse problema/obstáculo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Discutindo a Educação Ambiental em uma escola pública de um reassentamento urbano coletivo de Altamira-PA(2019-12-07) OLIVEIRA, Ana Karoline Sousa de; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Este trabalho apresenta uma pesquisa classificada como qualitativa, quanto a sua abordagem, pesquisa exploratória, quanto aos seus objetivos, e pesquisa-ação, quanto aos seus procedimentos desenvolvida no segundo semestre e 2019 com o objetivo de: 1 – Conhecer percepções e concepções de alunos do Ensino Médio sobre questões ambientais locais; 2 – Aguçar nesses alunos o pensamento crítico e reflexivo sobre questões ambientais locais, mediante a elaboração de uma proposta de ação de intervenção sobre um problema ambiental; e 3 – Conhecer entraves e possibilidades para a realização de ações de Educação Ambiental na escola pública de Educação Básica. Essa pesquisa teve como público-alvo um grupo de alunos do Ensino Médio de uma escola pública de um Reassentamento Urbano Coletivo da periferia da cidade de Altamira-PA. Para o levantamento de dados usou-se as seguintes técnicas e instrumentos: 1- Aplicação de questionário; 2 – Roda de Conversa; 3 – Elaboração de proposição de plano de ação para intervenção sobre um problema ambiental local; e 4 – Entrevista com a coordenação da escola. Como resultado foi percebido que a reflexão proporcionada pela dinâmica agregou pensamento crítico na proposição de projeto e diálogos mais com um pensamento acrítico sobre temas de Educação Ambiental. Além disso, foi percebido que a escola, alvo desta pesquisa, necessita desenvolver estratégias que visem aprimorar a percepção de seus educandos em torno dos problemas ambientais ali presente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O livro didático segundo a opinião dos professores de Ciências de escolas públicas da Zona Urbana do Município de Vitória do Xingu-PA(2023-06-20) CARVALHO, Adienne Rocha de; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é uma ação de política pública do Ministério da Educação, que tem como objetivo comprar e entregar, sistematicamente e gratuitamente, a todos alunos de todas as escolas públicos do Brasil, todos os livros didáticos que precisam em todos os anos de estudo no nível da Educação Básica. O PNLD é um programa suplementar de material didático e, assim, é uma ação de consolidação de uma educação pautada na equidade, com vista ao enfrentamento das desigualdades socioeconômica enfrentadas por muitos alunos das escolas públicas de todas as regiões do País. Frente a isso, este Trabalho de Curso discorre sobre uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida no ano de 2022 e parte do ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar opiniões de professores de Ciências de escolas públicas da zona urbana do município de Vitório do Xingu-PA sobre o livro didático. Como técnica e instrumento de coleta de dados, a pesquisa usou roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado aos professores público-alvo da pesquisa. Os resultados revelam que a opinião desses professores sobre o livro didático é um misto que vai desde o perceber e conceber esse livro como algo que pode ser dispensado de ser entregue às escolas pelo governo, até um material de fundamental apoio didático que deve trazer todo o conteúdo a ser trabalhado, conforme orienta o currículo oficial em âmbito nacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Material didático interativo para o ensino-aprendizagem de Genética, na perspectiva do ensino de Ciências/Biologia contextualizado(2023-07-10) COSTA, André Carlos da Silva; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Materiais didáticosinterativossão recursos didáticos que podem ser construídos pelo professor, tendo em vista aulas mais atrativas, e que possibilite ao aluno um ensino-aprendizagem mais fácil e contextualizado. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Curso apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer opiniões de duas turmas de alunos do Ensino Fundamental e duas turmas do Ensino Médio de escolas públicas de Altamira-PA, e de seus professores, sobre possíveis contribuições de um material interativo para o Ensino de Ciências/Biologia. A realização da pesquisa norteouse por 4 pontos de construção:1. Produção por reelaboração de um material didático interativo; 2. Apresentação desse material didático a professores de Ciências e Biologia de escolas públicas e, posteriormente, realização de entrevistas com eles; 3. Aula para os alunos dos professores entrevistadas, com o uso do material didático produzido por reelaboração e, posteriormente, aplicação de questionário de pesquisa, sobre o material, junto aos alunos e 4. Análise das respostas dos alunos e texto das entrevistas dos professores, por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. A pesquisa foi concluída considerando que nas opiniões dos alunos e professores participantes da pesquisa, o material didático interativo proposto tem potencial para promover a transposição didática e a prática de ensinoaprendizagem escolar contextualizado, além de ser um material didático atrativo para os alunos e de baixo custo para a escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense(2023-05-26) SANTOS, Elygleici Hines Porpino; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Tendo em vista que a avaliação é um processo de verificação contínuo que precisa ser justo e claro, e considerando sua importância no campo da educação, este Trabalho de Curso (TCC) traz uma pesquisa qualitativa, exploratória e de levantamento, realizada no ano de 2022 e parte do ano de 2023, que tem como objetivo conhecer e analisar percepções de licenciandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública paraense sobre o processo de avaliação da aprendizagem escolar. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturas gravadas em áudio junto a um grupo de licenciandos da referida instituição de ensino superior. Diante dos resultados da pesquisa apresentados, percebe-se que o público-alvo segue uma percepção de entendimento tradicional em relação à avaliação, citando-se a prova como um importante instrumento neste processo, embora considerem outros meios de se avaliar a aprendizagem dos alunos. Diante das respostas da pesquisa, houveram contradições sobre o que realmente é avaliação e troca de conceitos como instrumentos de avaliação e métodos de avaliação. A pesquisa foi concluída levando em consideração a necessidade de se trabalhar dentro das universidades conceitos de avaliação da aprendizagem escolar, critérios, métodos, instrumentos e estratégias de avaliação, de forma a contribuir para um ensino efetivo e de qualidade, somando a isto profissionais capacitados a avaliar corretamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções sobre o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal(2023-06-30) SILVA, Hércules Oliveira da; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226O enfoque ou movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) surge por volta dos anos de 1960-70, com intensão de discutir as relações positivas e negativas que a Ciência e a Tecnologia constituem com a sociedade. Atualmente este enfoque é apresentado como estratégia e finalidade para o Ensino de Ciências, na perspectiva da promoção da Educação em Ciências. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Curso apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida no ano de 2022 e parte de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar percepções de um grupo de licenciandos de uma universidade pública paraense, sobre o enfoque CTS. Como instrumento e técnica de coleta de dados, essa pesquisa usou questionário estruturado com questões em formato de afirmações para serem respondidas mediante a demonstração de concordância ou discordância sobre qual afirmação. Assim, esta pesquisa envolveu, como público-alvo um grupo constituído por 35 licenciandos, sendo deste 18 licenciandos em fase de início de curso e 17 em fase de conclusão. Desta forma, a pesquisa foi concluída considerando que esse grupo de licenciandos, com maior destaque para o grupo de concluintes, possuem entendimento sobre de CTS próximo ao entendimento que os autores que pesquisam sobre esse tema consideram como adequado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, como um espaço não formal para o ensino de Ciências(2023-05-10) COSTA, Gabriely Milena Delduch da; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Espaços não formais, também denominados por espaços não escolares ou espaços de ensino-aprendizagem-educação, são ambientes naturais, construídos ou modificados pelo homem nos quais há elementos que podem ser usados para ensino-aprendizagem-educação, sem ser, necessariamente, espaços pensados para a promoção de ensino-aprendizagem intencional, sistematizado e institucionalizados como é o caso dos espaços não escolares. Aulas em ambientes ao ar livre enriquecem o ensino normalmente teórico que é tradicional e rotineiramente oferecido dentro das salas de aula, já que as atividades desenvolvidas nesses espaços não formais costumam permitir o uso de estratégias práticas de ensino e interação com os conceitos abordados, além de proporcionar momentos de interação com a natureza de quebra de rotina dos ambientes escolares tradicionais. Frente a isso, este trabalho discorre sobre uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida nos últimos meses do ano de 2022 e parte do ano de 2023 com o objetivo de destacar elementos presentes na prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, que podem permitir considerar esse espaço como um espaço não formal viável ao ensino de Ciências das escolas dessa cidade. Os resultados revelam que essa prainha, em razão de alguns elementos ali presentes, pode ser considerada como um espaço não formal viável ao ensino-aprendizagem de Ciências.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia: o que dizem os trabalhos publicados no VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)(2023-12-08) FLAUZINO, Jessica Gabriela da Silva; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Entende-se que a música pode ser considerada uma linguagem universal que nos acompanha desde o nascimento, e se encontra constantemente presente em nosso cotidiano. Assim, entende-se que no ensino escolar ela pode ser um instrumento e/ou estratégia didático-pedagógico para o processo de ensino-aprendizado contextualizado. Além disso, a música é um recurso didático de baixo custo, podendo tornar o conhecimento mais acessível e significativo, pois, no campo do ensino-aprendizagem escolar pode ser considerada uma ferramenta poderosa para ajudar no ensino e no desenvolvimento da aprendizagem significativa. Frente a isso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar como os trabalhos publicados nas três últimas edições (VI, VII e VIII) do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), abordam sobre o uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia. A pesquisa foi concluída considerando que, nessas três edições desse evento, a abordagem sobre música é quase que inexistente, mas os poucos trabalhos publicados nesse evento abordam sobre o uso de música como estratégia e/ou recurso de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia, como mais uma possibilidade eficiente para a promoção do ensino-aprendizagem atrativo, significativo e contextualizado, possível de ser utilizado em diferentes contextos educacionais do ensino escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)(2023-07-10) VELASCO, Fabiana Oliveira dos Santos; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Os mapas conceituais são representações visuais que organizam e estruturam o conhecimento cognitivo, além disso, ajudam a tornar o conhecimento mais acessível e compreensível, pois, no campo do ensino-aprendizagem escolar é uma ferramenta poderosa para ajudar no ensino contextualizado e no desenvolvimento da aprendizagem significativa. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Curso apresenta-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar como os trabalhos publicados nas três últimas edições do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), edições VI, VII e VIII, abordam o uso de mapa conceitual como recurso e/ou estratégia de ensino-aprendizagem escolar e/ou avaliação. A pesquisa foi concluída considerando que, nessas edições, a abordagem sobre mapa conceitual é quase que inexistente, mas os poucos trabalhos apresentados nesse evento abordam sobre o uso de mapa conceitual como estratégia e recurso de ensino-aprendizagem e de avaliação.