Faculdade de Enfermagem - FAENF/ICS
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Navegando Faculdade de Enfermagem - FAENF/ICS por Orientador "GONÇALVES, Ana Paula Oliveira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atenção à saúde da mulher: proposta de roteiro de consulta(2013) BORGES, Ana Paula Anunciação; COSTA, Nathália Henriques; GONÇALVES, Ana Paula Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3350231349192405O Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher foi elaborado para proporcionar assistência integral, suas diretrizes foram elaboradas dentro da ótica da atenção primária a saúde e englobam todas as fases da vida, da adolescência até a velhice. Desta forma, objetivamos realizar levantamento dos principais protocolos existentes e utilizados no PAISM nos municípios brasileiros e elaborar um roteiro de consulta as mulheres na atenção básica.Trata-se de uma Revisão de Literatura (RL), que se valeu da análise de pesquisas relevantes sobre a temática ‘protocolos de atenção a saúde da mulher’, publicadas entre os anos de 2003 a 2013. Baseado nas características dos protocolos encontrados na RL foi criado um instrumento único a ser utilizado no atendimento a mulher na rede primária de atenção a saúde. Foi possível realizar um levantamento das principais dificuldades encontradas pelos profissionais de saúde ao realizar consultas a mulher, as principais causas que levam essa mulher a buscar a assistência a saúde e como está funcionando o PAISM no Brasil. O protocolo confeccionado por este estudo, foi estruturado de forma a, juntamente com os demais recursos disponíveis, otimizar a assistência prestada. Não deve se tornar um questionário a ser preenchido de forma imutável, congelando a assistência no simples ato de preencher uma papeleta. É importante que a equipe multiprofissional seja capacitada para a utilização do mesmo, de maneira que se mantenha a particularidade do atendimento de maneira a abranger integralmente cada usuária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Identificação de situações que interferem na prevenção da sheg: revisão integrativa da literatura(2019-07-10) OLIVEIRA, Daniele do Nascimento de; FERREIRA, Elenice Valéria Paes; GONÇALVES, Ana Paula Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3350231349192405A gestação é um fenômeno fisiológico e deve ser vista pelas gestantes e equipes de saúde como parte de uma experiência de vida saudável. Dentre as complicações mais recorrentes no período gestacional, a Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação (SHEG) requer ênfase no contexto da saúde pública, em razão de configurar a primeira causa de mortalidade materna no Brasil e a terceira no mundo. Trata-se de uma situação limítrofe, onde a préexistência de alguma doença ou agravo, torna maior a probabilidade de evolução desfavorável na gravidez, implicando em riscos tanto para a mãe quanto para o feto, caracterizando essas mulheres como “gestantes de alto risco”. Dessa maneira, o acesso à assistência em saúde em momento oportuno, humanizada e de boa qualidade favorece a prevenção e evitaria que muitas mulheres perdessem suas vidas por razões reprodutivas. Sendo assim, é importante dialogar sobre a prevenção da SHEG e conhecer os principais obstáculos que prejudica sua implementação no pré-natal, pois o mesmo é componente essencial e indispensável para a redução da morbidade e mortalidade materna e fetal. O estudo buscou retratar o que a literatura expõe acerca da prevenção da SHEG, além de identificar as principais causas que prejudicam a efetivação da prevenção da SHEG no pré-natal. Os estudos foram eleitos a partir de edições publicadas e indexadas nas bases de dados LILACS e BDENF. A seleção foi realizada incluindo artigos, completos em português, nacionais, que tivesse relação com o tema, no período de 2015 a 2019, e elidir, teses, dissertações e revisão de literatura. Baseado na leitura do título e resumo foi classificado como artigos pré-selecionados e logo após a segunda análise com foco na questão norteadora foram indicados seis artigos, que após serem estudados integraram a discussão do estudo final, onde na base de dados BDENF foram encontrados quatro (04) artigos, na base de dados LILACS dois (02) artigos e um (01) pode ser encontrado nas duas bases de dados, destes, três (04) artigos referentes ao ano de 2018, dois (02) concernentes ao ano de 2017 e um (01) pertencente ao ano de 2016. Foi salientado que existem políticas públicas que garantam à gestante o mínimo de consultas e atendimento humanizado, entretanto, essa não é a realidade vivenciada por muitas mulheres. Nota-se que antigas demandas ainda persistem, tais como a falta de infraestrutura das unidades de atendimento, assistência inadequada as gestantes, escassez de materiais, comunicação ineficaz entre profissional e gestante, considera-se que ações efetivas que oportunizem às gestantes a assistência de qualidade em tempo oportuno, visando garantir a autonomia para práticas de cuidado colabora para a redução das taxas de mortalidade materna e perinatal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Legitimação das fichas perinatal e de diagnóstico de enfermagem para consulta à gestante e/ou puérpera(2016) ALBUQUERQUE, Jaqueline Lisboa de; CARDEAL, Paula Rayra Neri; GONÇALVES, Ana Paula Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3350231349192405No sentido das tecnologias assistenciais, foi elaborada uma ficha para coleta de dados da mulher no ciclo gravídico-puerperal para facilitar a dinâmica do atendimento. Para implementar esse trabalho criamos uma ficha de possíveis diagnósticos de enfermagem, subdividindo o pré-natal em trimestres e puerpério. O objetivo principal é a legitimação das Fichas Perinatal e de Diagnósticos de Enfermagem. A pesquisa contou com cinco tempos distintos. No primeiro momento, cadastraram-se as Fichas no registro de propriedade intelectual da UFPA; no segundo: as Fichas foram encaminhadas para quatro expertises, onde estes ao analisarem as tecnologias assistenciais, deram os pareceres sobre a validade das fichas no uso da saúde coletiva; no terceiro houve a orientação aos acadêmicos de enfermagem para o preenchimento adequado das fichas propostas; no quarto momento consistiu na aplicação e avaliação das TAs pelos acadêmicos do 3º semestre e por fim, no quinto momento houve a testagem das fichas retificadas pelas pesquisadoras. Sendo que os dois últimos passos foram realizados na Unidade Municipal de Saúde do Guamá da cidade de Belém – Pará, para 22 discentes em 53 consultas de enfermagem. O estudo trata-se de uma pesquisa-ação e foi desenvolvido como proposta de inserção das TAs na atenção primária à saúde. Os dados foram coletados por meio de um questionário e da ficha de DE, o primeiro aplicado aos discentes após a utilização do segundo pelos mesmos nas CE. Os dados levantados tiveram suas variáveis distribuídas em planilhas do programa Microsoft Office Excel 2010 e categorizados. Na análise dos resultados, foi feita a discussão com os achados na literatura confrontando-os com as categorias criadas. De acordo com as pesquisados, 100% avaliaram que a Ficha Perinatal é um bom instrumento para coleta de dados, 86,36% afirmam que ela auxilia no DE; 86,36% avaliaram que a ficha de DE auxiliou na sua assistência/conduta no pré-natal/puerpério, e 95,45% que ela tem alguma relevância para academia e/ou serviços de saúde. Os resultados evidenciaram que a inserção das TAs nas CE prestada às gestante e puérperas tiveram efeitos positivos, auxiliando na qualificação, otimização e eficácia da consulta; auxiliando os acadêmico no direcionamento da SAE, na organização da coleta de dados e os dando segurança na hora da condução da CE. Então podemos concluir que o objetivo foi alcançado, conseguiu-se executar os cinco passos e agora as Fichas estão validadas e considera-se que essas TAs contribuem, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Legitimando a cartilha da puérpera(2015) PAIVA, Bruna Regina Pinheiro de; SOUZA, Evelyne Teixeira de; GONÇALVES, Ana Paula Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3350231349192405O puerpério é definido como o período do ciclo gravídico-puerperal em que as modificações no corpo da mulher ocasionadas pela gestação e parto retornam a situação de estado prégravídico. Por isso, existem muitas dúvidas acerca desse período e na tentativa de auxiliar as puérperas criou-se e aplicou-se uma tecnologia leve. Como instrumento de educação em saúde usou-se a Cartilha da Puérpera, pois é uma ferramenta acessível para o processo de ensino e aprendizagem das puérperas, caracterizando-se como importante e viável alternativa para auxiliá-las durante esse período. O objetivo principal é de legitimar a Cartilha da Puérpera. O trabalho foi realizado em três passos: primeiramente cadastrou-se a cartilha para no registro de propriedade intelectual, depois a cartilha foi encaminhada para dois expertises e por fim aplicou-se a cartilha e os questionários ao público alvo com a finalidade de saber das puérperas se a cartilha realmente auxilia em questões de dúvidas que podem surgir no período puerperal. Sendo que o último passo foi realizado na Unidade Municipal de Saúde do Guamá da cidade de Belém – Pará, para 36 puérperas. O estudo apresentado teve uma abordagem quantitativa e foi desenvolvido como proposta de educação em saúde. A educação em saúde é forte aliada no objetivo de despertar mudanças de comportamento. Por intermédio dela, as puérperas puderam adquirir informações, refletir sobre suas práticas, bem como sobre os cuidados no período puerperal. Diante disso dentre as estratégias metodológicas utilizou-se a roda de conversa que é um recurso que possibilita um maior intercâmbio de informações, possibilitando fluidez de discursos e de negociações diversas entre pesquisadores e participantes. A coleta de dados ocorreu no período de maio a julho de 2015. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um aplicado antes de conhecer a cartilha e o outro aplicado após o contato com o instrumento. Os dados levantados tiveram suas variáveis distribuídas em planilhas do programa Microsoft Office Excel 2010. Na análise dos resultados, foi feita a discussão com os achados na literatura confrontando-os com os dados que foram coletados. A maior parte das puérperas entrevistadas tinham idades entre 18 e 22 anos (39%), casadas (45%), possuíam renda familiar de 1 a 2 salários mínimos (47%) e tinham entre um a dois filhos (69%). De acordo com as pesquisadas, 100% tinham dúvidas sobre questões do período puerperal e após o contato com a cartilha 100% relatam que o instrumento ajudou a tirar as dúvidas pertinentes. Os resultados evidenciaram que a maioria das participantes aprenderam as principais questões que envolvem o período pós-parto, destacando temas como modificações físicas e psíquicas, amamentação, entre outros conhecimentos essenciais à puérpera. A orientação prestada às puérperas tiveram efeitos positivos, auxiliando essas mulheres durante essa fase tão difícil. Então podemos concluir, afirmando que o objetivo foi alcançado, conseguiu-se executar os três passos e agora a cartilha está validada e considera-se que a cartilha da puérpera contribui, facilitando o processo de ensino-aprendizagem entre as puérperas, no que se refere à orientação sobre período puerperal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mulheres quilombolas da Amazônia: concepções de um grupo sobre o exame preventivo(2013) SOUZA, Monique Lorena Barbosa de; ALVES, Elaine Denise de Macedo; GONÇALVES, Ana Paula Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3350231349192405Introdução:Atualmente, o câncer é um dos problemas de saúde pública mais complexos que o sistema de saúde brasileiro enfrenta. Justificativa: Justifica- a relevância desta pesquisa o fato de que, apesar de o Brasil ser o país com o maior contingente de afrodescendentes fora do Continente Africano, as desigualdades étnico-raciais, no âmbito da saúde são ainda pouco investigadas. O exame de Papanicolau, ainda é o método mais utilizado na prevenção, sendo eficaz e de baixo custo. Objetivo: Diante disso, buscou-se conhecer quais as concepções das mulheres de uma comunidade quilombola sobre o exame preventivo. Metodologia: A pesquisa é quantitativa, exploratória, descritiva. A coleta de dados foi feita com o preenchimento de um formulário semiestruturado constituído por uma série ordenada de 11 perguntas diretas. Considerações finais: Através da pesquisa pode-se perceber uma lacuna existente no processo de educação em saúde junto à população, que é uma das tarefas primordiais da equipe de saúde no processo de prevenção.