Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
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Navegando Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST por Orientador "FARO, Rubens Alexandre de Oliveira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação de professores e suas concepções a respeito da deficiência intelectual no ensino regular(2017) MONTEIRO, Ketteneanne Rocha; ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva; http://lattes.cnpq.br/8650957521962537; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044O presente estudo tem como enfoque principal investigar se os docentes possuem formação adequada para lecionar para alunos com deficiência intelectual, no ensino regular, em uma escola municipal de Castanhal e, além disso, averiguar as dificuldades enfrentadas pelos professores na educação inclusiva, e também, verificar a concepção dos docentes a respeito dos alunos com deficiência intelectual. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Castanhal, onde, participaram 4 sujeitos, sendo estes, 2 professoras e 2 auxiliares. Como critério para participação desta, levou-se em conta, o fato de lecionar para alunos com deficiência intelectual. Foi realizada uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, e como instrumento para obtenção de dados, utilizou-se o questionário. A dissertação está estruturada em 6 capítulos, sendo que o primeiro abordará a respeito da introdução, quanto ao segundo, discutirá a respeito do desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual. O terceiro debaterá a respeito da formação pedagógica no âmbito inclusivo. O quarto enfatizará a respeito da metodologia utilizada na presente dissertação. No quinto capitulo será explanado sobre os resultados e discussões e finalizando com o sexto capitulo que trata sobre as considerações finais. Os dados revelam que os docentes não encontram-se com a formação adequada para lecionar ao aluno com deficiência intelectual, pois, as mesmas não possuem um nível de pós-graduação na área da educação especial e nem formação específica para lecionar para esses alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Libras na formação superior: o perfil dos inscritos no projeto Libras nas Universidades(2018-03-22) CARDOSO, Elton de Souza; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o perfil dos inscritos que se inscreveram no curso de Libras na UFPA-Castanhal no ano de 2016. O estudo apresenta uma abordagem quanti-qualitativa, utilizou-se como técnica de coleta de dados o questionário utilizado pelo projeto para a inscrição. Para tanto, este estudo teve como base o formulário de inscrição ao curso, o curso se destinava a discentes de instituições universitárias da cidade de Castanhal (PA). Os resultados indicam que a maioria dos inscritos são discente dos cursos que mais se destacaram foram os dos cursos de licenciatura, a maioria sendo do curso de Pedagogia e educação física, este fato fica claro quando sabemos que esses dois cursos apresentam alunos e professor surdo dentro de seus cursos. Outro fator marcante foi os alunos de alguns cursos que não são da área da licenciatura. Desta forma, verifica-se a importância da difusão da língua de sinais dentro das universidades, pois os sujeitos surdos perpassam por todos os setores e espaços que constitui a UFPA-Castanhal, com isso buscase oferecer inclusão, ao passo que vivemos num contexto inclusivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal(2017) BESSA, Thamires Dayanne Souza; ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva; http://lattes.cnpq.br/8650957521962537; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044Esta monografia apresenta um breve estudo sobre a escolarização do aluno autista, na escola de ensino regular, dando ênfase na formação de professores, metodologias e práticas pedagógicas utilizadas por eles nesse processo. São abordados dois temas principais: contexto histórico do autismo, bem como, a inclusão de alunos com autismo no ensino regular: considerações pertinentes. É apresentado aqui uma breve contextualização do autismo, suas características e diagnóstico, dando enfoque ao processo de inclusão escolar, o atendimento educacional regular e especializado, assim como, as metodologias utilizadas pelos professores. O presente estudo possui uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento a aplicação de questionário direcionado à professores titulares e auxiliares das turmas avaliadas. Os resultados obtidos, evidenciaram que a maioria dos professores não estão preparados para trabalharem com alunos autistas, pois não possuem formação adequada para tal, porém evidenciou-se que recebem total apoio dos profissionais especializados, o que acarreta em metodologias adequadas condizente com as especificidades de tal aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Surdez na sala de aula : relatos de um professor da Escola Municipal Ana Paula em Castanhal-PA(2018-08-29) PEREIRA, Francinea da Silva; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044O presente trabalho constitui-se uma reflexão sobre as vivências, experiências e os desafios sobre a realidade da pessoa surda em sala de aula na perspectiva de ensino a partir dos relatos de um professor da rede pública municipal do município de Castanhal, considerando para tal análise, a construção de um trabalho que visa refletir sobre as dificuldades que se apresentam para o aluno, tendo em vista o papel do professor como mediador do ato comunicativo que é necessário para um aprendizado inclusivo e cidadão. Os objetivos presentes neste trabalho se direcionam no sentido de entender a importância da formação do professor, bem como a explicitação dessa realidade como forma de compreender as particularidades que ensejam a inclusão do aluno surdo no espaço de sala de aula. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia de pesquisa utilizada neste trabalho se pautou numa análise de cunho bibliográfico qualitativo, para em seguida se pautar numa análise da realidade a partir de uma pesquisa de campo que tem por função observar as deficiências no sentido de criar possíveis estratégias de ensino que ajudem na formação do aluno. Como marco teórico para nossas discussões sobre o tema do surdo e sua inclusão em sala de aula utilizamos autores como Quadros (1997), Botelho (2015), Glat (2011) e a legislação que discute as políticas públicas inclusivas. Ao final deste trabalho concluiu-se preliminarmente que é de fundamental importância para o processo de inclusão do aluno surdo no espaço escolar, uma política pública que de fato inclua o professor em processos formativos que visem sanar o problema da exclusão da pessoa surda, bem como sua consolidação como pessoa humana no processo de uma democracia escolar.