Faculdade de Química - FAQUI/ICEN
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Navegando Faculdade de Química - FAQUI/ICEN por Orientador "MARINHO, Patrícia Santana Barbosa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Isolamento de bactérias endofíticas de Phanera splendens e estudo químico preliminar da bactéria endofítica B1.5C1.(2019-07-12) SILVA, Lorena Ferreira da; SOUZA, Eleane Monaliza Cerqueira; MARINHO, Patrícia Santana Barbosa; http://lattes.cnpq.br/4826647905254039A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e se destaca por ter a maior diversidade de plantas, além de inúmeras espécies de microrganismos, entre eles fungo e bactéria com enorme potencial para a elaboração de novos produtos. Contudo, nos últimos anos, a dificuldade e alto custo do desenvolvimento de novos fármacos, com diferenciado poder de atuação, tornou-se um grande desafio para a indústria farmacêutica e o aparecimento de resistência aos medicamentos já utilizados demonstra a enorme necessidade e aplicabilidade da triagem de microrganismos para o descobrimento de novas classes de antimicrobianos. Bactérias endofíticas são importantes para a área farmacêutica e biotecnológica devido à descoberta de novas substâncias para uso terapêutico humano, como por exemplo, antibióticos e anticancerígenos. O presente estudo teve como objetivo realizar o perfil químico e avaliação da atividade antimicrobiana das bactérias isoladas da Phanera splendens. Um espécime de P. splendens foi coletado na Embrapa Amazônia Oriental em período sazonal e foram isoladas 40 bactérias endofíticas que foram cultivadas por 7 dias em BHI líquido e o meio líquido sofreu partição líquido-líquido com AcOEt, os extratos AcOEt tiveram seus perfis químicos obtidos por CLAE (cromatografia líquida de alta eficiência), no qual a bactéria B1.5C1 foi escolhida para estudos, sendo realizado cultivo em macro escala em meio sólido (arroz) por 21 dias. A solução etanólica sofreu partição líquido-líquido com AcOEt e hexano.Os metabólitos foram isolados por métodos cromatográficos e determinados por RMN.Foram identificadas as substâncias: ácido graxo, triacilglicerol, estigmasterol e β- sitosterol.Os extratos, de cultivo micro e macro escala,e as substâncias identificadas foram avaliadas pelo método MDA e CIM frente às bactérias certificadas Bacillus subtilis (ATCC 6633), Escherichia coli (ATCC 25922), Pseudomonas aeruginosa (ATCC 27853) e Staphylococcus aureus (ATCC 25923), sendo que para o ensaio em MDA os extratos apresentaram atividades antimicrobiana e para CIM,a fração A5C1-5 apresentou atividade bactericida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Trabalhando o conteúdo de funções orgânicas utilizando a temática: medicamentos na escola MHVT(2018) BARBOSA, Maurício Ferreira; NETTO, Oswaldo Machado da Ponte; MARINHO, Patrícia Santana Barbosa; http://lattes.cnpq.br/4826647905254039Constata-se com recorrência, dificuldades e desinteresse no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química no contexto educacional brasileiro da atualidade. Deste modo, esta proposta vem com o intuito de propor atividade de identificação das funções orgânicas a partir da temática medicamentos, de maneira inovadora e contextualizada, direcionadas a professores e alunos objetivando o alcance de aprendizagem significativa, dando sentido ao estudo químico contextualizado e tornando o aprendizado de funções orgânicas prazeroso. A metodologia escolhida foi estudo de caso abordagem qualiquantitativa, ancorada em revisão bibliográfica de autores que tratam da temática do ensino e aprendizagem de Química Orgânica; o uso de práticas inovadoras e contextualizadas, assim como autores que trabalham os fármacos. O levantamento inicial de coleta dos dados foi captado em repositórios de dados acadêmicos. O objeto de estudo foi três turmas do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Helena Valente Tavares, na qual foram aplicadas atividades em grupos colaborativos sobre as funções orgânicas nos medicamentos, questionários e entrevistas. Os objetivos desta proposta foram atingidos, pois se inferiu que foi observado avanço, não só no interesse pela disciplina Química e funções orgânicas, como também, no aprendizado dos alunos nas turmas em referência. Verificou-se, ainda, que os alunos podem reagir prazerosamente se estimulados, se colocados em frente a problemas que os desafiem na resolução dos mesmos. Cabendo ressaltar a importância do papel do professor para o alcance do processo de ensino e aprendizagem, no qual deve se colocar como mediador desse processo levando o alunado ao protagonismo de sua própria aprendizagem.