Curso de Educação do Campo - CABAE
URI Permanente para esta coleção
O curso de Educação do Campo se localiza no município de Abaetetuba e funciona no Campus Universitário de Abaetetuba (CABAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Navegando Curso de Educação do Campo - CABAE por Orientador "ARAUJO, Olidete de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As dificuldades da prática docente no processo de alfabetização e letramento numa escola do campo do município de Abaetetuba/PA(2022-12-27) SILVA, Izaneide Brandão da; VASCONCELOS, Monica Cardoso; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049O objetivo desta pesquisa é analisar as dificuldades na prática docente no processo de alfabetização e letramento em turma multisseriada na escola Cristo Redentor localizada no campo. Esta pesquisa surge a partir da problemática: Quais as dificuldades docente no processo de alfabetização e letramento em turma multisseriada na escola Cristo Redentor? A pesquisa é de natureza qualitativa e foi efetivada numa escola municipal em uma turma multiseriada de 2º e 3º ano. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, realizada no contexto escolar, entrevista semiestruturada realizada junto à professora da referida turma. De posse do material coletado, realizamos uma análise de conteúdo. Os resultados apontam que a dificuldade na etapa da alfabetização em relação a leitura e escrita é a de associar as letras em silabas e palavras e que a prática de sala de aula são tradicionais, um dos maiores desafios para obter resultados positivos frente ao desenvolvimento dos alunos ao serem alfabetizados e letrados é a falta de formação qualificada e o desinteresse em desenvolver métodos atrativos, apresentando uma certa resistência da docente na mudança de métodos antigos para atuais e lúdicos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de crianças com transtorno do espectro autista numa escola do campo no município de Abaetetuba/PA(2022-12-27) SILVA, Thamyres Silva da; MATIAS, Erima Silva; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049Este trabalho trata das práticas pedagógicas docente com crianças com transtorno do espectro do autista em uma escola do campo no município de Abaetetuba/PA. Tem como problema de pesquisa compreender como uma escola do campo trabalha os conteúdos com as crianças do espectro autista. O objetivo do trabalho é analisar as práticas pedagógicas que as docentes titular e profissional de apoio escolar (PAE)se apropriam para trabalhar com alunos com transtorno do espectro autista. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo utilizado como ferramenta para coleta de dados,entrevista semiestruturada, fotos, observações e anotações. Como suporte teórico utilizamos Paulo Liberalesso (2020), Lucelmo Lacerda (2020), Mayra Gaiato (2018), Gustavo Teixeira(2018) que tratam da perspectiva da inclusão do aluno com TEA. Os resultados indicam que a escola não possui uma estrutura física adequada, ausência de uma sala recreativa. Em contrapartida os professores produzem o material didático adaptado e efetuam suas práticas pedagógicas na leitura tanto em sala de aula quanto no ambiente externo. A gestão da escola promove momentos de palestras e filmes com os professores e alunos com foco na discussão sobre a inclusão.