Graduação - CCAST
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Navegando Graduação - CCAST por Orientador "ABREU, Inéia Damasceno"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As comunidades linguísticas de São Caetano de Odivelas: a presença do português como língua não materna em uma escola pública do município(2024-11-27) DAMASCENO, Brenda Silva; ABREU, Inéia Damasceno; http://lattes.cnpq.br/9753152928546622Este trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa “Português Língua Não Materna (PLNM): Formação do Professor de Português para a Diversidade Linguística e Cultural” – Portaria nº 082/2022, tem como tema: a Diversidade Linguística e Cultural (DLC) do município de São Caetano de Odivelas, no estado do Pará. A pesquisa tem como objetivo identificar as comunidades linguísticas que compõem a DLC do município para que, a partir do diagnóstico apresentado nesta pesquisa, futuramente se possa propor ações para o ensino de Língua Portuguesa como língua não materna. Como embasamento teórico, utilizamos os pressupostos teóricos de Ançã (2002), Ançã (2003), Canen, (2001), Carvalho (2021), Flores (2021), Grosso (2010), Gil (2010), Oliveira e Jesus (2018), Moraes (2023), Müller (2018), Palha (2024). Para o desenvolvimento do trabalho, metodologicamente classificamos esta pesquisa como qualitativa de cunho etnográfico, com base em autores como Lüdke e André (1986) e Nascimento (2016). Diante disso, a partir da aplicação de questionários online, verificamos que os resultados da pesquisa apontam que os professores não têm capacitações e qualificações especificas para atenderem os alunos de PLNM; a instituição também não conta com políticas direcionadas a alunos e a professores de PLNM; e observou-se que os professores, embora tenham contato com alunos que não têm o português como língua materna (LM), tem dificuldades em externar suas opiniões sobre quais contribuições a instituição de ensino pode oferecer para o desenvolvimento de políticas educacionais voltadas para o público em questão. Os resultados da pesquisa também mostraram que tanto os professores quanto a coordenação não têm experiencia na área, mas reconhecem a importância de aderir a práticas educacionais voltadas para a DLC de alunos que tem o PLNM.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino da língua portuguesa como língua não materna para surdos: uma proposta de ensino usando o gênero fábula(2024-08-07) MONTEIRO, Aprizia Caroline de Sousa; PINHEIRO, Eduardo Molica; ABREU, Inéia Damasceno; http://lattes.cnpq.br/9753152928546622Este trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa “Português como Língua Não Materna: Formação de Professores de Português para a Diversidade Linguística e Cultural”, portaria 082/2022, coordenado pela professora Ma Inéia Damasceno Abreu, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal. A pesquisa visa propor um método de ensino que não apenas introduza a língua portuguesa (LP) aos alunos surdos de maneira eficaz, mas também os ajude a compreender e apreciar o gênero literário fábula. A proposta de ensino foi adaptada para atender às necessidades desses alunos, considerando suas particularidades linguísticas e culturais. Especificamente, a pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de ensino com base no português como língua não materna (PLNM) para surdos, destinada ao 6º ano do ensino fundamental por meio do gênero fábula. Metodologicamente, a pesquisa se configura como qualitativa de natureza aplicada. Esse trabalho não só pretende contribuir no preenchimento de lacunas existente na educação de surdos em relação ao aprendizado do português como língua não materna, mas também enriquecer a formação desses alunos através do contato com a literatura e suas diversas formas de expressão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de aquisição de segunda língua por imigrantes/descendentes japoneses(2024-08-07) SOUZA, Aline Nataly Xavier de; PONTES, Larissa Leal; ABREU, Inéia Damasceno; http://lattes.cnpq.br/9753152928546622Este trabalho versa sobre como a exposição à língua e a interação com falantes nativos influenciam no processo de aquisição e aprendizagem de uma Segunda Língua (L2). O objetivo deste estudo é investigar o processo de aquisição de uma L2, focando em compreender como os indivíduos desenvolvem habilidades linguísticas em um contexto não nativo. Além disso, busca-se também evidenciar quais os principais fatores que influenciam no processo de aquisição de uma L2. Ademais, para esta pesquisa foi utilizada a abordagem teórico metodológica qualitativa de cunho etnográfico, em que foram realizadas entrevistas presenciais e online com imigrante japonês e descendentes de japoneses, falantes dos idiomas português e japonês. O presente trabalho se baseia nos estudos de Krashen (1981), Figueiredo (1995) e Lima (2011) sobre o processo de aquisição da linguagem, no entanto, abordaremos especificamente o processo da aquisição de uma L2. Assim sendo, dentre os principais resultados dessa pesquisa, destaca-se a forma como os falantes adquirem a L2, podendo ocorrer de forma natural ou formal. Além do mais, foi possível perceber a influência linguística e cultural dos japoneses no Brasil, particularmente no estado do Pará, o que contribui para a diversidade linguístico-cultural do país.