Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC
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Navegando Faculdade de Engenharia Civil - FEC/ITEC por Orientador "NEVES, Patrícia Bittencourt Tavares das"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Impactos das gratuidades na tarifa do sistema de transporte público de Belém - PA(2024-11-25) MELLO, Matheus Viana; SOUZA JUNIOR, Kleber Nogueira de; NEVES, Patrícia Bittencourt Tavares das; http://lattes.cnpq.br/2959569344629274O objetivo deste trabalho é analisar os impactos ocasionados pelas gratuidades na tarifa do sistema de transporte público da Região Metropolitana de Belém - RMB. Para isso foi aplicado o método dedutivo com relação à abordagem, e a pesquisa teve característica quantitativa e qualitativa. Foi realizada revisão bibliográfica e levantamento de dados e as planilhas tarifárias mais utilizadas no país são as desenvolvidas pelo GEIPOT e pela ANTP. No estudo foi considerado o banco de dados da última planilha tarifária utilizada para o cálculo da tarifa do sistema de transporte público de Belém, homologada em março de 2022, e na RMB é utilizada a planilha do GEIPOT. A metodologia consiste em realizar simulações considerando cenários de gratuidades. O sistema de transporte público de Belém é todo remunerado pela tarifa e as gratuidades sobrecarregam o passageiro pagante. A estrutura tem por base de financiamento a tarifa e os usuários pagantes costumam arcar com o valor de uma tarifa que é acrescida pelo ônus dos usuários não pagantes, ou seja, apesar de ser um direito, conclui -se que as gratuidades tem um impacto forte na tarifa e para sustentabilidade do sistema é necessário outras fontes de financiamento ao sistema além da tarifa, parcela dos custos precisa ser subsidiado, uma realidade em várias cidades brasileiras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transporte cicloviário: O perfil do trabalhador da construção civil usuário de bicicleta e o proposto no plano de mobilidade de Belém-PA(2023-07-17) MACIEL, Marcus Vinicius Balieiro; NEVES, Patrícia Bittencourt Tavares das; http://lattes.cnpq.br/2959569344629274O processo de urbanização acelerado e desordenado instalado no Brasil provocou um processo de degradação do espaço urbano, que de imediato atingiu as metrópoles e também as cidades de menor porte, marcado por sistemas de transporte público deficitários e um crescimento acentuado na frota de automóveis e motocicleta. Problemas relacionados à mobilidade urbana fazem parte do cotidiano nas regiões metropolitanas. Em contrapartida, tivemos um crescimento do número de usuários do transporte ativo (transporte a pé ou de bicicleta) nos deslocamentos pendulares. Este estudo mostra o panorama do sistema cicloviário do município de Belém e tem como objetivo traçar o perfil de trabalhadores da indústria da construção civil que se deslocam por bicicleta e avaliar se as ações previstas no Plano de Mobilidade Urbana do Município de Belém – Plamob estão compatíveis com as expectativas dessa amostra de usuários. Um questionário eletrônico online (Google forms) foi aplicado a operários de uma obra situada em um bairro periférico de Belém. A pesquisa apontou que a rapidez é o motivo de maior importância na escolha do uso da bicicleta, segurança viária aparece como a maior dificuldade do ciclista e que, de maneira quase unânime, os trabalhadores consideram positiva a ideia da integração da bicicleta com o transporte público.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Valores de aplicação e manutenção de sinalização horizontal de trânsito em Belém(2024-10-25) SANTOS, Ana Gabrielle Silva dos; NEVES, Patrícia Bittencourt Tavares das; http://lattes.cnpq.br/2959569344629274A sinalização de trânsito auxilia no controle do trânsito e sua aplicabilidade se dá a visibilidade diurna, noturna, distância, de uso e qualidade, sendo essencial por proporcionar uma riqueza de informações nas estradas e rodovias. A sinalização horizontal visa a organização e segurança do trânsito, composta de marcas, linhas, faixas e legendas sobre a via de pavimento. Essa pesquisa tem por objetivo verificar os custos de aplicação e manutenção de sinalização horizontal de trânsito. Esse impacto foi verificado por meio de pesquisas e documentos relacionados a Rua Antônio Barreto na cidade de Belém no Estado do Pará. Para a realização desse estudo foi realizada revisão bibliográfica. Esse estudo visa analisar os custos envolvidos na sinalização horizontal, como também sua manutenção e durabilidade. Esse impacto foi verificado por meio de pesquisas e documentos sobre a implantação da sinalização horizontal, como também a durabilidade e manutenção da Rua Antônio Barreto. Conclui-se que a sinalização horizontal é importante para fluidez, segurança e a redução de acidentes e fatalidades, e suas irregularidades podem comprometer a segurança dos usuários da via.