Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FFTO/ICS
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Navegando Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FFTO/ICS por Orientador "CASTRO, Gisely Gabrieli Avelar"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre a ocupação participação social da criança em situação de violência intrafamiliar em acolhimento institucional(2017) MACIEL, Jéssica Priscila Costa; CASTRO, Gisely Gabrieli Avelar; http://lattes.cnpq.br/1289961382461594A criança que vivencia situações de violência e está em acolhimento institucional pode apresentar mudanças significativas em seu dia a dia, que repercutem nas ocupações que compõem seu desenvolvimento. Nesse sentido, é importante compreender as repercussões ocupacionais dessa experiência para a criança, com destaque à ocupação participação social familiar. Assim esta pesquisa buscou investigar como se apresenta a ocupação participação social, relacionada à família da criança vítima de violência intrafamiliar. Para esta investigação, foi utilizada uma abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso com 4 crianças, em acolhimento institucional, em que os instrumentos envolveram questionário, atividade de medição sócioocupacionais, observação participante e registro em diário de campo, realizada em um Espaço de Acolhimento Institucional de Belém. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo de Bardin, a qual gerou três categorias: a ocupação participação social familiar das crianças em acolhimento institucional; vínculo, família e demais relações interpessoais; a violação de direitos no "mundo da imaginação", a partir delas foi possível compreender situações de fragilização ou rompimento de ocupações de participação social familiar, contudo a manutenção dessa ocupação dava-se principalmente nos casos em que a criança tinha a oportunidade de realizar saída programada; quanto aos vínculos, semelhanças e diferenças caracterizaram as experiências das crianças participantes, contudo a vinculação à mãe, avó e irmãos mostrou-se significativa na maioria, enquanto que a ausência da figura paterna entre eles foi unânime; chamou atenção o desejo em manter aproximação afetiva familiar mesmo quando esta rede se caracteriza como agente da violação, além de destacar como a ocupação brincar tornou-se importante veículo de expressão não apenas das possíveis violações, como também, formas de revelar o ambiente social e contexto cultural dos participantes. Logo, esses achados mostraram-se relevantes quando apontam e exploram caminhos para que terapeutas ocupacionais que tem por premissa o estudo e intervenção nas ocupações humanas possam compreender e explorar cada vez mais o campo social, com estudos a partir de um olhar ocupacional para as experiências vivenciadas pelos públicos da assistência social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Terapia ocupacional, corpo e a inclusão educacional de acadêmicos com transtorno do espectro autista no ensino superior(2019) MONTEIRO, Alessandra Mourão Pereira; BARBOSA, Jéssica Valente; NASCIMENTO, Cibele Braga Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5165318299954395; https://orcid.org/0000-0002-7106-3645; CASTRO, Gisely Gabrieli Avelar; http://lattes.cnpq.br/1289961382461594O objetivo deste estudo foi compreender as possibilidades de intervenção da Terapia Ocupacional, por meio do trabalho corporal, no processo de inclusão educacional, bem como, no enfrentamento das barreiras atitudinais de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Superior. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa de caráter descritivo exploratório. Participaram do estudo quatro discentes com TEA de uma Instituição de Ensino Superior do Norte do Brasil, acompanhados pelo Núcleo de Acessibilidade da mesma. Utilizaram-se como instrumentos para a coleta de dados: entrevistas semiestruturas (inicial e final), vivências em grupo, registros em diário de campo, registros fotográficos e registro de voz. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em duas categorias, sendo elas: categoria um – Sobre as barreiras atitudinais e suas unidades temáticas: Dificuldades na identificação de barreiras; Contexto social- Relação professor-aluno e aluno-aluno; categoria dois- Sobre o trabalho corporal e suas unidades temáticas: corpo-corpo e corpo-ocupação educação. Os dados apontaram para as dificuldades dos discentes em identificarem as barreiras presentes na rotina universitária, além das dificuldades relacionadas às percepções de si, na relação com os pares e com os professores, o que também incluiu as barreiras pedagógicas. Observam-se ainda as possibilidades do trabalho corporal como facilitadoras para o empoderamento dos discentes e seu engajamento ocupacional no contexto educacional, visto que no decorrer dos grupos os participantes apresentaram maior envolvimento e graduações importantes de exercerem suas corporeidade e relações com ocupação educação. Com isso, o presente estudo contribuiu favorecendo com uma proposta de vivência e intervenção da Terapia Ocupacional neste contexto, assim como, de possibilidades para as demais áreas de atuação no sentido do reforço a ações voltadas as discussões sobre à inclusão de alunos TEA no ensino superior.