Faculdade de Computação - FACOMP/ICEN
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Navegando Faculdade de Computação - FACOMP/ICEN por Orientador "COUTO, Danielle Costa Carrara"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um jogo mobile para promover a preservação do boto na Região Amazônica(2019-07-15) RIBEIRO, Jéssica de Paula Figueira; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116Os botos são animais encontrados em rios da região amazônica, fazem parte da cultura e estão presentes no dia-a-dia de comunidades ribeirinhas. Entretanto, existem lendas e crenças relacionadas aos botos, que acabam colocando as diferentes espécies em perigo. Este trabalho teve como objetivo central desenvolver uma versão móvel de um jogo educativo para ser utilizado na educação e sensibilização de crianças de regiões onde há ocorrências da presença do boto.. A existência de uma versão móvel do jogo torna sua distribuição mais fácil e aumenta seu alcance, não se limitando apenas ao uso em sala de aula. O jogo, intitulado Jogo do Boto apresenta conhecimentos gerais sobre a vida do boto e promove sensibilização ambiental sobre a cultura amazônica. O aplicativo foi desenvolvido utilizando o motor de jogo Unity e foi elaborado um Short Game Design Document for Digital Educational Games (SGDDEdu), com a descrição da jogabilidade e dos elementos essenciais de um jogo. O modelo metodológico utilizado para desenvolvimento do jogo é um modelo iterativo, que reúne as características positivas de diferentes modelos de desenvolvimento e design de jogos, a fim de entregar um jogo de qualidade, seguindo as melhores práticas existentes. Foram realizados testes de funcionalidades e qualidade do software, os defeitos encontrados durante a realização dos testes foram corrigidos e melhorias de usabilidade foram realizadas, com o propósito de melhorar a experiência do jogador. O jogo mostrou-se uma ferramenta capaz de transmitir conhecimento, de maneira lúdica e divertida, trazendo informações reais sobre os botos, com o intuito de aliar o conhecimento ecológico local e o conhecimento científico, construindo um senso de conservação e valorização da fauna, da flora e do meio ambiente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Documentação ágil para desenvolvimento de um aplicativo móvel de resultados microbiológicos (micapp)(2020-11-30) ARAÚJO, Felipe Gusmão; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686O desenvolvimento de software requer a documentação de cada etapa dentro do seu ciclo de vida. Apesar disso, poucos trabalhos científicos abordam o assunto, e algumas empresas de desenvolvimento tendem a usar seus próprios métodos de documentação. Por essa razão, este trabalho teve como objetivo principal encontrar as melhores práticas de documentação de software a partir de uma revisão de literatura, tendo como foco a metodologia ágil aplicada ao desenvolvimento móvel. O software documentado foi o Vigilante Microbiológico MICAPP, criado para auxiliar e acelerar o registro e a entrega de resultados de culturas de bactérias e antibiogramas para profissionais de saúde. Este aplicativo foi desenvolvido utilizando o framework cross-platform Ionic em conjunto com o SDK Firebase para operações de backend. A metodologia do trabalho foi exploratória qualitativa, buscando trabalhos científicos na área de documentação de software que seguissem a metodologia ágil. As ferramentas utilizadas para a documentação, bem como quais documentos gerar, foram definidos a partir da análise das boas práticas encontradas na revisão de literatura. Para documentação de requisitos e teste de aceitação de usuário foi usado o Google Docs; para o teste exploratório foi utilizado o Xmind e, por fim, o Structurizr foi utilizado na documentação de arquitetura. O teste de aceitação foi feito a fim de validar o aplicativo para entrega ao cliente, possibilitando a continuidade no processo de registro do software que já está em andamento pelo MACPro-UFPA. Este trabalho obteve sucesso na criação de uma documentação de software mais simples e direta para desenvolvimento ágil de um aplicativo móvel, além de ressaltar a relevância e importância do planejamento e documentação adequados a cada projeto de software.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fatores de transcrição em cianobactérias: predição por genômica comparativa(2018-03-01) XAVIER JUNIOR, Roberto Brito; OLIVEIRA, Renato Renison Moreira; http://lattes.cnpq.br/4392006636286456; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116O avanço da biologia molecular nas últimas décadas permitiu que grandes quantidades de dados tornarem-se disponíveis, possibilitando a criação de bancos de dados e ferramentas de análise, com o objetivo de sequenciar genomas e conhecer seus genes. Os fatores de transcrição são um grupo de genes, e estudá-los é de grande importância para a investigação da história evolutiva dos organismos e suas características. As cianobactérias são um antigo grupo de bactérias e ainda pouco se sabe sobre seus fatores de transcrição. Neste trabalho, utilizou-se uma base composta por 52 genomas completos de cianobactérias obtidos no NCBI, e uma base de 1288 fatores de transcrição putativos identificados a partir de 21 genomas de cianobactérias completamente sequenciados disponíveis no banco cTFbase. Várias técnicas foram aplicadas para implementar um pipeline automático e abrangente usando uma combinação de softwares como AUGUSTUS e HMMER a fim de descobrir novos fatores de transcrição, por meio da predição por genômica comparativa, em cianobactérias que estão publicadas em bancos de dados públicos, mas não estão anotados, ajudando na análise evolutiva dos organismos e suas características. O pipeline obteve resultados importantes na descoberta de fatores de transcrição em novos genomas de cianobactérias, e também na identificação de novos fatores de transcrição em 8 cianobactérias que não foram identificados pelo cTFbase.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teaplay: protótipo de um jogo sério para crianças com transtorno do espectro autista(2023) OLIVEIRA, Jamilly Valéria Silva de; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686Jogos educativos têm sido desenvolvidos com o intuito de auxiliar e motivar os estudantes das mais diversas áreas, como na educação especial infantil. Porém, embora haja uma grande diversidade de recursos que podem ser utilizados para melhoria da qualidade de vida de pessoas com as mais variadas deficiências, ainda existe a carência de ferramentas com características culturais da região Norte para grupos que necessitam de mais tecnologias voltadas para o ensino-aprendizagem, como os indivíduos diagnosticados com autismo. Diante disso, este trabalho apresenta o TEAPLAY, um protótipo de jogo sério voltado para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com idade escolar entre 3 a 6 anos, baseado na ABA (Applied Behavoir Analysis – Análise do Comportamento Aplicada), cujo o objetivo principal é auxiliar no processo de ensino aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento de várias habilidades cognitivas, como concentração, a memória, o raciocínio lógico, desenvolvimento da motricidade fina e auxílio da rotina de atividades da criança. A aplicação apresenta três jogos, com temas relacionados à região amazônica. O aplicativo foi desenvolvido utilizando o motor de jogo Construct3 e foi elaborado um Short Game Design Document for Digital Educational Games (SGDDEdu), com a descrição da jogabilidade e dos elementos essenciais de um jogo. A ferramenta foi testada por profissionais especialistas em TEA que segundo as suas avaliações mostrou-se relevante para ser utilizado no processo de ensino e aprendizagem devido as suas qualidades psicopedagógicas.