Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
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Navegando Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST por Orientador "DIAS, Luiz Carlos de Carvalho"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acompanhar e acolher uma criança autista na escola: relatos de uma experiência de formação(2017-11-29) DAMASCENO, Simone Santana; DIAS, Luiz Carlos de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4414879898224594O presente trabalho apresenta as incursões do Acompanhamento Terapêutica Escolar (ATE) de uma professora, acadêmica do curso Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade de Pedagogia, Campus Universitário de Castanhal/UFPA, na educação fundamental menor de um aluno autista. A inclusão pedagógica e social da criança no ambiente escolar e a capacitação da professora para acolher, integrar e incluí-lo deram-se em um período de três anos. A diferenciação e a ampliação dos conceitos de integrar e incluir foram um dos demarcadores de observação, estudo, pesquisa, intervenções colocadas em movimento nesse período de aprendizagem e formação. Para alcançar os objetivos propostos nesta experiência de formação, que segundo Larossa (2002) é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca (1) faremos relatos de experiência de acompanhamento/facilitação/intervenção em momentos educacionais, (2) descreveremos algumas atividades e expedientes burocráticos e analíticos que fizeram parte dos instrumentos de observação e, (3) enredado a esses momentos, faremos ensaio de análise e interpretação da ação das intervenções pedagógicas do acompanhamento deste trabalho. Utilizados como leitura base ao Acompanhamento Terapêutico Escolar foram estudados os trabalhos de Assali (2006); Kupfer (1997; 2006; 2007); Franguas e Berlinck (2001); Riviére (2004); Barros e Brandão (2011); Sereno (2006). No tópico "Autismo e Educação", quatro autores destacam-se: Reviérie (2004); Simbenberg (1998); Fráguas (2004); Laznik (2004). As reflexões no campo da "Inclusão Social e Escolar" foram referendados por Matos & Dinis (2014); Assali (1999); Relatórios – Brasil/MEC (2007, 2008); Salomão (1998); Prieto (2005); Lajonquíere (2001). Nossos parâmetros metodológicos se balizaram nas pesquisas de cunho qualitativo tendo o estudo de caso como parâmetro metodológico em autores como Teschi (1990); Bogdan & Biklen (2003) e Yin (2001). Essa experiência nos encaminha a pensar que a ação significativa para incluir/facilitar alunos com autismo num ambiente escolar pode ser mediada cognitiva, afetiva e social pelo ATE. Importantes intervenções ao desenvolvimento e aprendizagens, sugere que professores ou pedagogos que tenham formação, supervisão e orientações podem fazer essa tarefa dentro da escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Autismo e inclusão : aspectos da ação docente em uma escola pública de Castanhal – PA(2018-04-24) SILVA, Suane Priscila Porpino da; DIAS, Luiz Carlos de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4414879898224594O autismo caracteriza-se por uma série de condutas comportamentais como a frágil interação direta e clara com outras pessoas, movimentos de comportamento restritos, estereotipados, ritualizados e a limitação ou ausência de comunicação verbal. Por conta dessa generalização de características – “categorias de analise” - se faz necessário uma abordagem cautelosa para que a criança real não desapareça em meio a essas categorias. O tema Autismo, ainda é pouco conhecido por profissionais da área da educação, bem como, por demais profissionais que tem a responsabilidade de lidar com o que se considera “transtorno”; tema que vem sendo discutido com maior frequência atualmente, devido demandas de alunos com autismo que são inseridos em ambiente escolar regular. Muito vem se especulando e se pesquisando sobre se há um único foco reverbere em uníssono uma definição fechada do que é o autismo e como se deve realizar a educação deste aluno. Por este motivo, o presente trabalho, tem como objetivo geral: analisar as características na prática docente em uma turma regular do 2º ano do ensino fundamental na escola municipal com a presença de um aluno com autismo, associado a uma intervenção dentro de sala de aula regular para a inclusão do aluno com autismo. Nossas arguições começaram construindo diálogos com autores como Declaração de Salamanca, 1994; Barbosa, 2007; Sassaki, 1997; Rodrigues, 2006; Lima, 2006; Alves, 2002; Kupfer, 2010; Cunha, 2012 e Moreira, 2005. Utilizamos como paradigma metodológico as pesquisas de referências qualitativas, autores como Pissette, 2010; Taylor e Bogdan, 1984; Danna (1986), Bervian, Cervo e Da Silva (2007), nos deram suporte para a análise dos relatos e da observação da professora do ensino fundamental em relação à inclusão do aluno com autismo. Penso a inclusão em campos políticos, culturais e educacionais; inserir não é adaptar, mas acolher, cuidar para que a criança sinta pertencer-se a esses territórios geográfico e afetivo, as salas de aula regular e AEE, aos contextos de aprendizagens, significando e subjetivando possibilidades de aprender e apreender conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dislexia, família e escola : reconhecimento e aceitação de crianças com distúrbios no aprendizado(2018-04-11) PUREZA, Frécia Fernanda Franco; DIAS, Luiz Carlos de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4414879898224594As famílias possuem um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem das crianças com dislexia, por meio do reconhecimento, aceitação e diagnostico dos transtornos de aprendizagens, pois o mesmo quando não diagnosticado pode acarretar em uma série de problemas na educação destas crianças por não estarem recebendo uma educação adequada. O objetivo da presente pesquisa foi exatamente de escutar da família – responsáveis e familiares - a educação da criança disléxica, arguindo assim: quando ocorre a colaboração por parte da família a criança pode desenvolver um aprendizado significativo. Para tanto a presente pesquisa se deu por meio de pesquisa bibliográfica referentes aos temas que circundam os escritos desse trabalho; autores como. Abreu (2012); Campos (2012); Carneiro (2011); Lima (2014); Lona (2014); Marques (2014); Massi e Santana (2011); Polese et.al. (2011); Rubino (2008); Salvari e Dias (2006); Silva (2015); Silva e Silva (2016) Rodrigues e Silveira (2008); Gonçalves (2011); Carvalho (s/d); Ferreira et al. (s/d). A investigação foi qualitativa – questionário semiestruturada composta por vinte 20 questões aplicada entre três sujeitos de crianças com diagnóstico ou com suspeita de dislexia. Os resultados mostraram o quão fundamental é o papel da família neste processo de reconhecimento, diagnóstico e aceitação, bem como o quão é o desenvolvimento de um trabalho em conjunto entre escola e família para que seja proporcionada a essas crianças uma educação dinamizada e proveitosa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da afetividade no desenvolvimento do aprendizado dos alunos(2018) ARAÚJO, Kelly Lameira de; DIAS, Luiz Carlos de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4414879898224594Destaca-se como tema “A importância da afetividade no desenvolvimento do aprendizado dos alunos”, por entender a necessidade do estudo, pois a afetividade foi e continua sendo apontada como fundamental no processo ensino-aprendizagem. A pesquisa discute teoricamente a afetividade e a sua relação com a educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que busca através das concepções de Henry Wallon e outros autores, que dedicaram grande parte de sua vida no estudo da afetividade, destacar a importância do afeto nas relações interpessoais em salas de aula. Teve como objetivo responder a seguinte questão problema: Como a afetividade pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, onde as relações interpessoais em salas de aula não estão presentes? Neste sentido o estudo objetivou compreender o conceito e a influencia da afetividade na relação docente, no campo educacional, no processo ensino e aprendizagem através de uma revisão bibliográfica. Para isso, a metodologia baseia-se na contextualização do referencial bibliográfico constante em livros, revistas científicas, artigos, sites, entre outros, buscando as contribuições da história cultural, referencial que permite um novo modo de olhar a relação entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem. Como resultados alcançados, constata-se nos estudos que a valorização da afetividade e da sensibilidade humana conscientiza as pessoas de que elas não estão separadas umas das outras, mas unidas, partilhando um saber que também não se imagina separado, mas irmanado na constituição de uma consciência afetiva, amorosa e ampliada. Podendo inclusive promover uma proposta transdisciplinar nos contextos de formação de professores no sentido de tornar a experiência no mundo mais cooperativa, amorosa e solidariamente compreendida, além de trazer relevantes conhecimentos sobre a afetividade com ricas contribuições para a compreensão do processo ensinoaprendizagem, visto que, proporciona subsídios para compreender o aluno, o professor e a interação entre eles. Assim, conclui-se que, a afetividade que se manifesta na relação professor-aluno se constitui elemento inseparável do processo de construção do conhecimento. Por isso, a qualidade da interação pedagógica deve ser buscada com muita primazia, pois é ela que vai conferir um sentido afetivo para o objeto de conhecimento, a partir das experiências vividas em sala de aula. Embora se saiba que não se pode responsabilizar o professor afetivo pelo pleno êxito do processo ensino aprendizagem, pois os reflexos externos influenciam consideravelmente essa relação que as vezes se sobrepõe ao ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A lenda do Bianor como elemento de aprendizagem na vila de Mutucal/Curuçá-PA(2018-10-28) PINHEIRO, Djaire Bacellar; DIAS, Luiz Carlos de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4414879898224594O presente trabalho discorre sobre a Amazônia, seus encantos e suas lendas, também busca compreender os que vivem em função desta tantos nos aspectos econômicos, quanto no que diz respeito ao imaginário amazônico através das narrativas orais, em especial a lenda do Bianor, que é uma lenda da vila de Mutucal na cidade de Curuçá-PA, e sua relevância tanto na vida dos moradores como no cenário escolar, haja vista que elas chegam até as escolas trazidas pelo imaginário infantil. Entender de que maneira a escola absorve esse conhecimento trazidos por eles e como os educadores utilizam esse fato na busca por uma metodologia diferenciada para que não se prendam apenas em documentos vindos dos órgãos superiores mas que dinamizem suas aulas de acordo com a vivencia, os incentivando a serem sujeitos de seu conhecimento, a preservação desse patrimônio material e imaterial e natural, haja vista que eles preservam o rio, lugar onde segundo a narrativa local o menino foi encantado, buscando compreender como essa narrativa possibilita a preservação do meio ambiente, bem como caracteriza esse lugar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Maternagem e educação: relatos e reflexões sobre as singularidades educacionais de uma criança autista – família e escola(2018-03-23) COSTA, Suanara Malaquias Nogueira; DIAS, Luiz Carlos de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4414879898224594Este trabalho resulta de minhas reflexões enquanto mãe de filho autista, e aluna do curso de Pedagogia, que ao longo das experiências acumuladas e observações do sistema de ensino disponibilizado ao meu filho, pretende contribuir para o melhoramento da oferta e permanência de crianças com Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD) no ambiente escolar, sobretudo crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que é o caso do meu filho. O objetivo geral deste trabalho é relatar situações de caráter familiar, que envolvem sobretudo meu filho Víctor e eu, que vão desde a gestação até seus primeiros contatos com a escola e o processo de alfabetização, além de situações escolares e que envolvem seu acompanhamento por profissionais especializados. Permeando estas discussões, metodologicamente, buscaram-se autores que se debruçaram sobre pesquisas referentes aos diferentes TGD e TEA, educação inclusiva e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a superação e adaptação destes indivíduos ao contexto da escola regular. No contexto desta pesquisa, que possui um caráter qualitativo e autobiográfico, pretendo contribuir para o enriquecimento do acervo cientifico e documental que diz respeito a esta temática da educação inclusiva e novas propostas de ensino.