CALTA - Campus Universitário de Altamira
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Navegando CALTA - Campus Universitário de Altamira por Orientador "BANDEIRA, Marconde Ávila"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A alfabetização e trajetória de uma ribeirinha: da educação básica ao ensino superior(2023-01-24) SOUZA, Bruna Souza e; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660O presente trabalho é uma abordagem qualitativa, por meio do método narrativo aborda a trajetória de uma ribeirinha do Rio Cojuba, localizado no município Gurupá-Pará, da educação básica ao ensino superior. Tem por objetivo identificar e analisar as ações estratégicas para educação pública ribeirinha no município de Gurupá-Para, relatando os desafios e dificuldades, enfrentadas diariamente pelos alunos de uma comunidade ribeirinha localizada no Pólo Cojuba, explicitar as consequências que a falta de estrutura no âmbito educacional tem acarretado no desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos da educação básica ofertada para o campo. Bem como, constata-se a aplicação de algumas mudanças compatíveis com a realidade local, favorecendo o acesso e permanecia dos alunos na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Brinquedoteca Universitária da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira como espaço de inclusão social de crianças com deficiência(2023-06-29) COSTA, Thaina Neves da; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761O presente artigo teve como finalidade compreender a importância do espaço da Brinquedoteca Universitária para o desenvolvimento do processo de aprendizagem de crianças com deficiência. A abordagem metodológica foi qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo. A investigação iniciou-se com o questionamento: Quais ações na brinquedoteca universitária possibilitam para a inclusão social de crianças com deficiência? Os instrumentos metodológicos da pesquisa foram: anotações no diário de campo, recursos fotográficos e a observação participante. Teve como local de investigação a Brinquedoteca Universitária da Faculdade de Educação, Campus de Altamira-PA. A Brinquedoteca Universitária possibilita a inclusão social de crianças com deficiência pela sua importância do espaço, pois por meio do brincar, a criança se desenvolve e de forma lúdica potencializa o desenvolvimento das habilidades e o processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O coordenador pedagógico e suas ações na Rede Estadual de Educação do Pará no Município de Altamira(2023-07-10) RODRIGUES, Daiane Leite Velozo; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761O presente artigo dedica-se analisar a seguinte questão: o que diz a Lei e o que é a realidade do papel da coordenação pedagógica na rede estadual de educação no município de Altamira? Os objetivos específicos são: identificar e descrever as atividades realizadas pelos coordenadores pedagógicos e sua influência no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, conhecer o contexto de atuação do coordenador pedagógico e de suas ações no âmbito das escolas estaduais do município de Altamira. Na pesquisa que deu origem a este escrito foi utilizado como instrumento de coleta de dados análise documental, o que inclui documentos no sentido amplo, sendo não só de documentos impressos, mas de fotos, revistas, gravações, documentos oficiais institucionais, entre outros. Neste estudo foram analisados documentos normativos como: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional 9.3940/1996, o Plano Nacional de Educação 2014/024, o Plano Estadual de Educação, o Regimento Escolar e o Projeto Político Pedagógico. Considerando o objetivo deste artigo, verificou-se que os documentos normativos, como os atuais não possuem clareza de leitura, ou seja, os termos não estavam explícitos sendo estes confusos e similares a verificação das atribuições fornecidas para o coordenador pedagógico não estavam especificamente distinguidas. Além disso, conclui enfatizando sua importância no desenvolvimento da gestão escolar, na vida dos estudantes e da comunidade escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios da educação do campo: uma abordagem sobre a trajetória escolar de quem vive e trabalha na região ribeirinha de Gurupá - Pará(2023-01-24) ALMEIDA, Maria de Jesus dos Santos; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660O presente memorial trás uma breve discussão de quem vive no meio rural, a educação do povo campesino é uma educação que precisa de políticas públicas e um curriculo voltado ao ensino do campo onde os alunos possam ter todos os direitos em seu aprendizado, uma educaação de qualidade onde esses alunos e professores possam ter uma estrutura adequada no ambiente escolar. Então essa política estruturante possa proporcionar uma educação de qualidade ao povo campesino em base nas reflexões voltada a educação e a coletividade do povo campesino, trás um debate muito importante, pois esse povo que sempre luta por seus filhos uma educação de qualidade onde é bastante sofrido. Então é um desafio para todos que vive no meio rural, ribeirinhos, onde as crinças possam aprender sobre seu lugar, sua cultura, onde ela possa dialogar com a sua própria realidade que elas possam ter uma educação que seja por metodologias voltadas para a educação do campo. É fundamental que as políticas publicas possam conhecer as diferentes realidades do povo do campo e que possam assegurar uma educação de qualidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências no "Projeto de Reforço Escolar: alfabetizando juntos" na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Leocarpio Soares(2023-03-10) SOUSA, Maria da Penha Soares de; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761Este estudo tem como finalidade a apresentação da experiência vivenciada no Estágio Supervisionado de Ensino Fundamental nos anos iniciais no “Projeto de Reforço Escolar: Alfabetizando juntos"(ALTAMIRA, 2022a), com o objetivo de refletir sobre a experiência na alfabetização de alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental. A abordagem metodológica, foi qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo, teve como local a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Leocarpio Soares, localizada em um bairro periférico no município de Altamira – Pará que apontou os resultados: com a quantidade expressiva de alunos com dificuldades na aprendizagem, houve a necessidade de um projeto de recuperação, para contribuição no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 3°,4°, e 5° ano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação continuada de professores para a educação básica: desafios na escola pública municipal com alunos com deficiência em Gurupá - Pará(2023-01-24) TENÓRIO, Mônica Felipe; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660Hoje a sociedade tem uma visão mais igualitária sobre os mais variados temas, não poderia ser diferente diante do tópico “inclusão escolar de pessoas com deficiência”. Muito tempo se passou até que este assunto ganhasse sua real relevância, mas agora com as mudanças de pensamentos e de atitudes com relação a Pessoa com Deficiênci, a sociedade e seus governantes passaram a dar o devido valor a este tema. Assim sendo, o presente estudo surge com o objetivo de analisar as ações para a Formação Continuada de Professores para atuação na Educação Básica no Curso de Licenciatura em Pedagogia diante dos desafios diários enfrentados na Escola Pública Municipal com os alunos com deficiência de Gurupá – Pará. A abordagem metodológica é qualitativa na modalidade de uma pesquisa documental. O estudo discorrerá primariamente uma breve definição sobre a formação dos professores da Educação Básica e enseguida pontuara a “educação especial e educação inclusiva”, na sequência farar-se-á um retrospecto histórico com relação a abordagem deste tema no Brasil, logo em seguida fala-se um pouco sobre os programas voltados a esse gênero de ensino e também o que a lei dispõe acerca da formação dos profissionais da educação desta modalidade de ensino, por conseguinte fala-se da educação especial no âmbito da rede de ensino público do município de Gurupá e ressalta a importância do curso de pedagogia para professores da educação infantil aos anos inicias do ensino fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial de formação acadêmico-profissional: da infância humilde ao ingresso na vida acadêmica e docente(2023-01-24) BARBOSA, Jonas Borges; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660Este memorial foi produzido para servir como requisito para a obtenção do gral de licenciatura em pedagogia pela Universidade Federal do Pará – Campus Universitário de Altamira, ele tem o objetivo de resgatar memórias que fazem parte da minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional, comparando-as com os paradigmas que fazem parte do debate sobre a docência. Nesse sentido, aqui estarão expostas ideias que debatem essas questões, tanto no sentido da formação da personalidade humana como um todo quanto da personalidade profissional a partir das várias indagações que envolvem a formação do professor, trazendo elementos que corroboram esse ponto de vista, confrontando vivencia pessoal com teoria para chegar ao entendimento de como essas duas vertentes se juntam e como elas são importantes no processo que envolve a formação docente. Este trabalho se estrutura da seguinte forma: primeiro temos a introdução que traz uma autobiografia, assim como uma parte de minha história de vida, trazendo elementos de minha história familiar que juguei pertinentes ao sentido texto, falo um pouco sobre a trajetória de meu pai e minha mãe e como essa trajetória impactou em minha vida, em seguida vem o capítulo teórico que busca expor a teoria que corrobora este trabalho, fazendo uma comparação do que está sendo tratado no texto com as ideias que tratam desse assunto no mundo acadêmico, buscando demonstrar como a memória se faz presente na formação do indivíduo e como ela pode ser incorporada à história do profissional em formação. Depois disso, volto mais uma vez a minha vivencia pessoal, faço um relato do meu processo formativo, desde a educação infantil até o ingresso na universidade, falando também de minhas experiências profissionais na área da educação, destrinchando minha trajetória formativa e meu trabalho como docente, buscando dar maior sentido ao que está sendo tratado neste memorial. Por fim, faço minhas considerações ao trabalho aqui exposto, buscando enfatizar como minhas vivencias e aprendizados distintos e diversos se juntaram para formar quem sou, tanto como ser social quanto profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará(2023-01-24) BRANDÃO, Rodrigo dos Santos; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660A pesquisa aborda a formação inicial e continuada de educador, sendo fundamentada teoricamente nas ideias de alguns autores para dialogar no decorrer da minha narrativa, dos quais são: Nóvoa (1988, 1999); Freire (1987,1996); Tardif (2002, 2007); dentre outos que forem convocados. Realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva, autobiográfica e reflexiva, com abordagem qualitativa. Para refletir sobre a temática escolhida, optou-se pelo gênero acadêmico memorial, por entender que ele oportuniza o sujeito a se conectar com os fatos e lembranças e a resgatar memórias e vivências passadas, buscando alcançar os objetivos. Neste viés, faço o senguinte questionamento: qual o olhar de um educador ribeirinho sobre a formaçao inicial e continuada de professores que atuam no municipio de Gurupá – Pará? Para tanto, viso refletir sobre as memorias vivenciadas e saberes no olhar de um educador ribeirinho sobre a formaçao inicial e continuada dos professores que atuam no municipio de Gurupá – Pará. Tendo como objetivos especificos, Identificar a ações e diretrizes para a formação inicial e continuada dos professores no município de Gurupá – Pará; Discorrer as ações e diretrizes para formação inicial e continuada de professores em Gurupá – Pará; Analisar a execução das ações e diretrizes para a formação inicial e continuada dos professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A participação da comunidade escolar e local no Sistema Municipal de Ensino das escolas públicas: um estudo documental em Vitória do Xingu-Pa(2023-06-28) ALMEIDA, Nayane Nascimento; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761O presente trabalho de conclusão de curso apresentou como objetivo analisar a participação da comunidade escolar e local no Sistema Municipal de Ensino das escolas públicas: um estudo documental em Vitória do Xingu-Pa. É um estudo de abordagem qualitativa na perspectiva de análise documental. Pois realizou-se o levantamento de dados através da revisão de literatura e dos documentos oficias: Constituição Federal de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996; Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014; Plano Municipal de Educação de Vitória do Xingu - Pará, Lei nº 256/2015; e Sistema Municipal de Ensino de Vitória do Xingu - Pará, instituído pela Lei nº 006/2018. Os resultados mostram que a participação da comunidade escolar e local se faz presente nos documentos oficias, esses que expressam o respaldo desse direito da sociedade através da legislação, mas que ainda é necessário fazer uso de outros artifícios para que a comunidade tenha conhecimento e interesse para participar do processo de colaboração para a melhoria da educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia em ambientes não escolares: a importância da arteterapia nas ações do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil(2023-07-10) DIAS, Raqueline da Silva; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761Este estudo tem origem das reflexões desenvolvidas na Atividade Curricular de Estágio Supervisionado em Ambientes Não Escolares do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação do Campus Universitário de Altamira da Universidade Federal do Pará, no período de 14 a 29 de março de 2022, no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) do município de Altamira-PA. Também adentra no processo histórico que foi a Reforma Psiquiátrica no Brasil até a implantação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Com isso, questionou-se: Qual a importância da arteterapia nos atendimentos psicopedagógicos no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil no Município de Altamira-PA?, bem como visou-se refletir sobre o uso da arteterapia no CAPSi do Município de Altamira/PA, no ano de 2022. Como objetivos específicos: a) Identificar as ações de arteterapia que são realizadas no CAPSi; b) Discorrer as ações de arteterapia do CAPSi; c) Analisar sobre as ações de arteterapia desenvolvidas na participação interventiva pedagógica no CAPSi. O estudo tem caráter de abordagem qualitativa e de pesquisa de campo, com ênfase na observação participante nas ações das oficinas e grupos de atendimento a crianças usuárias do CAPSi, como também no auxílio das atividades desenvolvidas pelas crianças, além de pôr em prática os conhecimentos adquiridos no processo de formação, através de intervenção psicopedagógica, ancorada a arteterapia. Tal experiência é de caráter fundamental e contributiva para o pleno desenvolvimento como futuro profissional. Concluiu-se que muitos ainda possuem uma visão retrograda que interliga o trabalho do pedagogo apenas a instituições escolares, todavia, o profissional é qualificado para atuar nas mais diversas áreas, inclusive as ligadas à saúde mental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Planejamento curricular na pandemia da covid 19: relatos de experiências das práticas docentes na EMEI Criança Feliz(2023-01-24) ALVES, Maria Marta Marques; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660Este trabalho aborda o tema “Planejamento curricular na pandemia da Covid-19: relatos de experiências das práticas docentes na EMEI Criança Feliz”, considerando que essa situação constituiu um desafio para a rotina das professoras que, apesar de se ter enfrentado inumeras dificuldades, realizaram adaptações para que o planejamento continuasse a ser utilizado como fundamento que respalda as práticas pedagógicas, principalmente, pela necessidade que se teve de se adequar as aulas de forma remota. O objetivo principal do trabalho consiste em compreender de que forma as docentes que atuam na educação infantil reorganizaram o planejamento curricular em tempos de pandemia nas suas práticas pedagógicas diante do Ensino Remoto Emergencial nos periodos de 2020 e 2021. Os objetivos específicos consistem em identificar como a escola tem utilizado o planejamento curricular em tempos de pandemia como meio de favorecer o Ensino Remoto Emergencial; evidenciar os principais desafios para a formulação e utilização do planejamento curricular em tempos de pandemia da Covid 19; analisar os relatos de experiências das práticas pedagógicas dos professores referentes ao planejamento curricular em tempos de pandemia da Covid 19 para as aulas no Ensino Remoto Emergencial. A metodologia do estudo combinou a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo junto a 5 professores que realizam relatos de experiências como forma de evidenciar como o planejamento era elaborado antes e durante a vigência da pandemia. Após o estudo, inferiu-se que na literatura científica e nos relatos de experiências dos professores ocorreram e, ainda ocorrem, dificuldades da oferta de uma educação de resultados através do ensino remoto, mesmo com instrumentos tecnológicos para elaborar o Planejamento Curricular e ministrar as aulas. Um fato a ser ressaltado é a incerteza que muitos professores possuem a respeito do cumprimento das atividades propostas aos alunos no período pandêmico, uma vez que não se pode assegurar se as atividades eram resolvidas pelos alunos ou pelos pais das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência em Brasil Novo-PA: relatos e experiências(2023-07-10) SILVA, Beatriz Rech da; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761Neste trabalho questionou-se como a relação família-escola influencia na escolarização de crianças com deficiência e quais suas contribuições para seu desenvolvimento no ensino e aprendizagem. Para isso, teve como objetivo geral refletir sobre a relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência e suas contribuições para seu desenvolvimento no ensino e aprendizagem. A pesquisa utilizada foi qualitativa, desenvolvida no município de Brasil Novo (BN) – Pará (PA), com autorrelato e como técnica a entrevista com roteiro semiestruturado, na qual abordamos quatro núcleos familiares de forma separada. Os resultados mostraram que quando a família está dentro do convívio de escolarização da criança ela tende a ter uma grande evolução no processo de ensino aprendizagem, sendo importante a presença dos familiares em todo o processo de aprendizagem da criança na escola. Para tanto, foi e é fundamental a relação família-escola pois as duas são bases para o desenvolvimento educativo de pessoas com deficiência, tendo em vista que os resultados mostraram que quando a família está dentro do convívio de escolarização da criança tende a ter uma grande evolução no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a mesma ao acompanhar o processo de ensino aprendizagem do aluno, apoia a escola que foca nas particularidades de cada estudante, gerando assim, resultados positivos acerca do desenvolvimento escolar, familiar e social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência: as dificuldades para a formação docente nos estágios supervisionado na pandemia da covid-19 em Gurupá - Pará(2023-01-24) SANTANA, Fabrícia Pantoja; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660Este estudo é sobre as dificuldades para a formação docente no que se referente aos estágios supervisionados na pandemia da Covid 19 no município de Gurupá – Pará. Neste aspecto, visou analisar a experiências na execução da atividade curricular de estágio supervisionado diante do planejamento do curso de licenciatura de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e o vivenciado na prática da formação docente neste período pandemico. Para isso, a abordagem metodológica qualitativa na modadelidade narrativa. Contudo, são muitas as dificuldades para a formação de docente na integralidade entre a toeria e a prática, principalmente no momento atipico vivienviado pela pandemia da Covid 19, pois tem impactado diretamente no replanejamento para a relidade existente. Por fim, percebi que a pademia da Covid 19 impactou diretamente nas ações para a formação docente, principalmente nas atividades de estágio supevisionado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A revitalização da Brinquedoteca Universitária – Campus Altamira - UFPA(2023-06-05) ROCHA, Andressa Dutra Nascimento; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660; https://orcid.org/0000-0001-8414-0761As brinquedotecas possibilitam um conjunto de evoluções sociais e cognitivas da criança por meio do lúdico, são desenvolvidas brincadeiras que estimulem nas crianças a criatividade, coordenação motora e raciocínio lógico. O objetivo desse artigo é refletir sobre a experiência no estágio supervisionado em ambientes não escolares, visando enquanto discentes, as práticas pedagógicas no espaço da brinquedoteca universitária. Como metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa na qual iniciou por meio de alunos do curso de Pedagogia através de reuniões, visitas ao espaço, coleta, produções de materiais, arrecadações e analise de conteúdo. Desta forma, a revitalização foi com apoio da comunidade local, proporcionando um novo espaço de alegria e curiosidade na qual as crianças possam ser acolhidas. O espaço está voltado para ações lúdicas, criativas e de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A trajetória de formação de um educador: reflexões da infancia ao ensino superior(2023-01-24) GONÇALVES, Eliezer Pantoja; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660Esta pesquisa construída em forma de memorial acadêmico, aborda sobre a educação do campo O questionamento que moveu esta pesquisa foi: quais os fatores relacionados a educação no campo afastam o sujeito campesino ribeirinho da sala de aula? Como acontece a formação dos professores que atuam nas escolas ribeirinhas? Traçando os seguintes objetivos :refletir sobre a educação ofertada ao povo ribeirinho e os fatores que os afastam da sala de aula, fazendo com que muitos não concluam nem mesmo o Ensino Fundamental. E, como objetivos específicos: Identificar as razões pelas quais muitos alunos ribeirinhos não conseguem concluir as etapas da Educação Básica; Descrever as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nas escolas ribeirinhas; refletir sobre a formação inicial de professores que atuam na educação ribeirinha do Município de Gurupá - Pará. A metodologia escolhida foi uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica e a bibliográfica, pois nos possibilita realizar analises reflexivas entre as abordagens teóricas e as experiências vividas, com abordagem qualitativa, para referendar teoricamente este trabalho, estarei utilizando as abordagens de alguns autores como: Freire (1987, 1996) e Hage (2010). Estando estruturado em cinco capítulos, finalizando com as considerações a respeito dos achados da pesquisa em que pude concluir que, apesar da educação ser um direito de todos, validado pelos documentos oficiais, que trazem como obrigação do estado o acesso e a permanência do aluno na escola, que não podemos atribuir somente ao professor os problemas da educação do campo. Porém, sua formação e consequentemente sua atuação de forma direcionada aos sujeitos campesinos poderia amenizar as dificuldades na construção da aprendizagem desse alunado. Sendo assim, que esta prática deve estar centrada em fazer vigorar a construção do saber.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A trajetória de vida e formação de um educador ribeirinho no município de Gurupá-Pará(2023-01-24) PACHECO, Jeanderson do Nascimento; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660O referido trabalho sobre estudo autobiográficomemorial ,tendo como tema minha trajetória como educador ribeirinho no municipio de Gurupá Pará: objetivo geral fazer uma uma descrição de minha trajetoria do apreder ao ensinar e as dificudade vivida ao logo do tempo como docente e discente relatar de como foi chegar ater a univercidade Ferderal do Pará UFPA, atraves do PARFOR , e apresentar minha família que foi de suma importância na minha trajetória de vida discente e docente, e como era na época onde não se tinha escola e nem o transporte escolar para se chegar até a escola e de como era esse periodo difícil na educação. A os métodos ultilizados parte de uma reflexão descritiva autobiográfico, que segundo.