Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST
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Navegando Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST por Orientador "SANTOS, Dalva de Cássia Sampaio dos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ballet clássico: benefícios e desafios para praticantes adultos(2018-12-21) SOARES, Cleiciane dos Santos; SANTOS, Dalva de Cássia Sampaio dos; http://lattes.cnpq.br/1057819021417873Introdução: A dança está na História e na vida do Homem desde a chamada Pré- História. Os gestos corporais já fazem parte do seu cotidiano seja como expressão ritualística ou como hábito e escolha de vida há muitos séculos, e o ballet surge como mais um dos vários tipos de dança no mundo. Objetivo: analisar os desafios e os benefícios enfrentados pelos praticantes adultos do ballet. Metodologia: Revisão de Literatura afim de apresentar a partir de dados dos artigos coletados os resultados dessa pesquisa. Em que foram selecionados da internet nas plataformas digitais Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico dez artigos base. Justificativa: A escolha do tema está relacionada ao apreço pela dança, especialmente pelo ballet e por este fazer parte do meu cotidiano, e por estar inserida nesse público adulto e que mesmo assim pratica o ballet como escolha de vida e hábito diário. E a partir de então, este estudo poderá contribuir com a bibliografia que até então é incipiente sobre o assunto e possibilitar às mulheres e homens adultos o contato com a dança e ter a clareza que ela não é coisa de criança ou pessoas jovens. Resultados: os autores aqui apresentados não definem a origem da dança, mas a apresentam como intimamente ligada ao dia-a-dia das pessoas fosse ao culto à natureza, ou codificada nas pinturas das cavernas. Conclusão: Concluise que as técnicas do ballet e a falta de apoio familiar são um dos principais desafios para os praticantes adultos. E os benefícios são a maturidade em lidar com a dança e bem-estar do corpo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dança como instrumento de qualidade de vida(2018-12-21) SOEIRO, Lauriane Ferreira; SANTOS, Dalva de Cássia Sampaio dos; http://lattes.cnpq.br/1057819021417873Esta pesquisa com o título “A Dança como Instrumento de Qualidade de Vida nas academias de ginástica” e tem relação com a minha atuação no ambiente das academias como instrutora de dança, e por compreender neste meandro a importância da dança para homens e mulheres uma vida melhor através de mudanças de hábitos. O referido estudo partiu da questão: Que relações se estabelecem entre dança e qualidade de vida nas academias de ginástica? Meu objetivo neste estudo foi demonstrar o que a produção cientifica na área tem destacado sobre a dança e suas relações com a qualidade de vida para as pessoas que as praticam. É uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, em que os dados foram coletados a partir da busca a partir de palavras-chave como “dança”, “dança e qualidade de vida” e “dança nas academias de ginástica”, nas plataformas digitais da Organização Mundial da Saúde (OMS), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Dessa forma selecionei entre artigos, monografias, dissertações e teses, apenas 06 estudos, sob a temática da qualidade de vida e da atuação das academias, além da história da dança. Como resultados obtidos temos a baixa quantidade de trabalhos acerca da temática e que a dança é indissociável da melhoria da qualidade de vida de quem a pratica; que as academias de ginástica possuem um papel fundamental no fornecimento dos serviços prestados aos clientes, promovendo a sua satisfação e permanência nesses espaços e como instrumento de bem-estar social a dança é para todo e qualquer pessoa, não estando direcionada a um grupo específico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Exercício físico sistematizado: benefícios para força muscular e flexibilidade em indivíduos idosos(2018-12-21) MELO, Michael Jone de Sousa; SANTOS, Dalva de Cássia Sampaio dos; http://lattes.cnpq.br/1057819021417873O presente estudo nos alerta para o fenômeno do envelhecimento populacional brasileira, que juntamente com o processo de envelhecimento surgem os desgastes fisiológicos naturais, dos quais destacamos a diminuição da força muscular e da flexibilidade em indivíduos idosos. Em que tais fatores uma série de dificultadores para o desempenho das atividades cotidianas destes indivíduos impactando diretamente na qualidade de vida desse grupo de sujeitos. O estudo procurou responder ao seguinte problema: Quais os benefícios que podem ser gerados com a prática de atividades físicas para pessoas idosas? O objetivo geral foi Demonstrar a partir da literatura existente os benefícios do exercício físico para a melhora e manutenção dos componentes da aptidão física, força e flexibilidade em pessoas idosas. Desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, em que foram selecionados dezenove artigos produzidos entre os anos de 2005 a 2016. O estudo verificou que que há um avançado e rápido processo de envelhecimento que está acometendo a população brasileira e a mudial de modo geral. E com isso ocorrem as mudanças fisiológicas no corpo humano, provenientes desse processo de envelhecimento, constatando que o corpo dos indivíduos passa naturalmente por uma processo continuo e gradativo de degeneração no que diz respeito as capacidades da aptidão física, no que ficou evidenciado com grande destaque, sendo as capacidades de força muscular e flexibilidade. Concluiu-se que há grande incipiência de produções acadêmicas sobre a temática e as existentes dentro dessa temática apontam resultados incompletos e superficiais no tocante a métodos mais eficazes, tipos de exercícios mais adequados, e quantificação percentual dos benefícios apresentados, sendo muitas das veses avaliadas as melhorias por meio de aplicação de questionários, o que por sua vez, pode não apresentar resultados exatamente precisos no tocante a quantificação dos benefícios causados referente aos componentes da aptidão física ora relacionados na presente pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Políticas públicas de lazer no município de Castanhal: um estudo sobre o Apeú(2019-06-26) FERREIRA, Emerson Maciel; SANTOS, Dalva de Cássia Sampaio dos; http://lattes.cnpq.br/1057819021417873O presente trabalho intitulado “Políticas Públicas de Lazer no Município de Castanhal: um Estudo sobre o Apeú” parte da perspectiva que o direito a cidade se torna necessário e deve ser entendido de maneira ampla, buscando refletir sobre o modelo social atual que muitas vezes nega este espaço aos cidadãos e constitui o uso alienado dos espaços, mascarando as verdadeiras formas de usufruí-lo. O estudo teve como objetivo geral responder como tem se configurado a política pública de lazer no município de Castanhal e como objetivos específicos: analisar as políticas de lazer na Vila do Apeú; a existência ou não dessas políticas na Orla do Apeú, na perspectiva de estabelecer relações entre os estudos científicos sobre lazer e a ação estatal na implementação de políticas públicas na cidade. Dessa forma, este trabalho, que possui fundamentação teórico-metodológica na perspectiva do materialismo histórico dialético, envolveu estudos sobre a Vila do Apeú, bem como pesquisas documentais que caracterizam a organização da cidade de Castanhal. Contou ainda com entrevista utilizando um roteiro semiestruturado, gravada com o atual secretário municipal de esporte e lazer do município. Os resultados do estudo demostraram que a Vila do Apeú pouco guarda dos áureos tempos de usufruto do Rio Apeú como espaço de lazer no município. Atualmente não existe nenhuma política de lazer sendo implementada especificamente na área da orla do Apeú. É cogitada a possibilidade de implantação de alguns projetos na área, caso uma possível reestruturação que está prevista ao espaço, de fato aconteça.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O yoga enquanto conteúdo da educação física escolar: limites e possibilidades(2019-01-09) ARAÚJO, José Luis Nunes; SANTOS, Dalva de Cássia Sampaio dos; http://lattes.cnpq.br/1057819021417873Foi com o chamado “Movimento Renovador”, nas décadas de 70 e 80, que se ampliou o debate em torno do papel da Educação Física nas escolas brasileiras, contestando sua base teórica, buscando sua relevância para a educação e também sua função social. Antes desse período havia certa aceitação de que a Educação Física era uma disciplina com fins de desenvolvimento da aptidão física dos alunos e de iniciá-los na prática esportiva. Hoje em dia, porém, avançou bastante a produção acadêmica em torno dessa área do conhecimento, com o surgimento de várias abordagens, um vasto número de livros e artigos, a consolidação de renomados autores, e também onde documentos importantes, como os PCNs, vem afirmar como função da Educação Física não apenas trato com os conteúdos da cultura corporal de movimento, mas de formar seus alunos para o exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. É neste sentido, onde o aluno não está isolado de outros aspectos da vida, que esta pesquisa traz a proposta do conteúdo Yoga, objetivando apresentá-lo como alternativa e possível conteúdo nas aulas de Educação Física escolar. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de caráter qualitativo e que foi norteado pelo seguinte problema de pesquisa: quais as contribuições do Yoga para a educação ética, social e corporal dos educandos? Organizado inicialmente pelo sábio indiano Patanjali, no século IV a. C., o Yoga é um sistema óctuplo que abrange desde cuidados com o corpo e a mente, até questões éticas e de educação, não se resumindo, portanto, apenas a posturas mecânicas e pré-determinadas. Assim, acreditamos que com este estudo se pode ampliar a concepção de educação, de Educação Física, de escola, de aluno, de professor, e muitas outras categorias, oferecendo aos professores novas propostas para (re)pensarem suas aulas, sendo o Yoga um valioso instrumento para uma educação inovadora, não fragmentada, emancipatória, autônoma e crítica.