Curso de Educação do Campo - CABAE
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O curso de Educação do Campo se localiza no município de Abaetetuba e funciona no Campus Universitário de Abaetetuba (CABAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
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Navegando Curso de Educação do Campo - CABAE por Orientador "ASSUNÇÃO, Mariza Felippe"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A docência e organização do trabalho em uma escola multisseriada no município de Acará – PA(2019-12-16) ANDRÉ, Maria Elieni Cardoso de; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Esta pesquisa discorre sobre a docência e organização do trabalho de uma professora em uma escola multisseriada situada no espaço campesino em uma área ribeirinha no município de Acará (PA), visando quais práticas esta utiliza para desenvolver o trabalho docente e se há relação com o contexto local, fazendo uma análise sobre a educação almejada para o campo, visto que a Organização do Trabalho Docente é uma ferramenta indispensável para ordenar os trabalhos a serem realizados na escola numa perspectiva de alcançar os objetivos pretendidos. É uma pesquisa de natureza empírica e bibliográfica, que incorporou além de referenciais teóricos relativos ao tema, observações das práticas da docente em sala de aula bem como a relação entre educadora e educandos. Os enlaces da pesquisa apontam uma prática docente diferenciada que abarca os sujeitos daquela localidade, incorporando ao currículo seus modos de ser e viver. Haja vista, a importância de analisar como ocorre o ensino na classe multisseriada, levando em consideração a realidade cotidiana dos alunos, assim como verificar as metodologias utilizadas para aquisição do ensino e aprendizagem desses educandos. É necessário compreender que o ensino em classes multisseriadas busca manter a identidade cultural e autonomia que existe entre os sujeitos que ocupam aqueles espaços. Para embasar teoricamente nossos escritos, buscamos alguns autores que nos foram apresentados ao longo da formação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, são eles: Arroyo (1999, 2013), Benjamin (2000), Fernandes (1999), Hage (2005, 2011, 2015), Molina (2012), Silva (2006, 2009) e outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Escola do campo e família: uma interação necessária(2019-12-16) GÓES, Ivana Cunha; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Este trabalho apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar a participação da família no processo de Escolarização de Adolescentes nos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Eduardo Angelim II” na comunidade Boa Esperança Município de Acará-PA. Para alcançar tais objetivos foram utilizados como referenciais teóricos autores que abordam a temática, assim como sites institucionais públicos, pesquisa de campo, observações, questionários, com os gestores da escola, equipe pedagógica, pais ou responsáveis e alunos da escola Eduardo Angelim II. O recorte temporal da pesquisa ocorreu do mês de outubro de 2018 até novembro 2019 e possibilitou identificar que a escola precisa utilizar estratégias para motivar a participação da família no processo educacional dos filhos. O resultado da pesquisa evidencia recomendações para propostas de mudanças futuras na relação família e escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Programa escola da terra: formação e prática docente no município de Acará-PA(2019-12-16) SILVA, Elize Cunha da; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Este estudo objetivou analisar de que maneira o Programa Escola da Terra contribuiu na formação continuada dos docentes que atuam nas escolas multisseriadas no Município de Acará-PA. Alguns passos a percorrer para se chegar lá foi identificar como ocorreu o processo de formação do Programa Escola da Terra no Município de Acará, bem como levantar os resultados obtidos com a realização da formação; e apresentar a importância que o programa teve para os docentes. Para isso, foi utilizada como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica na busca e alocação de conhecimento sobre a formação continuada do Programa Escola da Terra correlacionando tal conhecimento com abordagens já trabalhadas por outros autores, análise documental e entrevistas. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância da formação continuada de professores de classe multisseriadas, que só trouxe ganhos para a prática docente principalmente pela proposta do programa que é voltada para a realidade dos sujeitos do campo onde busca enfatizar a importância da cultura local e principalmente a relação de pertencimento e empoderamento. Enfim, por meio de todo o estudo realizado foi possível confirmar que o professor segue reinventando assim as práticas docentes, pois com isso o discente se torna parte do ensino, havendo o reconhecimento de seu conhecimento empírico e de sua cultura onde vale destacar que o programa apresentou ganhos de muita relevância para os professores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O sistema de organização modular de ensino e a educação do campo na ótica dos gestores(2019-12-16) SANTOS, Gesiele Silva dos; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250Neste trabalho apresentaremos o Sistema de Organização Modular de Ensino – Some e a Educação do Campo na ótica dos Gestores. A pesquisa foi realizada na Comunidade de Nova Aliança no Município de Acará-PA. Contaremos desde o surgimento do SOME até ao contexto da comunidade estudada a fim de conhecer a realidade da educação que tem chegado ao campo. O objetivo geral deste trabalho é analisar o SOME desde a concepção de campo e identificar o seu papel na formação dos alunos verificando a didática do SOME e sua contextualização com a realidade do campo. A metodologia utilizada se deu através de entrevistas qualitativa e aplicação de questionário com os gestores das duas instituições sendo uma da Cidade responsável pelo gerenciamento do SOME á nível de município e outra do campo além de revisão bibliográfica. Os resultados obtidos mostraram a realidade da educação na escola de nova aliança apontando o sistema modular como uma oportunidade aos alunos do campo de permanecerem em seu local de origem e que este dá novas perspectivas de vida a esses alunos tendo contribuído na sua formação, já relacionado a educação do campo ainda não se vê a contextualização com a realidade de seus sujeitos que fortaleça a sua identidade pela valorização da Educação do Campo.