Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
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Navegando Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST por Orientador "BANDEIRA, Sérgio"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação do campo e os desafios de professores em classes multisseriadas nas escolas do município de Inhangapi-Pará -2018(2018-07-26) SOUZA, Regiane Menezes de; BANDEIRA, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760A presente pesquisa apresenta como tema os desafios docentes em classes multisseriadas de escolas do campo no município de Inhangapi-Pará, cujo principal objetivo consiste em analisar os desafios enfrentados pelos professores que exercem a docência em classes multisseriadas em escolas do campo no município de Inhangapi-Pará. Utilizamos como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com três professores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Maracanã, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Cumaru e Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Alto Patauateua, todas localizadas no campo e funcionam em regime de classes multisseriadas. Como aporte teórico, elegemos autores, como Arroyo (1999); Arroyo, Caldart e Molina (2004), Brandão (2001); Caldart (2002, 2004, 2012); Hage (2005, 2011); Kolling, Nery e Molina (1999); além de legislação da educação, como a LDB 9394/96, e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (2002, 2008), entre outros. Com base nos dados coletados e analisados, inferimos que ainda precisa haver mais investimentos na educação que é ofertada nas escolas do campo, e que os desafios são grandes para um único professor lecionar em uma única sala de aula com diversas séries e idades em um mesmo ambiente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memórias entrelaçadas e histórias de docência no ensino multisseriado em Inhangapi (PA)(2018-10-20) CARMO, Maria de Fátima Ferreira do; BANDEIRA, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760O presente trabalho parte de inquietações e experiências em mais de trinta anos de atuação como docente em classes multisseriadas no município de Inhangapi-PA. Tem como problema: o que dizem os relatos de professores sobre suas memórias de experiências docentes em turmas multisseriadas no município de Inhangapi/PA? O objetivo geral é analisar os relatos de professores sobre suas memórias de experiências docentes em turmas multisseriadas no município de Inhangapi/PA. Os objetivos específicos são: apresentar noções teórico-conceituais fundamentais para envolver o tema em discussão; discutir as condições históricas sobre o ensino multisseriado na Amazônia e analisar os relatos das memórias de experiências docentes de professores de classes multisseriadas no município de Inhangapi/PA. Buscou-se fundamentação metodológica na pesquisa qualitativa e o instrumento metodológico escolhido para a efetivação do trabalho de campo foi à observação in loco mediante questionário proposto, a qual foi analisada a partir do diálogo com alguns teóricos como: Hage (2005, 2006, 2014), Almeida (2018), Bosi (1994), Escudeiro (2014), Freire (1996), Kramer (2010), dentre outros. Os sujeitos envolvidos foram dois professores da rede pública de enino e de classes multisseriadas. Diante dos resultados obtidos percebe-se que o relato das memórias docentes nos permite compreender o processo de ensino e aprendizagem mediante o contexto apresentado, fazendo uma analogia com os dias atuais e assim se apoderando desse processo de maneira sistemática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As narrativas e memórias sobre o chupa-chupa em Colares e práticas educativas do ensino de história nas séries iniciais(2017) SOUZA, Laurimar Cabral Ferreira de; BANDEIRA, SérgioO presente Trabalho de Curso traz uma abordagem investigativa sobre o fenômeno chupa-chupa, ocorrido na cidade de Colares-Pará na década de 1970 na perspectiva de cruzar essas memórias e potencializá-las como elemento incorporado a cultura do referido município e as suas possibilidades de uso para a valorização da história local e para o ensino de história nas series iniciais do ensino fundamental. É um estudo de abordagem qualitativa e para tanto, foi utilizado como método de coleta de dados a entrevista com alguns moradores que vivenciaram a situação apresentada como as aparições das luzes do chupa-chupa que provocaram significativas mudanças no cotidiano da cidade de Colares e região. Através de estudo levantado outras fontes também foram utilizadas, tais como os jornais O LIBERAL e O ESTADO DO PARÁ, ambos periódicos conceituados que veicularam no ano de 1977 a notícia dos avistamentos de Óvnis, e ainda publicações da Revista UFO, especialista em Ufologia, do ano de 1997 que está disponível no sitio eletrônico da revista. A partir da análise dos dados foi possível perceber a importância das narrativas e da memória dos moradores sobre o caso em evidencia e podem ser viabilizadas para o ensino de História local para os alunos das séries iniciais em Colares. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas apresentadas foi possível confirmar que o fenômeno chupa-chupa através das memórias e narrativas de moradores de Colares pode ser utilizado como elemento didático para a desenvoltura de um ensino dinâmico e contextualizado da história do lugar e da realidade presente do aluno que se esclarece a partir do conhecimento do passado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O pacto nacional pela idade certa e a expectativa de superação das dificuldades de leitura no 1º ciclo do ensino fundamental em uma escola do campo em Inhangapi (PA)(2018-10-20) PAIVA, Luciana Rodrigues de; BANDEIRA, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760O presente trabalho parte de uma inquietação de vivencia cotidiana docente com necessidade de compreender melhor a relação sócio educacional que se estabelece no 1º ciclo do fundamental visando aprimorar e aperfeiçoar a prática pedagógica nas classes multisseriadas no município de Inhangapi, nordeste do Pará. Tem como problema: Quais as estratégias desenvolvidas pelo PNAIC para superar as dificuldades de leitura dos alunos do 1º ciclo de classe multisseriada em uma escola do campo no município de Inhangapi? O objetivo geral é discutir como as estratégias desenvolvidas pelo PNAIC estão contribuindo para superar as dificuldades de leitura de alunos de classes multisseriadas em escolas do campo no município de Inhangapi. Os objetivos específicos são: caracterizar o quadro educacional do município de Inhangapi e suas implicações em escolas do campo de classes multisseriadas; compreender as estratégias do PNAIC para a superação das dificuldades no processo de apropriação da leitura em classes multisseriadas de Inhangapi/PA e analisar a relação entre as proposições do PNAIC e as dificuldades apontadas pelos professores de classes multisseriadas em Inhangapi/PA. Buscou-se fundamentação metodológica na pesquisa qualitativa e o instrumento metodológico escolhido para a efetivação do trabalho de campo foi à observação in loco mediante questionário proposto, a qual foi analisada a partir do diálogo com alguns teóricos como: Brasil mediante os cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012a, 2012b, 2014); Hage (2010); Ibernón (2009); Freire (1987,1996, 2018), Rosa (2008), dentre outros. Os sujeitos envolvidos foram três servidores da rede pública sendo duas professoras de classe multisseriada e uma coordenadora pedagógica. Diante dos resultados obtidos percebe-se que o PNAIC faz parte do cotidiano educacional das escolas com classes multisseriadas, porém, não é praticado com eficácia devido a fatores diversos como falta de material didático, acompanhamento pedagógico, formação continuada, dentre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Recreio escolar: concepções e formas de vivências de alunos do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Nazaré Gomes Torres(2019-01-10) SILVA, Vânia Maria Brito da; BANDEIRA, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760Desenvolveu-se este trabalho com o título “Recreio Escolar: concepções e formas de vivências de alunos do Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Nazaré Gomes Torres”, por ser um tema instigante e pouco visibilizado nas pesquisas educacionais, pois os alunos não dispõem na escola citada de um momento de lazer no recreio. Em decorrência disso, esse momento do recreio torna-se um problema, pois os alunos ao invés de brincarem normalmente, são levados a correr, gritar, pular e até brigar nesse horário, sem que haja um direcionamento pedagógico orientado pelos gestores, técnicos e nem professores que altere a visão do recreio com agressividade, irritação, correria, desrespeito e conflito. Tem-se como objetivo geral: analisar o recreio escolar na escola Municipal Maria de Nazaré Gomes Torres, as concepções dos alunos e suas formas de viver este momento do processo pedagógico escolar. E específicos: discutir noções teórico - conceituais sobre o recreio escolar; identificar como algumas prescrições legais da educação demarcam a importância do recreio escolar; e finalmente compreender as percepções de alguns sujeitos inseridos no processo educativo-escolar sobre o recreio. Justifica-se o trabalho uma vez que, as pesquisas com o assunto são escassas, não existe um trabalho de análise pedagógica para o momento do recreio em si, nem direcionada pela SEMED, nem Escola, e também não se encontra contemplado no Regimento das Escolas Municipais de Castanhal, e nem no PPP da escola pesquisada. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa. É bibliográfica e de campo. Trabalhou-se com os autores: Andrade (2018), Bardin (2011), Bichara (2006), Ferreira (2018), Ferreiro (1985), Kishimoto (2010), Lins, (2018), Oliveira (2006), Rocha (2018), Rosa (2014), Saviane (2018), Severino (2007), Souza (2009), Souza (2013), e Wurdig (2018). Os resultados da pesquisa apontam que em relação as concepções e vivencias da escola no recreio, os documentos como o Regimento das Escolas Municipais de Castanhal, assim como a LDBN não fazem referência direta ao contexto do recreio escolar em seus textos, apenas dão indicativos da natureza e espaços do mesmo no ambiente escolar, e tão pouco o PPP da escola. Portanto, conclui-se que é necessário que tanto as instituições como os sujeitos escolares busquem refletir e estudar o assunto para que possam propor um momento de recreio como parte importante das relações de aprendizagens vivenciadas na escola.