Graduação - CCAST
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Navegando Graduação - CCAST por Orientador "ALMEIDA, Arthur da Costa"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise multitemporal da cobertura do solo do parque estadual do Utinga, Belém-PA(2018-06-26) XAVIER, Nilza Martins de Queiroz; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187O monitoramento da cobertura do solo é um aspecto fundamental para o controle dos impactos ambientais promovidos por ações antrópicas. Objetivou-se fazer uma análise multitemporal da cobertura do solo do Parque Estadual do Utinga nos anos 1984, 1999 e 2013. Para isso foi empregada imagem orbital digital obtida pelo sensor TM, bandas 3, 4 e 5, do Satélite Landsat-5 para os anos de 1984 e 1999, e imagem do Satélite Landsat-8, bandas 6, 5 e 4, para o ano de 2013. O aumento das classes Floresta Densa e Capoeira indicam o aumento da regeneração natural e estabelecimento de uma floresta secundária densa ao longo de aproximadamente duas décadas. A poluição dos mananciais e a ocorrência de áreas Degradas ao redor dos Lagos Água Preta e Bolonha favorecem o estabelecimento de plantas aquáticas e assoreamento do corpo hídrico do parque.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise multitemporal da cobertura do solo no bairro Apeú - Castanhal - PA(2023-03-03) SILVEIRA, Josiane Martins de Queiroz Xavier; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187O monitoramento da dinâmica do uso e cobertura do solo é fundamental para o planejamento territorial, qualidade de vida e controle de impactos ambientais. Objetivou-se fazer uma análise multitemporal da cobertura do solo do bairro Apeú, Castanhal-PA nos anos 1989, 1999, 2008, 2018 e 2021 por meio de técnicas de Sensoriamento Remoto. Para isso foram obtidas imagens orbitais digitais obtidas pelo sensor TM, bandas 3, 4 e 5, do Satélite Landsat-5 para os anos de 1989, 1999 e 2008, e imagens do Satélite Landsat-8, bandas 6, 5 e 4, para os anos de 2018 e 2021, as quais foram submetidas à classificação supervisionada por máxima verossimilhança. Posteriormente, obteve-se um mapa com as seguintes classes de uso do solo: Área Urbana; Solo Exposto; Vegetação Rasteira; Vegetação Regenerante; Vegetação Densa e Núvens. No período entre 1999 e 2008 houve um crescimento de 29,1% da área urbana do bairro apeú. No ano de 2021 houve um aumento considerável nas áreas de solo exposto e redução da vegetação densa, indicando necessidade de planejamento e fiscalização do solo do solo no bairro. O sensoriamento remoto por meio do Algoritmo matemático da Máxima Verossimilhança permitiu avaliar a dinâmica do solo no Bairro do Apeú.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Difusão do calor em um meio bidimensional pelo método de diferenças finitas(2021-07-08) COSTA, Debora Duarte; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187Os fenômenos físicos acontecem diariamente ao nosso redor, e a grande maioria deles são modelados por equações diferenciais parciais, o que nos mostra a importância de estudar esses fenômenos e simular computacionalmente para entender melhor como eles se concretizam. A pesquisa bibliográfica estudada para realização deste trabalho nos proporciona uma compreensão melhor desta área da matemática aplicada. Este trabalho estuda a simulação de difusão do calor em um meio bidimensional. Para isto, será feito um breve estudo de equações diferenciais parciais, seguida das expansões em série de Taylor, método de Euler e o método de diferenças de finitas para obter as aproximações, e então discretizar estas aproximações e substituir na equação de difusão do calor. Por fim, simularemos no Matlab primeiro a propagação do calor em uma dimensão e em seguida a propagação do calor em duas dimensões, para observarmos o comportamento da difusão e obter os resultados numéricos em ambos os casos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino-aprendizagem da função quadrática usando o Geogebra(2020-02-12) SOUSA, Luciane dos Santos; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187A educação vem sofrendo grandes mudanças metodológicas que são apontadas como tendências de ensino. Dentre estas, destaca-se a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação adotando os softwares educacionais que potencializam a visualização e a experimentação na construção de conceitos matemáticos. Mas para isto é necessário escolher softwares adequados e uma metodologia capaz de tirar proveito das características positivas do computador. O presente trabalho tem como tema “Ensino-Aprendizagem da Função Quadrática Usando o Geogebra”, e como objetivo geral saber se o Software Geogebra facilita a aprendizagem dos alunos sobre a função quadrática e dos seus gráficos. Para isto, desenvolveu-se um embasamento bibliográfico de diferentes autores na área da informática e sobre o Geogebra, além de uma pesquisa de campo fazendo uma análise qualitativa descritiva. Desta forma, constatar se o uso do software GeoGebra pode representar uma metodologia importante para o ensino-aprendizagem da função quadrática e de seus gráficos possibilitando aos alunos uma aprendizagem significativa e interessante, que leve-os à compreensão de conceitos matemáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Evasão escolar dos alunos do 6° ano : estatísticas das consequências na comunidade escolar “Nilza Nascimento”(2018-06-26) REIS, Simone do Socorro de Sousa; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A história da matemática como recurso de ensino na educação básica(2024-02-20) NASCIMENTO, Sâmara Maria Oliveira; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187A presença da história da matemática em sala de aula constitui um recurso didático que os professores podem utilizar para auxiliar a aprendizagem. Os alunos constroem o significado do que estão fazendo. Os professores também podem utilizar processos históricos como facilitadores ou impulsionadores do processo de aprendizagem sem referência explícita à história da matemática. Diante disso, questiona-se: Como se dá o processo de desenvolvimento do ensino de matemática na educação básica? Nesse sentido, o objetivo geral desse estudo é discutir o uso da história da matemática como recurso de ensino-aprendizagem e propor exemplos no âmbito da educação básica. Nesse ínterim, a elaboração do presente estudo no que diz respeito ao procedimento, utilizou a pesquisa bibliográfica de cunho explicativo e documental. Nesse sentido, com abordagem será qualitativa, quanto aos objetivos, optou-se pela pesquisa explorativa, buscando uma ampla visão sobre o tema e suas diferentes perspectivas, a fim de esclarecer melhor sobre a temática. Ensinar história da matemática é enfatizado como uma estratégia que pode levar a uma aprendizagem significativa, ou seja, dar sentido às atividades que os alunos realizam em sala de aula. Não se pode perder de vista que as questões socioemocionais são centrais no processo de aprendizagem e que as abordagens históricas da matemática permitem aos alunos refletirem sobre os contextos históricos, sociais e culturais em que o conhecimento matemático se desenvolveu. Espera-se que este trabalho contribua diretamente para a prática dos professores do ensino fundamental e os inspire a seguir caminhos possíveis e sugeridos para a utilização da história da matemática como ferramenta nos processos de ensino de conteúdo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Humanizando a matemática : uma ciência exata imprescindível nas relações humanas(2018-06-26) NOJOSA, Antonio Junior Bezerra de; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187Dada à proporção que a disciplina matemática exerce no cotidiano das pessoas e, ainda na formação acadêmica das mesmas, faz-se necessário uma abordagem transparente e límpida capaz de desmistificar o peso dado a essa disciplina. Uma vez que, em síntese, ao se falar de matemática as pessoas tendem a se manifestar com pavor e, até mesmo com desdenho visto a complexidade empreendida ao longo dos tempos. Onde se rotulou de complicada e desnecessária no dia-a-dia o conhecimento da matemática. Nesse sentido, busca-se como perspectiva do estudo, esmiuçar o interesse pelo aprender e ensinar a matemática, bem como expandir suas áreas de atuação profissional fomentando a procura pelo Curso. Consolidando a relevância desse profissional, estimulando a formação de novos profissionais e visando aumentar a satisfação de aprender e estudar a matemática. Para tal, serão apresentados conteúdos teóricos significativos acerca da temática apresentada, como forma metodológica de convencimento, além da coleta de informações através de pesquisas bibliográficas, estudos digitais, e experiências vivenciadas e compartilhadas pelos diversos momentos vividos durante o aprendizado em sala de aula, enfim debates promissores. Que visam como resultado, entre outros, a redenção social frente aos benefícios e conhecimentos adquiridos com a matemática, por meio da explanação mais simples e pormenorizada possível.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As leis de Kepler sob o ponto de vista da teoria da gravitação universal de Newton(2018-03-09) GUIMARÃES, Rafael Augusto Duarte; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187Neste trabalho, realizamos um breve passeio pela a história da Gravitação e seus desdobramentos científicos, bem como fizemos menção de grandes estudiosos nesta área. Uma vez feito isso, abordamos os estudos de Kepler, e em seguida fizemos as considerações e as contribuições de Newton aos estudos daquele, através da Lei da Gravitação Universal e das deduções matemáticas das leis de Kepler. Por fim, enfocamos nas ideias de Albert Einstein e na Teoria da Relatividade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Logaritmos, congruências e estudo sobre radiação solar em Belém e Castanhal(2023-01-30) NEVES, Maria Eduarda Noronha das; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187Esta produção textual trata-se de um portfólio acadêmico, o qual tem como desígnio apresentar os trabalhos produzidos e publicados durante o período da graduação, o mesmo não encontra-se em ordem cronológica nas seções aqui expostas, pois, procurou-se organiza-los conforme indicado no título desta produção. Em vista disso, são apresentadas quatro publicações produzidas durante o ano de 2021 e 2022, tendo como foco apenas três destas produções na área de matemática aplicada e educação matemática. Deste modo, o trabalho de Conclusão de Curso, na categoria portfólio atinge o requisito exposto no art. 6°, parágrafo III da resolução N° 01/2007, na modalidade “publicação”. A primeira produção trata-se de “Ensino de funções logarítmicas”, apresentada e publicada no de 2021, tendo como objetivo expor sua função histórica e os motivos que levam os professores de matemática ainda lecionarem sobre propriedades e funções relacionadas com o logaritmo. No segundo texto acadêmico é abordada a temática “Congruências e critérios de divisibilidade”, apresentada como pôster no V Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão, da UFPA, neste é introduzido definição e aplicação na prova dos nove. O terceiro trabalho acadêmico corresponde em uma análise de dados para diagnosticar a disponibilidade de radiação solar na região de Castanhal levando em consideração os dados correspondentes aos anos de 2011 a 2020, num total de 10 anos. A última publicação “Perfil horário da radiação solar na região de Belém”, tem como objetivo apresentar a variação horária da radiação solar e propor um modelo matemático para fornecer valores estimados de energia solar recebida. Assim sendo, este portfólio tem como proposta apresentar as produções realizadas durante a trajetória no curso de Licenciatura em Matemática. Além do mais, ressaltar que as produções acadêmicas contribuíram para meu desenvolvimento pessoal e acadêmico, fortalecendo meus objetivos, cumprindo metas pessoais e acima de tudo proporcionando uma excelente complementação em minha formação profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática com funções trigonométricas(2024-02-28) PINHEIRO, Danilo Pablo Pinheiro; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187Observar a natureza é um comportamento do ser humano, percebido desde antiguidade, necessário para obtenção de conhecimento e evolução da humanidade. Com passar dos anos, foram adquiridos técnicas e meios de descrever fenômenos da natureza, com intuito de propiciar ao homem melhorias em atividades diárias e bem-estar. Fenômenos naturais, como a chuva, são necessários para a manutenção da vida na terra, porém, dependendo de sua intensidade, podem provocar danos, tanto para a humanidade quanto para a natureza. A capital paraense, Belém, possui maiores índices de chuvas do estado do Pará, tendo um ciclo anual de períodos chuvosos e menos chuvosos, que por vezes provocam transtornos para a população, ocasionando alagamentos e danos a saúde. Ao se tratar de meios para descrição de fenômenos, a modelagem matemática é um método de pesquisa, que utiliza de conceitos da matemática para a produção de ferramentas que auxiliem na descrição ou tomada de decisões sobre os mesmos. Atrelada a descrição de fenômenos cíclicos e a matemática, as funções trigonométricas são ferramentas de estudo da matemática que se comportam formando repetições, comumente utilizadas para a descrição de fenômenos cíclicos. Portanto, neste trabalho, será utilizada função trigonométrica como modelo para descrição do comportamento das precipitações de Belém, com utilização de dados de dez anos, modelagem matemática e software Rstúdio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática no ensino da trigonometria para 9º ano do ensino fundamental(2018-04-25) SOUZA, Mikaely Gercilen Moura de; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187Este trabalho é fundamentado em uma pesquisa bibliográfica para colaborar com o ensino da Trigonometria e nas contribuições da Modelagem Matemática, uma metodologia de ensino com a capacidade de motivar os alunos a construir seu próprio conhecimento. Serão apresentados alguns argumentos sobre a Modelagem Matemática que conduza o entendimento dessa metodologia, assim como um pouco da história no decorrer de seu reconhecimento como ferramenta de aprendizagem e a atuação em sala de aula diante a sua proposta na educação. Com enfoque na trigonometria, terá um fundamento teórico sobre triângulos retângulos, como seus elementos e as razões trigonométricas: seno, cosseno e tangente. O intuito de realizar uma aula mais contextualizada por meio de resolução de exercícios não satisfaz o ensino significativo, então a sugestão de uma atividade de acordo com as concepções de Burak na perspectiva dessa tendência metodológica evidencia a importância em buscar a mudança na educação, com a dedicação em tornar a educação matemática referência em qualidade. Palavras-Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sistemas de equações diferenciais ordinárias lineares : uma abordagem numérica(2018-08-14) EVANGELISTA, Thaline Gonçalves; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187Este trabalho tem como desígnio estudar os sistemas de equações diferenciais ordinárias lineares no que se trata de problemas práticos de interesse científico e social, tais como aumento e diminuição de populações, circuitos elétricos, etc, que serão modelados e resolvidos matematicamente através de métodos numéricos e com o auxílio de ferramentas computacionais. Sabemos que as equações diferenciais ordinárias (EDO’s) nem sempre podem ser solucionadas de forma analítica, as equações não-lineares, por exemplo, em geral, é impossível resolvê-las por métodos analíticos, dessa forma os métodos numéricos são uma alternativa para tais soluções. Os métodos numéricos são aproximações da solução de um problema de valor inicial, em destaque temos os métodos de Euler e Runge-Kutta de quarta ordem (RK4), como a solução é mais precisa no RK4, ou seja, aproxima-se mais da solução exata daremos maior ênfase a ele. Para tanto foi utilizado o programa R para plotar os gráficos e também obter as soluções aproximadas do sistema e por fim apenas tabelamos os resultados obtidos. Vale ressaltar que as ferramentas computacionais tornam a resolução do sistema mais prática, já que, em alguns casos quanto menor a amplitude torna-se mais trabalhoso resolvê-lo à mão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de equações diferenciais ordinárias na modelagem matemática(2024-02-20) TEIXEIRA, Josiel Monteiro; ALMEIDA, Arthur da Costa; http://lattes.cnpq.br/2014957882626187A palavra modelo pode apresentar diferentes significados dependendo da área de conhecimento ao qual está sendo aplicada. Podendo ser algo relacionado com forma, método, disposição ou ainda maneira. Nessa perspectiva, o intuito é que os modelos possam simplificar a realidade, para que os indivíduos entendam o seu funcionamento em uma visão geral, sendo uma parte dessa realidade. Para isso, se faz necessário utilizar estruturas experimentais e até mesmo conceitos mentais. Se a realidade que se quer representar é muito complexa, ela pode ser subdividida em diversas outras, e para cada uma se gera um modelo. Assim, o objetivo de um modelo é que seja construído de tal forma que possa entender a realidade de um modo mais simples e, ao mesmo tempo, o mais completo e preciso possível. Dentre os vários tipos de modelos, há os que utilizam a matemática e, por causa disso, recebem o nome de modelos matemáticos. Os modelos matemáticos procuram representar a realidade por meio de equações, no entanto, a resolução de equações nem sempre é de fácil entendimento, mesmo quando são usadas para representar um único fenômeno. Ainda assim, a matemática é uma das grandes aliadas nesse processo de representação. O intuito da presente pesquisa é compreender o funcionamento de um modelo matemático em junção com as equações diferenciais de primeira e segunda ordem tendo uma aplicação prática em situações da vivência em sociedade. A metodologia utilizada na pesquisa foi de cunho qualitativo, visando compreender os aspectos sociais consonantes com o conceito de modelos matemáticos no estudo das equações diferenciais. A coleta de dados foi realizada por intermédio de pesquisa bibliográfica em materiais didáticos, coletando informações concretas sobre o tema estudado.