Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
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Navegando Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST por Orientador "AMARAL, Assunção José Pureza"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições da ludicidade na aprendizagem da educação infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade em Itaboca(2022-12-27) ESPÍRITO SANTO, Maria Aparecida Azevedo do; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O presente texto propõe uma discussão sobre as “Contribuições da ludicidade na aprendizagem da Educação Infantil na escola quilombola Antonio Fausto da Trindade, em Itaboca, município de Inhangapi -Pa. Objetivo geral: Refletir a partir da visão dos autores, a perspectiva lúdica na modalidade da Educação Infantil. A problemática é: Qual o valor que o brinquedo, a brincadeira e os jogos têm no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos da Educação Infantil na escola quilombola A. F. da Trindade em Itaboca? A metodologia utilizada foi embasada em uma pesquisa bibliográfica, com trabalho de campo, de caráter qualitativo e descritivo. Se construiu o artigo com base nos autores: Amaral (2008/2022), Arroyo (2013), Berticelli, I. A.; Telles, A. M. (2017), e leis como a Constituição de 1988, a LDB, os PCNs, o RCNEI, e outras. Como resultados da pesquisa aponta-se que a contribuição da ludicidade na aprendizagem da Educação Infantil na escola quilombola são: valoriza a memória e fortalece a identidade quilombola da comunidade de Itaboca, que o ensino dialoga com os saberes, valores, culturas e desperta não só para as crianças, mas para os adultos também, o quanto essas tradições culturais, a ancestralidade e a oralidade do povo quilombola é importante e que não devem ser esquecidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Escola Professor Rildo Valadares, na Comunidade Quilombola Oxalá de Jacunday – Moju/PA(2021-01-21) VALADARES, Leonora do Carmo; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733o presente artigo é resultado da pesquisa realizada na Escola Municipal Professor Rildo Valadares, na comunidade quilombola Oxalá de Jacunday, município de Moju/PA, sobre os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) dentro da escola. O estudo de campo foi realizado no período de setembro de 2019 a dezembro de 2020. Metodologicamente foram realizadas uma revisão bibliográfica e uma breve pesquisa de campo, que foi interrompida devido à pandemia da COVID-19, mas que com todos os cuidados necessários conseguiu-se retornar e concluir. O trabalho tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pela escola estudada no que diz respeito ao acesso ao PNAE e compreender de que forma o programa contribui no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como um dos resultados é possível afirmar que os enormes avanços ocorridos no PNAE dificilmente seriam possíveis se não houvesse um cenário político, institucional e técnico que impulsionasse uma abordagem ampla e integradora das políticas e programas de alimentação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios na alfabetização: dos fundamentos ao fazer pedagógico(2019-02-28) ARAÚJO, Claudiane Nunes; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O presente trabalho tem por objetivo refletir e analisar os desafios presentes na alfabetização, buscando referendar os pressupostos teóricos aprofundados por Ferreiro e Teberosky (1999), Cagliari (2006, 2009), Magda Soares (2010), Kramer (2010), Mendonça (2011), Morais (2012), relacionando-os às afirmativas sobre práticas e conceitos de alguns alfabetizadores que atuam no primeiro ano do ensino fundamental no município de Castanhal-Pa. A pesquisa de campo foi realizada com vinte e cinco alfabetizadoras, com aplicação de questionário estruturado a partir de nove perguntas semiabertas. As afirmativas versavam sobre tendências e práticas de alfabetização que buscavam situar o docente em três momentos históricos da alfabetização no Brasil: as concepções tradicionais; a “desinvenção” da alfabetização e a “reinvenção” da alfabetização. Foi possível analisar a partir do questionário aplicado aos professores, os fundamentos e as práticas pedagógicas evidenciadas na alfabetização na Rede Municipal de Educação de Castanhal-PA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades de quilombolas aprovados no processo seletivo especial da UFPA Castanhal em permanecer/concluir o curso(2018-04) AMORAS, Llilian Kelly Oliveira; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O Trabalho de Curso (TCC) intitulado: “Dificuldades de Quilombolas Aprovados no Processo Seletivo Especial da UFPA Castanhal em Permanecer/Concluir o Curso”, encerra um primeiro ciclo de estudos sobre populações quilombolas desenvolvidos durante meu curso de graduação e enquanto bolsista do Programa Universidade no Quilombo - UFPA sob coordenação do Prof. Dr. Assunção Amaral. Intenciona-se com a elaboração desse trabalho promover a comunidade docente/discente assim como as comunidades remanescentes quilombolas a oportunidade de entender e compreender as peculiaridades no que tange a questão das dificuldades encontradas pelos alunos oriundos de tais comunidades que são aprovados no Processo Seletivo Especial da UFPA Castanhal em Permanecer/Concluir o curso de graduação. Tem como objetivo geral, buscar meios para explicar as dificuldades de permanecer/ concluir o curso de graduação dos alunos quilombolas aprovados no processo seletivo especial para quilombolas na universidade. Para atingir os objetivos da investigação optou-se como delineamento de pesquisa, o estudo de Casos descritivo, centrado em um caso particular, de seis alunos sobre o Processo Seletivo Especial quilombola (PSE) aprovados no segundo semestre de 2012 a 2017 ingresso no ano seguinte por meio da resolução nº 4.309 que reservou 2 vagas por (acréscimo) a alunos quilombolas. Para tanto realizei uma analise qualitativa dos dados, coletados a partir de uma entrevista, realizada no mês de janeiro, fevereiro e inicio de marco de 2018, com seis alunos aprovados no Processo Seletivo Especial quilombola (PSE). Os resultados apontam a percepção dos entrevistados com o avanço das políticas de ações afirmativas que os possibilitam adentrar e permanecer no ensino superior apesar das dificuldades que podem surgir, porém a discriminação racial dentro da Universidade ainda é algo a ser trabalhado com todos os alunos da instituição.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades enfrentadas pelas alunas quilombolas ao acesso ao ensino superior por meio do processo seletivo especial da UFPA Campus Castanhal(2018) LIMA, Elane Cristina Monte; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O Trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas por estudantes de comunidades quilombolas ao acesso ao ensino superior na universidade Federal do Pará. A problemática desta pesquisa questiona o porquê é tão difícil estudantes negros e negras principalmente aqueles que pertencem às Comunidades Quilombolas acessarem o ensino superior? O trabalho envereda-se à abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa utilizando foi de campo, buscando fundamento bibliográfico e documental. O referencial teórico está embasado em Munanga (2009); Amaral (2007); Queiroz (2004); Santos (2015); Oliveira (1999); Muller (1999); Pinsky (2015) entre outros que discutem a História do Negro na sociedade e a trajetória da mulher negra na educação. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, utilizado o método discursivo para analisar as respostas do questionário. Os resultados obtidos neste trabalho estão às dificuldades financeiras para custear os estudos, a distância entre casa/escola durante a conclusão do ensino básico, transporte ou este em condições precárias, a falta de informação e orientação para acessa o ensino superior, omissão do poder público nas comunidades quilombolas, discriminação, preconceito e racismo que ainda permanecem de forma oculta nos ambientes escolares entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Imagem do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental(2018-04-09) ARAGÃO, Almerinda Silva de; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) apresenta como tema as imagens do negro nos livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental, cujo objetivo principal consiste em analisar como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos de história do 5º ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos: discutir a relação entre a implementação da Lei 10639/03 e as novas perspectivas para a Política Nacional do Livro Didático (PNLD). Observar nos livros didáticos, como a cultura africana e afro-brasileira está sendo representada a partir da Lei 10.639/03 e verificar, a partir das imagens inseridas no livro didático, o que a criança, sobretudo as negras, pode aprender sobre si, sua cultura, sua ancestralidade. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica elaborada a partir de diversas publicações E também é documental, pois trabalha com as leis e os livros didáticos como fonte. O levantamento das informações, a análise e a interpretação dos dados pesquisados se deram através da investigação qualitativa descritiva, a partir do que tínhamos para saber como é representado o negro, sua cultura e prática social através da linguagem visual nos livros didáticos. Fundamentou-se em autores como Aguiar (2008), Albuquerque (2002), Batista (2003), Bittencourt (2009), Freitag (1987), Horikawa.; Jardilino (2017), Joly (2012), Landes (2011), Lajolo (1996), Lucci & Branco (2018), Lüdke (2003), Mattoso (2003), Moreira (2006), Munanga (/2017), Silva (2004) e outros. Apresenta-se como resultado a perspectiva de que há várias possibilidades de se ler uma imagem e não resumir em uma única e generalizante representação do espaço de atuação dos negros e a visão que se propaga sobre eles. Portanto, conclui-se que, a frequente omissão das experiências de vida do povo negro enquanto categoria social formadora da nação Brasileira, este aparece sempre na dualidade escravidão/mão de obra livre nos livros de 5º ano do Ensino Fundamental analisados. É bem nítido o escamoteamento dessa parcela da população, bem como a simplificação ou a redução da sua contribuição cultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A mitopoética amazônica nas percepções de discentes numa escola da agrovila de São Raimundo em Castanhal - PA(2019-07-03) ALVES, Jefferson da Silva; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733Este trabalho tem como objetivo compreender a mitopoética amazônica nas percepções de discentes numa escola da agrovila de São Raimundo em Castanhal, configura-se como de abordagem qualitativa, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas com: 02 professoras da escola São Raimundo, 03 ex-professores da comunidade, 05 moradores na faixa-etária de 25 a 80 anos. Além de conversas informais com alguns alunos da escola de São Raimundo. Utilizamos os autores: Loureiro (2001, 2005), Severino (2007), Lakatos e Marconi (2009), Brandão (2002), Cruz (2013), Brasil (1988, 1996, 2010), Durand (2012), Bachelard (1988), Rocha (1996), Pinheiro (2018) dentre outros para oferecer embasamento teórico. Os resultados da pesquisa permitiram conhecer melhor o perfil dos respondentes e sua cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Narrativas de vida e educação de mulheres quilombolas da Comunidade de Pirucaua(2022-12-27) LOPES, Rosilene Trindade; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O artigo intitulado “Narrativas de vida e educação de mulheres quilombolas da Comunidade de Pirucaua”, tem como objetivo, analisar as contribuições dos conhecimentos empíricos em uma perspectiva educacional. Tem como problema de pesquisa, é, pois, não existe trabalho acadêmico que aborde a história de vida das mulheres quilombolas que resistem as interferências e ameaças sofridas. Metodologicamente, apresenta a narrativa sobre as histórias de vida de mulheres quilombolas da comunidade de Pirucaua, situada no município de São Miguel do Guamá-PA. Se utilizou a técnica de entrevistas individuais gravadas com cinco mulheres como colaboradoras, apresenta argumentos teóricos que sustentam tais perspectivas, através de estudo bibliográfico, de natureza qualitativa; apresentando alguns resultados. Se abordou os autores: Amaral (2008/2009); Cordeiro & Amaral (2013/2020/2021/2022); Freire (1981), Gomes (1996), Gonzalez (2020), Medeiros (2013), Quinteiro (2018) e outros. Os resultados e discussões apontam a relevância do narrar conhecimentos, histórias e aspectos da vida de mulheres negras em um quilombo que prima fortalecer os laços e vínculos de parentesco, sua ancestralidade, vivências, desejos e também, de aprofundar os conhecimentos quanto as ervas, rezas, artesanatos, banhos, remédios, danças em seus relatos ainda que empíricos. Considera-se que a pesquisa contribui com o quilombo e os remanescentes, principalmente por ser um documento de primeira mão ao dar vez e voz as histórias ao reaver e utilizar saberes, culturas, lutas, desafios e conquistas em um espaço seja político, estudantil, trabalhista onde impera o patriarcalismo. Por fim, ser construído ‘na’ e ‘pela’ comunidade para validar-se como um documento inicial para futuros contextos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um olhar sobre as práticas docentes acerca da cultura afro brasileira na Escola Quilombola Antonio Fausto da Trindade(2018-12-22) ESPIRITO SANTO, Nazaré de Jesus Azevedo do; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O tema deste trabalho é “Um olhar sobre as Práticas Docentes acerca da cultura Afro Brasileira na Escola Quilombola Antonio Fausto da Trindade”, tendo como objetivo geral: analisar o ensino da Cultura Afro-Brasileira na E.M.E.I.F. Antonio Fausto da Trindade, em Inhangapí-Amazônia-Pa, o qual se acredita ter atingido uma vez que se conheceu e compreendeu na fala dos professores as interfaces e relações entre os saberes mobilizados e a cultura escolar repassada por eles. Neste sentido, a investigação confirmou que os saberes e práticas escolares se constituem num estreito diálogo com esta cultura, também em processo de transformações, quando um novo e significativo conteúdo passa a integrar os currículos. Para isso a metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica e de campo, onde se aplicou um questionário com 14 questões abertas, a 04 professores da escola citada. Para fundamentar o trabalho usamos Abreu (2008), Bittencourt (2004), Cuche (2002), Fonseca (2003), Freire (1983ª), Gadotti (2001), Geertz (1978), Gomes (2003) e outros. Concluímos que foi possível analisar que o ensino da cultura afro-brasileira na escola a partir da colocação dos participantes da pesquisa, e que a escola trabalha a temática ainda que seja de forma esporádica. Vale citar que essa prática é muito importante para a formação dos alunos que vivem na comunidade, sejam eles remanescentes de quilombos ou não. Também se constatou que os professores se interessam pelo tema, mesmo estes não tendo orientação dos órgãos competentes para a realização na prática. Desta feita, ainda ressalta-se que, esta pesquisa contribuiu muito no momento da aplicação do questionário, para um diálogo sobre o assunto, para a identificação de desafios e dilemas que envolve a prática dos professores, além de ter deixado pistas sobre novos reposicionamentos das práticas consideradas relevantes na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Panorama da educação na comunidade quilombola São Pedro no município de Castanhal – PA(2018-09-27) RODRIGUES, Rosilandia de Souza; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O presente trabalho é resultado das minhas angústias e inquietações enquanto moradora de comunidade quilombola e filha de professor também quilombola que desde a infância acompanha a trajetória árdua e desafiante do pai enquanto educador e percebe a educação na comunidade como direito negado, sendo que a realidade dos alunos e da própria comunidade não tem sido valorizado e levado em consideração no processo de ensino. O presente trabalho tem como objetivo geral realizar um panorama da educação na comunidade quilombola São Pedro no município de Castanhal - Pará. Para a construção do referente trabalho foram abordados autores como: Machado (2014); Teixeira (2014); Amaral (2008, 2014), Gloria Moura, dentre outros. Foram utilizados também documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola (2012), o Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico – Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2013) e outros. O instrumento utilizado para coletar os dados em campo e assim alcançar os objetivos da pesquisa foi a entrevista, caracterizando ao trabalho uma abordagem de cunho qualitativo. Por meio das análises dos dados coletados foi possível detectar que a educação enquanto direito tem sido negado aos alunos e consequentemente moradores da comunidade São Pedro, pois a educação escolar efetivada na comunidade não ressalta as particularidades dos alunos e do território quilombola. Essa realidade é resultado da ausência de políticas públicas na comunidade e também da falta de reconhecimento de alguns moradores que não valorizam suas origens, desconhecendo seus direitos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções das professoras em uma escola municipal de Castanhal sobre a prática do racismo no ambiente escolar(2018-09-11) MAGALHÃES, Sirlene Nunes; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733Este trabalho analisa a percepção dos professores sobre a prática do racismo e tem como objetivo de investigar se os professores dos anos iniciais conseguem identificar e combater o racismo no ambiente escolar. Para fazer o estudo foi utilizada a abordagem qualitativa e para fazer a coleta de dados foi usada a pesquisa de campo na qual foi utilizada a entrevista semiestruturada para entrevistar as cinco professoras dos anos iniciais da Escola Municipal Monsenhor José Maria do Lago. Foi utilizado os seguintes suporte teóricos: Munanga e Gomes (2016), Amaral (2004), Cavalleiro (2005), Chiavenatto (2012) entre outros. O trabalho se dividiu em quatro seções em que: a primeiro retrata o contexto histórico do racismo na África, no Brasil; a segunda foca no racismo presente em ambientes escolares, a terceira parte refere-se a metodologia e a quarta a análise do papel dos professores na desconstrução do racismo. A pesquisa revelou que quatro professoras conseguem identificar o racismo no ambiente escolar, além disso também se constatou que a maioria das professoras tem dificuldade de combater o racismo, pois utilizam ações educativas de uma forma muito tímida, sem valorizar a história e cultura afro-brasileira, apenas duas professoras utilizam a lei 10.639 em suas aulas como estratégias educativas para combater o racismo no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções de pais sobre a utilização da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação infantil(2018-07-02) REIS, Marilene do Socorro Batista dos; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733Este trabalho discorre sobre a presença de atividades lúdicas na Educação Infantil e, tem como objetivo principal, analisar as percepções que pais de alunos da Educação Infantil têm sobre a utilização de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de seus filhos. Para isso, buscamos fundamentar-nos em autores que abordam o lúdico como proposta educativa no processo de ensino-aprendizagem, atrativa e prazerosa para o aluno, entre os quais destacamos Kishimoto (2008), Dias (2013), Niles e Socha (2014) e Ferreira; Condotta e Monteiro (2014). Para obtermos os dados que compõem tais percepções realizamos uma pesquisa de campo em uma escola municipal de São Miguel do Guamá, cujo instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada com 16 pais de alunos de turmas de 3 anos. O tratamento dos dados teve abordagem qualitativa, cuja técnica de análise foi amparada na análise do conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontam que os pais consideram que as atividades lúdicas contribuem para o processo de ensino aprendizagem, mas a maioria atribui destaque para a importância que tais atividades têm para o desenvolvimento social, cognitivo e educacional de seus filhos, o que também colabora para que os alunos tenham maior facilidade para aprender. Também, a maioria dos sujeitos afirma que são informados pela escola da necessidade de se apoiar no lúdico como mecanismo para o processo de ensino-aprendizagem de alunos da Educação Infantil, mas até mesmo quem afirma que não mantém essa relação com a escola ou a professora, também reconhece a importância da ludicidade para a criança. Acreditamos que este trabalho possa contribuir de forma significativa para o esclarecimento de pais que ainda não estão informados sobre a relevância da ludicidade no âmbito escolar para o desenvolvimento de seus filhos/alunos. Portanto, ressalvamos a necessidade da família e da escola caminharem juntas numa perspectiva de conscientização sobre a importância da ludicidade voltada para o ensino-aprendizagem, numa relação potencializadora da metodologia lúdico-educativa quando desenvolvida pela escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prática docente mediante as atitudes racistas promovidas pelos alunos(2018-11-19) JESUS, Erenilde Monteiro de; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733Essa pesquisa apresenta uma análise feita a partir dos relatos dos professores do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da escola Marieta Nunes, com o objetivo de compreender a prática docente mediante o racismo em salas de aula. A metodologia aplicada foi de abordagem qualitativa por meios de uma pesquisa de campo através de um questionário aplicado para responder e compreender quais intervenções são desenvolvidas pelos docentes, quando presenciam atitudes racistas. Contudo para atingirmos nossa meta ancoramos o trabalho nos seguintes teóricos: Munanga (2005), Cavalleiro (2007), Azevedo (1990), Amaral (2004) entre outros, que muito nos ajudaram. Apresentamos as diferentes definições do racismo, uma discussão sobre o embasamento da lei 10.639/2003 que atribui à obrigatoriedade de se trabalhar a história da África nas escolas e também o racismo no ambiente escolar, da importância de se trabalhar a temática da diversidade racial para que o aluno negro conheça seus costumes culturais, que muito se faz presente em seu cotidiano. Ao final foi constatado que atitudes racistas acontecem com frequência, e não são oferecidas pelos docentes e nem pela escola, propostas pedagógicas em que o foco fosse diversidade racial, em consequência deixando os docentes sem saber o que fazer diante de atitudes racistas direcionadas aos seus alunos negros e aos demais sem conhecimento das diversidades encontradas nela.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de construção do PPPQ da escola quilombola Fernando Nunes Rodrigues(2022-12-27) LIMA, Marciele Nascimento de; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O artigo tem como tema “O processo de construção do PPPQ da Escola Quilombola Fernando Nunes Rodrigues”. O problema de pesquisa é: Como o PPPQ da Escola foi construído levando em conta o diálogo da comunidade remanescente de modo a atender o que determinam as Leis? Objetivo geral: Refletir o que vem a ser PPPQ na concepção dos autores e atores da escola. A abordagem metodológica direcionou uma pesquisa de campo de forma bibliográfica, descritiva e documental, com análise de conteúdo e tratamento de dados de forma qualitativa. Autores abordados: Alves (1992); Amaral (2008); Arroyo (2013); Ferreira (1975); Marçal (2001); Marques (1990); Sacristán (2017); Vasconcelos (1999); Veiga (1992/2013a/b); e Vergara (2007). Os resultados da investigação apontam que foi possível aprofundar o assunto com autores e lei que garante o ensino quilombola, bem como possibilitou-me entender que o PPPQ foi construído ainda que com pouca participação dos professores da escola. Contudo, levou em conta o diálogo da comunidade remanescente coletivamente na tentativa de requerer meios cabíveis à efetivação de sua intencionalidade, capaz de afetar vidas, saberes, fazeres, cultura e conhecimentos; e as leis vigentes para que as práticas pedagógicas legitimem a história, a cultura local, o modo de vida da comunidade quilombola a qual a escola faz parte. E ainda, permitiu-me uma aprendizagem significativa e entendimento de que as leis por si só, mesmo contemplado em um PPPQ não garantem que a História e Cultura Afro-brasileira seja trabalhada efetivamente nas aulas, mas é um desafio e responsabilidade dos profissionais fazer.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto político pedagógico e educação escolar quilombola: debates para investigações na UFPA/CCAST(2023-12-17) SANTOS, Márcia Ataíde dos; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O presente artigo teve como objetivo compreender as temáticas e debates nas produções acadêmicas sobre os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e mapear pesquisas sobre Educação Escolar Quilombola (EEQ) na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal (CCAST) na perspectiva de fomentar ações locais para EEQ. A metodologia de abordagem qualitativa, foi embasada por uma revisão sistemática da literatura (RSL). A coleta de dados foi realizada em junho a agosto do ano de 2023 a partir das bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Eletronic Liberary Online (SCIELO), catálogo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da UFPA/CCAST e anais de eventos. Os descritores utilizados foram: educação, quilombola, escola, PPPQ e suas combinações. Selecionou-se no universo de 15 publicações, uma amostragem de 10 trabalhos, os resultados apontam que as tímidas produções sobre os PPPQ de escolas quilombolas abordam a questões de inclusão, desafios e reflexões para construção e reconhecimento da identidade quilombola nas comunidades. As produções sobre educação quilombola na UFPA/CCAST registram suas produções a partir do ano de 2013 envolvendo temáticas sobre a sociabilidade dos moradores de comunidade, construções de saberes, processo seletivo e a inclusão quilombola nas escolas. Conclui-se que se torna necessária um maior interesse de investigações da UFPA/CCAST em pesquisas voltadas para as experiências da educação quilombola escolar em contexto do PPP articulados com formação inicial e desenvolvimento profissional de professores nessas comunidades, a fim de subsidiar a resolução de problemas concretos sobre os aspectos pedagógicos e formativos da educação escolar quilombola.