Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
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Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por Orientador "SANTOS, Nara Raimunda de Almeida"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ação e mediação cultural no contexto da biblioteca escolar: uma pesquisa bibliográfica na literatura biblioteconômica(2018) FERREIRA, Andressa Pereira; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Este trabalho trata da ação e mediação cultural na perspectiva da biblioteca escolar e no poder transformador que a mesma pode exercer nesse espaço. Com o objetivo de esclarecer como essas ações podem contribuir para se enxergar a biblioteca escolar como um ambiente de produção cultural. Buscando para isso apresentar as definições de ação e mediação cultural, apresentado também exemplos de atividades culturais, que podem ser aplicadas na unidade e contribuir para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos, enfocando o papel do bibliotecário como agente cultural. Destacando a sua formação acadêmica, essencial para atuarem na área cultural. Concluindo a pesquisa, considera-se que as ações culturais são instrumentos relevantes, as quais a biblioteca pode fazer uso para melhorar seu atendimento e oferecer um ambiente de lazer e entretenimento para o usuário. Sendo apontadas as limitações da pesquisa e indicações para novas, a fim de enriquecer o tema “cultura” em bibliotecas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Biblioteca escolar como incentivadora da educação ambiental(2018) RABELO, Fabiane do Socorro Lopes; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Apresenta a missão educativa da biblioteca escolar, aponta a possibilidade de atuação do bibliotecário como educador e discorre acerca das questões ambientais fazendo o contexto histórico da década 60 até a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. O objetivo é apontar a importância da biblioteca escolar para a elaboração de projetos que incentivem a educação ambiental. A metodologia utilizada ocorreu por meio de levantamento documental (impresso e eletrônico). A pesquisa é qualitativa e quantitativa. Os resultados apontam que a biblioteca escolar é indispensável para o processo educacional, quando trabalha em conjunto com a escola pode incentivar a educação ambiental através da elaboração de projetos e eventos que abordem essa temática, deve ser dirigida por um bibliotecário proativo, que abrace o lado social da biblioteconomia e transforme a biblioteca em um espaço atuante e dinâmico, contribuindo, assim, para a criação de um pensamento crítico em crianças e adolescentes acerca das questões ambientais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A biblioteca escolar na era da internet: uma análise na Biblioteca do CCBEU(2018-07-11) OLIVEIRA, Ingrid Amanda Barros; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913O presente trabalho busca mostrar como a internet é uma ferramenta de mediação importante dentro de uma biblioteca escolar, pois em uma era em que todos são conectados demonstra-se importante usar esse meio de informação para atrair o usuário e estimular sua criatividade. O papel do bibliotecário também é discutido, visto que este precisa ter uma visão inovadora para que possa utilizar esse método dentro da biblioteca escolar e deve estar sempre se atualizando dado que como gestor o mesmo deve assumir esse papel conhecendo o perfil dos usuários para que possa fazer a conexão correta entre a mediação da informação e o seu usuário dentro da biblioteca escolar. A metodologia aplicada se baseou em livros, teses, bases de dados, dissertações, etc e dois questionários aplicados dentro da biblioteca do CCBEU que pode mostrar como a internet é significativa dentro de uma biblioteca escolar, indica também os métodos atrativos dentro da mesma. Como resultado da discussão levantada, observou-se a preferência dos usuários em atividades que envolvam a internet e mostrou que todos preferem essas ações na biblioteca, uma vez que podem utilizar celulares, tablets entre outros quando não são utilizam essas ferramentas são feitas outras atividades que também estimulam o usuário a sempre buscar e mediar à informação. Foi possível verificar que o ambiente desta biblioteca escolar se modificou ou se adaptou às novas tecnologias, fazendo com que o bibliotecário desenvolvesse outras atividades em outros espaços que envolvam a internet.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioteca escolar no processo pré-vestibular:Estudo de caso da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso(2018) CONDER, Taiany Carvalho; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Este trabalho abordará a cerca da Biblioteca da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso. Bandeira e Cortê (2011, p. 3) abordam que “a biblioteca escolar precisa ser interativa, e constituir-se num espaço livre para expressão genuína da criança, do adolescente e do jovem”. Assim o problema encontra-se em identificar como os alunos vêem a biblioteca na fase do prévestibular. Para isto adota-se como espaço para desenvolvimento desta pesquisa o contexto da biblioteca da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Amazonas Pedroso, relatando como os alunos do terceiro ano (convênio) do turno da manhã, enxergam e extraem informações da unidade de informação. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa exploratória, e para levantamento dos dados realizou-se levantamento bibliográfico e aplicação de questionários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A biblioteca pública no processo de mediação da leitura: o caso da biblioteca pública de Ananindeua “Professora Therezinha Gueiros”(2018) REIS, Vanessa Almeida Ramos dos; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Esta pesquisa está voltada à leitura e a sua prática na biblioteca pública, teve como propósito identificar as práticas e atividades de incentivo à leitura na biblioteca pública. Para fundamentarmos as teorias, o referencial teórico baseou-se em autores com estudos relacionados tema; a busca foi feita em livros e artigos publicados em bases de dados da área. Como parte prática, foi realizado um estudo de caso na Biblioteca Pública do Município de Ananindeua Professora Therezinha Gueiros, que teve como argumento a análise de questões referentes ao processo de estímulo à leitura e à formação de leitores na unidade. Ao visitar a biblioteca foi possível conferir o como funciona o processo de planejamento e criação de ações com o objetivo de fomentar à leitura. Além disso, a instituição apresentou alguns projetos de leitura existentes no local, que estão dando forte incentivo à formação de leitores. Para tal, foram coletados dados por meio de observação do espaço e uma entrevista com a bibliotecária. A experiência realizada na biblioteca traz uma reflexão sobre o gosto pela leitura, que pode ser incentivado pela biblioteca pública e seu bibliotecário, por meio de estratégias desenvolvidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A brinquedoteca como espaço para brincar e aprender: A Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha em evidência(2019-07-04) MARTINS, Maria Lúcia Cabral; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913; https://orcid.org/0000-0003-2492-1261Apresenta um estudo realizado na Biblioteca Municipal Avertano Rocha, localizada no distrito de Icoaraci. Aborda a importância da brinquedoteca como espaço incentivador das possibilidades de leitura através dos brinquedos e brincadeiras. Reúne informações sobre seus espaços, seu funcionamento e atividades desenvolvidas. Para dar fundamentação teórica, foi utilizada pesquisa bibliográfica e entrevista com os bibliotecários. Descreve de forma sucinta definições, evolução histórica, tipos de brinquedoteca, histórico da biblioteca. Ressalta-se como o bibliotecário é importante para o processo de desenvolvimento e incentivo à leituraTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A catalogação de itens de indumentária em acervos especializados em moda(2018) PANTOJA, Dalila Monteiro; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Apresenta uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo e somado a uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de observação tem por finalidade demonstrar como ocorre a catalogação em acervos especializados em moda nas Unidades de Informação que tem seu foco na área da moda. Serviços e produtos, como: roupas por assinatura, amostras de tecidos, preservação de indumentárias e etc, vem sendo incorporadas nas bibliotecas voltadas à Moda. Entretanto, podem não receber o tratamento técnico necessário para que possa ser trabalhada a representação descritiva de forma adequada ou efetuada uma catalogação de tais materiais de acordo com as normas, quando os próprios manuais e guias da Biblioteconomia não abrangem tais instrumentos para o tratamento da informação de forma clara e específica. Concluímos que a catalogação pode ser trabalhada de forma similar as publicações e suportes documentais tratados nas bibliotecas tradicionais, bastando um conhecimento e habilidade de manusear e ajustar as características atribuídas a esses materiais especiais aos campos descritivos já estabelecidos para as bibliotecas tradicionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Histórias em quadrinhos no incentivo à leitura: um estudo de caso na Escola Alzira Pernambuco(2018) SILVA, Franciane Silva da; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326O incentivo à leitura precisa ser cultivado desde os primeiros passos do ser humano, pois lê pode ser uma excelente maneira de trabalhar a imaginação, criatividade, escrita e vocabulário. Dessa forma, o prazer pela leitura também é fonte de conhecimento. Assim a presente pesquisa tem como objetivo mostrar que as histórias em quadrinhos é um recurso para despertar o prazer pela leitura. Além disso, no trabalho será demonstrado como a história em quadrinhos auxilia no desenvolvimento da leitura e da escrita, além de relatar o desemprenho dos alunos da escola Alzira Pernambuco, em atividades com o uso das histórias em quadrinhos. O percurso metodológico utilizado no projeto foi: Pesquisa bibliográfica, na qual foram consultados autores, como, Abreu (2008), Assis (2010), Bari (2008) além de outros estudiosos que foram essenciais para o desenvolvimento e concretização do trabalho; pesquisa de campo com os professores da Escola Alzira Pernambuco; análises quantitativas e descritivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão de crianças autistas no processo de leitura(2018) SILVA, Claudilene dos Santos; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Apresenta a importância da leitura na socialização de crianças com Transtorno do Espectro autista (TEA) como terapia para otimizar seu aprendizado a relação interpessoal do indivíduo, incentivando sua autonomia e interação social através da biblioterapia, destacando o papel do bibliotecário neste contexto enquanto agente de transformação social na mediação da leitura. A metodologia foi realizada em duas etapas: pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos e pesquisa de campo, através da observação por meio da coleta de dados com aplicação de questionários direcionados à equipe multidisciplinar do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE) onde atendem 21 crianças com TEA da rede municipal de educação. A partir desta investigação, conclui-se que a inexistência de projetos de incentivo à leitura para as crianças autistas salienta a falta de um bibliotecário nesta instituição para selecionar literaturas específicas ajustadas às necessidades desses indivíduos de modo a ajudá-los a alcançar bons resultados educativos, aplicando o método de leitura que julgue mais eficaz para melhorar suas competências cognitivas e sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de Leitura na Biblioteca Escolar da Escola Doutor Lauro Chaves(2018) SILVA, Hanna Leticia da Costa; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Descreve as práticas de incentivo à leitura utilizadas na biblioteca escolar Clarice Lispector da escola Municipal Dr. Lauro Chaves localizada na Baia do sol em Mosqueiro-PA e o papel do bibliotecário como mediador e incentivador da leitura, sendo o elo que liga o leitor à leitura na biblioteca escolar, focando nas estratégias de incentivo à leitura para contribuição na formação do aluno e o desenvolvimento de leitor crítico e reflexivo, abordando a mediação de leitura como uma ferramenta para o bibliotecário no processo de incentivo à leitura no dia-a-dia dos alunos Foi realizada uma pesquisa documental visando compreender as estratégias de leitura praticadas na Biblioteca Clarice Lispector gerida pelo Sistema Municipal de Bibliotecas (SISMUBE),responsável pela transformação das bibliotecas em um espaço acolhedor, oferecendo acesso à leitura aos alunos, corpo docente e área de entorno, de forma mais dinâmica e atraente. Esta dinamização acontece através de diversas ações voltadas a incentivo à leitura. Ressalta que, o incentivo à leitura no ambiente familiar é importante desde a infância e permite criar incentivar o prazer em ler por toda a vida. Conclui-se que, o profissional bibliotecário deve explorar seu potencial, estar ligado aos professores agindo em parceria para que consigam introduzir as estratégias de leitura na rotina dos alunos para a formação de leitores. Deve também desenvolver ações em favor da biblioteca escolar para que esta possa atender às necessidades de seus usuários e possa ser um local favorável à prática da leitura para todas as idades e incentivar com projetos se preciso aos pais ou responsáveis dos alunos para que obtenha um resultado satisfatório.