Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
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Navegando Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST por Orientador "CRUZ, Carlos Renilton Freitas"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A articulação docente na valorização dos conhecimentos prévios: uma abordagem a partir das contribuições de Piaget, Ausubel e Freire(2018-12-28) GUIMARÃES, Maria do Socorro da Silva; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473A presente pesquisa trata-se de um trabalho de conclusão de curso e visa investigar as contribuições de Piaget, Ausubel e Freire na construção do conhecimento advindo da escola, a partir da valorização dos conhecimentos prévios bem articulados pelos docentes. Discuti como se dá essa construção na visão desses autores e qual o papel do professor nesse processo. Serão também apontadas algumas diferenças entre o ensino tradicional e o ensino construtivista, analisando alguns contrapontos estabelecidos durante a pesquisa em uma escola de Ensino Fundamental no município de São Francisco do Pará. Optou-se pela abordagem qualitativa e tem como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Como resultado, destaca-se: que os professores precisam articular melhor tais conhecimentos em seus planejamentos para uma aprendizagem significativa dos alunos, apesar de saberem de sua importância.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Campo em movimento: as conquistas educacionais do assentamento João Batista II sob a ótica das mulheres(2017-10-05) PAIXÃO, Inara Maria Monteiro da; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473O presente trabalho compreende-se na temática da Educação do Campo, a qual sua delimitação se deu no espaço do Assentamento João Batista II, localizado no município de Castanhal-Pa, onde se investigou sobre os protagonismos das mulheres nas conquistas educacionais do referido local, tendo em vista ser indispensável pesquisar sobre a realidade de mulheres que foram historicamente invisibilizadas, ressaltando suas vivências e conquistas tendo como finalidade obter novas aprendizagens. No estudo primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, sendo esta a base teórica do estudo, onde auxiliou no decorrer da análise dos dados, estes que foram coletados através da observação e entrevista com as mulheres lideranças do assentamento. Os resultados apontam para o significativo papel desempenhado pela militância das mulheres na organização e concretização da escola Roberto Remigi, pois as mesmas participaram de forma efetiva nesta conquista. Cabe ressaltar a educação como um importante meio para o processo de emancipação dos sujeitos, visto que no decorrer da consolidação da educação no interior do assentamento, é necessário, destacar que as mulheres revelam seu protagonismo em todas as lutas históricas do MST, sobretudo no que tange a educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental: um estudo das concepções e atitudes dos educadores da educação infantil em uma escola do município de Castanhal(2018-07-05) OLIVEIRA, Roseane dos Santos; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473Este trabalho apresenta um breve levantamento bibliográfico, aplicação de um questionário (apêndice) e entrevista aos professores da Educação Infantil. Vem discutir a importância do trabalho com o tema Educação Ambiental na educação infantil. Procura identificar como o tema tem sido tratado, em uma Escola de Educação Infantil do município de Castanhal. Vem discutindo a importância de se preservar o meio ambiente e da sensibilização nas crianças, para que as mesmas vivam com qualidade de vida, como pressuposto essencial para uma boa saúde para hoje e para o amanhã. Sendo esse assunto importante para o desenvolvimento das crianças, o trabalho pretende mostrar aos professores à importância do desenvolvimento desse tema na educação infantil, na participação da formação da autonomia das crianças em relação ao espaço ambiental e assim beneficiá-los como futuros cidadãosTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo – processo avaliativo em classe multisseriada em uma escola na Agrovila São Raimundo do município de Castanhal.(2018) SANTOS, Joyce Damasceno; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473Na realidade das escolas do campo, é comum o trabalho docente acontecer em turmas multisseriadas, ao qual nos referimos a salas de aula com alunos de variadas faixa etárias e níveis de escolarização com um único professor. Levando em conta como processo avaliativo é executado nesse sistema educacional, objetiva-se neste estudo trazer em sua proposta uma análise sobre como se dá o processo avaliativo em classe multisseriada. A pesquisa fundamenta-se através de Caldart (2009), Hage (2005), Santos e Moura (2010), Freire (2005), Araújo e Guarnieri (2010), Luckesi (1992, 2011) Perrenoud (1999). A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando como recurso metodológico o estudo de caso, a observação e a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Embora as condições existenciais e algumas dificuldades sejam apontadas dentro das escolas multisseriada, os resultados indicam que o processo avaliativo na multisserie se desenvolver de forma igual a qualquer outra modalidade de ensino, nessa perspectiva devem ser descartadas visões negativas que se despertam a principio antes de vivenciar a realidade dessas classes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: transversalidade pedagógica e saberes componeses na atividade agrícola da meliponicultura(2017-12-20) LIRA, Layane Queiroz Ramos; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473O presente trabalho foi construído como espinha dorsal a partir do tema meliponicultura, em seus objetivos procurou-se compreender, identificar e analisar, o víeis pedagógico refletidos no processo da transversalidade da educação do campo, a partir dos saberes camponeses fundamentados na atividade da meliponicultura. Reconhecer os saberes do trabalho camponês da atividade agrícola da meliponicultura. Tratando este tema articulador, o trabalho foi dividido em três capítulos. O capítulo I, traz os caminhos iniciais da pesquisa onde trata-se da alma de todo enredo deste trabalho, acompanhado das metologias cientificas permeiam o mesmo.O capítulo II, trata da abordagem dos saberes camponeses, o que protagoniza construção dos processos educativos. Abordagens que lança a leitura ao âmbito transversal na educação do campo. O estreitamento de dialogo entre saberes camponeses e saber cientifico por o movimento de coletivo que se sensibilizam pratica de ensino significativo a vida campesina, ao construir projeto educativo aos sujeitos do campo com atividades pedagógicas que dialogam com o contexto vivido pelo aluno do campo. Nesse sentido o capitulo III trás reflexões pertinentes a disposição dos diálogos a partir da educação do campo, agroecologia e meliponicultura, expresso na sinergia nas experiências das atividades pedagógicas desenvolvidas no programa PIBID nas atividades nos espaços não formais de educação expresso nas atividades: “Dia de Campo no meliponário agroecologico” e “Projeto: Amigo das Abelhas Nativas”. E em síntese considerações do estudo a estreitar e provocar, as das múltiplas as faces da educação do campo que são permitas em frente as ações interligadas aos espaços não formal de educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de artes por meio da proposta agroflorestal para uma escola rural: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico(2018-03-13) AZEVEDO, Eleodora Ribeiro de; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473O presente trabalho tem como tema a utilização de canteiros agroflorestais associados ao ensino de artes. Nosso objetivo nesse trabalho foi analisar o movimento de construção e desenvolvimento de um espaço Agroflorestal como ferramenta para o ensino de artes em uma escola da zona rural no município de Castanhal. Desta forma, traçamos esta pesquisa com o título A importância de um Projeto agroflorestal para as crianças dentro de uma escola do campo: fortalecimento da cultura, da agricultura familiar através do ensino básico. Definimos como objetivo geral, descrever e analisar o processo de organização de um projeto agroflorestal em uma escola da zona rural do Município de Castanhal. Especialmente, Investigar as origens do projeto, analisar o desenvolvimento do mesmo e averiguar a relação entre o ensino de artes e a prática agroflorestais associadas à permacultura. O presente trabalho baseia-se em autores que dialogam sobre: Agroecologia, como Altieri (2012), permacultura Mollison (1999), na arte com Lacoste (1997), entre outros autores que dialogam sobre educação rural e educação do campo tais como Ribeiro (2012) e Caldarte (2012). Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, que buscou empregar o estudo de caso que vem a ser uma forma, um mecanismo de investigação de grande utilidade nos estudos e nas áreas da educação na atual conjuntura Morgado (2013), e para coleta de dados fizemos uso de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos literalmente ligados ao projeto e observações durante as aulas da educanda de artes. Quanto aos resultados podemos constatar que trata-se de um projeto que encontra-se em construção e planejamento, mas que possui uma boa aceitação por parte de seus envolvidos comunidade escolar, alunos e pais. E que em grande parte, alcança seus objetivos aos quais se dispôs a trabalhar apresentando-se como uma ótima possibilidade para que a unidade escolar se reconheça como autor de mudanças sociais e para a igualdade ao alcance das novas formas tecnológicas e sustentáveis no que se referem a produção de alimentos e gestão dos recursos naturais fortemente trabalhados através da agroecologia e por meio da permacultura e que são bem exploradas dentro da disciplina de artes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A familia camponesa e o trabalho na infância: uma incursão bibliográfica(2020-08-12) BRITO, Simone Nunes de; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473Tal estudo busca elucidar as contestações entre o trabalho dominante e o trabalho ontológico, visto que quando se retrata a evolução humana em um panorama histórico há um embate entre dominação e libertação, portanto, um corrompe o ser enquanto o outro socializa o próprio. É com essa percepção de socialização primária que a família camponesa assume a responsabilidade de educar ao inserir o trabalho ontológico em seus ofícios. Ponderando tal revisão, conclui-se que o trabalho dominador estabelece a depreciação da realidade e o estranhamento entre os indivíduos, diferentemente do trabalho formador na infância, o qual possui capacidade de socializar e educar a criança, mas também prepará-la para uma realidade reconhecida. Esta pesquisa baseou-se no cálculo exemplar qualitativo, o qual foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica, característico de uma pesquisa descritiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação da identidade camponesa: um olhar a partir da prática docente na escola Roberto Remigi, Assentamento João Batista II(2017-12-20) ARAÚJO, Aline Lopes; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473Na realização do trabalho docente nas escolas do campo, a ausência de um diálogo com a realidade camponesa poderá comprometer a identidade de seus alunos, uma vez que exclui discussões sobre o modo de vida camponês. Dessa forma, este trabalho objetiva analisar a influência da prática docente na formação da identidade camponesa, no contexto infantil, na perspectiva de entender se as ações pedagógicas desenvolvidas pelo professor podem contribuir em aspectos positivos ou negativos, na formação da identidade camponesa das crianças. O trabalho está baseado em autores que pesquisam sobre Identidade, como Hall (2005) e Woodward (2009), sobre Infância, abordando Sarmento (2008) e Corsário (2011), e que discutem sobre Educação do Campo, como Caldart (2012), Cruz (2010), Martins (2013) e Arroyo (2012). A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando como recurso metodológico o estudo de caso e a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os resultados apontam a importância do papel docente na construção da identidade do aluno, percebendo que a execução das ações docentes reflete na percepção da criança como ser social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da educação ambiental no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais de uma escola pública no município de Inhangapi - PA(2018-12-08) OLIVEIRA, Tenilde Gusmão de; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473Neste estudo busca-se demonstrar o conceito básico de meio ambiente e a importância dele na educação básica. Inicialmente foi relatado um memorial de vida e logo após reflexões de experiências vividas, falando sobre meio ambiente no âmbito escolar. Pois, a educação ambiental é um processo pelo qual o educando começa a adquirir informações sobre as questões ambientais e assim passa a ter uma nova visão do que vem a ser o meio ambiente. Tem como objetivo sensibilizar a escola sobre a importância da Educação Ambiental no Processo de Ensino Aprendizagem nas Séries Iniciais de uma escola pública no Município de InhangapiPA. No plano metodológico utilizou-se a tendência dialética, com abordagem qualitativa, de caráter exploratório. O público alvo foram os 13 trabalhadores em educação que atuam na referida Escola, os quais participaram de reuniões bimestrais com a comunidade, aqui intituladas rodas de conversa, as quais produziram insumos que são analisados ao longo do texto. Alguns destes dados foram acrescentados e este trabalho como relatos e estão caracterizados em falas, que vão de E1 a E13 e em breve análise mostram que as pessoas têm noção de que as coisas não caminham bem, mas também se veem sem meios de intervir na realidade. O estudo permitiu um novo conhecimento do que vem a ser o meio ambiente e do que o mesmo tem para oferecer a sociedade e a todos que nele habitam e, a partir disto, será possível pensar e trabalhar em novas estratégias para o avanço no processo de ensino aprendizagem, que incentivem a preservação ambiental através da educaçãoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia em ambiente não escolar: identidade(s) de pedagogos atuantes no município de Castanhal/PA(2018) SILVA, Viviane de Souza; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473Esta pesquisa aborda a atuação e possível identidade do pedagogo em ambiente não escolar, considerando sua formação inicial para atuar nestes espaços. O problema de investigação situa-se em conhecer a(s) possível (is) identidade(s) do pedagogo atuante em um ambiente não escolar, levando em consideração a sua formação inicial. A metodologia foi pautada na abordagem qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Utilizamos como fundamentos, os estudos de: LIBÂNEO (1998) (2001) (2006); SÁ(1999); BRZEZINSKI (2011); CIAMPA(1987); DUBAR (1997); NÓVOA (1992), dentre outros. O estudo teve três (03) sujeitos, profissionais da pedagogia que atuam em espaços não escolares, tais como: Serviço Social do Comércio (SESC), Associação Fazenda Embrião e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). Na análise dos dados foram construídas três categorias: pedagogia em ambiente não escolar; atuação e identidade do pedagogo em ambiente não escolar e formação inicial. Os resultados apontam para a relevância da atuação do pedagogo em ambiente não escolar, sobretudo, admitindo que nesta perspectiva seja possível assumir não apenas a identidade de docente, mas, identidades, que vão além da docência, levando em conta a dimensão do trabalho pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O PNAIC e a educação do campo: um olhar sobre a formação continuada de professores de escolas do meio rural em Castanhal-PA(2018-04-11) SILVA, Aldenize Melo da; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473Esta pesquisa objetiva-se compreender a importância do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a educação no campo no município de Castanhal-PA nas escolas municipais: Roberto Remigi, Paulo Freire e Santa Terezinha. A fim de analisar se a política de formação continuada de professores dialoga com a realidade do campo e avaliar se a formação do PNAIC é metodologicamente adequada ao meio rural. Na perspectiva de focalizar sobre a formação dos professores por meio do Pacto, a pesquisa foi realizada em três escolas do meio rural da rede pública municipal de Castanha-PA. Essas escolas e os professores obteram esse critério de seleção por se tratar de instituições do meio rural para a que coleta dos dados fosse satisfatória e de conformidade com a temática deste trabalho. Partindo dos nomeados estudos elegeu-se a abordagem qualitativa, bem como o método Estudo de Caso, possuindo os tipos de pesquisa documental e bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi entrevista com roteiro de doze questões semiestruturadas. Os sujeitos informantes da pesquisa foram seis professores atuantes de 2º e 3º ano e de 1º ao 3º ano de classes multisseriadas das séries iniciais. Conclui-se com base no estudo realizado nas escolas pesquisadas, que o PNAIC possui importância para a educação no campo. Tanto para formação dos educadores quanto para alfabetização dos alunos, pois, traz ensinamentos pelas quais os professores podem melhorar seus conhecimentos com intuito de alfabetizar seus alunos na idade certa. Analisou-se de acordo com os relatos dos sujeitos informantes da pesquisa, que a política de formação de professores do PNAIC dialoga com a realidade do campo, porque é voltada para professores de classes multisseriadas com estudos teóricos e práticos diferenciados e apropriados para a realidade vivida no campo. Verificou-se que dentre as teorias e práticas da formação dos docentes das classes de 1º, 2º e 3º ano das séries iniciais, nem todas as discussões e atividades desenvolvidas condizem com a realidade do campo, pois é a mesma formação voltada para professores da zona rural e zona urbana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal(2018-07-06) NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das; CRUZ, Carlos Renilton Freitas; http://lattes.cnpq.br/7656601356595473A presente pesquisa busca perceber as contribuições que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) traz para a formação dos professores, analisando através do depoimento a perspectiva de alguns educadores das séries iniciais de uma escola da rede municipal de educação. A pesquisa e de natureza qualitativa, a abordagem da pesquisa se deu pelo estudo de caso, optou-se pela entrevista e observação com coleta de dados realizada com 04 docentes que ministram aula nas series iniciais do ensino fundamental da educação básica da Escola Graziela Gabriel. Após a análise dos dados constatou-se que a formação ofertada pelo Pacto colabora com o ensino aprendizagem dos professores auxiliando na alfabetização dos alunos. Nesta pesquisa as análises dos dados sobre a formação continuada para professores alfabetizadores ofertada pelo PNAIC, se deu por meio da discursão feita com embasamento no referencial teórico composta pelos autores, Cagliari (1998), Mortatti (2006), Soares (2004), García (1999), Ferraço (2005), Libâneo (2001), entre outros.