Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST por Orientador "ARAÚJO, Lívia Cristina Fonseca de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita: desafios e possibilidades na Comunidade São Pedro - Santa Maria do Pará(2018-12-01) SANTOS, Leida Maria da Silva; ARAÚJO, Lívia Cristina Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/8291507772164450O trabalho tem como tema “Dificuldade de Aprendizagem da Leitura e Escrita: desafios e possibilidades na comunidade São Pedro-Santa Maria do Pará”. Justifica-se, pois a temática é uma reflexão de minha inquietação diante de uma realidade educacional dos alunos da Escola MEIF. Antônio Henrique de Oliveira. Destaca-se que a problemática surgiu da necessidade de entender melhor, que na construção do desenvolvimento intelectual de cada aluno, há fatores que interferem no processo de aprendizagem, ocasionando problemas ou dificuldades de aprendizagem sérias à sua vida escolar. Têm-se como objetivo geral: Analisar os fatores principais que dificultam a leitura e a escrita dos alunos do segundo ano na turma multisserie do Ensino Fundamental da Escola M. E. I. F. Antônio Henrique de Oliveira, na comunidade Travessa São Pedro, Santa Maria do Pará. E como objetivos específicos: Identificar quais as principais dificuldades de leitura e escrita são apresentadas pelos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. Constatar que fatores que contribuem para a manutenção das principais dificuldades de leitura e escrita são apresentadas pelos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. Perceber as práticas pedagógicas da professora pode colaborar para a aprendizagem da leitura e escrita. São autores: Antunes (2003), Fernandes (2006), Ferreiro (2004), Kleiman (2005), Lajolo (1999), Oliveira (1996), Silveira (1997), Soares (2005/2004/2009/2010), Teberosky (2008), Vigotski (2007), e outros. Conclui-se que, foi possível identificar que as principais dificuldades de leitura e escrita são apresentadas pelos alunos do segundo ano do EF na escola em questão, são as de manter a concentração e atenção no contexto da turma multisserie onde as faixas de idade são grandes, tanto quanto os conteúdos a serem trabalhados, o que ocasiona desestimulo e desmotivação.