Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
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Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por Orientador "SANTOS NETO, João Arlindo dos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Disseminação da leitura na periferia de Belém pela Biblioteca Comunitária “Espaço Cultural Nossa Biblioteca”(2023-12-22) SILVA, Walbe Marinho da; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XO tema deste trabalho consiste em investigar como ocorre a disseminação da leitura por meio de uma biblioteca comunitária localizada em Belém do Pará, a qual atua também como espaço cultural. Como objetivo geral, a pesquisa discute o importante papel social da biblioteca comunitária Espaço Cultural Nossa Biblioteca na disseminação da leitura entre adolescentes e jovens do bairro do Guamá. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é de natureza básica e tem como método a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Desse modo, os dados foram coletados dentro do espaço da Biblioteca Comunitária, no bairro periférico do Guamá, localizado na capital paraense. Também foi adotada uma análise categorial de conteúdo, para uma melhor compreensão dos fenômenos analisados nesta pesquisa. Como resultados, a pesquisa identifica que a disseminação da leitura ocorre, principalmente, por meio dos círculos de leitura, assim como verifica que a biblioteca comunitária ECNB está inspirando a vida de adolescentes e jovens ao fazê-los apreender seu protagonismo social e direitos enquanto cidadãos, capazes de ler e compreender os problemas presentes no contexto social onde se encontram, podendo atuar de forma ativa na sociedade a partir das diferentes percepções realizadas a partir da leitura. Conclui, portanto, que os espaços culturais e a biblioteca comunitária são aliados importantes para disseminar e promover a leitura na periferia. A pesquisa também ressalta que os mediadores são figuras essenciais nas práticas leitoras, pois o papel deles dentro do espaço da biblioteca comunitária é de grande importância. Por fim, também é possível reafirmar a importância de uma biblioteca comunitária em periferias do país como um agente de transformação social, educacional e cultural não só de adolescentes e jovens, mas igualmente de toda a comunidade em que ela se insere.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A mediação da informação e da leitura na biblioteca infantil da Usina da Paz da Terra FIirme em Belém - PA(2023-07-19) SOUSA, Waldinei Romano de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XO estudo investiga a mediação da informação e leitura na Biblioteca da Usina da Paz da Terra Firme em Belém - PA. A justificativa sustenta-se pela proximidade com o tema ao longo do ano de 2022, por meio de atividades acadêmicas proporcionadas pela graduação. A pesquisa é de natureza básica, do tipo exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. O método de pesquisa utilizado foi a Pesquisa de Campo, a partir da observação e aplicação de questionário. Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico, por meio da conceitualização da mediação da informação. O estudo caracteriza-se como por pesquisa exploratória descritiva, por meio de pesquisa de campo para a realização de coleta de dados. Quanto à natureza dos dados coletados foi a partir da observação e questionário elaborado a fim de conhecer as competências e habilidades que o profissional bibliotecário possui e conhecer o perfil dos mediadores da informação. O estudo foi pensado a partir da necessidade de compreensão sobre a mediação da informação e da leitura e das dimensões da mediação na prática na Biblioteca. Conclui-se que a mediação da informação e da leitura desempenham um papel crucial na sociedade contemporânea, ajudando-nos a navegar por um mundo repleto de informações e a desenvolver o potencial intelectual. Finaliza com a certeza da necessidade da aprendizagem continuada para o seguimento de uma mediação da informação e da leitura de forma e com o objetivo de sempre formar cidadãos críticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Mediação da informação nas redes sociais e o papel dos bibliotecários no enfrentamento à desinformação(2025-03-28) MARTINS, Regina Célia Ferreira; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904Introdução: Analisa o papel do bibliotecário na promoção da competência informacional em um contexto marcado pelo excesso de informações e pela disseminação de desinformação e fake news nas redes sociais. Destaca-se a crescente dificuldade em identificar fontes confiáveis devido ao ambiente saturado de informações, o que leva à necessidade de habilidades e competências específicas para avaliação das informações. Objetivo geral: Investigar o papel do bibliotecário na mediação da informação e na promoção da competência informacional no âmbito das redes sociais digitais. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa, por meio do método Pesquisa Bibliográfica, com levantamento de dados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), com critérios de seleção de publicações de 2019 a 2024 e palavras-chave específicas, para analisar o papel do bibliotecário na mediação da competência informacional, nesse cenário. Resultados: A análise revelou que a atuação do profissional bibliotecário vai além do gerenciamento das bibliotecas, englobando ações educacionais de capacitação junto aos usuários a fim de discernirem entre informações verdadeiras e desinformação. A relevância da pesquisa é corroborada pela evidente necessidade de colaboração interdisciplinar entre bibliotecários, educadores e outros profissionais na luta contra a desinformação. Além disso, o trabalho aponta para a importância de programas e materiais educativos que promovam a conscientização sobre desinformação e recomenda uma formação continuada para bibliotecários, abrangendo não apenas competências técnicas, mas também habilidades culturais e comunicacionais, a fim de prepará-los para os desafios contemporâneos da sociedade da informação. Considerações finais: O bibliotecário deve ser visto como um mediador eficaz e um agente transformador, capaz de promover um ambiente informativo mais justo e crítico, destacando a necessidade de reavaliação das práticas de formação e capacitação destes profissionais para que possam atuar de forma estratégica em um mundo digital em constante evolução.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização da inteligência artificial em bibliotecas universitárias: um estudo no SIBI/UFPA(2025-09-15) SANTOS , Rafael Henrique Ribeiro dos; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XA Inteligência Artificial (IA) está presente em diferentes contextos e situações, organizações e profissionais têm adotado o seu uso para otimizar não apenas o tempo despendido, mas para aprimorar os fazeres. No contexto das bibliotecas, especificamente, esta também é uma realidade que aos poucos vem acontecendo. Assim, o objetivo geral deste estudo é compreender se e como os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará (SIBI/UFPA) utilizam ferramentas de IA em seu ambiente de trabalho, para cumprir o objetivo foram propostos os seguintes objetivos específicos: Conhecer a familiaridade dos bibliotecários com ferramentas baseadas em IA; Levantar quais ferramentas ou recursos baseados em IA são mais utilizados; Discutir como a IA pode influenciar na atuação do bibliotecário e nos serviços oferecidos pela biblioteca e Apontar possíveis obstáculos que impedem a implementação de IA por bibliotecários do SIBI/UFPA. A pesquisa de caráter descritiva, foi realizada a partir do método de levantamento e por meio de um questionário online aplicado aos bibliotecários do sistema. Os resultados evidenciam que a maior parte dos participantes já faz uso da IA em sua vida pessoal e em sua rotina profissional, destacando o desejo da maioria por jornadas de capacitação. Observou-se que a IA é percebida como um recurso de grande potencial para otimizar processos, apoiar a tomada de decisões e oferecer suporte às atividades biblioteconômicas, embora seu uso demande senso crítico, postura ética e formação adequada. Conclui-se que a adoção da IA no contexto das bibliotecas universitárias representa não apenas um avanço tecnológico, mas também uma oportunidade de fortalecimento da atuação do bibliotecário e de desenvolvimento da Biblioteconomia e Ciência da Informação frente aos desafios contemporâneos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arquitetura da informação do website da Livraria Leitura(2025-04-01) LEÃO, Joyce Parente dos Reis; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XA Arquitetura da Informação é fundamental para a estruturação de ambientes digitais, influenciando diretamente a encontrabilidade e a experiência do usuário. No contexto do comércio eletrônico, a organização eficiente das informações permite uma navegação intuitiva e impacta a forma como os usuários interagem com um site. A pesquisa analisa os elementos de Arquitetura da Informação no site da Livraria Leitura, verificando a eficiência dos seus elementos de organização, navegação, busca e rotulagem. Além disso, identifica possíveis limitações e propõe melhorias que possam otimizar a experiência do usuário. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, sendo conduzida por meio de uma pesquisa documental. Foram analisados quatro elementos essenciais da AI no site: organização, navegação, busca e rotulagem, a fim de compreender sua eficiência e identificar possíveis aprimoramentos. Os resultados evidenciaram pontos positivos, como uma navegação intuitiva, categorização bem definida, integração eficiente entre rotulagem e menus e um sistema de busca funcional. No entanto, também foram identificadas limitações, como a falta de personalização nas recomendações e a ausência de recursos de acessibilidade, como ajustes de contraste e compatibilidade com leitores de tela. Conclui-se que, apesar da estrutura organizada e eficiente do site, a implementação de mecanismos de personalização e acessibilidade poderia aprimorar a experiência do usuário. Melhorias nessas áreas possibilitariam uma navegação mais inclusiva e adaptada às necessidades dos usuários, alinhando-se às melhores práticas da Arquitetura da Informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Audiolivro como ferramenta de mediação da informação e da leitura para analfabetos(2023-12-21) SANTOS, Vanessa Kelly Nascimento dos; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XAborda o modo como o audiolivro é utilizado para mediar a informação e a leitura aos não alfabetizados que acabam sendo estigmatizados por esta condição. Como objetivo geral investiga o uso do audiolivro como ferramenta de mediação da informação e da leitura com analfabetos. Como objetivos específicos: a) Discute como a mediação da informação é realizada para o público analfabeto; b) Destaca o audiolivro como ferramenta de inclusão informacional. A pesquisa possui natureza básica, tipologia exploratória, abordagem qualitativa e o método utilizado é a pesquisa bibliográfica, tendo como intuito ampliar a concepção sobre o assunto e instigar possíveis pesquisas e abordagens sobre tal. Como resultado apresenta que apesar de o audiolivro já ser considerado, há alguns anos, como um facilitador de leitura, não foi possível localizar registros de sua utilização com pessoas não alfabetizadas, comprovando a necessidade de ser mais explorado e estudado como ferramenta de mediação, para que assim, possa abranger mais usuários, deficientes ou não. Conclui ainda, que a oralidade pode contribuir para aqueles que não sabem ler o texto escrito, propondo a realização de mais pesquisas, por profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), voltadas para suportes informacionais que trabalhem com a oralidade, como: o audiolivro e o podcast.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Bibliotecário como intraempreendedor(2022-02-25) RATIS, Ana Vitoria Monteiro; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; http://orcid.org/0000-0003-1833-911XApresenta o Intraempreendedorismo, conhecido como empreendedorismo corporativo, relacionando as práticas intraempreendedoras com os (as) bibliotecários (as) dentro de organizações sem fins lucrativos. Tem como objetivo identificar a concepção de intraempreendedorismo no discurso dos bibliotecários e mapear as ações do profissional em possibilidades empreendedoras, visto que esse profissional assume responsabilidade dentro de uma determinada instituição. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, de delineamento bibliográfico e tem como método o estduo de caso único, tendo como evidências de coleta de dados o questionário online enviado por e-mail para 13 bibliotecários e bibliotecárias que atuam na Biblioteca Arthur Vianna, cidade de Belém/Pará; a revisão de literatura. Como resultados identifica que os profissionais respondentes ainda não compreendem de forma abrangente o significado do intraempreendedorismo no âmbito das bibliotecas. Considera-se que seu papel profissional é agregar valor a organização, auxiliando com o planejamento estratégico para contribuição e satisfação do usuário.Conclui-se que, as ações dos bibliotecários sobre o empreendedorismo e intraempreendedorismo precisa de capacitação e visão ampla sobre o tema, sendo necessário estimulação da organização para os seus colaboradores, para assim ter um melhor desenvolvimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do usuário de bibliotecas universitárias quanto às fontes de informação na internet(2024-10-30) ABREU, Joseane de Lima; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XO presente artigo explora como as bibliotecas, principalmente as de instituições de ensino superior, têm adaptado seus recursos, como bases de dados e serviços virtuais, para atender melhor às necessidades de seus usuários. Tem por objetivo identificar como as bibliotecas universitárias federais do estado do Pará, especificamente as da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), educam seus usuários sobre fontes de informação online. A pesquisa foi baseada em uma revisão bibliográfica de estudos científicos e uma análise documental de recursos e serviços disponíveis nos sites das bibliotecas da UFPA e UFRA. Foram consultadas bases de dados como Brapci, SciELO e DOAJ, além dos próprios websites das bibliotecas estudadas. As bibliotecas da UFPA e UFRA oferecem várias ferramentas para facilitar o acesso à informação digital. A UFRA, por exemplo, implementou o Serviço de Referência Virtual (SRV) durante a pandemia, auxiliando usuários em suas pesquisas. A UFPA oferece um amplo acervo digital, programas de capacitação e usa redes sociais para disseminar informações e tutoriais, promovendo a inclusão digital e a capacitação contínua dos usuários. As bibliotecas universitárias da UFPA e UFRA demonstram sua relevância ao adaptarem suas práticas e recursos, ampliando o acesso ao conhecimento e formando usuários críticos. O uso de tecnologias e redes sociais como ferramentas de mediação reforça o papel das bibliotecas como espaços essenciais de suporte educacional e inovação, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e social dos indivíduos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fonte de informação no combate às fake news sobre COVID-19: uma análide do site do Ministério da Saúde a partir dos critérios de qualidade(2023-07-19) RODRIGUES, Elcione Silva dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X; SANTOS NETO, João Arlindo dosEste estudo teve como foco as fontes de informação no combate às fake news sobre Covid-19. Investiga o site oficial do Ministério da saúde como fonte de informação confiável no combate às fake news referente à pandemia do (Covid-19). O objetivo da pesquisa é avaliar o site do Ministério da Saúde como fonte de informação, observando critérios de qualidade e evidenciando sua abordagem no combate a propagação de Fake News. A pesquisa aplicada é de natureza básica, do tipo exploratória de abordagem qualitativa, com procedimentos metodológicos, pesquisa documental e revisão bibliográfica. Propõe uma análise quanto à confiabilidade do site, a partir de critérios de qualidade propostos pelas autoras Tomaél e Alcará (2016). Como resultados, comprova que o site do Ministério da Saúde dispõe de todos os 22 critérios de qualidade propostos pelas autoras Tomaél e Alcará. Conclui-se que o site do Ministério da saúde é um órgão governamental e que possui todas as qualidades necessárias para ser uma fonte de informação confiável, que se baseia em evidência científica e atualizada, tendo um papel importante no combate às fake news.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão da informação e gestão do conhecimento: uma análise dos currículos e da produção científica do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (2017-2021)(2022-12-21) REIS, Wendel Ferreira; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; http://orcid.org/0000-0003-1833-911XTem como objetivo investigar a presença da Gestão da Informação e do Conhecimento nas matrizes curriculares dos cursos de graduação do ICSA/UFPA e na proposta curricular do PPGCI/ICSA/UFPA, bem como na produção acadêmica do ICSA/UFPA, no período de 2017-2021. Como objetivos específicos: identificar a presença de disciplinas voltadas para GI e GC nas matrizes curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação; mapear a produção acadêmica científica dos cursos de graduação e da pós-graduação do PPGCI/ICSA/UFPA sobre GI e GC; analisar a incidência da temática nas produções mapeadas, considerando, cursos, ano de produção e termos; identificar os assuntos relacionados com GI e GC. Como métodos, a pesquisa aplica o Estudo Métrico da Informação principalmente, da bibliometria e da pesquisa documental. Como resultados, a pesquisa apresenta apenas dois cursos de graduação que indicam em suas matrizes curriculares os termos GI e GC. Quanto às disciplinas do PPGCI/ICSA/UFPA, foram identificadas duas disciplinas. Com relação a produção acadêmico científica, foram analisados 160 textos distribuídos em trabalhos publicados em anais de evento, artigos de periódicos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações. Considera-se que este estudo se caracteriza como um panorama importante para se vislumbrar de que forma GI e GC têm sido abordadas tanto nas disciplinas da graduação e pós-graduação quanto nas produções do ICSA UFPA. Conclui que a produção sobre a temática é baixa nas fontes pesquisadas e faltam trabalhos que abordem diretamente essas subáreas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Marketing digital como ferramenta para a mediação da informação: as estratégias do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)(2025-04-03) CARVALHO NETO, Jair dos Passos de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XA era da informação, atrelada ao surgimento de avanços tecnológicos e à contínua evolução dos meios de comunicação e informação, representa uma transformação no modo como as pessoas interagem e buscam informação e conhecimento. Este trabalho analisa como o Museu Paraense Emílio Goeldi utiliza as mídias sociais para mediar a informação científica ao público. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, utilizando uma combinação de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisadas as redes sociais do Museu, incluindo Instagram, Facebook, YouTube e X, para identificar as estratégias de marketing digital e mediação da informação científica. A análise documental permitiu mapear as práticas e iniciativas adotadas pelo Museu ao longo do tempo. Os resultados evidenciam que o Museu utiliza diversas plataformas de mídias sociais para disseminar informações científicas. O YouTube foi a primeira plataforma adotada, seguida pelo Facebook e Instagram, sendo esta a plataforma mais ativa, especialmente durante a pandemia, com reels e conteúdo interativo. A rede X é utilizada com menor frequência. A estratégia de conteúdo é orgânica, sem promoções pagas e enfrenta desafios na integração entre setores para curadoria. Considera que as mídias sociais ampliaram o alcance e o engajamento do Museu. Este estudo reforça a importância das mídias sociais na mediação da informação e no engajamento com o público, destacando a contínua evolução das estratégias digitais do Museu para se adaptar às mudanças e necessidades do público. A pesquisa conclui que, ao utilizar as mídias sociais de forma estratégica, o Museu consegue não apenas ampliar seu alcance, mas também promover uma interação mais significativa com a sociedade, contribuindo para a democratização do acesso ao conhecimento científico e cultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel dos profissionais de Biblioteconomia no combate às fake news(2023-07-19) MOREIRA, Maiara Sahabo; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XA internet acabou se tornando um ambiente propício para a produção em massa de notícias falsas, trazendo junto consigo a desinformação. As fake news, informações noticiosas que não representam a realidade, tornaram-se um problema recorrente para a sociedade, principalmente por sua característica sensacionalista e apelativa, fazendo com que o número de compartilhamento de notícias falsas se torne ainda maior. As consequências da divulgação de noticias falsas podem ser irreparáveis, prejudicando os envolvidos, além do potencial de acabarem com reputações, incitar violência e discriminação e até interferir na democracia. Desse modo, o profissional de biblioteconomia tem o dever de suprir a necessidade informacional do usuário da unidade de informação na qual atua para que seja possível realizar o combate às fake news. Considerando esse contexto, este estudo teve por objetivo compreender os múltiplos discursos presentes na literatura científica sobre a atuação dos profissionais de biblioteconomia frente às fake news. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura integrativa nas seguintes bases de dados: CAPES, BDTD e Google Acadêmico. A amostra da pesquisa foi composta por 21 estudos, os quais foram analisados com base na Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2016). Os estudos analisados evidenciaram discursos que apontam, de forma unânime, para o relevante papel desses profissionais no contexto das fake news, já que, por seus conhecimentos sobre as fontes informacionais, facilitam o acesso a informações confiáveis, além de serem autoridade quanto a identificação, prevenção e combate às fake news.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Preservação e conservação de acervos em bibliotecas do município de Castanhal/PA(2023-07-19) SOUSA, Alessandra Ferreira Lima de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; https://orcid.org/0000-0003-1833-911X; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XEsta pesquisa apresenta estudo sobre a preservação e conservação de acervos bibliográficos. Como objetivo geral investiga como ocorrem as práticas de preservação e conservação de acervos em bibliotecas universitárias e municipais. Como objetivos específicos descreve os fatores de degradação que impactam na preservação e conservação do acervo, evidencia a importância de se preservar as informações nos documentos em suporte de papel e identifica quais as dificuldades das bibliotecas universitárias e municipais para empregar ações e atividades na preservação e na conservação do acervo impresso. A pesquisa parte de uma revisão de literatura e quanto aos procedimentos metodológicos é exploratória, com abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo, tendo como universo bibliotecas universitárias e municipais do Estado do Pará. Os dados foram coletados sobre a prática de preservação de acervos nessas instituições, com observações e entrevistas realizadas com os bibliotecários atuantes nessas bibliotecas. Como resultados, apresenta, a forma como ocorre a preservação e a conservação nas bibliotecas, como a higienização, combate dos fatores degradantes do acervo e pequenos reparos. Considera que mesmo havendo políticas e instrumentos que norteiam a preservação e a conversação, cabe a cada biblioteca determinar práticas e procedimentos que atendam a sua especificidade. Conclui que mesmo tratando-se da preservação e conservação de acervos analógicos, é fundamental que se prospecte formas de preservação digital.