Faculdade de História - FAHIS/IFCH
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Navegando Faculdade de História - FAHIS/IFCH por Orientador "COSTA, Antonio Maurício Dias da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Curadoras, pacientes e literatos: narrativas de intelectuais e visões sociais sobre as artes de cura no Pará (1916 – 1929)(2025-04-03) NASCIMENTO, Aline Emilly Silva do; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264Este artigo visa analisar como as narrativas das produções literárias e periódicas de literatos paraenses, no contexto da mobilização intelectual e das novas percepções sobre cultura popular a partir da conjuntura das comemorações do tricentenário da fundação de Belém até o ano final da primeira república brasileira, impactaram na visão social sobre as práticas das artes de curas, comumente conhecidas como pajelança, praticadas e utilizadas por mulheres no Pará. Para fundamentar esse trabalho, foram utilizados os periódicos Folha do Norte e a Província do Pará com recorte de 1916 a 1929, produções literárias de intelectuais da época como Dalcídio Jurandir, Aldo Guajará, sob o codinome de Pio Ramos, Bruno de Menezes e Raymundo de Moraes. Além disso, para compor a análise, foi utilizado um processo de prática ilegal de medicina da 4ª vara penal do ano de 1929, arquivado no Centro de Memória da Amazônia da UFPA, onde quatro mulheres, incluindo uma menor, figuram entre os acusados. O estudo almeja compreender como e se essas narrativas periódicas e literárias contribuíram para a gradativa mudança da visão social sobre essas práticas femininas ancestrais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Divertimentos Bárbaros”: sambas, batuques e diversão em Belém na segunda metade do século XIX (1869-1888)(2024-11-09) CASTRO, Marcel D’ Oliveira; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264O presente trabalho busca evidenciar a sociabilidade urbana de negros escravizados, de pobres, libertos e mestiços, em Belém, na segunda metade do século XIX, entre 1869- 1888; no que procura mostrar através de fontes de jornais, da época, os significados dados pelos moradores do entorno do centro da cidade e o posicionamento político-ideológico dos jornalistas em relação às práticas sociais realizadas pelos chamados "incivilizados", bem como a forma policialesca de controle do poder público em proibir as chamadas "diversões bárbaras", vez que as formas de divertimentos dos negros e pobres eram consideradas ofensivas e inconvenientes pelos moradores que moravam nos entornos de onde eram realizadas essas práticas. Essas manifestações culturais, no entanto, constituíram importantes elementos de resistência cultural e social para negros e pobres, desafiando o status quo e expondo as tensões sociais da época. A imprensa conservadora desempenhou um papel crucial ao atuar como elemento intimidatório, coercitivo e legitimador das ações repressivas do Estado, que não aceitava práticas como os batuques considerados incivilizados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) José Veríssimo, Sílvio Romero e as gradações de cor no Brasil: uma análise comparativa para a construção da nação(2025-02-24) COSTA, Eduardo Fabrício de Souza; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264O presente artigo tratará da análise do pensamento social brasileiro do final do século XIX e começo do XX, com a finalidade de explicar o modelo de civilização pensado para o Brasil do século XX, baseado na miscigenação inevitável de indivíduos negros e indígenas com indivíduos brancos colonizadores oriundos de países europeus, em sua maioria portugueses, espanhóis e italianos. Para o desenvolvimento do trabalho foram escolhidos dois autores brasileiros: o escritor e educador paraense José Veríssimo Dias de Matos (1857-1916) e o escritor sergipano Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero (1851- 1914). O objetivo é compreender a circulação de teorias criadas durante a segunda metade do século XIX e os primeiros anos do século XX, e como estas teorias se sustentaram em meio a uma realidade miscigenada, entre aqueles que acreditavam na degenerescência da nação e os que defendiam a mistura de cores como forma de diluição de raças inferiores e vitória do branqueamento, com teorias evolucionista e sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O fazer poético em sala de aula: a produção e o uso de poemas no ensino de história com alunos de cursinhos populares na periferia de Belém(2025-02-17) SILVA, Jarlinho de Sousa; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264O trabalho em questão trata de discutir a experiência da prática no fazer poético do poeta atuando como professor no ensino de história em turmas em cursinhos populares preparatórios para o Enem, no bairro do Guamá e bairro do Telégrafo em áreas periféricas de Belém. Tem o objetivo de promover um melhor aprendizado aos alunos no ensino de história, diversificando o processo de ensino e aprendizagem, através da utilização e prática do uso literatura em forma de poemas em sala de aula. Justifica-se em relação aos desafios e as dificuldades dos professores em ministrar aulas de história devido as transformações tecnológicas nos dias atuais, que dividem a atenção dos alunos e das dificuldades dos alunos de aprender história e por se tratar de conteúdos distante da realidade dos mesmos. Como fundamentação teórica para investigação, utilizamos autores como: Bitencourt (2012), Marques, (2010), Buarque, (2013) entre outros estudiosos no tema. Como metodologia, o trabalho traz uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico e estudo de caso, tendo como base a experiência como professor extensionista nos Cursinho Populares Alternativo da Universidade Estadual do Pará (UEPA), de 2022 à 2025 e no Cursinho Popular Emancipa da Universidade Federal do Pará (UFPA), de 2024 à 2025.Trabalho de Curso - Graduação - Relatório Acesso aberto (Open Access) “Salvaguarda da coleção de processos e livros cartoriais do Tribunal de Justiça do Pará-Brasil (1818-1970)”: um projeto do Centro de Memória da Amazônia para o Endangered Archives Programme da Biblioteca Britânica(2025-04-01) BARBOSA, Raíssa Santos; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264O relatório que segue apresenta as atividades desenvolvidas durante o projeto intitulado "Salvaguarda da Coleção de Processos e Livros Cartoriais do Tribunal de Justiça do Pará – Brasil (1818-1970)", realizado pelo Centro de Memória da Amazônia (CMA) em parceria com a Biblioteca Britânica (Reino Unido). O objetivo do projeto era promover o tratamento, a catalogação e a digitalização de processos criminais e livros cartoriais pertencentes ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), cujo acervo está salvaguardado pelo CMA desde 2007. Com a participação de uma equipe de bolsistas do curso de história da Universidade Federal do Pará (UFPA), a metodologia de trabalho do projeto envolveu atividades de leitura dos processos para preenchimento de uma planilha de metadados fornecida pela Biblioteca Britânica, além da digitalização dos documentos em mesas iluminadas e com suporte para câmeras profissionais. Após a captura de imagens, elas eram salvas em formato TIFF e armazenadas em discos rígidos externos com cópia de segurança na plataforma de armazenamento virtual sharepoint. A digitalização foi realizada em um período de 21 meses. Como resultado, foram digitalizados 3.586 processos criminais e inquéritos policiais, que ficarão disponíveis no site do Endangered Archives Programme e do Centro de Memória da Amazônia. A digitalização do acervo do Tribunal de Justiça do Pará, que abrange mais de dois séculos de documentos sobre justiça, crime, modos de vida e outros temas, contribui com as reflexões acerca da história social da Amazônia, preservando informações e abrindo novas oportunidades para pesquisadores e a sociedade civil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O tecnobrega no Pará: um estudo de caso a partir da banda Djavú & DJ Juninho Portugal (2008-2011)(2023-07-06) GOMES, Max Aládio dos Santos; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264O presente trabalho procura evidenciar como o sucesso da banda baiana de tecnobrega (Djavú & DJ Juninho Portugal), durante os anos de 2008 a 2011, foi visto dentro do território paraense, sobretudo no que tange a discursos da imprensa local e de artistas do tecnobrega da região e, da mesma forma, como a emergência da banda propiciou um processo de valoração do tecnobrega no Pará. Para tanto, buscou-se em jornais impressos, sites de internet, blog e YouTube, informações que tratassem acerca da banda Djavú em seu “conflito” com o cenário musical paraense. Metodologicamente, os discursos dessas fontes foram tratados à luz da História Cultural, bem como, também, a partir de um posicionamento crítico atinente aos relatos orais, haja vista que o ponto de confluência das fontes supracitadas gira em torno da oralidade. Ademais, teoricamente trabalhou-se com o conceito de “Culturas Híbridas”, o qual serviu de baliza para situar o tecnobrega como um produto em constante processo de hibridação, assim, pois, tornar-se-ia claro que sua definição enquanto produto “original” seria desacertado, porém isso não significaria algo negativo.