Curso de Educação do Campo - CABAE
URI Permanente para esta coleção
O curso de Educação do Campo se localiza no município de Abaetetuba e funciona no Campus Universitário de Abaetetuba (CABAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
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Navegando Curso de Educação do Campo - CABAE por Orientador "OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do processo de ensino e aprendizagem de alunos em classes multisseriadas da escola Santa Rita em Igarapé – Miri – Pará(2018-06-18) CORRÊA, Neidineia Oliva; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384O presente trabalho faz uma análise do processo de ensino e aprendizagem em classes multisseriadas, especificamente na Escola Santa Rita, em Igarapé-Miri, com o objetivo de investigar quais as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem nas turmas do 3º e 4º ano do ensino fundamental. A pesquisa se deu mediante um estudo de caso na instituição de ensino Escola Municipal Santa Rita, através de entrevistas com um professor, gestore famílias de alunos com dificuldades de aprendizagem e mediante um roteiro com perguntas-chave, a fim de constatar a realidade vivenciada pelo professor e pelos alunos da escola do campo, bem como conquistas e desafios que lhes são impostos no dia a dia.E, com base nessa realidade local, bem como na experiência docente, é que este trabalho tem o intuito de demonstrar que as classes multisseriadasde Educação do campo têm um longo caminho a percorrer e desafios a serem superados, fazendo-se necessária uma maior reflexão sobre como conceber uma educação básica do campo voltada aos interesses e ao desenvolvimento sociocultural e econômico dos povos que habitam e trabalham no campo, atendendo às suas diferenças históricas e culturais para que vivam com dignidade, usufruindo dos direitos que lhes são devidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção da leitura e escrita na sala de aula: um estudo de caso com os alunos do 5º ano da escola Boa Esperança na comunidade vila do Vasco Abaetetuba-PA(2018-06-15) PAIXÃO, Marinete Sena; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384Este Trabalho de Curso intitulado “Construção da leitura e escrita na sala de aula: um estudo de caso com os alunos do 5º ano da escola boa esperança na comunidade vila do Vasco Abaetetuba/Pá” é resultado da pesquisa de conclusão de Curso em Educação do Campo ênfase em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará. Tendo como objetivo investigar as práticas de leitura realizadas em sala de aula, quais os desafios e propostas. Tomando como base para realização da mesma a coleta de dados feita através que questionários, e base fundamentada em autores como Mary Kato e Sonia Kramer. E profundamente notório que uma pratica de leitura bem estruturada garante aos educandos uma maior flexibilidade no ensino. Dessa forma, faz-se necessário professores qualificados e escolas tecnicamente preparadas para atender e formar esses alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Currículo e educação do campo na escola Professor Basílio de Carvalho: uma análise a partir da ótica docente(2018-01-01) QUARESMA, Rafael de Jesus Corrêa; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384As políticas públicas educacionais voltadas para o campo se estruturam a partir de duas determinações, uma que segue os moldes do sistema capitalista e outra que busca o seguimento da ótica urbana, porque é considerada mais desenvolvida, contudo, é evidente que o ensino urbano segue uma lógica que não é a mesma da educação do campo, seguindo os aspectos da padronização curricular, por outro lado, a educação do campo visa um modelo de ensino que dialogue com a realidade dos educandos. O objetivo geral dessa pesquisa compreende a investigar as principais dificuldades que interferem em relacionar os saberes ocultos dos alunos do campo com os conteúdos escolares. A metodologia utilizada neste estudo é um estudo de caso, acometido previamente por pesquisa bibliográfica, apoiando-se em uma abordagem qualitativa, essa etapa foi realizada com professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho - Abaetetuba/PA. Nesse estudo, leva - se em consideração que a aproximação do cotidiano escolar com a realidade social do educando resulta na formação integral do estudante, respeitando toda a dimensão que envolve o campo, sendo base de um currículo plural e inovador, alicerçado a uma educação democrática. Portanto, a partir das análises foi possível identificar que os maiores desafios da educação do campo, perpassam pela formação dos professores, o currículo fragmentado ou inexistente, além do acesso fácil ao ensino, o desinteresse pela pesquisa, e a falta de um vínculo próprio e engajamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão para alunos do campo com deficiência na escola Cristo Redentor no município de Abaetetuba-PA(2018-06-15) SILVA, Keila de Jesus Ferreira da; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384O presente trabalho teve como OBJETIVO discutir a “Inclusão para alunos do campo com deficiência na escola Cristo Redentor no município de Abaetetuba –PA”. Tendo como objetivo geral conhecer e analisar como os professores trabalham em sala de aula o processo de ensino e aprendizagem com os alunos deficientes, na turma de 6º ano, do Ensino Fundamental, da escola Cristo Redentor e como objetivos específicos analisar como se realiza o processo de ensino e aprendizagem com os alunos com deficiência, refletir as problemáticas referentes à inclusão de alunos com deficiência na Escola Cristo Redentor, além de discutir os desafios enfrentados pelo aluno do campo para ter acesso à educação em uma escola regular e urbana. Para atingir o objetivo proposto optou-se PELO ESTUDO DE CASO E POR uma abordagem qualitativa, Para que isso proporcionasse a ampliação do debate em torno da pesquisa e o enriquecimento da descrição dos dados obtidos. Foi realizado também uma pesquisa de campo, no propósito de conhecer a concepção do professor quanto a política inclusiva do município pesquisado. Apresentamos alguns conceitos necessários à compreensão da educação especial, inclusão e educação no campo e sobre como são trabalhadas as práticas do ensino aprendizagem com os sujeitos atendidos pela educação especial. Percebemos que embora a escola aponte avanços nas concepções acerca da inclusão para os alunos com NEE, ainda são vários os conflitos e dificuldades que os professores enfrentam na concretização dos ideias da educação desses sujeitos para uma melhor efetivação do ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia da alternância: uma prática em movimento no curso de Educação do Campo - campus de Abaetetuba(2018-06-18) SANTOS, Damião Rodrigues dos; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384Este trabalho tem como objetivo central a prática reflexiva sobre a importância da pedagogia da alternância para o processo de formação dos educandos, através da sua aplicação metodológica no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba. Buscando a compreensão da mesma e os processos norteadores que compõe sua estruturação e suas especificidades no curso, dando ênfase sobre os processos históricos que deram origem a educação do campo. Expondo uma análise de forma participativa com abordagem qualitativa, pois a análise de dados é baseada em entrevistas com professores e alunos do curso. O resultado desta pesquisa nos conduz a um método fragilizado pela falta de consciência sobre a pedagogia da alternância, entretanto por meio desta também foi possível verificar que esta metodologia impulsionou a concretização do diálogo dos saberes empíricos oriundos de experiencias pessoais com os saberes científicos construídos no correr da vivência acadêmica e assim edificar uma educação do campo que almeja o desenvolvimento intelectual, pessoal e social de seus sujeitos. E para compor o embasamento teórico foi elegido autores como Arroyo (2004), Almeida; Antonio (2008), Gimonet (2007), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O PIBID diversidade na escola Professor Basílio de Carvalho: uma análise a partir do olhar da equipe gestora(2018-06-19) MORAES, Danrley Ferreira; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384O presente trabalho de conclusão de curso surgiu a partir da minha experiência enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência / Subprojeto Abaetetuba – PIBID Diversidade e apresenta a seguinte pergunta de pesquisa: qual a contribuição do PIBID Diversidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do campo, a partir da concepção dos gestores da escola Professor Basílio de Carvalho? Tem como objetivo geral analisar a contribuição do PIBID Diversidade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do campo, a partir das falas dos gestores de uma escola do campo do município de Abaetetuba/PA e como objetivos específicos: I- Apontar as contribuições do PIBID no trabalho pedagógico dos professores e gestores; II- Analisar as atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID Diversidade em sala de aula com alunos oriundos das comunidades de ilhas e estradas; III- Compreender as contribuições do PIBID Diversidade para o processo de ensino e aprendizagem a partir das falas dos gestores entrevistados. O programa possui uma importante função nas escolas, entretanto busca-se entender como os gestores avaliam a presença do PIBID nelas, no caso das escolas do campo o PIBID Diversidade. Para fins desta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, conforme os estudos de Gonçalves et al (2014) e entrevistas semiestruturadas como descreve Minayo (2002). A partir disso, foram agendadas previamente, conforme disponibilidade dos participantes, entrevistas semiestruturadas com o público alvo para obtenção dos dados. Com as informações obtidas, concluiu-se que através das oficinas didáticas e pedagógicas, os bolsistas licenciandos contribuem para amenizar as dificuldades dos alunos, principalmente nas disciplinas de matemática e língua portuguesa, realizadas de forma lúdica, saindo um pouco da rotina do ensino tradicional. Nesse contexto, por meio das falas dos entrevistados, identificou-se que o PIBID Diversidade contribuiu com a escola e com os alunos, principalmente em momentos onde não havia professores para cumprir o horário de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de letramento nas classes multisseriadas da escola Cristo Rei - Abaetetuba-PA(2018-06-18) FERREIRA, Sheila de Nazaré Silva; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384O presente artigo, que tem como tema “Prática de letramento nas classes multisseriadas da Escola Municipal Cristo Rei, no município de Abaetetuba-PA”, surgiu da inquietação de analisar como os professores das classes multisseriadas desenvolvem as práticas de letramento com os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, na Escola Cristo Rei. O artigo compreende um estudo de caso realizado na referida escola com uma professora e dois alunos da mesma turma. Com base nas pesquisas feitas, verificou-se que são muitas as dificuldades enfrentadas por docentes e alunos na aquisição das habilidades de leitura e escrita; porém a existência dessas classes tem contribuído de forma significativa para a formação e educação dos camponeses e dos alunos atendidos nessa modalidade de ensino. No decorrer da entrevista ficou claro que, mesmo com todas as limitações enfrentadas, no que se refere a recursos, apoio familiar entre outros, a professora faz seu trabalho da melhor forma possível, no intuito de contribuir com o desenvolvimento dos alunos.