Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST
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Navegando Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST por Orientador "CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contação de história na educação física infantil: uma proposta com o conteúdo ginástica(2018-12-21) SILVA, Adriana de Almeida dos Reis; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922Este trabalho tem como objetivo principal, analisar a contação de história enquanto metodologia do ensino-aprendizagem na Educação Física Infantil. Através de pesquisas bibliográficas iremos contextualizar a Educação Física na Educação Infantil, onde apontaremos quais as contribuições que a contação de histórias pode proporcionar para a melhor compreensão e aquisição do conhecimento, quando utilizado de forma correta pelo professor. Como aporte teórico, tomamos como referências os estudos de Abramovich, Silveira, Santos, entre outros. Para uma melhor compreensão sobre o assunto fizemos um aparato histórico da Educação Infantil, em seguida veremos quando surgiu a contação de histórias e sua importância, e por fim faremos uma proposta de atividades para serem tomadas como referência para aulas de Educação Física Infantil. A contação de histórias é um instrumento didático bastante eficaz para ser utilizado nas aulas de Educação Física Infantil, pois a criança se sente mais estimulada a fazer determinada atividade relacionada à ginástica quando se é empregado o uso da contação de histórias, pois se torna mais fácil relacionar determinado movimento quando se é disponibilizado de uma história lúdica e prazerosa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A dança como conteúdo da educação física escolar: uma análise a partir da perspectiva de professores do Ensino Fundamental do município de Castanhal-PA(2019-01-10) LOBATO, Alaila Rodrigues; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente estudo tem como objetivo geral, analisar como os professores de Educação Física de ensino fundamental do município de Castanhal – Pa estão explorando o conteúdo dança nas aulas de Educação Física. Para esse fim, a pesquisa se classifica em qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa de campo. A amostra do presente estudo foi composta por 12 professores de Educação Física, sendo 06 do sexo feminino e 06 do sexo masculino, os docentes possuíam a faixa etária de 25 a 42 anos, no qual 07 atuam em escolas privadas e 05 em escolas públicas do Município de Castanhal-PA. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com oito perguntas (abertas e fechadas) no qual buscamos identificar a relação dos professores com a dança. Os resultados da pesquisa nos levaram a compreensão que, embora a dança como conteúdo venha sendo trabalhada, é notável a necessidade de continuar avançando, pois, a dança nas aulas de Educação Física é dos temas que vem sempre inovando a prática dessa disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação física como componente curricular nas escolas da rede municipal de Santa Maria-PA : uma análise entre a legalidade e a realidade(2018-07-17) SILVA, Renata Kelly Vieira da; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922A construção do presente estudo foi motivada pelas observações desenvolvidas durante nosso processo formativo, uma vez que, enquanto estudante da Educação Básica no município de Santa Maria do Pará observou-se carências e fragilidades apresentadas pelas escolas no desenvolvimento das aulas de Educação Física, tal fragilidade se fazia, em nossa compreensão por se tratar de um município do interior de um estado do Pará com disparidades econômica, sociais e culturais significativas. Nesta direção, a pesquisa se desenvolveu considerando o seguinte problema: Qual o lugar da Educação Física como componente curricular na rede municipal de Ensino em Santa Maria do Pará? O objetivo geral foi compreender como se constitui o lugar da Educação Física como componente curricular na rede municipal de ensino em Santa Maria do Pará. A pesquisa pautou-se pela abordagem qualitativa e considerou a necessidade de englobar a pesquisa do tipo: bibliográfica, documental e de campo. O instrumento de coleta de dados se fez a partir da realização de entrevista semiestruturada com a Secretária Municipal de Educação do Município de Santa Maria do Pará e, a análise dos dados coletados se fez a partir da Técnica da Análise dos Conteúdos. Como resultado da pesquisa, observamos a presença da Educação Física nos documentos legais, contudo, constatamos sua ausência como componente curricular no cotidiano das escolas municipais de Santa Maria do Pará. Tal ausência é compreendida por limitações que expressas desde o planejamento educacional do referido município, uma vez que, a gestão municipal apesar de relatar ter a compreensão sobre a importância da Educação Física para o desenvolvimento dos estudantes, pauta-se por uma perspectiva que defende professores polivalentes, no qual entende que um profissional de outra área pode assumir a regência das especificidades da Educação Física. Essa contradição expressa entre a compreensão da importância e a dinamização da realidade é refletida, principalmente, quando verificamos a redução do papel da Educação Física uma vez que os conteúdos que dão base a este componente curricular (jogo, esporte, dança, lutas e ginástica) é compactado no que se denomina “recreação”. A realidade da Educação Física no município de Santa Maria do Pará reafirma a ausência de entendimento coerente quanto à identidade e o valor da Educação Física enquanto componente curricular fundante ao desenvolvimento do sujeito.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação física no ensino médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física(2019-01-10) SILVA FILHO, Izaias Aires da; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente estudo evidencia a temática Educação Física no Ensino Médio: uma análise da prática pedagógica dos professores de Educação Física. O objetivo geral do trabalho foi compreender as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de Educação Física do ensino médio no município de Castanhal-PA. Por conseguinte, foi realizado um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, dispondo como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada com quatro professores de Educação Física no ensino médio de duas escolas do município de Castanhal-PA. Para análise de dados utilizamos a Técnica Analise de Conteúdo: Técnica de Elaboração de Análise de Significados proposta por Moreira, Simões e Porto. Os resultados apontaram que: aula fundamentada na abordagem crítico-superadora Amplia o conhecimento; Importância do planejamento da aula; Importância do material; Importância das práticas esportivas; Socialização; Visão positiva e negativa dos professores. Diante do exposto concluiu-se que as práticas pedagógicas que constituem a dinâmica das aulas de EF do ensino médio no município de Castanhal-PA depende não apenas dos conhecimentos oficiais mas é uma relação com entre os diferentes saberes que potencializam o ensino e aprendizagem qualificando, assim, a organização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Esporte de rendimento na escola: estresse ou diversão? Uma análise a partir do olhar dos educandos(2018-07-17) RODRIGUES, Maria Cleane Sousa; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O estudo buscou verificar se o esporte escolar diverte ou estressa os estudantes/atletas vinculados ao Centro Educacional João XXIII da cidade de Castanhal-Pará. Os elementos que permeiam a vivência do estudante/atleta (de handebol feminino e futsal masculino do Centro Educacional João XXIII da cidade de Castanhal-Pará), na relação da prática do esporte de rendimento na Educação Física Escolar contribuem para potencializar nestes estudantes, o estresse e/ou a diversão? E, como objetivo geral: Compreender se, na perspectiva do estudante/atleta (de handebol feminino e futsal masculino do Centro Educacional João XXIII da cidade de Castanhal-Pará), o esporte de rendimento no âmbito escolar contribuem para potencializar nestes estudantes, o estresse e/ou a diversão. A referente pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada junto a 12 estudantes/atletas que fazem parte dos times de handebol feminino e futsal masculino, com idade entre 10 a 16 anos (media de idade igual a 13) sendo todos do time principal. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevistas semiestruturadas e foram analisados considerando a técnica de análise do conteúdo. Este estudo demonstrou através dos relatos dos estudantes/atletas as situações que ocorrem nos treinos e nos jogos. Verificamos então, que as dimensões, estresse e diversão, acontecem frequentemente no que diz respeito ao esporte no âmbito escolar. Porém, apesar dos estudantes/atletas inicialmente destacarem as duas vertentes, os mesmos detalharam com ênfase, os agentes estressores em todos os momentos que envolvem o esporte praticado, sendo perceptível nos resultados a frequência do fator estresse no âmbito escolar pela prática do esporte de rendimento em detrimento a dimensão diversão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Evasão nas aulas de educação física nos anos finais do ensino fundamental: influenciadores que interferem a participação dos estudantes no município de Capanema-PA(2019-01-10) MENDES, Márcio Gabriel Lopes; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente trabalho trata dos fatores influenciadores determinantes da evasão dos estudantes para com a Educação Física Escolar. Diante disso, o problema central da pesquisa busca identificar quais são os elementos que interferem para a não participação dos estudantes, efetivamente, nas aulas de Educação Física. Assim, a pesquisa teve como problema central: compreender os elementos que potencializam a evasão nas aulas de Educação Física dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Buscando entender tal fenômeno, realizou-se um levantamento bibliográfico e em seguida uma pesquisa de campo, utilizando-se como instrumentos para coleta de dados, a aplicação de um questionário para os alunos contendo 7 (sete) perguntas referentes ao tema proposto. A amostra foi composta por doze alunos dos anos finais do ensino fundamental e na faixa etária entre 14 a 15 anos de duas escolas da Rede Pública de Ensino do município de Capanema-PA, que se dispuseram a participar da pesquisa. Com os resultados obtidos podemos concluir que os desinteresses dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental encontram-se atrelados à falta de condições estruturais relacionados à prática pedagógica e em outros casos a falta de diversificação dos conteúdos ministrados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interdisciplinaridade como estratégia pedagógica entre as disciplinas educação física e matemática(2019-11-10) CHUCRE, Marco Aurelio dos Santos; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente trabalho aborda a temática da interdisciplinaridade, tendo como foco a Educação Física e a Matemática. A escolha da temática se fez por entendermos que as práticas pedagógicas pautadas na interdisciplinaridade têm sido pouco exploradas. Diante do exposto, construímos como problema central deste estudo: de que maneira a interdisciplinaridade constrói-se como estratégia pedagógica para o desenvolvimento potencializador do ensino e aprendizagem entre as disciplinas de matemática e educação física? Neste sentido a fim de conseguirmos construir uma resposta para este problema, desenvolvemos como objetivo geral: analisar a prática da interdisciplinaridade entre educação física e matemática como estratégia para potencializar o ensino e aprendizagem entre as disciplinas de matemática e educação física. Esta pesquisa foi baseada nos conceitos Fazenda (1995; 1997; 2010) acerca da interdisciplinaridade, entre outros. Nos aproximamos da característica da pesquisa-ação definido por Tripp (2005). A coleta de dados se deu em uma escola localizada no município de Ananindeua, num período de cinco semanas com trinta e três estudantes de ambos os sexos. Em nossas análises percebemos que os alunos conseguiram compreender os conteúdos da matemática aplicados durante as aulas práticas de educação física, houve um maior interesse na participação por parte deles e assim como auxiliou os alunos, a interdisciplinaridade também ajuda o próprio professor no processo de ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos eletrônicos como conteúdo da educação física escolar: uma revisão sistemática(2019-01-10) COSTA, Ruan Felipe De Oliveira Borges; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica acerca dos jogos eletrônicos na educação física escolar. Como metodologia, esta pesquisa realizou uma revisão bibliográfica, no intuito de analisar e elencar o uso dos jogos eletrônicos como conteúdo nas aulas de Educação Física. A estratégia de pesquisa, foram utilizados um buscador acadêmico (Google Acadêmico) e uma biblioteca digital a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), um dos principais periódicos referentes as pesquisas desenvolvidas na área de Educação Física no Brasil, sendo ele a Revista Brasileira de Ciência do Esporte. A amostra constitui-se de seis trabalhos. As publicações analisadas discorrem sobre as principais características acerca dos jogos eletrônicos na pratica pedagógica da Educação Física, relacionando-os diretamente com o convívio social dos alunos e o ambiente que estão inseridos. As publicações sobretudo as de Athayde (2016) e Machado (2017) destacam que é necessário um maior preparo e diálogo com os jogos eletrônicos, utilizando-os a partir de um caráter lúdico e de maior atratividade para o público infanto-juvenil, não deixando de lado o modo de ensino convencional, mas sim se aliando a ele.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas da educação física na educação de jovens e adultos na Escola Cônego Leitão em Castanhal-PA(2018-01-10) SOUSA, Bruna Adriele Monteiro de; CONCEIÇÃO, Darinêz de Lima; http://lattes.cnpq.br/0079505725456922O presente estudo “práticas pedagógicas da educação física na educação de jovens e adultos na escola cônego leitão em castanhal-PA”, tem como objetivo geral: Compreender a elaboração das aulas de Educação Física, considerando os métodos e espaços utilizados. A pesquisa se caracteriza como uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa de campo realizada na Escola Estadual Cônego Leitão da cidade de Castanhal-PA. A pesquisa foi desenvolvida junto a 23 estudantes que participam da Educação de Jovens e Adultos com idade entre 18 a 38 anos (média de idade 23,22). Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado e foram analisados considerando o estudo do conteúdo. Este estudo demonstrou através das respostas dos estudantes a realidade de como que ocorrem as aulas de Educação Física na modalidade da EJA. Verificamos então, as principais dificuldades apresentadas, sendo que a mais recorrente comentada é a falta de espaço adequado para as aulas práticas, sendo apontado a necessidade de espaço e recursos para que possa desenvolver de forma adequada as aulas práticas e proporcionando aos alunos um melhor desenvolvimento educacional.