Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG
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Navegando Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG por Orientador "CORDEIRO, Carlos Alberto Martins"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de nuggets á base de pescada Gó (Macrodon Anylodon) com diferentes tubérculos: análise sensorial, econômica e potencial sustentável.(2024-10-31) SOUSA, Everton Ivan Lima de; PINHEIRO, Ainoã Stephanny Almeida; http://lattes.cnpq.br/2594204979520424; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361Objetivo: Este estudo investigou o desenvolvimento de nuggets à base de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de pescado, especificamente da espécie Macrodon ancylodon (pescada-gó), combinada com diferentes tubérculos: macaxeira, batata-doce e batata comum. Métodos: Os nuggets foram avaliados por meio de análise sensorial com 30 provadores não treinados, considerando atributos como aparência, aroma, sabor, textura e aceitação global. Resultados: A batata comum se destacou nos atributos de aparência, textura e aceitação global, obtendo o maior índice de aceitabilidade (78,15%), seguida pela macaxeira (74,44%) e batata-doce (63,33%). Além disso, foi realizada uma análise econômica baseada nos custos operacionais e indicadores de eficiência, como a Receita Bruta (RB), Lucro Operacional (LO) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Os resultados indicam que o produto é viável economicamente e tem potencial para atingir o mercado como uma alternativa nutritiva e mais saudável aos nuggets tradicionais de frango.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais)(2024-10-03) ROZARIO, Ester Silva do; ROSARIO, Samuel Antônio Silva do; http://lattes.cnpq.br/7909649057832090; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361As dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino da Química resultam na falta de familiaridade dos alunos com esse conteúdo, o que compromete seu aprendizado. Para revitalizar a dinâmica da sala de aula e despertar o interesse dos alunos, é fundamental que os educadores adotem abordagens pedagógicas distintas das tradicionais. Este trabalho apresenta uma análise da implementação do jogo didático "Que Elemento Eu Sou?" em uma turma do 9º ano, com o objetivo de avaliar o impacto dessa estratégia no aprendizado em Química. Os dados foram coletados por meio de formulários, observações e indagações, e analisados qualitativamente, evidenciando que o jogo estimulou a busca ativa por conhecimentos prévios. Ao final da atividade, 65% dos alunos expressaram interesse pela matéria, sugerindo uma conexão positiva entre a abordagem lúdica e a aprendizagem. Esses resultados indicam que a adoção de metodologias ativas pode ser eficaz na promoção do interesse e na compreensão de conceitos químicos, contribuindo para a formação de alunos mais engajados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeitos da substituição do óleo de soja por óleo de coco virgem (Coccus nucifera) em dietas de alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) submetidos a ciclos curtos de restrição alimentar(2022-11-08) JESUS, Fernanda Ferreira de; ABE, Higo Andrade; http://lattes.cnpq.br/8259032263950273; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da substituição do óleo de soja pelo óleo de coco virgem (OCV) sobre o desempenho produtivo e parâmetros sanguíneos de tilápias do Nilo submetidas a ciclos curtos de restrição alimentar. Para tanto foi realizado um delineamento em fatorial 3x3, sendo 3 estratégias de alimentação: (7/0) alimentado todos os dias; (6/1) alimentado por seis dias e um dia de restrição alimentar; (5/2) alimentado por cinco dias e dois dias de restrição alimentar e três níveis de substituição de óleo de soja por óleo de coco virgem (0, 25 e 50%) contendo três repetições por um período de 45 dias. Os resultados demostram que a utilização do OCV em ciclos curtos de privação alimentar tendem a reduzir os efeitos da escassez de alimento, promovendo um melhor estado nutricional e parâmetros hematológicos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uso da metodologia WebQuest no nono ano do ensino fundamental como facilitador do ensino-aprendizagem da tabela periódica(2022-11-08) PEREIRA, Darlene da Conceição; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361O presente trabalho faz uma análise qualitativa do uso da Metodologia WebQuest, aplicada em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, agregando o uso de dispositivos moveis como o “celular”. Analisando a metodologia como facilitador para a busca e construção do conhecimento e realizações de pesquisas escolares no ensino de Ciências, permitindo a criação de ambientes de aprendizagem, onde o professor continue sendo o mediador do processo ensino-aprendizagem. A metodologia WebQuest, foi trabalhado no assunto da Tabela Periódica, apresentando aos alunos todos os procedimentos que serão utilizados e aplicados. Coletando do mesmo grupo de alunos opiniões sobre a metodologia aplicada, por meio de um questionário com 3 perguntas depois de todo o procedimento.