Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST
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Navegando Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST por Orientador "FARIAS, Déborah de Araújo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comparação de diferentes modelos de periodização no treinamento de força sobre a força muscular durante 12 semanas(2018) CARVALHO, Eder Rodrigues; OLIVEIRA, Euzébio de; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724O treinamento de força (TF) é reconhecido como um modo de exercício importante para alcançar objetivos de aptidão e saúde, permite também desenvolver as manifestações da força, porém, sua estruturação depende da manipulação de variáveis metodológicas. Essa manipulação das variáveis metodológicas para o programa de treinamento de força ao longo do tempo é chamada de planejamento em longo prazo ou simplesmente periodização, podendo esta ser linear, ondulatória diária, semanal, reversa, em bloco ou flexível, sendo assim, o objetivo do estudo foi comparar os efeitos dos modelos de periodização linear e ondulatória diária do treinamento de força sobre a força muscular em adultos saudáveis durante 12 semanas. O estudo foi um ensaio clínico randomizado não cego. A amostra foi composta por 17 sujeitos de ambos os sexos. Os participantes da coleta foram divididos em dois grupos, sendo: grupo periodização linear (PL) e grupo periodização ondulatória diária (POD). Os sujeitos realizaram o protocolo do teste de 10RM nos exercícios de supino reto e leg press 45º, com 48 horas de intervalo entre teste e reteste. Após o intervalo de 48 a 72 horas do reteste de 10RM foi dado início às sessões de treinamento. As análises descritivas dos dados foram apresentadas em média e desvio padrão. Utilizou-se o Shapiro-Wilk test para pressupostos de normalidade, Teste de Friedman, para dados não paramétricos e Teste de Wilcoxon para amostras independentes. O valor alpha utilizado para todos os testes foi de p < 0,05. Os resultados demonstraram que ambos os modelos de periodização conduziram a um aumento significativo na força muscular nos testes de 10RM nos exercícios de supino reto e leg press 45º (PL: 36,43%, POD: 29,98%; PL: 48,87%, POD: 41,19%, respectivamente) após as 12 semanas de treinamento, porém, não houve diferença significativa entre os grupos. A presente pesquisa sugere que para o aumento de força muscular de membros superiores e inferiores em indivíduos adultos saudáveis destreinados, ambas as periodizações mostram ser modelos eficazes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeitos da periodização linear versus periodização ondulatória semanal sobre a potência de membros inferiores(2018-03-29) BENEVIDES, Carlos Eduardo Galeno; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724O Treinamento de força (TF) tornou-se uma das formas mais populares para melhorar a aptidão física de um indivíduo e para melhoria de condicionamento de atletas. Resistencia muscular localizada, hipertrofia, força e potência muscular são algumas das manifestações da força que podem ser aprimoradas com o TF. Este estudo teve como objetivo comparar os modelos de periodização linear (PL) e periodização ondulatória semanal (POS) sobre a potência de membros inferiores em adultos saudáveis de ambos os sexos durante um período de 24 semanas (96 sessões) de treinamento. O estudo foi um ensaio clinico randomizado não cego. A amostra contou com 13 sujeitos que foram divididos randomicamente em dois grupos: grupo PL (n = 7) e grupo POS (n = 6). Os participantes foram testados no período pré-treinamento e nas semanas 8, 16 e na semana 24 (pós-treinamento) nos teste de impulsão horizontal (IH) e sargent jump test (SJT). A analise de dados foi expressa em media e desvio padrão e o valor de alpha utilizado para todos os teste foi de p ≤ 0,05. Os resultados mostraram que ambas as periodizações obtiveram aumentos significativos de potência de membros inferiores nos testes de IH e SJT, porém não houve diferença significativa entre os grupos. Contudo, o presente estudo mostra que um programa de treinamento de força realizado durante 24 semanas utilizando periodização linear ou periodização ondulatória semanal podem apresentar resultados satisfatórios para a melhoria da potência de membros inferiores, sendo que a PL pode otimizar resultados superiores aos da POS.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeitos de diferentes protocolos de aquecimento sobre o desempenho de repetições máximas e percepção subjetiva de esforço(2018-01-24) BORGES, Eladio Nascimento; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724O aquecimento é uma prática normalmente utilizada com objetivo de otimizar o desempenho e diminuir a incidência de lesões. Quanto ao aumento de desempenho, apesar de haver necessidade de mais investigações, essa parece ser uma ferramenta útil para diversos esportes. Dentre as possibilidades de aquecimentos, pode-se citar o aquecimento geral (AG) que é composto por atividades aeróbicas e o aquecimento específico (AE), o qual incorpora movimentos semelhantes aos da modalidade a qual será realizada. São escassas as evidências no que tange à utilização da combinação desses dois aquecimentos sobre o desempenho de múltiplas séries e percepção subjetiva de esforço no treinamento de força. Portanto, o objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos de diferentes protocolos de aquecimento sobre o trabalho total de treinamento e na percepção subjetiva de esforço de membros superiores em indivíduos adultos saudáveis. Foram realizados teste e re-teste de 10 repetições máximas (10RM) no exercício Supino reto com barra (SRB). As quatro sessões subsequentes tiveram como objetivo a aplicação dos protocolos experimentais. Em todos os protocolos foram realizadas 5 séries de SRB com carga de 10RM até atingirem a falha concêntrica. Os seguintes protocolos foram realizados de forma randomizada: Grupo controle (CON); Grupo aquecimento específico (AQE)– duas séries com 15 repetições; Aquecimento geral (AQG) 15 minutos na esteira ergométrica; Aquecimento geral + específico (AQGE) realizou o aquecimento geral e específico com intervalo de 2 minuto entre eles. Os dados apontam que houve diferença significativa no trabalho total do protocolo específico quando comparado com o protocolo controle (p = 0,004), geral (p = 0,002) e combinado (p = 0,010). A percepção subjetiva de esforço (PSE) se evidenciou significativamente menor nas duas primeiras séries do protocolo controle em comparação com os demais protocolos (AQG, AQE e AQGE), os maiores valores de PSE foram notados no protocolo de aquecimento combinado. Em conclusão, os dados do presente estudo apontam que o aquecimento específico pode causar uma diminuição no desempenho de repetições máximas em séries múltiplas no exercício supino reto com barra livre, quando comparado aos aquecimentos geral e combinado. Em relação à percepção subjetiva de esforço, no presente estudo a mesma se mostrou significantemente menor nas séries iniciais do protocolo sem aquecimento, e mais elevada no grupo de aquecimento combinado (geral + específico) porém deve-se analisar a relação do custo benefício sobre o tempo gasto ao utilizar tais aquecimentosTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeitos do método pareado agonista-antagonista vs. tradicional utilizando séries múltiplas sobre o desempenho da força para membros inferiores(2017-12-07) CORRÊA, Márcio Gonçalves; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724INTRODUÇÃO - O método pareado agonista-antagonista (PAA) consiste em estimular previamente a musculatura antagonista do grupo muscular que se deseja otimizar, pois a inibição neurológica dos músculos antagonistas após a pré-ativação no primeiro exercício, inibe a ação dos proprioceptores, promovendo a redução na co-ativação muscular, e aumentando a ativação neural e força dos músculos agonistas. OBJETIVO - O objetivo do presente estudo foi comparar o método tradicional vs PAA sobre o trabalho total (TT) e volume de treinamento (VT) no exercício cadeira extensora (CE). MÉTODOS - Participaram do estudo foram 12 mulheres (24,14 ± 5,4 anos, 161,85 ± 2,9 cm, 60 ± 6,9 kg) com no mínimo 6 meses de experiência no TF. Aconteceram três visitas ao laboratório, sendo a primeira para esclarecimento do procedimento experimental e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), a segunda para o teste de dez repetições máximas (10RM) para os exercícios mesa flexora (MF) e cadeira extensora (EX) e a terceira para o procedimento experimental. Após 48 horas do teste de 10RM, foi realizado o procedimento experimental que consistiu da realização do método tradicional: 1 série do exercício CE até a falha concêntrica. Após 10 minutos de intervalo de recuperação, foi realizado o método PAA, sendo 1 série de MF seguida de CE até a falha concêntrica. Foi dado um intervalo de 30 segundos entre os dois exercícios. RESULTADOS - Pôde-se observar diferença significativa tanto no TT como VT, sendo o método PAA superior ao tradicional para essas variáveis. CONCLUSÕES - Concluiu-se, assim, que o exercício CE, quando realizado precedido do exercício MF (método PAA), apresenta maiores TT e VT, podendo ser uma melhor estratégia para otimização do desempenho da força se comparado ao método tradicional, além de apresentar possibilidade de redução no tempo despendido para o treinamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil antropométrico das alunas do programa corpo saudável do município de Castanhal - Pará(2018-01-24) SILVA, Dávila da Silva e; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724O objetivo do estudo foi verificar o perfil antropométrico das alunas do Programa Corpo Saudável (PCS) do Município de Castanhal – PA. Foi realizada uma pesquisa descritiva. A amostra foi composta por 91 mulheres participantes do PCS com faixa etária que varia entre 20 a 59 anos. Os resultados do estudo mostraram que de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC), 85,7% das mulheres apresentaram características de sobrepeso, 13% classificação saudável e 1% apresentou magreza leve. E em relação a classificação da Relação Cintura-Quadril (RCQ), 44% possuem um índice baixo de desenvolver algum tipo de doença coronariana, 33% um risco alto para essa classificação e 23% estão com comprometimento moderado, ou seja, podem desenvolver doenças relacionadas ao coração. Com isso conclui-se que as alunas do PCS apresentam alta prevalência de sobrepeso e alto risco de desenvolver algum tipo de doença coronariana, colocando em risco o quadro de saúde das mesmas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Rabdomiólise por esforço físico intenso : uma emergência a ser reconhecida pelos professores de Educação Física(2017) LIMA, Raimunda Gleciane Ferreira; FARIAS, Déborah de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6578989893601724A rabdomiólise é a morte (lise) das fibras musculares devido a uma lesão muscular direta ou indireta, com liberação do conteúdo das fibras para a corrente sanguínea. Várias condições são desencadeadoras dos quadros de rabdomiólise, uma delas é o submetimento a atividade muscular extenuante. Embora informações sobre esta patologia serem relevantes no que se refere à prescrição adequada de exercícios, as mesmas ainda encontram-se fora do alcance dos professores de Educação Física. Com isso os objetivos do presente trabalho foram investigar os índices de Rabdomiólise por esforço físico intenso na cidade de Belém do Pará e evidenciar, a partir da literatura e estudo de caso, os efeitos da patologia. E para além disso se investigou o número de professores de Educação Física (PEF) que detém conhecimentos sobre a patologia e relacionou o índice de conhecimento com o desenvolvimento da Rabdomiólise. Foi realizada uma pesquisa descritiva de Caráter Epidemiológico. A amostra foi composta por 20 clínicas e por 100 professores de Educação Física. Foi aplicado o QUESTIONÁRIO APLICADO A PEF's – (OLIVEIRA et all, 2008) Modificado e feita a análise de laudos e exames laboratoriais. Os achados do estudo indicaram que a rabdomiólise por esforço físico intenso não é tão rara quanto mostra alguns estudos da literatura, e que o conhecimento do professor de Educação Física está diretamente ligado aos índices de desenvolvimento da mesma.