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Navegando CALTA - Campus Universitário de Altamira por Orientador "BARROS, Maria das Graças Santos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita(2018-03-12) SOUSA, Antônia Pereira de; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124Esse trabalho tem como objetivo principal, descobrir quais os principais problemas que levam às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, da EMEF ―Pedro Luiz de Camargo‖. Para alcançar tal objetivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, sobre as ideias de diversos autores que abordaram essa temática, visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discutindo as possíveis causas que levam às dificuldades de aprendizagem, e consequentemente, ao fracasso escolar. Sendo assim, a fundamentação teórica deste trabalho está baseada principalmente nas obras de autores como: Azevedo (2014), Bossa (2017), Correia e Martins (1997), Santos e Mendonça (2007) e Soares (2004). Logo após, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados, uma entrevista com duas professoras e com a orientadora da escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que muitos alunos do 1º ano da escola ―Pedro Luiz de Camargo‖ apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente, no que se refere à aquisição da leitura, da escrita e de operações simples de matemáticas como somar e diminuir, e que essas dificuldades podem estar relacionadas a diversos fatores, como por exemplos, à ausência do acompanhamento familiar, à proposta pedagógica da escola, à falta de capacitação dos professores, a problemas familiares, aos déficits cognitivos da própria criança, entre outros, e que é de suma importância investigar esses problemas que afetam diretamente a aprendizagem dos alunos, a fim de combatê-los, objetivando o bom desempenho da criança, diante do processo ensino-aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Família e escola: como promover essa interação?(2018-03-13) SOUZA, Rosângela dos Santos; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124Este estudo é oriundo de uma pesquisa que está subordinada ao tema: Escola e Família: como promover essa interação, onde o seu foco principal é saber o que a Escola Municipal de Ensino Fundamental CASTRO ALVES tem feito para promover sua interação com as famílias de seus alunos, por meio da qual, ambas possam firmar uma parceria sólida e eficaz, visando à promoção de uma educação construtiva, justa e de qualidade, através de um trabalho coletivo. Para tanto, foi realizada em um primeiro momento, uma fundamentação teóricas, baseadas principalmente nas obras de Castro e Regattieri (2009), Chaves (1994), Gimeno (2001), Paro (2007), Prado (1985) e Valle (2011). Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio da qual, foi possível fazer um levantamento sobre a relação entre a escola EMEF CASTRO ALVES e os pais e/ou responsáveis pelos alunos que a frequentam. Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário composto de 11 (onze) questões aos pais de alunos que freqüentam a escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que a interação entre a escola pesquisada com as famílias de seus alunos tem sido insatisfatória, visto que, os pais não têm acompanhado de perto o desempenho escolar de seus filhos, alegando a falta de tempo, a falta de abertura e incentivo por parte da direção da escola e dos professores e falta de interesse em querer participar dos eventos da escola. A escola, por sua vez, tem aceitado de modo passível essa realidade, visto que, nada tem sido feito para mudar essa situação. Dessa maneira, procurou-se no final desse trabalho, sugerir que as informações adquiridas por meio deste, fossem aplicadas no cotidiano da escola-campo, com a finalidade de promover, dia após dias, a parceria e a interação entre família e escola, visando à solução dos problemas relacionados ao processo ensino aprendizagem, bem como, contribuir para a construção de uma escola democrática e de uma educação realmente transformadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil(2018-03-13) BARROS, Valdinéia Ferreira de; BARROS, Maria das Graças Santos; http://lattes.cnpq.br/3211626204646124Este estudo resultou de uma pesquisa intitulada: a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, que teve como objetivo geral, analisar a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, e como objetivos específicos, 1-verificar se os docentes da Escola Municipal de Educação Infantil “Irmã Dulce, localizada no município de Novo Repartimento/PA, utilizam ou não atividades lúdicas no decorrer de suas práticas pedagógicas, 2-reafirmar a esses educadores a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem e, 3-apresentar a escola-campo algumas sugestões para que essa prática possa fazer parte de suas atividades pedagógicas constantemente, tendo em vista que a criança aprende de modo mais prazeroso. A princípio, foi realizada uma pesquisa bibliografia, fundamentada principalmente nos estudos de Metz e Valle (2011), bem como, através de documentos disponíveis no site do Ministério da Educação, tais como: Brasil (1998), Brasil (1999) e Brasil (2003). Logo em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo, por meio da qual, foi possível fazer um levantamento de informações na escola pública municipal acima supracitada, que teve como sujeitos de investigação, a diretora da escola-campo e duas professoras, identificadas nesse estudo como professora A e professora B. Para obtenção dos dados qualitativos, aplicou-se um questionário estruturado com cinco questões subjetivas em forma de entrevista aos sujeitos participantes desse estudo de caso. Os resultados foram analisados a luz de teóricos que discutem a temática investigada, sendo discutidos e interpretados a partir das unidades de registro dos informantes, pois, compreende-se que o saber do cotidiano sobre a temática investigada pode ser utilizado como conhecimento prévio para a construção de novos conceitos sobre a mesma. Sendo assim, os resultados revelaram que as atividades lúdicas promovem ao ambiente escolar, uma harmonia entre o fazer pedagógico e a aprendizagem infantil, e que a maioria dos professores da escola-campo, na medida do possível utilizam o lúdico como ferramenta no processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, procurou-se no final desse trabalho, sugerir que os conhecimentos adquiridos por meio deste, fossem transformados em instrumentos motivadores e facilitadores para a ocorrência da aprendizagem significativa, através de dicas e possíveis soluções para a falta de uso de atividades lúdicas no ambiente escolar.