Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FFTO/ICS
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Navegando Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FFTO/ICS por Orientador "FERREIRA, Laiana Soeiro"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cuidando do cuidador: saúde mental de cuidadores primários informais de crianças com Transtorno do espectro do autismo (TEA) - uma revisão sistemática da literatura(2017) FERREIRA, Camila Souza; PAULA, Thamires Baia; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413Introdução: Há um grande número de fatores que intensificam os impactos e maximizam os níveis de estresse do cuidador primário informal, quando se trata de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo TEA, entre eles: a severidade dos casos, a dificuldade de acesso aos serviços especiais de que necessitam e, fatores econômicos e culturais. O TEA é caracterizado pelo desenvolvimento atípico ou deficiente da comunicação e interação social, com a presença de um repertório restrito de comportamentos, atividades e interesses. As diversas fontes de estresse resultantes do cuidado oferecido às crianças com TEA, quando não amenizadas, podem impulsionar impactos na saúde mental dos cuidadores primários informais. Objetivo: verificar na literatura de maneira quantitativa e qualitativa o que vem sendo abordado sobre a saúde mental de cuidadores primários informais de crianças com o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA. Metodologia: tratase de uma revisão sistemática da literatura de cunho descritivo, exploratório e natureza quantiqualitativa, utilizandose os descritores: Saúde Mental, Autismo, Cuidadores e Terapia Ocupacional, em inglês e português, nas bases de dados dos Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e na Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo – USP, selecionando publicações entre os anos de 2011 a 2016, em português e inglês, estas foram submetidas ao instrumento Avaliação de Confiabilidade Científica – ACC elaborado pelas pesquisadoras a partir da Escala de PEDro e da Recomendação de PRISMA, afim de selecionar pesquisas com maior qualidade metodológica e evidências científicas. Os resultados qualitativos foram organizados por categorias de análise, cujos descritores desta pesquisa foram norteadores. Assim como os resultados quantitativos, organizados em tabelas e figuras. Resultados: Totalizando 1.837 publicações a partir dos descritores nas duas bases de dados, 43 selecionadas pelo título e 11 publicações selecionadas pelo resumo foram avaliados pela ACC e apenas 05 publicações mostraramse aptas metodologicamente para esta pesquisa. Destacase por categorias a importância das discussões acerca da temática, assim como os resultados de outras pesquisas vinculadas ao tema. Discussão: A partir disto, salientase, a importância de investimentos literários acerca desta temática. Levando em consideração que as repercussões na saúde mental do cuidador primário informal de crianças diagnosticadas com TEA necessitam de atenção; assim como a disponibilização de publicações em outras línguas diferentes da nacional darão notoriedade as pesquisas científicas com esta população Conclusão: Diante desse contexto, considerase de suma importância que a temática de saúde mental de cuidadores primários, informais de crianças com TEA, seja mais divulgada na literatura, e as pesquisas sejam disponibilizadas também em línguas estrangeiras, salientando que as repercussões geradas pelo cuidar ganham grandes dimensões quando não tratadas corretamente. Ainda, apontase que a população de cuidadores primários tem pouca informação acerca da sua saúde mental, já que quando se trata de cuidar de uma criança diagnosticada com TEA, as atenções tendem a direcionar para o acompanhamento médico, ambulatorial e educacional da criança, e o cuidador primário acaba deixando em segundo plano sua qualidade de vida e saúde mental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dependência de internet e suas principais alterações nas ocupações de estudantes: uma revisão sistemática(2018) SOUSA, Leonardo Lucas de; SILVA, Nicolle Barros da; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413Há que se atentar para o uso negativo da internet, podendo este ocasionar prejuízos nas diversas esferas da sociedade se ocorrer a utilização de forma inadequada da mesma. Sob a perspectiva de que o engajamento do indivíduo pode estar ocorrendo de forma centralizada apenas em uma atividade em detrimento de outras, se faz necessário desenvolver pesquisas que se debrucem em analisar as influências da internet no desempenho ocupacional das pessoas. A Terapia Ocupacional observa e analisa as habilidades de desempenho a fim de compreender a transação dentre os fatores básicos que apoiam ou não o envolvimento na ocupação e o desempenho ocupacional. Assim, buscase analisar na literatura científica, por meio de uma revisão sistemática, as principais repercussões que a dependência de internet (DI) pode causar no desempenho ocupacional de estudantes e desenvolver discussão teórica sobre o tema em decorrência da DI. Para tanto utilizouse de critérios estabelecidos na recomendação PRISMA para elaboração desta revisão tendo como termos/descritores os seguintes: dependência de internet/internet addiction; ocupações/occupation e estudantes/students. Em idiomas português e inglês, citados no título ou no assunto. O período de busca de publicações se deu entre os meses de novembro e dezembro de 2017, através das base s de dados eletrônicas PubMed, Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica (Medline) e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Durante a busca foi identificado um total de 2.189 publicações, das quais 2.168 foram excluídas durante a análise de título, restando 21 publicações. A aplicação do teste adaptado de Azevedo (2010) permitiu a exclusão de 08 trabalhos, uma vez que, os mesmos não atingiram os critérios de inserção estabelecidos. Portanto assim, a amostra final foi composta por 13 estudos. Os quais foram analisados e tiveram seus dados extraídos de acordo com o roteiro de extração. A partir da extração das características de cada estudo foram realizadas inferências sobre as principais ocupações apresentadas nestes quanto às influências da DI no desempenho ocupacional dos indivíduos em suas atividades. As ocupações de participação social, educação, descanso e sono e trabalho aparecem 19 vezes nos artigos analisados. Além disso, houveram nove citações sobre prejuízos na participação social (47% da amostra final), seis apontam déficits na educação (33%), dois nas atividades de trabalho (10%) e dois no engajamento em descanso e sono (10%). Deixase como conclusão o indicativo para realização de pesquisas mais aprofundadas sobre esta temática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A influência da pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários, uma visão da terapia ocupacional: revisão sistemática da literatura(2021) BORGES, Thayro Matheus Reis; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413A COVID-19 é uma doença causada pelo vírus Sars-Cov-2 que se tornou um grave problema de saúde mundial, se propagando por vários países do mundo, configurando -se enquanto pandemia. O cotidiano passou a estruturar-se baseado na diminuição de contato social e outras formas de prevenção, moldando assim uma rotina nada habitual aos indivíduos, em vários setores da sociedade, incluindo o ensino superior. Objetivou- se analisar os estudos que abordam a saúde mental de estudantes universitários durante o período de pandemia de COVID-19, relacionando com a Terapia Ocupacional e com os possíveis impactos nas ocupações. Sendo assim, trata-se de um estudo de revisão sistemática da literatura no portal de periódicos da CAPES/MEC e nas bases de dados PubMed Central (PMC), Publisher of Open Access Journals (MDPI) e Journal of Medical Internet Research (JMIR), utilizando os descritores “estudantes universitários” e “saúde mental” e “COVID-19” e “terapia ocupacional”. Serão incluídos artigos originais completos e gratuitos, em português ou inglês, publicados nos últimos 5 anos; no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2020. Os resultados dessa pesquisa enfatizam a prevalência de depressão e ansiedade entre estudantes universitários no período da pandemia de COVID-19, causando assim acometimentos a sua saúde mental, e também que se faz necessário o desenvolvimento de mais pesquisas a respeito da temática, envolvendo a Terapia Ocupacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Possibilidades de atuação da terapia ocupacional junto a universitários com quadro de adoecimento mental: um relato de experiência(2018) LIMA, Jessica Monique Furtado; ROCHA, Manuela Lima Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/6235586389632590; https://orcid.org/0000-0002-8062-1856; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413INTRODUÇÃO: O estudante universitário vivencia diferentes situações durante sua experiência acadêmica, e quando fatores externos ou internos ao ambiente universitário desencadeiam um processo de adoecimento mental, esta circunstância pode ocasionar problemáticas para o seu desempenho ocupacional. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada de práticas terapêuticas ocupacionais em um projeto de extensão junto a estudantes universitários com suspeita ou diagnóstico de adoecimentos mental. METODOLOGIA: Constitui-se de um trabalho de abordagem qualitativa e trata-se de um relato de experiência abrangendo as práticas vivenciadas por meio de um projeto de extensão realizado em uma universidade localizada no município de Belém, onde abrangeu o período entre março e dezembro de 2017. O público-alvo da pesquisa foi composto por oito estudantes de graduação de uma universidade do município de Belém. O relato se propõe a descrever a atuação da Terapia Ocupacional na área da saúde mental voltada para o estudante universitário que apresentasse um quadro de adoecimento mental. Como instrumentos empregados para a coleta de informações, realizou-se a construção dos seguintes: Diário de Campo, Ficha de acolhimento, Ficha de Avaliação Terapêutica Ocupacional em Saúde Mental e Plano Terapêutico Ocupacional. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A experiência no projeto de extensão possibilitou uma quantidade significativa de experiências vivenciadas durante o seu desenvolvimento. Realizou-se diferentes estratégias para o desenvolvimento das ações. A estratégia inicial consistiu-se na busca ativa, onde foram realizadas atividades de divulgação sobre o projeto e a importância da atenção à saúde mental. O processo iniciava-se pelo acolhimento do universitário, onde realizava-se o esclarecimento e o levantamento de informações pertinentes para a definição do perfil ocupacional do participante. Quando identificadas problemáticas no desempenho ocupacional relacionadas a um quadro de adoecimento mental, este era encaminhado para a realização da Avaliação Terapêutica Ocupacional em Saúde Mental, com o objetivo de identificar demandas e o histórico ocupacional do estudante. Aspectos relacionados foram identificados durante os atendimentos aos estudantes quanto a autoestima, a interação social e a rotina ocupacional. Com base nas informações recolhidas, realizava-se a construção de um plano de intervenção, definindo objetivos e propostas de abordagens e técnicas que poderiam ser empregadas. Contudo, apesar de haver atualmente uma quantidade relevante de pesquisas voltadas para o estudante universitário, encontrou-se um quantitativo reduzido de pesquisas relacionando as ações de terapêuticas ocupacionais com o ambiente universitário. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As ações desenvolvidas pelo projeto mostraram a relevância da oferta de atendimentos voltados aos estudantes universitários. Também ressalta-se sobre a importância de conscientizar e esclarecer sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a ampliação da discussão da temática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transtornos alimentares: estudos de casos na Terapia Ocupacional em saúde mental(2017) REIS, Brenda Caroline Cardoso; ROCHA, Renata Grazielle Mendes Gonçalves da; ROCHA, Manuela Lima Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/6235586389632590; https://orcid.org/0000-0002-8062-1856; FERREIRA, Laiana Soeiro; http://lattes.cnpq.br/1549766219835413Transtornos alimentares, dentre estes anorexia, bulimia e transtorno de pica, são caracterizados por uma perturbação na alimentação e/ou no comportamento relacionado à mesma, que resulta na alteração do consumo de alimentos, comprometendo a saúde física ou o funcionamento psicossocial. Sendo assim, pessoas com transtorno mental, dentre estas, pessoas com transtorno alimentar podem ter seu engajamento nas ocupações afetado e consequentemente, passam a enfrentar preconceitos e falta de oportunidades, inibindo ainda mais a sua participação em ocupações. Nessa perspectiva, o terapeuta ocupacional como um dos profissionais que atua na saúde mental, visa a autonomia e reinserção desse usuário na família e na comunidade, podendo contribuir de forma significativa no tratamento de pessoas com transtorno alimentar. Com base nesses aspectos, esta pesquisa objetiva compreender aspectos da saúde mental de pessoas com transtorno alimentar sob a ótica terapêutica ocupacional. Tratase de dois estudos de casos de caráter quantitativo e qualitativo descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram duas pessoas, com os codinomes Rosa e Margarida, com diagnóstico ou impressões diagnósticas de Transtorno Alimentar; adultos jovens na faixa etária entre 22 e 26 anos de idade; do sexo feminino; que aceitaram participar da pesquisa, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. Os instrumentos de pesquisa aplicados foram: Ficha de Avaliação do Estado Mental, Questionário EAT26 (apenas com Rosa) e Plano de Intervenção Terapêutico Ocupacional, de forma individual, aplicados na Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pôdese notar, que as entrevistadas apresentam comprometimentos nos aspectos: juízo crítico e conduta, pois, para ambas, a busca por tratamento é irrelevante, e os possíveis tratamentos para transtornos alimentares não são eficazes. Além disso, acreditam que as consequências dos TA não são agravantes. Quando questionadas a respeito de comunicar aos familiares e amigos sobre o TA, as entrevistadas afirmaram a omissão, sendo explicado no caso Rosa, por medo de repressões das pessoas mais próximas e no caso Margarida, por ser um assunto desnecessário a ser discutido ou comunicado. Nos dois casos de transtornos alimentares, notouse que a insatisfação com a imagem corporal está associada a faixa etária, e, consequentemente aos riscos de desenvolvimento dos TA. As pesquisadoras conseguiram alcançar os objetivos e compreenderam os aspectos da saúde mental de pessoas com transtornos alimentares sob a ótica terapêutica ocupacional. Além disso, identificaram os aspectos prejudicados e elaboraram um Plano de Intervenção Terapêutico Ocupacional para minimizar as alterações em tais aspectos. Concluise que as intervenções terapêuticas ocupacionais em transtornos alimentares, especialmente os referentes a este estudo (anorexia, bulimia e transtorno de pica), podem proporcionar a conscientização sobre os comprometimentos causados pelos transtornos e trabalhar, principalmente, aspectos como o juízo crítico, a conduta e a imagem corporal, visando melhora na qualidade de vida.