Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
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Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por Orientador "CRUZ, Jane Veiga Cezar da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os deficientes visuais e o acesso à informação na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna e Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará: um estudo de usuários(2017) DIREITO, Eduardo Ramos; CRUZ, Jane Veiga Cezar da; http://lattes.cnpq.br/7574632234863954Apresenta uma análise sobre a forma como os estudantes com deficiência visual são atendidos na seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna e na Biblioteca Central da UFPA, com o objetivo de identificar e apresentar suas necessidades de informação. A metodologia utilizada foi a técnica de pesquisa qualitativa coletada por entrevistas semiestruturadas com perguntas semiabertas, sendo também utilizada a análise documental. A coleta de dados foi realizada com o universo de 10 usuários e 8 funcionários de ambas as bibliotecas, no período de 20 a 22 de março de 2017. Após a coleta e análise dos dados, concluiu-se que os usuários acessam todo tipo de informação no computador, mas buscam principalmente informações acadêmicas, notícias e entretenimento, tendo suas necessidades de informação em maior parte satisfeitas. Em relação à dificuldade de acesso às informações, a falta de acessibilidade dos sites foi a mais citada. Por meio das falas dos usuários pode se observar o impacto que a tecnologia da informação teve em suas vidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fator de impacto dos periódicos científicos brasileiros indexados na web of science(2019) COUTO, Cleber William Silva; CRUZ, Jane Veiga Cezar da; http://lattes.cnpq.br/7574632234863954Analisa a importância da mensuração na produção científica destacando os principais indicadores acadêmicos e dando ênfase ao Fator de Impacto (FI). Para a aplicação da métrica utilizou-se a principal ferramenta de comunicação científica, o periódico científico. Propõe como objetivo geral apresentar o FI dos periódicos científicos brasileiros por meio da verificação dos títulos indexados na Web of Science (WoS), identificação do número de periódicos brasileiros nas diversas áreas do conhecimento e descrição dos títulos indexados na base. A metodologia do trabalho quanto aos objetivos, apresenta um caráter descritivo, com uma abordagem quantitativa, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica para a coleta de dados, visando uma melhor fundamentação teórica sobre o assunto. Apresenta estudos e discussões sobre FI utilizando-se alguns autores que trabalham com o assunto. Mostra algumas fontes de informações impressas e eletrônicas utilizadas no meio acadêmico em que se é possível recuperar periódicos científicos brasileiros. Conclui mostrando detalhadamente o FI dos títulos brasileiros indexados na WoS, bem como expondo detalhes e importância desses valores para a comunidade científica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A historicidade curricular da biblioteconomia na UFPA: o ensino através dos tempos pela análise das ementas de fontes de informação(2018) MACIEL, Bruno Ferreira; CRUZ, Jane Veiga Cezar da; http://lattes.cnpq.br/7574632234863954Aborda os períodos curriculares da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA, objetivando verificar o ensino que discentes de várias épocas tiveram na disciplina Fontes de Informação, utilizando suas ementas, na qual comprova de forma documental, o conteúdo transmitido. Foram identificados quatro períodos curriculares, a saber: 1962 a 1981 (primeiro período), 1982 à 1992 (segundo período), 1993 à 2008 (terceiro período) e de 2009 até os dias atuais (quarto período). Os métodos empregados foram a pesquisa documental, de caráter qualitativo, onde buscou–se descrever todas as alterações ocorridas nas ementas de cada período até a época atual; em seguida fez–se uma análise com base nos dados obtidos na descrição ementária. Para tal, foram usadas pesquisas semelhantes ocorridas em outras áreas do conhecimento, além de uma contextualização histórica, a fim de embasar a análise. Os resultados demonstram o tipo de ensino empregado nos quatro períodos curriculares, indo de uma formação atrelada ao material impresso nos períodos iniciais do curso, até o enfoque crescente no meio eletrônico e na diversificação temática de fontes ao longo deste século XXI.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Patentes da Universidade Federal do Pará no período de 2000 a 2017(2018) MARTINS, Iza Lydia Oliveira; CRUZ, Jane Veiga Cezar da; http://lattes.cnpq.br/7574632234863954Trata dos pedidos de patentes que a Universidade Federal do Pará faz desde 2000 até os dias atuais de 2017, mostra as unidades que mais atuam para buscar inovação tecnológica e ainda indica as áreas do conhecimento que estão relacionadas às pesquisas. A Lei de nº 9.279/1996, que regula os direitos da propriedade industrial/intelectual no Brasil em si é recente, todavia trouxe com ela a certeza da proteção legal aos inventores. Também faz analises sobre a atuação das principais universidades brasileiras com a triangulação de governo, instituição de pesquisa e setor produtivo. Fala da origem, definição e valoração da patente, documento imprescindível para o desenvolvimento da região Norte e do país. E apresenta o resultado dos pedidos, seja este a concessão temporária da carta-patente àquele inventor/criador de algo realmente novo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Periódicos eletrônicos brasileiros de economia: acesso nas fontes eletrônicas SciELO, Portal de Periódicos da CAPES e Portal Livre CNEN(2016) SOUSA, Alcione Cardoso de; CRUZ, Jane Veiga Cezar da; http://lattes.cnpq.br/7574632234863954Apresenta os periódicos eletrônicos com acesso livre em economia, nas fontes eletrônicas SciELO, Portal de Periódicos CAPES e Portal Livre da CNEN. Enfatiza a importância de conhecer essas fontes. Fala da origem dos periódicos científicos e sua evolução através dos tempos. Apresenta conceitos e definições de várias autoridades com larga experiência nessa temática. Comenta sobre o histórico da economia, seus primeiros teóricos, a etimologia da palavra (economia). Emprega o método quantitativo e descritivo dos periódicos dessa área do conhecimento. Explicita através de tabelas, quadros e gráficos, os aspectos quantitativos da pesquisa. Recomenda aos estudiosos dessa temática, o uso das fontes eletrônicas com acesso livre na recuperação, organização e disseminação das informações nesse meio, com o intuito de facilitar a busca precisa das mesmas (informações fidedignas). Conclui que é imperativo estar bem informado, para a tomada de decisões macro/microeconômicas dentro da nova ordem global, onde as relações de poder estão assentadas no poderio econômico (capital) individual ou coletivo e, sobretudo, as relações internacionais. Constata nas três fontes supracitadas um universo de sessenta (60) títulos, entre exclusivos e coincidentes. Elenca que os títulos coincidentes para efeito de contagem, contam-se apenas uma vez chegando-se ao número real de trinta e oito (38) títulos. E que destes, dezessete (17) títulos são os que se repetem, enquanto vinte e um (21) são exclusivos. Isto é, são recuperados em uma fonte específica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produção científica brasileira em oncologia na base de dados Web of Science, utilizando o Índice H (Índice de Hirsch): 2013-2015(2017) ARAUJO, Andreza Silva; CRUZ, Jane Veiga Cezar da; http://lattes.cnpq.br/7574632234863954Analisa a produção científica brasileira em Oncologia entre o período de 2013 a 2015, utilizando-se do índice H, e como referência a base de dados Web of Science (WoS). O termo adotado para pesquisa, “medical oncology”, foi escolhido através de consulta no cabeçalho específico de medicina, MeSH, e então foram feitos refinamentos para se chegar ao número de resultados real do estudo. Foi recuperado um total de 52 resultados, e destes selecionaram-se 100 autores (por contagem de registro), porém utilizou-se apenas os que possuíam 2 ou mais citações. Após mais este refinamento recuperou-se 20 autores, dos quais foram analisados seus respectivos índices H. Conclui-se que apesar de ser uma ferramenta importante criada para facilitar a medição da produtividade científica, o índice H não consegue medir a real participação de cada autor analisado. Seus resultados são importantes sim, mas todas as desvantagens por ele apresentadas, dificultam uma análise mais concreta como a que pode ser obtida através da análise do fator de impacto de um periódico, por exemplo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produção científica sobre estudos métricos da informação: uma análise dos artigos inseridos na base de dados LISA no período de 2013 - 2014, sob a ótica da Lei de Bradford(2019) CARDOSO, Thaís dos Santos; CRUZ, Jane Veiga Cezar da; http://lattes.cnpq.br/7574632234863954Os estudos métricos são as principais técnicas de mensuração da informação com o objetivo de medir a quantidade das informações científicas. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar as características dos artigos que abordam o tema proposto e as suas subdisciplinas (Bibliotemetria, Webmetria, Cientometria, Infometria, Altimetria ). A pesquisa possui caráter bibliográfico, sua classificação e quantitativa. Foi feito uma análise dos artigos publicados no período de 2013 a 2014, utilizou se a base de dados LISA como ferramenta de busca por ser a mais completa na área de Ciência da Informação. Analisou se os artigos usando a Lei de Bradford determinado a produtividade dos periódicos. Dos artigos indexados na base recuperou se 87 artigos no período de 2013 2014 que abordavam o assunto, 36 periódicos responsáveis pela publicação dos artigos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto de um guia de fontes eletrônicas brasileiras em biblioteconomia(2017-09-05) CORREA, Anderson Rodrigo da Costa; CRUZ, Jane Veiga Cezar da; http://lattes.cnpq.br/7574632234863954Apresenta um projeto de um guia de fontes eletrônicas brasileiras em Biblioteconomia. Propõe como objetivo geral a elaborar um guia com as fontes eletrônicas brasileiras em Biblioteconomia e específicos que visa apresentar no guia os recursos eletrônicos tais como: bases de dados, blogs e portais, periódicos eletrônicos, livros, tesauro e informar sobre eventos nacionais, regionais, concursos públicos, cursos de graduação e pós-graduação. Para a realização do trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica a fim de propiciar fundamentação teórica do estudo, e pesquisa de websites para estudo dos mesmos, visando analisar se os websites seguem os critérios de elaboração de guias eletrônicos. Discute conceitos e faz relação entre as áreas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia. Expõe de forma não exaustiva a origem da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Descreve de forma sucinta conceitos de fontes de informação. Explica de forma destacada o que são guias de fontes de informação. Relaciona os critérios para elaboração de guias de fontes, elencados por alguns autores. Aborda pontos importantes sobre a necessidade de um guia de fontes eletrônicas. Fala sobre a dispersão da literatura e da insuficiência na elaboração de instrumentos que compilem as informações de forma mais consistente e fácil de recuperar. A conclusão fez síntese da busca pela universalização do conhecimento e compilação, devido à explosão da informação, ideia surgida no século XVI com Conrad Gesner e a obra Biblioteca Universalis, propõe a elaboração de um projeto na mesma linha de atuação para a Faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará.