Graduação - CALTA
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Navegando Graduação - CALTA por Orientador "CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Assistência estudantil na UFPA: o estado da arte(2017-11-08) RIBEIRO, Drielle Lucia Gomes da Silva; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424; http://orcid.org/0000-0002-8963-3108Nesse artigo é apresentada a pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio do Estado da Arte no ano de 2017. O objetivo foi analisar as produções teóricas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará sobre a Política de Assistência Estudantil para identificar quais aspectos têm sido privilegiados sobre o PNAES nesse contexto. As buscas das produções teóricas foram feitas, no período de abril a outubro de 2017 nossites Scielo, Google Acadêmico, Banco de Teses da Capes, Banco de Dados da Biblioteca Virtual da UFPA e Banco de Dados da Biblioteca Física da UFPA, Campus Altamira, por meio dos descritores “Programa de Assistência Estudantil na UFPA”, “PNAES na UFPA” e “Programa Permanência na UFPA”. O critério para inclusão no corpus analítico foi ter como objeto de investigação o PNAES e ter sido publicado no período de 2007 a 2017. Foram localizadas 61 produções das quais 11 compuseram o corpus analítico. Foi identificado que as produções teóricas sobre o PNAES na UFPA são incipientes. De maneira geral nos estudos são propostas discussões sobre aspectos relacionados à necessidade de implantação de ações referentes à assistência estudantil com vistas a contribuir para a permanência do estudante no ensino superior e apontam limites e fragilidades em relação à implementação dessas políticas principalmente nos campi do interior sobre os quais não foram identificadasproduções que problematizem a assistência estudantil indicando uma lacuna nessa discussão e um campo para novas pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Evasão dos cursos presenciais da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira, com ingresso nos anos de 2011 a 2013(2018-05-22) ROCHA, Simone Macedo Xavier da; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura; http://lattes.cnpq.br/6892885831453424Este estudo de abordagem quantitativa foi realizado no ano de 2017 com o principal objetivo de identificar o índice de evasão das turmas regulares ingressantes nos anos de 2011 a 2013 no Campus Universitário de Altamira. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as listas de matrículas fornecidas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas e as laudas de diplomação disponibilizadas pela Secretaria Acadêmica do Campus. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Foi identificado que a evasão ocorre em todos os cursos investigados, o menor índice, 2,9%, e o maior, 30%, foram apresentados pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas para os estudantes ingressantes nos anos de 2013 e 2011 respectivamente. A média de evasão dos sete cursos oscilou entre 11,5% e 18,3%. O índice de evasão do Campus para esse período foi de 14,5%. Foi constatado um índice elevado de estudantes que não concluíram seus cursos no período regular, 42,5%.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A evasão em números no ensino superior : estudo sobre a Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira(2018) SILVA, João Kleber Silva da; CASTRO, Regina Celi Alvarenga de MouraEste estudo de abordagem quantitativa intitulado A evasão em números no ensino superior: estudo sobre a Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira com o principal objetivo de diagnosticar o índice de evasão por faculdade e no campus das turmas ingressantes nos anos de 2009 e 2010. Como instrumento de coleta de dados foi realizada a análise documental. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e à luz dos autores que discutem a temática da evasão no ensino superior. Houve nesse período sete turmas ingressantes, cinco de Licenciatura e duas de bacharelado. O índice de evasão entre os sete cursos oscilou, sendo o mais baixo e o mais alto apresentado pelas licenciaturas. Apesar das licenciaturas e dos bacharelados terem apresentado índices abaixo da média nacional para o período, houve um número alto de estudantes evadidos 60, indicando a necessidade de estudos sobre as causas que têm desencadeado esse fenômeno, com vistas a propor ações para mitigá-lo.