Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
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Navegando Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST por Orientador "ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afetividade como dimensão do processo de ensino/aprendizagem: contribuições para o ensino dos anos iniciais em São Miguel do Guamá - PA(2018-10-04) ARRUDA, Monica dos Reis; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da afetividade no processo de ensino/aprendizagem nos anos iniciais em uma escola de São Miguel do Guamá. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2001) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL, 2008). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007), com três professores. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Henri Wallon, Claudio Saltini, Antônio Eugenio Cunha, Gabriel Chalita entre outros. A mesma aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Sátiro, na sede do município de São Miguel do Guamá-PA. O resultado da pesquisa demonstra que os professores entrevistados reconhecem a importância e contribuições da dimensão afetiva no processo de ensino/aprendizagem, além de identificarem as relações afetivas no contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá(2018-11-30) SOUSA, Genygleice Santos de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este trabalho teve como tema “Alfabetização e Letramento de alunos com síndrome de Down: um olhar a partir dos pais de uma escola pública de Santo Antônio do Tauá”. Para isso, se propôs como objetivo geral: Analisar, segundo o discurso dos pais de alunos portadores da Síndrome de Down, se durante o processo de alfabetização e letramento esses estudantes tem obtido êxito social e na aprendizagem na escola. Como objetivos específicos: Avaliar, no relato dos pais sujeitos de nossa pesquisa, se os procedimentos metodológicos postulados por eles são compatíveis para serem desenvolvidos com os alunos portadores da Síndrome de Down; Discutir o processo de alfabetização e letramento de alunos com Síndrome de Down, com base no trabalho de autores da área da educação inclusiva; Verificar se os pais dos alunos enfrentam algum problema com algum dos profissional que trabalham na escola? A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, de campo. Como procedimentos metodológicos se deram de forma qualitativa, do tipo descritivo, com a técnica de coleta de dados onde se utilizou questionários, aplicado a 03 (três) pais de alunos Down, em uma entrevista semiestruturada. Os autores foram: Goulart (2005/2006), Kleiman (2008), Machado (2011), Mantoan (2003/20052006), Rodrigues (2006), Mazzotta (2011), Motta (2009), Sassaki (2010), Soares (2004/2008/2009/2010), dentre outros, foram imprescindíveis para conhecer a temática. Conclui-se com a pesquisa que sujeitos que afirmam que com o uso de atividades práticas de caráter lúdico, estimulam o gosto do aluno pela aprendizagem e automaticamente para a sua alfabetização, que pode ser explorada por maior parte dos sentidos sensoriais, e ao mesmo tempo, tornar maior a porta de entrada do mundo exterior, facilitando a interpretação do cérebro no processo cognitivo do Down.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da educação básica: implicações do SAEB na gestão e desenvolvimento do ensino-aprendizagem na E.M.E.F Irene Rodrigues Titan em Castanhal – PA(2019-06-11) MACHADO, Alanna da Rocha; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Esta pesquisa está centrada em uma discussão sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, com foco no Ensino Fundamental, que se constitui por meio de testes padronizados, visando o alcance de metas que viabilizem a melhoria da qualidade educacional através da criação de políticas públicas. Esta pesquisa se caracteriza por um estudo qualitativo, que tem como objetivo analisar as influências do SAEB na gestão e desenvolvimento do ensino-aprendizagem na E.M.E.F Irene Rodrigues Titan, localizada no município de Castanhal – PA. O percurso metodológico se estabeleceu a partir do levantamento bibliográfico e da coleta de dados, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o Gestor, Coordenador e Professores da instituição de ensino, além da utilização da análise de conteúdo como técnica para o tratamento dos dados. Sendo assim, a pesquisa apresentou como resultado que, apesar de o Brasil ter, atualmente, uma Política de Avaliação Educacional consolidada, há diversas limitações que interferem no processo de ensino-aprendizagem, influenciando nos Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, gerando consequentemente, grandes desafios para o campo das políticas de educação. Se por um lado a política de avaliação apresenta resultados que deveriam gerar política de ajustamento em relação as demandas, por outro lado esses resultados não são frutos da aproximação e posteriores reflexões de questões que interferem decisivamente no processo de aprendizagem, ou seja, os fatores levados em consideração na avaliação de larga escala não consideram outros marcadores, sobretudo os sociais que interferem decisivamente nos resultados dessas avaliações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contação de histórias como ferramenta pedagógica no primeiro ciclo do ensino fundamental: um relato de experiências ocorrido por meio de estágio(2018-05) OLIVEIRA, Diozete do Amparo Nogueira de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contradições nas práticas pedagógicas de professores das classes multisseriadas no distrito João Batista II e as implicações do desenvolvimento de crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental(2017) RODRIGUES, Maria Nayara de Souza; ANJOS, Francisco Valdinei dos SantosOs estudos sobre a escola multisseriada geralmente se posicionam contra ou a favor dessa forma de organização do trabalho pedagógico, contra, devido a inúmeros fatores que dificultam o trabalho docente como: falta de estrutura, recursos e as múltiplas funções exercida pelo professor do campo. A favor, pois, é neste contexto amazônico, marcado por territórios rurais complexos, onde as distâncias são enormes, as comunidades são pequenas e os recursos são escassos, a multissérie tem algo a oferecer. Segundo Fábio Santos (2010), nas escolas multisseriadas ”nascem pistas para pensar alternativas curriculares que considerem a diferença como possibilidade de aprendizagem. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar de que forma os professores das classes multisseriadas desenvolvem sua pratica pedagógica, e quais as implicações dessa prática como desafios e possibilidades de desenvolvimento das crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Para tanto, trilhou-se os caminhos de uma pesquisa qualitativa com dados empíricos construídos a partir de entrevistas com duais professoras que atuam no regime multisseriado sendo que, uma educadora moradora da comunidade, lócus da pesquisa e a outra residente na cidade. Ficou evidente que as práticas pedagógicas estão vinculadas a educação como um processo histórico e social onde ensinar deixou de ser apenas uma transferência de saberes, ou seja, uma educação bancária, e passou a ser, conforme enfatiza Freire (1996) uma forma de “criar possibilidades para a sua produção e a sua construção”. Ou seja, um saber pedagógico que transpasse a tradição pedagógica. Ainda assim, algumas contradições advindas das práticas das professoras se revelam como parte de um processo onde o contexto sociocultural ora é tomado como referência, ora é negligenciado na concretização dessa prática. De modo, os limites se apresentam muito mais em relação as condições de trabalho, a ausência de um debate mais aprofundado na formação inicial e saída da sala de aula para fazer formação inicial ou continuada, no deslocamento dos alunos para que cheguem na escola. Quanto as possibilidades, o ponto fulcral revelado na pesquisa é de que existe um processo colaborativo entre os alunos nas salas multisseriadas, resultante tanto das diferenças de faixa etária quanto do nível de desenvolvimento, o que significa acreditar nesse modelo como meio de garantir o direito de acesso e permanência na educação e o pleno desenvolvimento das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e perspectivas de professores em serviço na formação a partir do PARFOR em Castanhal-PA(2018-02-15) MELO, Renata Chaltein Almeida de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este trabalho objetivou despertar reflexões acerca da formação de professores através da política pública PARFOR, discorrer sobre desafios e perspectivas dos professores em serviço durante o processo de primeira e segunda formação. Para isso analisou falas coletadas dos sujeitos em formação que são atuantes nos municípios de origem e foi realizada uma pesquisa de campo, exploratória, orientada pela abordagem qualitativa que possibilita a leitura da realidade, tendo como técnicas para a produção dos dados a entrevista estruturada. A pesquisa conclui por considerar que o curso tem papel essencial para a conquista de novos saberes, aquisição de novas configurações e ressignificações indispensáveis para novas práticas pedagógicas. Os resultados possibilitaram dar visibilidade aos sujeitos em suas dificuldades e enfrentamentos passados durante os processos de ensino/aprendizagem no caminho da conquista de primeira e segunda formação e também refletir sobre o papel importante que representa a possibilidade da realização do curso para o sujeito e a comunidade onde este vai atuar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências nos livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental(2018-12-11) CAVALCANTE, Antonio Nivando Avelino; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Apresenta resultados de uma pesquisa realizada numa escola de ensino fundamental junto a professores de Ciências do 6° ao 9°ano, objetivando identificar os significados elaborados pelos professores em relação à escolha e ao uso do LD(Livro Didático) dessa disciplina. Tomando como referência a conceituação de cotidiano escolar e as relações existentes no mundo escolar a partir do entendimento de Ezpeleta e Rockwell (1989) e Rockewell (1995, 1997) e o entendimento do livro didático como artefato cultural que afeta a escolarização de formas diferenciadas e a ação do professor em toda sua trajetória, apresentado por Choppin (2000, 2004), e considerando os livros didáticos de Ciências como um recurso utilizado na mediação do processo ensino-aprendizagem nas aulas dessa disciplina, e assim presentes na cultura escolar, pretendeu-se compreender os significados que os professores construíram durante sua formação acadêmica e profissional em relação aos aspectos de escolha e de utilização para a abordagem dos conceitos científicos em sala de aula. Da investigação participaram professores de Ciências da escola de ensino fundamental em questão, que responderam a um questionário abordando, dentre outras, questões a respeito de sua formação, do processo de escolha do livro didático de Ciências, de seu uso em sala aula e do papel que eles atribuem ao livro na aprendizagem dos conceitos científicos. As respostas indicaram que a relação do professor com o livro didático pode ser interpretada como reflexo das experiências acumuladas, pela experiência acumuladas ao longo de sua prática em sala de aula, moldada pela sua formação acadêmica, pela experiência pessoal, pelos valores e pela adaptação aos novos modelos educacionais, e que a interação entre o professor e livro didático, sob essas características, representa o ponto norteador no momento de escolha e no uso na sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estágio na formação de professores: contradições entre a teoria e a prática(2018-10-22) FARIAS, Ruthinere Ribeiro; SILVA, Silvio Domingos M. da; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Neste trabalho de conclusão de curso, procuro responder como questão de pesquisa a seguinte pergunta: Que contradições existentes entre a teoria e a prática e que são passiveis de identificação em uma escola pública do município de Castanhal-PA a partir do estágio? Para tanto, optei como objetivo investigar como as contradições entre a teoria e a prática são identificadas em uma escola pública do município de Castanhal (PA) a partir do estágio obrigatório. Na pesquisa busquei respostas às indagações pessoais a partir do método investigativo da Observação (LÜDKE E ANDRÉ,1986) que serviram como base para interpretação à luz do levantamento teórico. Foram vários atores observados, suas características que as personificam, seus modos de atuar com outras pessoas e etc. Meu local de pesquisa foi em uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental no município de Castanhal (PA). A pesquisa permite afirmar do ponto vista crítico, que não se pode negar a grande contribuição dos profissionais que constroem a educação de nosso país, especialmente do município de Castanhal (PA), tendo em vista os avanços e demais conquistas que permeiam a história da educação no Brasil. Porém, os resultados mostraram que, na escola pesquisada, os professores ainda buscaram a profissão por acreditar que ser professor é dentre as profissões, uma das mais fácil; os professores não colocam em prática a teoria que recebem nas instituições de ensino superior; os professores não são docentes por que gostam, mas porque precisam do recurso financeiro; que alguns professores não gostam do que fazem, mas fazem porque são obrigados, por não ter, profissionalmente, outras opções; a maioria dos professores pesquisada não conseguem ser compreensiva às realidades do educando; e finalmente pude perceber também que existe uma relação de conluio entre professores e auxiliares de classe.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ética e empatia como fatores importantes para a formação de crianças no ensino fundamental(2017) MIRANDA, Verena dos Santos; ANJOS, Francisco Valdinei dos SantosPartindo do princípio de que vivemos em uma sociedade desumana, egoísta, excludente, torna-se necessário uma pesquisa sobre dois conceitos filosóficos, são eles a ética e a empatia que são dois fatores considerados importantes para a vida de qualquer pessoa. Assim, foi objetivo desta pesquisa analisar de que forma a ética e a empatia contribuem na formação de crianças no ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo que assume a abordagem qualitativa como princípio norteador, Para a produção dos dados foi usada a entrevista que geral temáticas de análise voltadas para discutir cada objetivo da pesquisa. Participaram da pesquisa duas professoras, que trataremos pelo codinome de Silva e Andrade. Os dados revelaram que as professores ao trabalharem com crianças lançam mão da ética e da empatia a partir de situações prática da vida, mas reconhecem os desafios oriundos, sobretudo, pela criação que as crianças recebem e também porque é da natureza humana as contradições. Segundo as professoras é fundamental assumir a ética e a empatia como parte da formação das crianças para que possamos conquistar um tipo de sociedade mais justa, honesta e solidária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de professores para trabalhar com alunos surdos na EMEF Emilia Gimenez no municipal de Castanhal-PA(2017) VASCONCELOS, Helen Priscila Bandeira; ANJOS, Francisco Valdinei dos SantosTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A função do trabalho do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS em Santa Izabel/PA(2019-06-29) BESSA, Leticia Moreira; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870O presente estudo trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo, investigar a função e, por consequência a importância do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, de Santa Izabel do Pará/PA, buscando conhecer as ações desenvolvidas por este profissional neste espaço, levando em consideração a formação e a atuação pedagógica, o qual, historicamente tem se destacado por ser uma profissão exclusivamente voltado ao ambiente escolar, assumindo cargos comumente como professor, coordenador pedagógico e gestor escolar. Sendo assim, é importante conhecer as possibilidades para além deste ambiente. Deste modo, o estudo assume uma abordagem qualitativa, uma vez que buscou-se compreender fala da participante e suas ações na instituição. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram, a observação, diário de campo, e a entrevista semiestruturada, com a participação de uma pedagoga que atualmente trabalha como coordenadora no CRAS de Santa Izabel do Pará. Os dados coletados mostram que o trabalho que esta profissional realiza, não ocorre somente dentro da área de sua formação, pois este possui uma equipe de profissionais que trabalham colaborativamente para atender a crianças, jovens, adultos e idosos que encontram-se em situação de vulnerabilidade social, ou que tenham seus direitos violados, sendo introduzidos a ações socioeducativas desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, afim de esclarecer a este público sobre seus direitos e deveres. Ou seja, o perfil do pedagogo, bem como suas competências são bem mais abrangentes que o da docência para a sala de aula, tornando-se uma profissão que pode existir para além dos muros do ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão democrática na escola pública : uma reflexão teórico-prática a partir do contexto escolar(2017) RIBEIRO, Janayna dos Santos; ANJOS, Francisco Valdinei dos SantosO presente trabalho vem abordar a questão da Gestão Democrática na escola pública, e de que forma essa gestão é exercida, quais as dificuldades enfrentadas por gestores para o exercício da gestão democrática, qual o papel do gestor escolar, quais as suas competências dentre outros. Pensando na realidade educacional e o contato que tive em algumas escolas públicas do município de Castanhal, durante os estágios curriculares do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, pude observar que muitos dos problemas existente na escola, que surgem por conta da dificuldade em conduzir uma gestão participativa, devido a complicações existentes na escola e entre os gestores e o corpo docente. Diante disso surgiu o interesse em desenvolver uma pesquisa sobre as questões que permeiam a gestão democrática na escola pública a partir de reflexões teórico-prática embasadas em vivências oriundas do contexto escolar, especificamente, no município de Castanhal. Tem como objetivos, investigar os desafios enfrentados por gestores escolares na rede pública de ensino de Castanhal em exercer a gestão democrática e as implicações na definição do perfil gestor para atuar na escola da atualidade. Identificar a concepção de gestão escolar que orienta a prática das gestoras, sujeitos da pesquisa; destacar os desafios enfrentados pelas gestoras para concretizar a gestão democrática na escola; analisar o papel do Projeto Político Pedagógico para a concretização de um modelo de gestão escolar pautado na coletividade; verificar quais as competências consideradas, pelos sujeitos da pesquisa, necessárias para o exercício da função do gestor escolar; analisar o papel do gestor escolar na atualidade. Essa é uma pesquisa do tipo exploratória que assume a abordagem qualitativa, que foi desenvolvida com três diretores em três escolas públicas do município de Castanhal e assumiu como principais referências as contribuições de Vitor Paro e Heloísa Lück. Os dados coletados foram produzidos por meio de entrevista e a análise foi interpretativa temática. Os dados revelaram que existe ainda uma grande lacuna entre o entendimento que os participantes da pesquisa na relação com a sua prática. É percebido ainda que dentre os grandes desafios está o de implicar de fato todas as pessoas no processo educativo, haja vista que, de acordo com os dados as pessoas têm se mostrado pouco interessadas em participar de fato nas questões decisórias, sobretudo, porque participar implica em assumir responsabilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão democrática: uma análise sobre o fazer democrático e o papel do diretor nesse processo(2018) ALVES, Ana Carla de Souza; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Embora tenha ocorrido significados avanços legais, sociais, políticos e outros na área educacional, como podemos ver nas diversas leis que garantem ensino igualitário para todos, a democratização e qualificação plena do processo de ensino aprendizado ainda está longe de ser alcançada, uma vez que não basta criar leis que assegurem tal direito, é necessário que se crie estratégias que garantam sua execução. Para compreender melhor esses avanços, limites e desafios em relação a gestão escolar esta pesquisa tem o objetivo de Analisar de que maneira se processa o fazer pedagógico na escola Elcione Barbalho e qual o lugar assumido pela figura do gestor escolar nesse processo. Para a realização deste estudo foi assumida a abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa de campo desenvolvido com uma profissional da educação ocupando a função de vice-diretora. Foi realizada a aplicação de um questionário para capturar os dados referentes ao perfil profissional da participante da pesquisa, em seguida uma entrevista estruturada com perguntas referentes a temática. Os resultados apontam que muitas escolas ainda não se adequaram ao que rege a lei, devido à falta de compromisso ou capacitação dos envolvidos nesse processo, mostrando-nos que muitas escolas ainda não conseguiram se despir por completo das práticas consideradas inapropriadas para atual educação. Utilizando-se dos métodos tradicionais para garantir a organização e a execução de seu trabalho, o que nos mostra a necessidade da intervenção do estado com a criação de estratégias que assegurem os direitos discorridos por leis.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história de vida de professor na interface sobre a gestão democrática: em um estudo autobiográfico(2018-12-11) GUEDES, Ivonete Maria Sobreira; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este trabalho tem como objetivo narrar minhas experiências como professora da Educação Básica na escola do campo no município de Castanhal na interface sobre a gestão democrática. O presente texto disserta sobre a história de vida; pessoal,profissional e acadêmica na interface com as discussões sobre gestão escolar. Discussões essas que aponta à educação como uma área de caráter sócio educacional que conglomera diversos participantes dentro desse âmbito escolar, interligam-se diversos tipos de pessoas cada um com sua designação e desempenho profissional. Diante deste panorama, é apropriado lembrar que relacionamentos surgem como obra de um processo humano, através do resultado da atuação de pessoas. a importância da participação da comunidade na gestão escolar.Este tema foi pensado a partir de pesquisa bibliográfica elucidando a importância da gestão democrática no contexto escolar na interface com as vivências, na condição de docente, ocorridas ao longo de quinze anos. A gestão democrática no contexto escolar é de suma importância pois, dar visibilidade as ações da escola e otimizando assim a função social da mesma. Uma escola abrangente e tendo o papel de agente transformação. Nossa sociedade passa por momentos marcantes onde a democracia tem disso colocada em xeque. Nesse cenário,a escola como instituição formadora de cidadãos críticos não poderia deixar de posicionar criticamente em relação a essas questões que estão postas que, dentre outros pontos, se colocam a minimizar a importância das instituições, inclusive daquelas forjadas para tratar diretamente da formação humana. Pela gestão democrática participativa e eficaz é possível garantir que o espaço escolar se fortaleça na direção de garantir a formação humana necessária para que o campo e a cidade possam produzir outras realidades, menos autoritárias e excludentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História de vida docente na intersecção com o processo de aquisição da leitura e escrita no 1º ciclo do ensino fundamental(2018-09-06) SANTOS, Arcilene Chaves dos; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870A presente pesquisa é o relato de minhas experiências enquanto professora do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Configura-se como um estudo autobibliográfico que faz uma retomada do processo de escolarização, entrelaçando situações relevantes à carreira docente. Visa verificar de que forma o processo de alfabetização aparece na história de vida de uma professora do 1º ciclo do Ensino Fundamental no município de Santa Maria do Pará e se estrutura em IV seções: na primeira, apresentase uma introdução com a justificativa e o objetivo da pesquisa. A segunda delineia os caminhos da pesquisa, a terceira seção apresenta o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa enquanto política de formação na intersecção com minha história de vida docente no 1° ciclo das séries iniciais. A quarta e última seção traz a narrativa da entrada e vivência no curso de pedagogia. Evidenciou-se que as experiências vividas e compartilhadas foram primordiais para formação profissional e repercutiram diretamente em minha prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A identidade profissional do pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar: uma revisão da literatura(2018-03-20) AMORIM, Maria Vânia de Oliveira; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Esta pesquisa aborda estudos acerca da construção identitária do profissional pedagogo em sua atuação como coordenador pedagógico no ambiente escolar. O objetivo da investigação é apresentar discussões relevantes contidas na literatura atual sobre o tema em questão. As indagações por investigar esse tema surgiram durante os estágios do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará por observar durante a experiência em prática a fragmentação que esse profissional sobre em sua identidade por falta de formação adequada para assumir a função ou por falta de condições para realizar seu trabalho. Na busca por compreender o processo de construção e descaracterização da identidade do coordenador pedagógico, a pesquisa se propôs a realizar um levantamento bibliográfico como metodologia fazendo uma seleção dos dados coletados e organizando de acordo com a relevância dos conteúdos. Na discussão sobre os resultados da pesquisa, observamos que o trabalho do coordenador pedagógico ganha sentido quando realizado em equipe, pois o seu foco não é apenas pela afirmação de sua identidade, mas também pela melhoria do processo de ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implicações dos modelos de gestão escolar no desempenho de unidades escolares: um estudo bibliográfico(2018-03-20) FERREIRA, José Roberto de Carvalho; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Trata-se de um estudo em torno da Gestão escolar constituído a partir da problemática – Como o modelo de gestão educacional assumida implica no desempenho de unidades escolares segundo a literatura da área? Em termos de Objetiva, foram traçados os seguintes: Geral: Analisar por meio de um estudo bibliográfico como o modelo de gestão educacional assumida implica no desempenho de unidades escolares, com base na literatura da área. Específicos: Contextualizar a gestão escolar no cenário brasileiro; Identificar os modelos de gestão mais evidentes no contexto escolar segundo a literatura da área; Discutir os referenciais legais que orientam a gestão escolar no Brasil desde a Constituição Federal de 1988; Analisar a gestão escolar democrática como princípio da qualidade na educação brasileira. Foi assumida a abordagem qualitativa a partir de um estudo bibliográfico com base em autores como Marconi e Lakatos e Antônio Joaquim Severino. Os referenciais básicos foram organizados a partir de dois campos: O primeiro teórico conceitual contou, sobretudo, com Heloisa Lück, Vitor Henrique Paro e José Carlos Libâneo. O segundo campo foi de natureza legal, produzido a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N. 9.394 de 1996. A partir do estudo realizado foi possível verificar que embora exista uma referencial legal para que se estabeleça um modelo de gestão pautado no princípio democrático, ainda assim, existem vários modelos que coexistem e que revelam os desafios referentes a se pensar uma escola constituída a partir de objetivos comuns para a comunidade a qual ela atende.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal(2018-03-20) SANTOS, Rozivane Pinho dos; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a atual política de formação de professores da educação básica no Brasil, discutir o PARFOR enquanto política de formação de professores da Educação Básica tomando como recorte a atuação de uma discente do curso de Pedagogia/UFPA Castanhal, atuante como bolsista, a sua experiência e o seu convívio com os discentes do Plano Nacional de Formação da Educação Básica/PARFOR, instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Este é um trabalho qualitativo com estudo bibliográfico e relato de experiência. Como referência teórico foi usado o Relatório Nacional de Gestão do PARFOR (2013); Relatório de Gestão PARFOR/UFPA(2009-2013), Resoluções da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), entre outros. As considerações foram embasadas em torno de leituras e na experiência adquirida no cotidiano com os discentes e nos resultados positivos que o PARFOR proporcionou para a bolsista do programa de formação. Dentre esses resultados positivos destaca-se a permanência da graduanda no curso, melhoramento acadêmico advindo das ações como bolsista no programa, um novo olhar acerca do Curso de Pedagogia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico como estratégia pedagógica : reflexões sobre a prática a partir do estágio nas séries iniciais(2018-10-26) LIMA, Caren Neves; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870O presente trabalho é resultado de um processo investigativo que se iniciou no estágio e tomou corpo no momento de elaboração do Trabalho de Curso. Trata-se de um estudo que teve como objetivo principal investigar, na perspectiva docente, o fazer pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de crianças das séries iniciais utilizando o lúdico como ferramenta. Para tanto além do caderno de campo usado no percurso do estágio que gerou uma base de dados, também foi realizado um diálogo com a professora regente. Trata-se de uma pesquisa de campo que assume a abordagem qualitativa, realizada em uma escola que atende crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em termos de resultado ficou evidente que a professora reconhece a importância da ludicidade na educação das crianças e trabalha no sentido de garantir o acesso das mesmas a atividades dessa natureza, contudo com muitas dificuldades, tendo que pagar o custo da produção desses materiais. Ficou evidente também o distanciamento do poder público em relação a responsabilidade de adquirir jogos que sirvam como ferramenta pedagógica no cotidiano da escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O lúdico no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual: uma análise a partir do discurso docente(2017-10-31) LOPES, Jéssica Aguiar; ANJOS, Francisco Valdinei dos SantosO contexto lúdico é uma dimensão ampla, mas que devemos associá-lo as atividades que dão prazer, desprendidas de qualquer intencionalidade ou obrigação. Tendo em vista que o lúdico está presente, na maioria das vezes, nos jogos e no brincar e que por sua vez estes fazem parte uma das fases do ser humano, que é a infância, é necessário toma-lo como base para pensar processos educativos escolares, seja na perspectiva de enfatizar a inclusão ou outros aspectos presentes na dinâmica da escolarização de crianças. O lúdico, portanto, tem sua importância e garante benefícios ao desenvolvimento da criança, e um deles é favorecer nas interações sociais deste indivíduo. Se com crianças sem deficiência o lúdico apresenta tais vantagens, o mesmo então pode ser trabalhado com crianças com deficiência intelectual por professores da educação especial. Dessa forma, o presente estudo objetivou investigar de que maneira as atividades lúdicas contribuem no processo de interação social de alunos com deficiência intelectual, levando em consideração a perspectiva de docentes que trabalham em salas de Apoio Pedagógico e que realizam atividades voltadas para esses alunos. Para tanto, percorri os caminhos de uma pesquisa qualitativa, com dados constituídos a partir de entrevista com questões semiestruturadas confrontadas a duas professoras atuantes da Educação Especial, de duas escolas, uma municipal e a outra de cunho filantrópico do Município de Castanhal. Evidenciou-se por meio das experiências de estágio realizados nas escolas pesquisadas a necessidade de analisar a importância do lúdico na vida do ser infante em processo de desenvolvimento de suas relações sociais, quando utilizados com crianças com deficiência intelectual.