Curso de Educação do Campo - CABAE
URI Permanente para esta coleção
O curso de Educação do Campo se localiza no município de Abaetetuba e funciona no Campus Universitário de Abaetetuba (CABAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Educação do Campo - CABAE por Orientador "NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação do campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba(2018-06-25) ALVES, Suely Paixão; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175O artigo objetivou analisar as políticas educacionais para a formação de alunos do Ensino Médio no município de Abaetetuba/ Pa, buscando compreender se elas respondem as necessidade dos alunos, baseado em suas concepções. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando os seguintes instrumentos de coletas de dados: entrevistas semi estruturadas, questionários e grupo focal com os alunos do Ensino Médio. Seu surgimento se deu na tentativa de levar uma educação capaz de proporcionar aos jovens algumas possibilidades como a preparação para o mundo do trabalho e a possibilidade de continuação dos estudos, a partir daí então foi possível observar com os alunos se o mesmo está cumprindo com o papel que ele foi proposto. Os autores utilizados na pesquisa foram Krawczyk(2014), Nascimento(2015), Caldart(2014). Os resultados apontam para um Ensino Médio fragilizado na escola pesquisada que é a escola Bernadino Pereira de Barros, quando se leva em conta o que os alunos pontuam durante as entrevistas, que o mesmo não está preparando-os para o mundo do trabalho e nem para ingressar na universidade. Por outro lado os alunos compreendem a importância do mesmo na sua formação escolar e profissional. Entretanto, os desafios de sincronizar as realidades dos alunos na execução das políticas educacionais apresenta-se como uma realidade distante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo e seus desafios em classes multisseriadas: um estudo no contexto da escola São Sebastião em Barcarena-PA(2019-12-12) SOUZA, Elder Martins; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175A educação do campo nada mais é como uma educação escolar específica que oportuniza o campo dentro de suas especificidades e garante a permanência dos sujeitos no lugar onde vivem. Nesse contexto, o ensino em classes multisseriadas presente no campo contempla a todos de forma igualitária, a fim de obter um bom aprendizado? Além do mais, objetiva-se saber se a aprendizagem ocorre em vista da complexidade da classe, especificamente com alunos do 5º ano. Com o intuito de aprofundar a temática abordada, a pesquisa teve como objetivo conhecer como ocorre a aprendizagem, em classe multisseriada, na escola da comunidade São Sebastião, no município de Barcarena-Pará, visando compreender a forma de ensino, o rendimento escolar e os desafios que professores e alunos enfrentam nesta forma de ensino na educação do campo. Os resultados apresentados ocorreram mediante a pesquisa qualitativa e quantitativa, onde foi possível utilizar os seguintes instrumentos para a coleta de dados como: entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com professor e aluno. A coleta de dados ocorreu com apenas um professor e cinco alunos do 5º ano. A pesquisa constatou-se de duas etapas: a pesquisa bibliográfica, onde foi possível consultar referencial teórico de autores como Arroyo (2013), Barros (2010), Ferreira (2011) e Hage (2008) entre outros que retratam a temática de educação do campo e classes multisseriadas e a pesquisa de campo. Desta forma, os resultados apontam que o ensino nessas classes apresenta alguns problemas devido à sua complexidade de turmas e níveis de aprendizagens diferentes assim como a distorção idade-série. A escola não apresenta coordenação pedagógica e ficou evidente que precisa de mais formação para o professor. Nesse sentido, a escola necessita ter um projeto político pedagógico que atenda às realidades dos alunos do campo no contexto em que vivem, proporcionando a permanência na escola e obtendo desta forma um bom rendimento nos estudos. A pesquisa também revelou que apesar do ensino dado na escola à família pouco tem feito em casa para contribuir na aprendizagem do aluno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: o SOME como uma política de formação no campo(2019-12-17) TRINDADE, Maria Eliene Trindade da; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175Este artigo tem como objeto de estudo a política de Educação do Campo em especial, o Ensino Médio Modular no Campo, a produção se dá no contexto da Vila Guarumã no município de Acará localizada a 18 km de distância da sede municipal; estuda o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Fez-se uma pesquisa de cunho qualitativa utilizando questionários semiestruturados e entrevistas com diálogos abertos com professores e alunos ingressos no sistema modular para coleta de dados. O surgimento do SOME se deu pela necessidade de ampliar a educação básica brasileira visando uma política de formação para jovens e adultos oriundos do campo que tem o desejo de alcançar uma qualificação através do Ensino Médio. Este trabalho visa discorrer sobre a contribuição do SOME para a Educação do Campo no reflexo da política educacional na formação dos alunos do campo. Com foco no processo de formação a partir do SOME, indagamos: de que maneira o SOME contribui ou não na formação da Educação do Campo e, ele responde as necessidades de formação da juventude do campo? Diante disso, apresento como resultado os desafios enfrentados por alunos e professores ingressos do SOME; a contribuição do Ensino Modular na vila Guarumã e o importante papel do SOME na inclusão social do aluno do campo através da Educação do Campo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino médio no desenho do sistema de organização modular de ensino, na comunidade ribeirinha Nossa Senhora das Graças – rio Ajuaí/Abaetetuba/PA(2022-02-23) GOMES, Yzandra Pinheiro; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175A pesquisa tem como lócus a Escola Padre Anchieta, pertencente a Comunidade Nossa Senhora das Graças do Rio Ajuaí, que se localiza no Município de Abaetetuba/PA, a qual acolhe o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Utilizando como base a indagação: de que maneira se efetiva a relação da escola com a comunidade ribeirinha Nossa Senhora das Graças do Rio Ajuai? Dessa forma, objetivou analisar a relação da escola com a comunidade acima citada. E, assim, apresentar a dinâmica pedagógica e técnica do Sistema de Organização Modular de Ensino na comunidade; E ainda, analisar sobre a representatividade do Ensino médio no contexto territorial e dos sujeitos da comunidade Nossa Senhora das Graças, que recebe, na escola Padre Anchieta, estudantes provenientes do campo (ilhas), cursando o Ensino Médio. A metodologia utilizada envolve entrevistas e análises de dados. Os resultados revelaram que estudantes e professores enfrentam desafios e dificuldades de caráter pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino médio: concepção docente em uma escola no município de Abaetetuba-PA(2018-06-25) ALVES, Simôní Paixão; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175O trabalho apresenta algumas reflexões sobre as políticas educacionais para o Ensino Médio sob a ótica de professores da E. E. E. F. M. Bernadino Pereira de Barros no município de Abaetetuba no estado Pará. Inicialmente faremos uma abordagem histórica do Ensino Médio no Brasil, que nos apresenta o momento que foi instituído e suas finalidades, Também apresentaremos as reflexões dos professores entrevistados, suas concepções sobre o Ensino Médio e as políticas educacionais desenvolvidas pelo estado paraense. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando os seguintes instrumentos de coletas de dados: entrevistas semi estruturadas, questionários e grupo focal com os professores do Ensino Médio da rede estadual de ensino. Este trabalho é fruto das pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa GEPESEED, com o objetivo de compreender como as políticas educacionais estão sendo desenvolvidas no município e as contribuições que os estudos desenvolvidos podem trazer para esse nível de ensino. Os autores estudados foram Nascimento (2015), Krwaczyk (2014). Os resultados da pesquisa demonstram que as lacunas existentes nessas políticas tendem a deixar o Ensino Médio fragilizado, não conseguindo cumprir com suas metas, levando a um baixo desempenho nas avaliações.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A influência da dendeicultura na Vila Comissário em Concórdia do Pará-PA(2019-12-19) COSTA, Lucas de Jesus; COSTA, Raquel de Jesus; http://lattes.cnpq.br/9728375093054509; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175Esta pesquisa foi realizada na Vila Comissário, localizada na zona rural do município de Concórdia do Pará. Possui caráter qualitativo e quantitativo, com entrevistas abertas e orientadas por questionário com 28 moradores, entre agricultores, autônomos, aposentados, assalariados no dendê e no serviço público. O objetivo é analisar a influência da dendeicultura na Vila Comissário em Concórdia do Pará, de que forma se apresentam as mudanças ocasionadas por esta atividade. Apesar de muitos moradores ainda trabalharem na agricultura familiar, não representam a maioria da população da vila, pois algumas famílias optaram por uma renda mensal fixa fora do lote, tornando-se assalariados em uma empresa produtora de dendê. Desta forma, conhece-se a realidade das famílias que persistem em morar na vila, mesmo sem ter sua renda unicamente da agricultura familiar e sofrer influência da chegada da dendeicultura na região, das mudanças ocasionadas por meio da integração da agricultura familiar ao agronegócio do dendê e assalariamento. Percebe-se com esse novo cenário, a predominância de assalariados e pessoas pluriativas, combinando atividade agrícola com assalariamento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Pedagogia da alternância: uma breve análise bibliográfica(2018-01-25) SILVA, Nayara Mendes da; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175Este artigo tem como objetivo e estratégia metodológica a análise bibliográfica acerca da Pedagogia da Alternância tendo o aporte teórico de: Begnami (2006), Rickmann Neto (2012), Freire, (1980; 1996; 2006) e Nosella (2012). A análise durou cerca de três meses e obteve como resultados que tal proposta metodológico-pedagógica é a mais adequada ao ensino da Educação do campo. Além disso, apontou que o Tempo Escola se desenvolve seguindo o cronograma letivo e com disciplinas da base comum, e quanto Tempo Comunidade, este serve como modelo não somente para as escolas do campo, mas, para todas as escolas em geral.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Práticas docentes para atuação na educação do campo(2018-06-25) LOBATO, Ana Lúcia Vasconcelos; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175A proposta deste artigo é analisar como estão sendo as práticas docentes para atuação na educação do campo. O objetivo é de analisar como estão se dando as práticas docentes dos educadores que atuam nas escolas do campo, bem como conceituar histórico e socialmente a gênese da educação do campo e das escolas do campo no Brasil. Buscaremos, então argumentar as bases teóricas e práticas que subsidiam as reflexões acerca da formação docente para atuar no campo como precursor do desenvolvimento de habilidades cognitivas no seu espaço escolar. Organizamos esse artigo em três tópicos onde objetivamos referendar através de uma análise histórica e legais para o processo formação desses profissionais fazendo uma reflexão sobre o papel do profissional de educação do campo, buscaremos também refletir como esse profissional da educação vem trabalhando nesse processo e qual a sua formação acadêmica para lidar com o novo. Por meio de uma pesquisa exploratória, qualitativa, trata-se definir o universo da população de estudo do ensino fundamental e definir a amostra como parte que irá representar o universo que serão os quatro professores de uma comunidade rural do município de Abaetetuba/PA, conhecida como Jarumã a Escola Municipal Adriano Rodrigues Cardoso aonde encontramos acessibilidade e tipicidade para constituída investigação, e na conclusão por meio da análise dos dados coletados in lócus e argumentações conclusivas embasadas nos resultados dos questionários utilizados junto aos professores utilizados na pesquisa e assim expusemos nossas percepções de que existem divergências entre as práticas pedagógicas assumidas pelos professores e as diretrizes propostas pela educação do campo, e estas foram elaboradas a partir do caminhar metodológico por nós vivenciado no decorrer da elaboração do presente trabalho. A referida pesquisa contou com o embasamento teórico de vários autores que permeiam as discussões sobre o referido assunto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas na escola do campo: uma análise numa escola no município de Acará-PA(2019-12-26) SANTOS, Adrea Natalia Lobo dos; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175A pesquisa apresenta como objeto de estudo as práticas pedagógicas desenvolvidas muna escola do campo, visando verificar em meio aos seus diversos anseios se as mesmas contemplam a realidade dos seus alunos, que vivem nos espaços rurais. O lócus dessa pesquisa é a escola M.E.F. Prof.ª Izabel Barral, inserida numa comunidade de tradição agrícola, a Comunidade Guarumã localizada no município de Acará. O artigo busca trazer a tona uma reflexão a cerca da relação entre a escola, os sujeitos do campo e as práticas pedagógicas efetivadas na escola. Se essa relação leva em consideração as especificidades da vida no campo. A pesquisa faz uma análise qualitativa realizada na escola que tem uma demanda de alunos 100% do campo, tendo como referencial teórico uma articulação entre as bases legais que estruturam as políticas voltadas para a educação do campo e os educadores e educadoras que defendem um conceito mais alargado de educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Território, memórias, vidas e histórias da comunidade de São João Batista no rio Tucumandubazinho em Abaetetuba-PA(2022-02-08) CARVALHO, Gleiciane do Rosário Farias; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175O presente trabalho tem como objetivo geral empreender de que maneira se constituiu a história, vida, identidade e território da Comunidade de São João Batista no Rio Tucumandubazinho em Abaetetuba/PA. A metodologia do trabalho se baseou em pesquisa de cunho qualitativa, com estudo na história oral. Como resultado pontou-se as seguintes seções: 1-Refletindo memórias, território e identidade dos sujeitos do campo. Buscou-se abordar a história da comunidade São João Batista, Rio Tucumandubazinho por meio da memória de seus sujeitos; 2: Comunidade São João Batista no olhar dos sujeitos das águas. Ressaltou-se o território e vida da comunidade, suas práticas e vivências do trabalho no cotidiano da comunidade; 3: RESISTENCIA E DIREITOS- Memória de luta do Programa de Assentamento Extrativista (PAE Ilha Bacuri). Destacou-se a dinâmica da luta e resistência do assentamento. Os resultados da pesquisa demonstraram que os aspectos sociais, culturais, identitários, e o modo de vida, do trabalho e cultura da comunidade vem se mantendo de geração em geração, embora o mundo esteja em constante transformação e o sujeito possa modificar e até mesmo mudar de pensamento e de vida.